Questão 5cd9b8f2-fa
Prova:PUC - RJ 2018, PUC - RJ 2018
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)



Fonte: Biblioteca Nacional da França, Paris.

O documento acima é uma página do Atlas Catalão, produzido por volta de 1375, com autoria atribuída ao cartógrafo de Maiorca (Espanha) Abraão Cresques. O Atlas traz informações sobre aspectos geográficos, mercadorias e populações do continente africano. No detalhe, o cartógrafo deu destaque ao rei do Mali, conhecido como mansa Mussa (à direita), ao retratá-lo segurando uma pepita de ouro, seguido pelo desenho da importante cidade de Tombuctu. Tendo como referência a imagem acima e os conhecimentos produzidos pelos estudos históricos, analise as afirmativas seguintes com relação à história do reino africano do Mali e assinale a afirmativa INCORRETA:

A
O Mali, um dos reinos mais importantes da África, entre os séculos XIII e XV, se localizava em uma região de intensa circulação de saberes e pessoas.
B
A origem do reino do Mali está nos povos de língua mandê, e o seu representante político era denominado mansa.
C
O reino do Mali abarcava Tombuctu, uma cidade economicamente importante por ser um ponto de encontro das caravanas comerciais transaarianas, que traziam diversas mercadorias, como sal, noz de cola, ouro, especiarias e tecidos.
D
Mansa Mussa era bastante conhecido em todo o mundo árabe e até mesmo no europeu, provavelmente por ter viajado por várias cidades importantes, quando da sua peregrinação à Meca, e por ter expandido o islamismo com a introdução de sábios muçulmanos nas escolas do Mali.
E
Devido a sua localização geográfica muito próxima ao deserto do Saara, o Mali esteve em situação de isolamento, sem ser influenciado por culturas estrangeiras.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre o antigo reino africano de Mali, vamos selecionar o gabarito - lembrando que a questão pede a alternativa INCORRETA:


A) Correta – O reino do Mali, especialmente durante o reinado de Mansa Mussa, era um centro de intensa circulação de pessoas, mercadorias e conhecimentos. Tombuctu, em particular, era um grande centro de aprendizagem e comércio, atraindo estudiosos e mercadores de diversas partes do mundo


B) Correta - O reino do Mali, de fato, foi fundado por povos de língua mandê, e o título "mansa" era usado para se referir ao governante ou rei do Mali.


C) Correta - Tombuctu fazia parte do reino do Mali e era um centro vital de comércio, onde caravanas transaarianas (que atravessavam o deserto do Saara inteiro) se encontravam para negociar uma variedade de mercadorias.


D) Correta – Mansa Mussa é famoso por sua peregrinação à Meca em 1324, durante a qual distribuiu tanto ouro que desvalorizou o metal ao longo do caminho. Ele também patrocinou a educação e a construção de mesquitas, ajudando a disseminar o islamismo no Mali.


E) Incorreta - O reino do Mali, longe de estar isolado, era uma parte integral das redes comerciais transaarianas. O Mali era influenciado por diversas culturas, incluindo árabe, berbere, e outras africanas, devido ao seu papel central no comércio de ouro e sal. A influência islâmica, em particular, era forte, evidenciada pela peregrinação de Mansa Mussa e a presença de estudiosos muçulmanos em Tombuctu.


Gabarito – Letra E


Referência:


da Costa, Ricardo, et al. "A expansão árabe na África e os Impérios Negros de Gana, Mali e Songai (sécs. VII-XVI)." (2009).


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo