Questõesde UNICENTRO 2010

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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Relação entre Indivíduo e Sociedade

“Todos nós participamos de certos grupos de ideias [...]. São espécies de “bolsões” ideológicos, onde há pessoas que dizem coisas em que nós também acreditamos, pelas quais lutamos, que têm opiniões muito parecidas com as nossas. Há alguns autores que dizem que na verdade nós não falamos de fato o que acreditamos dizer, haveria certos mecanismos, certas estruturas que “falariam por nós”. Ou seja, quando damos nossas opiniões, quando participamos de algum acontecimento, de alguma manifestação, temos muito pouco de nosso aí, reproduzimos conceitos que circulam nesses grupos. Ideologia não é, portanto, um fato individual, não atua de forma consciente na maioria dos casos. Quando pretendemos alguma coisa, quando defendemos uma ideia, um interesse, uma aspiração, uma vontade, um desejo, normalmente não sabemos, não temos consciência de que isso ocorre dentro de um esquema maior, [...] do qual somos representantes – repetimos conceitos e vontades que já existiam anteriormente” (MARCONDES FILHO, Ciro. Ideologia: O que todo cidadão precisa saber sobre. São Paulo, 1985, p.20). A partir do texto é possível afirmar que a Ideologia é

A
um fato individual, consciente e que se manifesta por vontades particulares.
B
um conjunto de atitudes individuais e momentâneas que não interferem na vida social. 
C
algo que se reproduz fora e sem sofrer influências do grupo social.
D
algo que se reproduz solitariamente
E
algo que se reproduz a partir da convivência entre os indivíduos em grupos, que defendem os mesmos interesses e possuem opiniões semelhantes. 
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais

Qual das seguintes afirmações define o conceito de cidadão?

A
Ser cidadão é ter a garantia de todos os direitos civis, políticos e sociais que possam assegurar a possibilidade de uma vida plena. 
B
Ser cidadão é definir por si só quais são seus direitos civis, políticos e sociais que devem ser garantidos em nome de um bem próprio. 
C
Ser cidadão é ter a garantia apenas dos direitos políticos e respeitar apenas seus interesses individuais. 
D
Ser cidadão é fazer suas próprias leis e regras. 
E
Ser cidadão é não exercer nenhuma responsabilidade e deveres com a sociedade. 
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho

As expressões Fordismo e Taylorismo foram empregadas para explicar uma nova forma de organização do trabalho no século XX. Essas expressões tem como significado 

A
valorização do trabalho humano em relação às máquinas, o aumento dos salários e a participação dos operários nos lucros obtidos pelas empresas.
B
a produção seria realizada em pequenos números, o que beneficiaria o consumo das massas de determinados produtos.
C
diminuição da jornada de trabalho e o pagamento de salários compatíveis as horas trabalhadas que suprissem todas as necessidades básicas do operariado, como: lazer, vestimentas, alimentação, saúde, moradia e educação.
D
aumento de produtividade em série, a mecanização de parte das atividades, o controle das atividades dos trabalhadores, a introdução da linha de montagem e de um sistema de recompensas e punições dos operários no interior das fábricas.
E
substituição das máquinas pelo o trabalho maciço dos operários, sem divisões e parcelamentos das tarefas, a produção e o consumo em baixa escala e o suprimento de todas as necessidades básicas dos operários.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

A respeito do conceito, de Max Weber, de Ação Social é correto afirmar que

A
a ordem social obriga o indivíduo a maneira como ele deve agir em sociedade.
B
a motivação do indivíduo não interfere em sua ação social.
C
os valores sociais de um indivíduo não influência em sua ação social.
D
ação social e relação social têm o mesmo sentido e significado.
E
a ação social é a conduta humana dotada de sentido, o indivíduo a produz, por meio de valores sociais e da sua motivação.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Noção antropológica de cultura

“A cultura faz parte da totalidade de uma determinada sociedade, nação ou povo. Essa totalidade é tudo o que configura o viver coletivo. São os costumes, os hábitos, a maneira de pensar, agir e sentir, as tradições, as técnicas utilizadas que levam ao desenvolvimento e a interação do homem com a natureza. Ou seja, é tudo mesmo! Tudo que diz respeito a uma sociedade” (PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.125). Assinale a alternativa correta.

A
A cultura não é um estilo de vida próprio, nem um modo de vida particular, que cada sociedade possui diferenciando-as entre si.
B
A cultura compreende artefatos, bens, processos técnicos, ideias, hábitos e valores que são herdados socialmente. A aquisição e perpetuação da cultura são um processo social.
C
Não é possível diferenciar cultura popular, cultura de massa e cultura erudita, pois todas têm o mesmo significado em uma sociedade.
D
A cultura é algo adquirido biologicamente, ou seja, não há nenhum tipo de influência do meio social para a formação cultural do indivíduo
E
A cultura de um povo pode ser identificada como melhor ou pior em relação a outros povos.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade

A respeito do conceito de Etnocentrismo assinale a alternativa INCORRETA.

