Questõessobre Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX

1
1
Foram encontradas 12 questões
fefa093b-6a
UNESP 2021 - História - Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina

O processo de formação e consolidação dos Estados nacionais na América hispânica, nas duas primeiras décadas do século XIX, envolveu

A
a participação militar direta dos Estados Unidos.
B
a intermediação diplomática do Império brasileiro.
C
a disputa entre projetos unitários e federalistas.
D
o prevalecimento das tradições culturais indígenas.
E
o franco apoio da Igreja católica aos novos Estados.
c9b4d2d8-fb
UNB 2019 - História - Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História Geral, História da América Latina

Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.

As ideias de organização política e econômica debatidas no continente europeu desde o século XVIII e no decorrer do século XIX, como o liberalismo, também chegaram ao território americano, mas não produziram impacto algum nos países do continente.

C
Certo
E
Errado
c9ae4d6a-fb
UNB 2019 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, Medievalidade Europeia, Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História Geral, História da América Latina

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.


A organização social não mudou de forma significativa desde o período da Idade Média, permanecendo basicamente a mesma até os dias atuais.

C
Certo
E
Errado
c9a81c49-fb
UNB 2019 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História Geral, Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil, História da América Latina, A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.

Antes da chegada dos portugueses ao continente que seria chamado de Brasil, aquelas terras eram inteiramente inabitadas, o que tornou a conquista do território simples e sem conflitos.

C
Certo
E
Errado
d0542240-c2
UECE 2012 - História - Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina

“Entre 1838 e 1901, a U. S. Navy realizou 12 (doze) viagens para a América Latina, as quais foram documentadas pelos comandantes dos navios, por meio de narrativas, relatos e diários de viagens. Esse aparato discursivo teve ampla circulação entre a Europa e as Américas, especialmente entre as associações científicas e academias militares.”

JUNQUEIRA, Mary A. Ciência, técnica e as expedições da marinha de guerra norte-americana, U.S. Navy, em direção à América Latina (1838- 1901). In: Varia História. v.23 n.38. Belo Horizonte jul./dez. 2007. p. 334-349.


Segundo a autora, as viagens da Marinha Americana à América Latina

A
puderam estabelecer redes de relações e intercâmbios variados, em um mundo que se tornava mais e mais interconectado.
B
tiveram interesses vários, sobretudo para propor a criação de narrativas e romances sobre a América Latina.
C
criaram associações científicas e academias militares em diferentes localidades da América Latina.
D
foram atividades isoladas e, apesar da repercussão inicial, o interesse americano nas viagens continuou no decorrer do século XX.
bdf6085e-e5
IF-BA 2012 - História - Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina



Publicado em 1865 como propaganda da guerra do Paraguai, o cartaz acima reflete a defesa do conflito por membros da elite intelectual, que apresentava, entre outros, o argumento de que o presidente do Paraguai, Solano Lopes

A
ameaçou a soberania brasileira ao tentar incorporar territórios na região nordeste do país.
B
criou a Confederação do Prata, aliando-se à Argentina e ao Uruguai contra os interesses econômicos do Brasil.
C
rompeu as relações comerciais com o Brasil, prejudicando a exportação brasileira, que dependia do mercado paraguaio.
D
invadiu e conquistou áreas territoriais brasileiras na região do Mato Grosso, para garantir a construção do Grande Paraguai.
E
estabeleceu regras para assegurar a livre navegação na bacia do Prata, que prejudicavam o monopólio brasileiro na região.
e7af33fa-d9
UFTM 2013 - História - Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina

O fato de ser a única monarquia na América levou os governantes do Império a apontarem o Brasil como um solitário no continente, cercado de potenciais inimigos. Temia-se o surgimento de uma grande república liderada por Buenos Aires, que poderia vir a ser um centro de atração sobre o problemático Rio Grande do Sul e o isolado Mato Grosso. Para o Império, a melhor garantia de que a Argentina não se tornaria uma ameaça concreta estava no fato de Paraguai e Uruguai serem países independentes, com governos livres da influência argentina.

(Francisco Doratioto. A Guerra do Paraguai, 1991.)

