Questão 4ce49e9e-fd
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Em Lima Barreto, a sequência grande de
perguntas ao longo do texto configura o:
Em Lima Barreto, a sequência grande de
perguntas ao longo do texto configura o:
O trecho que segue é da personagem Olga,
de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance de Lima Barreto.
O que mais a impressionou no passeio foi
a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das
casas, o ar triste, abatido da gente pobre. (...)
Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era
sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo”
que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas
casas não havia culturas, uma horta, um pomar?
(...) Não podia ser preguiça só ou indolência.
Para o seu gasto, para uso próprio, o homem
tem sempre energia para trabalhar relativamente. (...) Seria a terra? Que seria? E todas
essas questões desafiavam a sua curiosidade, o
seu desejo de saber, e também a sua piedade
e simpatia por aqueles párias, maltrapilhos, mal
alojados, talvez com fome, sorumbáticos!...
(Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma)
O trecho que segue é da personagem Olga,
de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance de Lima Barreto.
O que mais a impressionou no passeio foi
a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das
casas, o ar triste, abatido da gente pobre. (...)
Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era
sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo”
que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas
casas não havia culturas, uma horta, um pomar?
(...) Não podia ser preguiça só ou indolência.
Para o seu gasto, para uso próprio, o homem
tem sempre energia para trabalhar relativamente. (...) Seria a terra? Que seria? E todas
essas questões desafiavam a sua curiosidade, o
seu desejo de saber, e também a sua piedade
e simpatia por aqueles párias, maltrapilhos, mal
alojados, talvez com fome, sorumbáticos!...
(Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma)
A
discurso direto, em que há reprodução da
fala da personagem ou do diálogo entre
personagens.
B
discurso indireto, em que o narrador conta aos leitores o que a personagem disse.
Não há travessão.
C
discurso indireto livre, em que há o pensamento da personagem, expresso pelo
narrador, em meio à narrativa.
D
solilóquio, em que a personagem extravasa os seus pensamentos e emoções
em monólogos, sem dirigir-se especificamente a qualquer ouvinte.
E
fluxo da consciência, em que há transcrição do complexo processo de pensamento não-linear de uma personagem,
com o raciocínio lógico entremeado com
impressões pessoais momentâneas e
exibindo os processos de associação de
ideias.