Questõessobre Uso do ponto, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação
Considere o trecho abaixo, extraído do texto, e as três propostas de reescrita para ele.
Na época, a França era de longe o país mais populoso da Europa: por volta de 1700, já
contava com mais de 20 milhões de habitantes, enquanto o Reino Unido tinha pouco mais
de 8 milhões de pessoas. (l. 19-23)
I - Na época, a França era de longe o país mais populoso da Europa: por volta de 1700, o Reino
Unido tinha pouco mais de 8 milhões de pessoas; a França, entretanto, já contava com mais de
20 milhões de habitantes.
II - Na época, a França era de longe o país mais populoso da Europa. Por volta de 1700, o Reino
Unido tinha pouco mais de 8 milhões de pessoas; a França, entretanto, já contava com mais de
20 milhões de habitantes.
III- Na época, a França era de longe o país mais populoso da Europa: por volta de 1700, o Reino
Unido tinha pouco mais de 8 milhões de pessoas. A França, entretanto, já contava com mais de
20 milhões de habitantes.
Quais estão corretas e preservam o sentido do trecho original?
Prevalece, na parte verbal do Texto, o emprego da norma culta da língua. Nesse contexto, é
CORRETO afirmar que
O Texto serve de base para a questão.
Texto
Disponível em: https://redeglobo.globo.com/sp/eptv/eptv-na-escola-ribeirao/noticia/a-leitura-como-aliada-da-boa-redacao.ghtml
O eu lírico recorre a um sinal de pontuação para indicar a
supressão de um verbo em
Quem morreu? O próprio Alves? Dou
Ao diabo o bem-’star que trazia.
Desde ontem a cidade mudou.
Quem era? Ora, era quem eu via.
Todos os dias o via. Estou
Agora sem essa monotonia.
Desde ontem a cidade mudou.
Ele era o dono da tabacaria.
Um ponto de referência de quem sou.
Eu passava ali de noite e de dia.
Desde ontem a cidade mudou.
Meu coração tem pouca alegria,
E isto diz que é morte aquilo onde estou.
Horror fechado da tabacaria!
Desde ontem a cidade mudou.
Mas ao menos a ele alguém o via,
Ele era fixo, eu, o que vou,
Se morrer, não falto, e ninguém diria:
Desde ontem a cidade mudou.
José João Craveirinha foi o primeiro autor
africano que ganhou o Prêmio Camões, o mais
importante prêmio literário da língua portuguesa.
Sobre o poema Grito Negro, é INCORRETO afirmar
que
Em relação ao conteúdo e/ou à forma do poema, a alternativa
inadequada é a
ANDRADE, M. 50 poemas e um Prefácio interessantíssimo. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira.
Na introdução às ‘Aventuras de Alice no país das maravilhas’, em versão traduzida por Sebastião Uchoa Leite, Lewis Carroll escreve um poema, que finaliza da seguinte forma:
Alice! Recebe essa estória
E com mãos gentis depositaLá longe, onde os sonhos da infância
Se confundem com lembranças idas,
Tal guirlanda de flores murchas
Em distante terra colhidas.
CARROLL, Lewis. As aventuras de Alice no país das maravilhas. São Paulo: Editora 34, 2016.
Em relação a essa última estrofe, assinale a alternativa incorreta:
Na introdução às ‘Aventuras de Alice no país das maravilhas’, em versão traduzida por Sebastião Uchoa Leite, Lewis Carroll escreve um poema, que finaliza da seguinte forma:
E com mãos gentis deposita
Lá longe, onde os sonhos da infância
Se confundem com lembranças idas,
Tal guirlanda de flores murchas
CARROLL, Lewis. As aventuras de Alice no país das maravilhas. São Paulo: Editora 34, 2016.
Em relação ao emprego dos sinais de pontuação, a informação correta está em que
Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/>
O sinal de pontuação usado no texto que tem sua aplicação
devidamente justificada é o citado em
BOFF, Leonardo. Cultura da paz. Disponível em:
O poema e a música apresentam algumas características em comum: o ritmo, a musicalidade e, sobretudo,
a estruturação em versos. Já no texto em prosa, a pontuação tem fundamental importância, uma vez que
ela é imprescindível para representar pausas na fala, entonações, dúvidas, emoções etc. A música “Briga
à toa”, de Jorge de Altinho, por exemplo, caso fosse transformada em um texto em prosa, necessitaria de
algumas adequações na pontuação. Com base nessas informações, analise as afirmativas a respeito da
pontuação do TEXTO.
I. Seria necessária uma vírgula entre os dois primeiros versos, “Se você quer voltar pra mim / Tem que
me dizer agora”, um vez que o primeiro verso é uma oração subordinada adverbial anteposta à
principal.
II. A vírgula, em “Meu amor, vamos embora”, deveria ser mantida, pois está isolando um vocativo, ou
seja, um chamamento “Meu amor”.
III.Na escrita em prosa, no trecho “Meu amor, vamos embora / Pois quem ama, não demora”, seria
mantida a vírgula antes de “não demora”.
IV.Em “Não adianta mais fingir / Que não dá mais pra ir na mesma direção”, haveria a necessidade de
uma vírgula antes do segundo verso, pois se trata de uma oração subordinada substantiva objetiva
direta.