A partir das preocupações citadas no texto, o Império brasileiro agiu no Prata,

A
intervindo na Banda Oriental e anexando-a ao território brasileiro, com o nome de Província Cisplatina.
B
aproveitando as lutas internas nos países vizinhos e apoiando as facções que garantissem a livre navegação dos rios da região.
C
rejeitando a atuação da Tríplice Aliança, que pretendia intervir no Paraguai, para submetê-lo aos interesses de Buenos Aires.
D
tolerando as revoltas regionalistas no sul de seu próprio território e intensificando a integração comercial com os países vizinhos.
E
apoiando a Confederação Argentina de Juan Manuel Rosas, que defendia a fragmentação política na região.
af3e2f2b-c7
UECE 2019 - História - Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina

A Guerra do Paraguai(1865-1870),o maior conflito bélico da América do Sul,começou com

A
o ataque a navios da Grã-Bretanha no Rio da Prata.
B
a quebra do acordo com a Tríplice Aliança.
C
o fechamento do comércio fluvial na região platina.
D

a ofensiva paraguaia contra o Brasil e a Argentina.

5edca089-b6
UFVJM-MG 2016 - História - Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina

Estas imagens representam as batalhas de Curupaiti e do Avaí durante a Guerra do Paraguai.


Quadro 1- Candido Lopez (1840-1902) Detalhe da pintura batalha de Curupaiti. Museu Nacional de Belas Artes. Buenos Aires. Argentina.


Quadro 2- Pedro Américo. Batalha do Avaí, 1870. Museu Nacional de Belas Artes. RJ


Sabendo que a Guerra do Paraguai foi travada com uma longa permanência dos soldados das tropas aliadas (Brasil, Argentina e Uruguai) nas trincheiras do Paraguai, entre 1864 e 1870, pode-se afirmar que esses quadros representam

A
a derrota sangrenta, a partir da visão dos próprios vencidos, mortos seminus, contraposta à exaltação da vitória brasileira apresentada no segundo quadro.
B
duas encomendas aos respectivos pintores nacionais dos governos paraguaio e brasileiro para exaltar seus exércitos.
C
pinturas acadêmicas consideradas monumentos de exaltação dos feitos do exército imperial brasileiro, principalmente do seu comandante, Duque de Caxias.
D
painéis com imenso valor simbólico e artístico, mas que não possuem valor documental e histórico.
f0ef533d-b0
PUC-MINAS 2013 - História - Independências das regiões hispano-americanas: México, América Central e América do Sul, Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina

Depois das lutas pelo poder que se sucederam aos movimentos de independência dos países hispânicoamericanos no século XIX, organizaram-se repúblicas liberais seguindo o modelo dos Estados Unidos, mas mantendo as especificidades latino-americanas.

Marque a característica que indica CORRETAMENTE a especificidade das repúblicas na América Latina se comparadas aos Estados Unidos.

A
A associação entre democracia e cidadania teve destaque como indicativo da aproximação entre proprietários e os grupos locais.
B
O comando das oligarquias regionais no controle do Estado levou, na prática, à anulação do funcionamento das instituições liberais.
C
Ocorreu desenvolvimento da economia local e do mercado interno mais independente e não vinculada ao capitalismo internacional.
D
Houve intensificação das lutas campesinas em defesa ao retorno do antigo sistema colonial com apoio da Igreja Católica.
0d491841-49
UNB 2010 - História - Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina

Com relação à história da América Latina no século XIX, julgue o próximo item.

O século XIX foi marcado, no México, por dois períodos em que se tentou consolidar um regime político monárquico. Os dois imperadores mexicanos, Augustín de Iturbide e Maximiliano de Habsburgo-Lorena, compartilharam não só o fato de terem governado por períodos relativamente curtos, mas também o destino de terem sido executados após a sua deposição.

C
Certo
E
Errado
e84b0a33-94
UNESP 2011 - História - Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História da América Latina

O caudilhismo é um fenômeno político hispano-americano do século XIX, que se associa

A
à resistência contra o intervencionismo norte-americano, sobretudo nas áreas do Caribe e América Central.
B
às guerras civis entre unitários e federalistas durante o processo de formação dos Estados nacionais.
C
aos pensadores liberais que lutaram pela emancipação política e econômica do continente.
D
às lideranças militares que atuaram nas guerras de independência e defenderam a unificação do continente.
E
ao temor, manifesto sobretudo na região do Prata, de que o Império brasileiro avançasse militarmente para o sul.