Questão 4e3cdb22-fd
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Examine os seguintes comentários sobre diferentes elementos linguísticos presentes no texto:
I Na oração que inicia o texto, a palavra “concretas” é um adjetivo que amplia o significado de
outro adjetivo.
II No trecho “do documento que depois será objeto de pesquisa histórica”, a palavra “objeto”
assume sentido abstrato.
III A expressão “prova dos nove” deve ser entendida, no texto, em seu sentido literal.
Está correto o que se afirma em
Examine os seguintes comentários sobre diferentes elementos linguísticos presentes no texto:
I Na oração que inicia o texto, a palavra “concretas” é um adjetivo que amplia o significado de
outro adjetivo.
II No trecho “do documento que depois será objeto de pesquisa histórica”, a palavra “objeto”
assume sentido abstrato.
III A expressão “prova dos nove” deve ser entendida, no texto, em seu sentido literal.
Está correto o que se afirma em
Jornais impressos são coisas palpáveis, concretas, estão materializados em papel. No papel
está seu suporte físico. Do papel, assim como da tinta, podem-se examinar a idade e a autenticidade.
Já em televisão, como em toda forma de mídia eletrônica, é cada vez mais difícil encontrar o suporte
físico original da informação. A bem da verdade, na era digital, quando já não se tem mais sequer o
negativo de uma fotografia, posto que as fotos passaram a ser produzidas em máquinas digitais,
praticamente não há mais o suporte físico primeiro, original, do documento que depois será objeto de
pesquisa histórica. São tamanhas as possibilidades de alteração da imagem digital que, anos depois,
será difícil precisar se aquela imagem que se tem corresponde exatamente à cena que foi de fato
fotografada. E não se terá um negativo original para que seja tirada a prova dos nove.
Eugênio Bucci e Maria R. Kehl, Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004
Jornais impressos são coisas palpáveis, concretas, estão materializados em papel. No papel
está seu suporte físico. Do papel, assim como da tinta, podem-se examinar a idade e a autenticidade.
Já em televisão, como em toda forma de mídia eletrônica, é cada vez mais difícil encontrar o suporte
físico original da informação. A bem da verdade, na era digital, quando já não se tem mais sequer o
negativo de uma fotografia, posto que as fotos passaram a ser produzidas em máquinas digitais,
praticamente não há mais o suporte físico primeiro, original, do documento que depois será objeto de
pesquisa histórica. São tamanhas as possibilidades de alteração da imagem digital que, anos depois,
será difícil precisar se aquela imagem que se tem corresponde exatamente à cena que foi de fato
fotografada. E não se terá um negativo original para que seja tirada a prova dos nove.
Eugênio Bucci e Maria R. Kehl, Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004
A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
III, apenas.
D
I e II, apenas.
E
I, II e III.