V. No final do segundo verso “Meu amor, vamos embora”, poderia haver um sinal de exclamação para
denotar toda emoção na súplica que está sendo feita pelo eu-lírico.
Estão CORRETAS apenas as proposições
Briga à toa – Jorge de Altinho
Briga à toa – Jorge de Altinho Se você quer voltar pra mim
Tem que me dizer agora
Meu amor, vamos embora
Pois quem ama, não demora
A gente perde tempo à toa
Não tem briga boa, bom mesmo é amar
Você sofrendo, me querendo
E eu aqui roendo, doido pra voltar
Não adianta mais fingir
Que não dá mais pra ir na mesma direção
É bom a gente se entender
Pra depois não sofrer com a separação
Disponível: < https://www.letras.mus.br/jorge-de-altinho/briga-a-toa/>. Acesso em: 10 maio. 2017.
Das sentenças abaixo, sobre o uso dos sinais de pontuação, assinale a única sentença CORRETA.
Considere as seguintes propostas de alteração
de sinais de pontuação no texto.
I - Substituição dos travessões das linhas 10
e 11 por vírgulas.
II - Substituição do ponto final da linha 27 por
vírgula, iniciando com letra minúscula a
conjunção “Mas” da linha 27.
III - Supressão da vírgula na linha 30.
Quais propostas estão corretas?
Considere as seguintes propostas de alteração de sinais de pontuação no texto.
I - Substituição dos travessões das linhas 10 e 11 por vírgulas.
II - Substituição do ponto final da linha 27 por vírgula, iniciando com letra minúscula a conjunção “Mas” da linha 27.
III - Supressão da vírgula na linha 30.
Quais propostas estão corretas?
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>.
“Outra, pior, é entender que ele não vai melhorar e que, portanto, a melhor educação que se deve dar
aos pequenos é ensiná-los a serem bandidos.” (4º parágrafo). Assinale a alternativa que contém uma
redação em que se preserva o sentido básico sem se incorrer em erro gramatical.
“Outra, pior, é entender que ele não vai melhorar e que, portanto, a melhor educação que se deve dar
aos pequenos é ensiná-los a serem bandidos.” (4º parágrafo). Assinale a alternativa que contém uma
redação em que se preserva o sentido básico sem se incorrer em erro gramatical.
Acerca de aspectos relativos à pontuação, assinale a alternativa correta com relação a alguns excertos do texto.
O texto a seguir é referência para as questão.
O jogo do salário mínimo
Assinale a alternativa corretamente pontuada.
Assinale a alternativa correta, considerando o texto.
Nos dois quadros, as frases apresentam o
ponto de exclamação, para exprimir, nos
respectivos contextos, dúvida quanto ao papel
dos artistas no desenvolvimento humano.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
Em “Acumulem! acumulem!” (linhas 32-33),
temos uma expressão que sugere, impõe ou
ordena às pessoas pouparem suas economias,
indicada pela forma verbal no imperativo e pelo
ponto de exclamação, contrapondo-se ao
estímulo à aceleração da economia.
Em “Acumulem! acumulem!” (linhas 32-33), temos uma expressão que sugere, impõe ou ordena às pessoas pouparem suas economias, indicada pela forma verbal no imperativo e pelo ponto de exclamação, contrapondo-se ao estímulo à aceleração da economia.
A economia precisa parar de crescer
Desmesura (linha 21): que não tem medida.
Frugal (linha 56): aquilo que é moderado, simples.
Leia abaixo o trecho de O santo e a porca, de Ariano Suassuna.
EURICÃO — Ai, gritaram ˜Pega o ladrão!˜. Quem foi? Onde está? Pega, pega! Santo
Antônio, Santo Antônio, que diabo de proteção é essa? Ouvi gritar ―Pega o ladrão!‖. Ai, a
porca, ai meu sangue, ai minha vida, ai minha porquinha do coração! Levaram,
roubaram! Ai, não, está lá, graças a Deus! Que terá havido, minha Nossa Senhora?
Terão desconfiado porque tirei a porca do lugar? Deve ter sido isso, desconfiaram e
começaram a rondar para furtá-la! É melhor deixá-la aqui mesmo, à vista de todos,
assim ninguém lhe dará importância! Ou não? Que é que eu faço, Santo Antônio? Deixo
a porca lá, ou trago-a para aqui, sob sua proteção?
SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. 22. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. p. 97.
Nessa passagem, a recorrência da interrogação é um recurso literário revelador da
Assinale a alternativa correta em relação aos sinais de pontuação empregados no texto.
O ponto de interrogação em “Será que agora
vai sossegar?” (linhas 59 e 60) e em “Delírio?”
(linha 85) produz um efeito de ironia no texto.
Assinale a alternativa correta em relação aos sinais de pontuação empregados no texto.
O ponto de interrogação em “Será que agora
vai sossegar?” (linhas 59 e 60) e em “Delírio?”
(linha 85) produz um efeito de ironia no texto.
Texto
Homo conectus
Roberto Pompeu de Toledo
(Texto adaptado da Revista Veja. São Paulo: Abril, ano
45, n. 6, 08 fev. 2012, p. 126)