Questão 4a835409-b4
Prova:IF-TM 2011
Disciplina:Filosofia
Assunto:Maquiavel e O Príncipe, A Política

A virtú do príncipe não consiste num conjunto fixo de qualidades morais que ele oporá à fortuna, lutando contra ela. A virtú é a capacidade do príncipe para ser flexível às circunstâncias, mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna. O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.

CHAUI, MARILENA. Convite à Filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.



Maquiavel escreveu a obra O Príncipe na qual faz uma reflexão sobre a monarquia e o papel do governante. Segundo esse autor, a virtú estava baseada:

A
Na apreensão dos valores cristãos, da moral social vigente e da compatibilidade entre política e religião.
B
Na capacidade pessoal do príncipe de dominar os eventos e alcançar um fim objetivado, por qualquer meio.
C
No curso dos acontecimentos históricos independentes da vontade humana. Esses acontecimentos vão tecendo a nervura da realidade.
D
No exército forte escolhido pelo príncipe que seja capaz de vencer qualquer situação adversa e inusitada, devendo respeito e atenção ao soberano.
E
Na reputação do príncipe, que em alguns casos pode ser cruel, mas sempre com o intuito de manter o povo unido e leal a si.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo