Questão b0d691a7-b1
Prova:UDESC 2017
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Análise sintática, Sintaxe, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Com base na leitura da obra Esaú e Jacó, Machado de Assis, e no Texto 2 analise as proposições.

I. É o Conselheiro Aires o personagem esclarecedor, pois à medida que o romance se desenvolve é ele quem vai decifrando, explicando e operando “os comos”, “os porquês” e “os quês” dos acontecimentos.
II. A leitura da obra leva o leitor a inferir que o momento histórico tão divergente, no Brasil, pode ser representado pelos gêmeos, Pedro o monarquista-conservador e Paulo o liberal-republicano.
III. A obra pontua várias características do Romantismo, como detalhismo descritivo, valorização da cor local, nacionalismo pós-independência, dever patriótico, introspecção psicológica.
IV. Na estrutura “Aires trocou-lhe uma palavra e o sentido” (linhas 11 e 12), quanto à morfossintaxe, as palavras destacadas são substantivo próprio/sujeito, pronome oblíquo/objeto indireto e substantivo/objeto direto, sequencialmente.
V. A leitura da obra leva o leitor a inferir que a semelhança entre os gêmeos está relacionada a não percepção da diferença entre Monarquia e República pelo brasileiro à época, e aí reside a crítica machadiana, característica tão peculiar deste autor.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as proposições I, IV e V são verdadeiras.
B
Somente as proposições II, III e V são verdadeiras.
C
Somente as proposições I, II, III e IV são verdadeiras.
D
Somente as proposições I, II, IV e V são verdadeiras.
E
Todas as proposições são verdadeiras.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo