Questão 2ea9ba25-db
Prova:IF Sul Rio-Grandense 2017, IF Sul Rio-Grandense 2017
Disciplina:Química
Assunto:Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O sangue funciona como uma solução-tampão, que evita que o seu pH sofra grandes alterações. Esse pH decorre do fato das células produzirem continuamente dióxido de carbono como produto do metabolismo celular. Parte desse gás se dissolve no sangue, estabelecendo o equilíbrio iônico abaixo. 


CO2(aq) + H2O(l) ⇌ H2CO3(aq)  ⇌ H 1+ (aq) + HCO3- (aq)


Esses equilíbrios químicos mantêm o pH do sangue em aproximadamente 7,4. A razão normal entre o HCO3- (aq) e o H2CO3(aq) é de 20:1, respectivamente. Se ela for alterada, pode causar danos ao organismo, devido às alterações metabólicas, podendo causar a morte.


Levando em conta as informações acima, é correto afirmar que

A
a concentração molar do íon H 1+ (aq) no sangue é, aproximadamente, 7,4 mol/L.
B
se a quantidade de HCO3- (aq) aumentar muito em relação a H2CO3(aq), o pH do sangue da pessoa irá subir (alcalose), deslocando o equilíbrio químico para a esquerda, diminuindo a quantidade de H 1+ (aq)
C
se a quantidade de HCO3- (aq) aumentar muito em relação a H2CO3(aq), o pH do sangue da pessoa irá cair (acidose), deslocando o equilíbrio químico para a direita, diminuindo a quantidade de H 1+ (aq).
D
Se a concentração molar de gás carbônico no sangue aumenta, o pH sanguíneo aumenta.
E
Se a concentração molar de gás carbônico no sangue diminui, o pH sanguíneo diminui.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo