Questão 5610d404-d7
Prova:EBMSP 2018
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)


Disponível em: <tps://www.portalsaofrancisco.com.br>. Acesso em: out. 2018.


O ideal de beleza na escultura, no Antigo Egito, registrado na imagem, está diretamente associado

A
ao militarismo e à conquista de um império multinacional.
B
ao estabelecimento de uma sociedade escravista e essencialmente urbana.
C
ao poder do estado e à força da religião.
D
ao fracionamento do governo e à influência dos chefes locais.
E
à delicadeza das formas e à predominância do gênero feminino.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre o ideal de beleza na escultura do Egito Antigo, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Embora o Egito Antigo tivesse conquistas militares e um império que se estendia além de suas fronteiras, a arte não era predominantemente uma celebração do militarismo. A arte egípcia focava mais na perpetuação do poder dos faraós e na representação dos aspectos religiosos e culturais do estado. As conquistas eram representadas, mas sempre dentro de um contexto maior de poder divino e ordem cósmica.


B) Incorreta - Historicamente, o regime de trabalho no Egito Antigo é conhecido como servidão coletiva, e não propriamente escravidão - embora, em alguns casos, pudesse ter existido. Além disso, a arte e a escultura tinham como foco a glorificação dos deuses e dos faraós, enquanto a vida urbana e o trabalho não eram temas centrais da arte monumental.


C) Correta - No Antigo Egito, a escultura e outras formas de arte eram profundamente ligadas ao poder do estado e à religião. Os faraós eram considerados deuses na Terra, e sua autoridade era tanto política quanto espiritual. A arte egípcia, incluindo as esculturas, era uma manifestação dessa autoridade e tinha o propósito de glorificar o faraó e os deuses. As representações eram rígidas e idealizadas, seguindo convenções que enfatizavam a força, a majestade e a eternidade dos governantes e divindades. O Templo de Abu Simbel, com suas enormes estátuas de Ramsés II, é um exemplo claro dessa tradição, com esculturas que simbolizam o poder divino do faraó e a veneração religiosa.


D) Incorreta – No período em que o Templo de Abu Simbel foi construído, o Egito era um estado centralizado sob a autoridade do faraó. O governo estava longe de ser fracionado; ao contrário, era uma teocracia centralizada, onde o poder estava concentrado nas mãos do faraó e dos sacerdotes. A arte e a arquitetura celebravam essa unidade e centralização do poder, e não a influência de chefes locais.


E) Incorreta – A arte egípcia, especialmente a monumental, era caracterizada por formas rígidas e imponentes, projetadas para transmitir poder e eternidade. Embora existam representações de mulheres, a arte monumental, como as estátuas de Ramsés II em Abu Simbel, era predominantemente masculina e destinada a exaltar a autoridade e o poder do faraó. As formas eram idealizadas e não buscavam delicadeza, mas sim uma majestade imutável e divina.


Gabarito – Letra C


Referência:


Doberstein, Arnoldo Walter. O Egito antigo. EDIPUCRS, 2010.


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