A
O etnocentrismo foi um dos responsáveis pela geração de intolerância e preconceito – cultural, religioso, étnico e político – assumindo diferentes expressões no decorrer da história.
B
O etnocentrismo se manifesta no mundo globalizado, na ideia de que a cultura ocidental é superior a de outros povos.
C
O etnocentrismo aceita e respeita a diversidade humana, cultural e ideológica.
D
O etnocentrismo se caracteriza pela noção de superioridade e inferioridade entre o “eu” e o “outro”.
E
O etnocentrismo acentua a ideia de que haja, culturalmente, indivíduos ou grupos sociais superiores e inferiores.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura de massa e indústria cultural

“A indústria cultural, com suas vantagens e desvantagens, pode ser caracterizada pela transformação da cultura em mercadoria, com produção em série e de baixo custo, para que todos possam ter acesso. É uma indústria como qualquer outra, que deseja o lucro e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo imagens, seduzindo o seu público a ter necessidades que antes não tinham” (PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.156). Assinale a alternativa correta.

A
A indústria Cultural não é uma característica da sociedade contemporânea ela é um produto natural em qualquer sociedade.
B
A indústria Cultural é responsável por criar no indivíduo necessidades que ele não tinha e transformar a cultura em mercadoria.
C
A Indústria Cultural não influência nas necessidades do indivíduo com a sua produção em série e de baixo custo.
D
A indústria cultural faz com que o indivíduo reflita sobre o que necessita, não desejando lucro.
E
A Indústria Cultural prioriza a heterogeneidade de cada cultura.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Para Karl Marx o conceito de Classes Sociais se desenvolve com a formação da sociedade capitalista. Dessa forma, é corretto afirmar que

A
as classes sociais formadas no capitalismo estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens, relações de exploração e antagonismo.
B
para Marx, a história humana é a história passiva da luta de classes e da aceitação do antagonismo entre burgueses e proletários.
C
as classes sociais são independentes entre si de tal forma que a diferenças entre elas não são sentidas pelos indivíduos de uma sociedade.
D
o capitalista divide com a classe de trabalhadores a mais-valia produzida por seu trabalho sem que haja a exploração de mão-de-obra.
E
as classes sociais não são opostas entre si, mais sim complementares e interdependentes.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais

O conceito de Movimentos Sociais se define, EXCETO, por

A
movimentos que se caracterizam por diferentes reivindicações.
B
movimentos que se caracterizam por serem coletivos.
C
movimentos que priorizam interesses individuais e isolados.
D
movimentos que tem como objetivo mudar ou manter uma situação social.
E
movimentos que podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - O processo de socialização, Socialização primária: família

“A instituição familiar é essencialmente dinâmica, e este dinamismo tornou-se muito visível na segunda metade do século XX, não só no Brasil, mas em praticamente todo o mundo ocidental. A família tradicional foi adquirindo contornos nunca antes imaginados. As novas configurações da família levaram a sociedade, e inclusive os cientistas sociais, a anunciarem a falência desta instituição social. Mas, não era o fim, e sim a prova da imensa capacidade criativa do ser humano de adequar-se a novas necessidades e novos valores.” (PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.110). Segundo o texto é correto afirmar que

A
a instituição familiar se caracteriza por ser, essencialmente, matrilinear, dinâmica e imutável.
B
atualmente, as famílias se configuraram de maneiras distintas
C
existe uma estrutura familiar que deve ser seguida por toda sociedade tida como correta.
D
não se configura como família onde não há a presença de um pai ou de uma mãe.
E
a família tradicional é imutável e estática.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Democracia e representação política, Política, poder e Estado

Sobre a história política brasileira, assinale a alternativa correta.

A
Entre os anos de 1960 e 1990 instalou-se no país a chamada “república dos generais”. 
B
O direito ao voto feminino sempre esteve presente na história política brasileira. 
C
Durante a ditadura militar não foram suspensa as eleições diretas para os representantes do país
D
A política brasileira passou por diversas mudanças, após 1985 o país passou por um processo de redemocratização política.
E
A política brasileira é parlamentarista, por isso cada cidadão deve escolher o seu representante através do voto secreto. 
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Sobre as religiões brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A sociedade brasileira vivencia a presença de inúmeras manifestações religiosas, o que a caracteriza como uma sociedade que possui um sincretismo religioso.
B
Existem no Brasil diversas manifestações religiosas, aquelas chamadas de orientais como o budismo e as africanas como o candomblé.
C
Embora atualmente existam um número crescente de igrejas evangélicas e outras denominações religiosas, o Brasil ainda é considerado um país de origem católica.
D
Existe no Brasil pessoa que se declaram agnósticas e ateias, ou seja, que não possuem nenhum tipo de religião e nem acreditam em Deus.
E
Manifestações religiosas como o candomblé e a umbanda sempre foram aceitas no país e seus praticantes nunca foram alvos de preconceitos e discriminação.
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Considerado o “Pai” da Sociologia Moderna, Émile Durkheim definiu que os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia, pois decorrem da vida em sociedade. Segundo ele, fatos sociais são "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Dessa forma, não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos.O sociólogo francês defende que os fatos sociais possuem três características básicas.

