Questão a3814855-bb
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Trecho 1
“Até hoje permanece certa confusão em torno da morte de
Quincas Berro d’Água. Dúvidas por explicar, detalhes
absurdos, contradições nos depoimentos das testemunhas,
lacunas diversas.” (p.15).
Trecho 2
“Quando finalmente, naquela manhã, um santeiro
estabelecido na ladeira do Taboão chegou aflito à pequena
porém bem arrumada casa da família Barreto e comunicou à
filha Vanda e ao genro Leonardo estar Quincas
definitivamente espichado, morto em sua pocilga miserável...”
(p. 21).
Trecho 3
“Quando já estavam fartos de tanto cantar, Curió perguntou:
- Não era hoje de noite a moqueca de Mestre Manuel?
- Hoje mesmo. Moqueca de Arraia – acentou Pé de Vento.
- Ninguém faz moqueca igual a Maria Clara – afirmou Cabo.
Quincas estalou a língua. Negro Pastinha riu:
-Tá doidinho pela moqueca.” (p. 91).
AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro d’Água. Rio
de Janeiro: Record, 42 ed., 1980.
Os trechos destacados permitem afirmar que a narrativa
utilizada pelo autor se dá
Trecho 1
“Até hoje permanece certa confusão em torno da morte de
Quincas Berro d’Água. Dúvidas por explicar, detalhes
absurdos, contradições nos depoimentos das testemunhas,
lacunas diversas.” (p.15).
Trecho 2
“Quando finalmente, naquela manhã, um santeiro
estabelecido na ladeira do Taboão chegou aflito à pequena
porém bem arrumada casa da família Barreto e comunicou à
filha Vanda e ao genro Leonardo estar Quincas
definitivamente espichado, morto em sua pocilga miserável...”
(p. 21).
Trecho 3
“Quando já estavam fartos de tanto cantar, Curió perguntou:
- Não era hoje de noite a moqueca de Mestre Manuel?
- Hoje mesmo. Moqueca de Arraia – acentou Pé de Vento.
- Ninguém faz moqueca igual a Maria Clara – afirmou Cabo.
Quincas estalou a língua. Negro Pastinha riu:
-Tá doidinho pela moqueca.” (p. 91).
AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro d’Água. Rio
de Janeiro: Record, 42 ed., 1980.
Os trechos destacados permitem afirmar que a narrativa
utilizada pelo autor se dá
A
através de Quincas, que acompanha fielmente o
movimento das personagens ao tempo em que faz uma
investigação psicológica delas.
B
em terceira pessoa, alternando discurso direto e discurso
indireto na tessitura do enredo.
C
em primeira pessoa, alternando discurso direto e discurso
indireto livre com a finalidade de aproximar o leitor das
personagens.
D
em primeira pessoa, discorrendo sobre os momentos
finais de sua vida num estilo fragmentado em que a
linearidade narrativa é quebrada a todo momento.
E
em terceira pessoa, dirigindo-se a um interlocutor
imaginário, técnica que cria um clima de realismo mágico.