Questão 1e0578d9-b0
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia os textos a seguir.
[...] seria possível reconstituir a história da arte a partir do confronto de dois pólos, no interior da própria obra
de arte, e ver o conteúdo dessa história na variação do peso conferido seja a um pólo, seja a outro. Os dois
pólos são o valor de culto da obra e seu valor de exposição. [...] À medida que as obras de arte se emancipam
do seu uso ritual, aumentam as ocasiões para que elas sejam expostas. (p. 172).
(BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica - Primeira versão. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios
sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Walter Benjamin, é correto afirmar:
Leia os textos a seguir.
[...] seria possível reconstituir a história da arte a partir do confronto de dois pólos, no interior da própria obra
de arte, e ver o conteúdo dessa história na variação do peso conferido seja a um pólo, seja a outro. Os dois
pólos são o valor de culto da obra e seu valor de exposição. [...] À medida que as obras de arte se emancipam
do seu uso ritual, aumentam as ocasiões para que elas sejam expostas. (p. 172).
(BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica - Primeira versão. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios
sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Walter Benjamin, é correto afirmar:
A
O resgate da aura artística da obra de arte promovido pela reprodutibilidade técnica amplia sua função potencialmente
democratizadora, permitindo o acesso de um número maior de pessoas à sua contemplação.
B
O declínio da aura da obra de arte, decorrente de sua crescente elitização e das novas técnicas de reprodução em
série, reforça seu valor tradicional de culto e amplia a percepção estética das coletividades humanas.
C
A arte, na sociedade primitiva, tinha por finalidade atender aos rituais religiosos, por isso possuía um caráter
aurático vinculado ao valor de culto, o qual se perde com o avanço da reprodutibilidade técnica, na época
moderna.
D
O cinema manifesta-se como uma obra de arte aurática, pois suscita em cada um dos espectadores uma forma
singular e única de se relacionar com o objeto artístico no interior do qual mergulha e nele se distrai.
E
O que determina o esvaziamento da aura da obra de arte reproduzida tecnicamente é a sua reclusão e a perda do
valor de exposição, o que restringe o acesso das massas, que se tornaram alienadas.