A
Coercitividade, generalidade, coletividade.
B
Exterioridade, coletividade, coercitividade.
C
Generalidade, coletividade, exterioridade.
D
Coercitividade, exterioridade, generalidade.
E
Organicidade, exterioridade, generalidade.
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UNICENTRO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

“O nome “positivismo” tem sua origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela” (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução a ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o positivismo assinale a alternativa correta.

A
O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando à obtenção de resultados claros, objetivos e completamente correto. 
B
O positivismo não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza e sim criou o seu próprio método investigativo. 
C
O positivismo foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais. 
D
O positivismo baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum. 
E
O positivismo não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas. 
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UNICENTRO 2010 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdades de raça, classe e gênero

Em relação ao sistema de castas de uma sociedade, assinale a alternativa correta.

A
Existe mobilidade social dentro de uma sociedade de castas.
B
A exogamia faz parte dos casamentos realizados em sociedades de castas.
C
Não existe mobilidade social dentro de uma sociedade de casta.
D
Dentro de um sistema de castas não é importante a hereditariedade.
E
Em um sistema de casta não existe a divisão entre castas superiores e inferiores
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UNICENTRO 2010 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas

Os íons Ca+2 e Pb+2 possuem
(Dados: Número atômico: Ca = 20 ; Pb = 82)

A
mesmo número de prótons e elétrons.
B
mesmo número de prótons e nêutrons.
C
mesma carga nuclear e diferentes massas atômicas.
D
igual soma de número de prótons e nêutrons.
E
igual diferença entre número de prótons e elétrons.
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UNICENTRO 2010 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

As transformações são divididas em físicas e químicas. As transformações físicas são reversíveis (não alteram a estrutura dos compostos) e as transformações químicas são irreversíveis (alteram a estrutura dos componentes). Assinale a alternativa que indica uma transformação física.

A
Queima de madeira, álcool e querosene.
B
Fermentação da massa do pão.
C
Ferrugem de metais.
D
Dissolução de sal na água.
E
Digestão.
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UNICENTRO 2010 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Chuva Ácida e Efeito Estufa, Energias Químicas no Cotidiano, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

A queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado é um desequilíbrio ecológico. Esse desequilíbrio altera a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações. Qual é esse desequilíbrio ecológico?

A
Efeito estufa.
B
Chuva ácida.
C
Destruição da camada de ozônio.
D
Assoreamento de rios.
E
Inversão térmica.
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UNICENTRO 2010 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias, resultando em um ou mais produtos. Cada reação química apresenta respectiva velocidade, sendo algumas mais lentas, outras mais rápidas. Dentre os fatores que alteram a velocidade das reações químicas estão os fatores: temperatura, pressão, superfície de contato, concentração dos reagentes, entre outros.
Com isso, considere a reação não balanceada abaixo
N2(g) + H2(g) → NH3(g)

Quando duplicarmos, simultaneamente, as concentrações de N2(g) e H2(g) a velocidade da reação:

A
diminui quatro vezes.
B
aumenta quatro vezes. 
C
diminui dezesseis vezes.
D
aumenta dezesseis vezes.
E
diminui oito vezes.
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UNICENTRO 2010 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Um estudante trabalhou com as substâncias a seguir e construiu uma tabela com as respectivas propriedades físicas.


PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS
substância fórmula química densidade TF TE
Acetato de metila C3H6O2 0,93g/cm3 98ºC 57ºC
Propanona C3H6O 0,79g/cm3 95ºC 57ºC
Metanol CH4O 0,79g/cm3 98ºC 64,7ºC
Etanol C2H6O 0,79g/cm3 117ºC 78,3ºC
* TF e TE representam temperaturas de fusão e ebulição, respectivamente.

Analise a tabela e assinale a alternativa correta.

A
Acetato de metila e propanona são isômeros de função.
B
Misturando água (d = 1g/cm3) e propanona obteríamos como resultado um sistema bifásico, à temperatura ambiente.
C
O nox médio do carbono para a substância etanol é igual a +2.
D
No deserto árabe (50ºC), todas as substâncias encontrar-se-iam no estado gasoso.
E
As diferentes substâncias apresentam as respectivas funções orgânicas: acetato de etila – éster, propanona – cetona, metanol e etanol – álcool.