Questão 3e88080a-c4
Prova:UEG 2018
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

Leia o texto a seguir.

Uma das mais importantes contribuições dos fenícios ao legado cultural do Oriente Próximo foi o alfabeto [...]. O alfabeto fenício, composto por 22 letras, todas consonantais, difundiu-se por todo o Mediterrâneo, influenciando o alfabeto grego, do qual derivam o latino e quase todos os alfabetos atuais (árabe, hebraico e outros).

AQUINO, R. S. L.; FRANCO, D. A.; LOPES, O. G. P. C. História das sociedades. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1980. p. 127.

A criação do alfabeto fenício representou um considerável avanço quanto à simplificação da comunicação escrita, tendo sido desenvolvido inicialmente para  

A
facilitar o registro das atividades comerciais realizadas pelos fenícios.
B
ajudar na propagação da religião animista praticada na Fenícia.
C
contribuir com a diplomacia na instável região do Mar Mediterrâneo.
D
passar mensagens em código durante os períodos de guerra.
E
difundir a escrita entre as classes menos favorecidas e os escravos.

Gabarito comentado

G
Gabrielle FrancoMonitor do Qconcursos

Resposta correta: A

Tema central: alfabeto fenício e sua origem funcional. A questão exige relacionar a invenção do sistema alfabético às necessidades sociais e econômicas dos fenícios, povo mercador do Mediterrâneo.

Resumo teórico: O alfabeto fenício era composto por 22 sinais consonantais, simplificando sistemas anteriores (hieróglifos, cuneiforme) e tornando a escrita mais acessível para registros rápidos. Essa simplificação facilitou o registro de transações comerciais e a circulação de informação entre portos e comerciantes, contribuindo para sua difusão e influência sobre o alfabeto grego e, por consequência, os alfabetos latinos e outros. (Ver: Aquino, R. S. L.; Franco, D. A.; Lopes, O. G. P. C., História das sociedades; Robinson, Andrew. The Story of Writing.)

Justificativa da alternativa A: A alternativa A aponta que o alfabeto foi inicialmente desenvolvido para facilitar o registro das atividades comerciais. Isso é consistente com o contexto histórico: os fenícios eram comerciantes e navegadores que precisavam de um sistema prático para contas, contratos e inventários. A economia mercantil é a razão mais plausível e amplamente aceita para a criação e rápida difusão do alfabeto.

Análise das alternativas incorretas:

B: A propagação religiosa não foi a função inicial do alfabeto fenício; a religião fenícia existia antes e utilizava outras formas de escrita.

C: Diplomacia pode usar escrita, mas não explica a origem prática e imediata do alfabeto entre mercadores itinerantes.

D: Mensagens codificadas em guerra não justificam a criação de um sistema tão simples e amplamente difundido; códigos são derivados de sistemas existentes, não sua razão de ser.

E: Embora o alfabeto tenha favorecido maior circulação da escrita, sua difusão entre classes populares e escravos não foi o objetivo inicial; destinava‑se sobretudo a comerciantes e administradores.

Dica de prova: Procure palavras-chave do enunciado como “inicialmente” e relacione ao contexto social (comércio fenício). Desconfie de alternativas que soem plausíveis mas não respondam ao propósito imediato indicado pelo enunciado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo