Questão 8a9719df-db
Prova:
Disciplina:
Assunto:
No trecho apresentado, há um diálogo entre Rubião e Quincas
Borba, sobre a filosofia denominada “Humanitas” ou
“Humanitismo”. Sobre essa filosofia, é correto afirmar:
I. Ela constitui uma crítica irônica ou uma sátira do autor
dirigida ao cientificismo da época, representado pela teoria
da seleção natural de Charles Darwin, que postulava,
como uma lei natural, a sobrevivência do mais forte ou
do mais esperto.
II. Seus princípios e conceitos desconstroem a visão negativa
sobre as guerras, pois a eliminação dos mais fracos, mais
do que a paz, seria benéfica ao aperfeiçoamento
humanidade, que, gradualmente, seria constituída apenas
dos seres mais aptos ou mais fortes
III. O “caráter conservador e benéfico da morte.” (l. 16-17)
constitui uma referência à possibilidade de superação das
disputas, a partir de um aperfeiçoamento dos mecanismos
de colaboração que constituem o princípio “indestrutível”
(l. 6), “universal e comum” (l. 16).
IV. A exclamação “ao vencedor, as batatas!” (l. 33), expressa
a alegria dos vencedores não apenas pelas recompensas,
mas pela vitória do bem contra mal, da justiça contra a
injustiça, com o triunfo de sentimentos de compreensão
e solidariedade em relação aos vencidos.
V. A consideração sobre a “opinião do exterminado” (l. 34)
ou a “opinião da bolha” (l. 40) evidencia outra face dessa
filosofia, seu caráter antiético e repressor, pois o extermínio
dos mais fracos não os atingiria apenas fisicamente, mas
se assentaria também no cerceamento de seus direitos
de expressão.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão
corretas é a
No trecho apresentado, há um diálogo entre Rubião e Quincas
Borba, sobre a filosofia denominada “Humanitas” ou
“Humanitismo”. Sobre essa filosofia, é correto afirmar:
I. Ela constitui uma crítica irônica ou uma sátira do autor
dirigida ao cientificismo da época, representado pela teoria
da seleção natural de Charles Darwin, que postulava,
como uma lei natural, a sobrevivência do mais forte ou
do mais esperto.
II. Seus princípios e conceitos desconstroem a visão negativa sobre as guerras, pois a eliminação dos mais fracos, mais do que a paz, seria benéfica ao aperfeiçoamento humanidade, que, gradualmente, seria constituída apenas dos seres mais aptos ou mais fortes
III. O “caráter conservador e benéfico da morte.” (l. 16-17) constitui uma referência à possibilidade de superação das disputas, a partir de um aperfeiçoamento dos mecanismos de colaboração que constituem o princípio “indestrutível” (l. 6), “universal e comum” (l. 16).
IV. A exclamação “ao vencedor, as batatas!” (l. 33), expressa a alegria dos vencedores não apenas pelas recompensas, mas pela vitória do bem contra mal, da justiça contra a injustiça, com o triunfo de sentimentos de compreensão e solidariedade em relação aos vencidos.
V. A consideração sobre a “opinião do exterminado” (l. 34) ou a “opinião da bolha” (l. 40) evidencia outra face dessa filosofia, seu caráter antiético e repressor, pois o extermínio dos mais fracos não os atingiria apenas fisicamente, mas se assentaria também no cerceamento de seus direitos de expressão.
II. Seus princípios e conceitos desconstroem a visão negativa sobre as guerras, pois a eliminação dos mais fracos, mais do que a paz, seria benéfica ao aperfeiçoamento humanidade, que, gradualmente, seria constituída apenas dos seres mais aptos ou mais fortes
III. O “caráter conservador e benéfico da morte.” (l. 16-17) constitui uma referência à possibilidade de superação das disputas, a partir de um aperfeiçoamento dos mecanismos de colaboração que constituem o princípio “indestrutível” (l. 6), “universal e comum” (l. 16).
IV. A exclamação “ao vencedor, as batatas!” (l. 33), expressa a alegria dos vencedores não apenas pelas recompensas, mas pela vitória do bem contra mal, da justiça contra a injustiça, com o triunfo de sentimentos de compreensão e solidariedade em relação aos vencidos.
V. A consideração sobre a “opinião do exterminado” (l. 34) ou a “opinião da bolha” (l. 40) evidencia outra face dessa filosofia, seu caráter antiético e repressor, pois o extermínio dos mais fracos não os atingiria apenas fisicamente, mas se assentaria também no cerceamento de seus direitos de expressão.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão
corretas é a
A
I e III
B
II e IV.
C
III e V.
D
I, II e V.
E
III, IV e V.