Questõesde UNEB 2017

1
1
Foram encontradas 155 questões
32d151b7-ba
UNEB 2017 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Protistas e algas


Observando-se a tirinha em destaque e com base nos conhecimentos a respeito das estruturas biológicas abordadas, é correto afirmar:

A
O protozoário citado é desprovido de uma compartimentação citoplasmática, o que inviabiliza a divisão de trabalho em seu citosol.
B
A ameba “gigante”, segundo a classificação de Woese, faz parte do domínio Eubacteria e possui ribossomos 70S e um DNA circular desprovido de histonas.
C
A emissão do pseudópodo imprescinde de eventos citoplasmáticos dependentes de polipeptídios específicos, possibilitando sua motilidade e capacidade endocítica.
D
A ação observada, sendo em uma ameba verdadeira, caracterizaria uma autofagia, formando, com o pacote de biscoito, um vacúolo autofágico, que seria digerido por ação lisossômica.
E
As amebas são organismos que apresentam sistema interno de endomembranas, clorofila, mitocôndrias e um vacúolo contráctil que, sem hidrólise de ATP, controla o teor hídrico em seu citosol.
32c678eb-ba
UNEB 2017 - Biologia - Transcrição e Tradução, Moléculas, células e tecidos


Observando-se a imagem e com base nos conhecimentos acerca do processo de transcrição em uma célula eucariótica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.


( ) O processo em destaque é iniciado, invariavelmente, no citosol e depende de enzimas específicas, a partir da expressão gênica.

( ) O RNA transcrito irá participar da síntese proteica no mesmo compartimento em que ele foi formado.

( ) A direção da transcrição é a mesma observada no processo de replicação do DNA e só ocorrerá, em condições normais, em uma das fitas do DNA.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
F F V
B
F V F
C
F V V
D
V F V
E
V V V
32cbb7e3-ba
UNEB 2017 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais


A água em tom esverdeado chama a atenção no dique do Tororó, cartão postal da cidade de Salvador. É um local lindo, que, por conta da ação antrópica, sofre alterações constantes de sua estrutura física e biológica, por exemplo, a coloração esverdeada, devido ao fenômeno conhecido como eutrofização, que ocorre a partir de vários eventos, dentre eles

A
o grande teor de nutrientes, como nitratos liberados por organismos aeróbicos no final do processo.
B
a proliferação do plâncton, principalmente em regiões mais profundas do ecossistema aquático.
C
a redução das atividades de decomposição realizada por bactérias aeróbicas e anaeróbicas facultativas.
D
a proliferação de organismos aeróbicos, como peixes e crustáceos, com grande expressão do potencial biótico.
E
o aumento da DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) por conta da redução das atividades fotossintéticas devido à floração.
32b5bcc2-ba
UNEB 2017 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

O que levou Darwin a contestar as visões correntes de sua época sobre a Terra e seus seres vivos?


Darwin desenvolveu sua proposta revolucionária ao longo do tempo, influenciado pelo trabalho de outros cientistas e por suas viagens.

Entre elas, pode-se destacar:

A
A sugestão de que mudanças profundas poderia ocorrer por conta do efeito cumulativo de um processo muito lento, mas não contínuo.
B
A explicação da seleção natural que proporcionou a ele a possibilidade de explicar a seleção artificial que ocorre no meio por ação antrópica.
C
A defesa da tese que afirmava que os organismos tinham força para se tornarem mais complexos, inviabilizando sua extinção e proporcionando seu sucesso no meio.
D
A expressão descendência com modificação que resumia sua percepção da vida, ao afirmar que os organismos compartilham várias características, manifestando unidade na diversidade.
E
A defesa que fazia em não usar os fósseis como prova da transformação sofrida pelas espécies ao longo dos anos, por não apresentar com segurança características de organismos que viveram no passado.
32bb83f2-ba
UNEB 2017 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais


Amazônia: a floresta combate (sim) o efeito estufa

Pesquisas provam que a região capta muito mais gás carbônico do que emite.

A Amazônia não para de surpreender. Medidas efetuadas em pontos diferentes da floresta mostraram que ela absorve muito mais gás carbônico (CO2) do que emite. Até agora, a cartilha ecológica propunha que a absorção só era maior do que a emissão em florestas jovens, nas quais as árvores se encontram em processo acelerado de crescimento. Mas isso vem ocorrendo também na Amazônia. Essa atividade, que desafia os modelos teóricos, talvez seja o mais importante mecanismo natural de moderação do efeito estufa em todo o planeta. (ARANTES, 2016).


Com base no texto e relacionando-o com os conhecimentos a respeito dos processos de obtenção de energia e características básicas do Reino Plantae, é correto afirmar:

A
Os vegetais jovens, em suas regiões apicais, apresentam uma intensa atividade meristemática, proporcionando seu crescimento longitudinal.
B
A fixação do CO2 nos vegetais ocorre por ação da enzima rubisco no interior dos tilacoides, viabilizando a síntese de compostos orgânicos.
C
A capacidade de fixar o CO2 no processo fotossintético foi iniciada a partir da origem dos cloroplastos em todos os eucariontes fotoautótrofos.
D
O CO2, na sua totalidade, é absorvido pelos vegetais e liberado nos processos exergônicos realizados pelas mitocôndrias, tendo como consequência a síntese de ATP.
E
A liberação do CO2 na respiração é maior durante a noite, pois é o período em que não ocorre a fotossíntese, somente a respiração aeróbica, quando as plantas expressam maior crescimento.
32c2b704-ba
UNEB 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos


Analisando-se o gráfico, que representa o transporte de duas substâncias, via membrana plasmática, é correto afirmar:

A
O transporte das substâncias S1 e S2 dispensa alterações morfológicas nos componentes transportadores, caracterizando-se como difusão simples.
B
A substância S2 é transportada por difusão facilitada, cujo valor máximo é atingido quando os carreadores se encontram saturados.
C
O transporte da substância S2 ocorre através de uma proteína integral com gasto de ATP e a favor do gradiente de concentração.
D
A substância S1 é transportada por difusão simples, com hidrólise de ATP e a favor do gradiente de concentração.
E
O transporte da substância S1 é efetivado via proteína integral, por ser lipossolúvel e de pequeno peso molecular.
32bf539b-ba
UNEB 2017 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

Uma determinada espécie de angiosperma apresenta uma altura que varia entre 0,6m e 3,0m.

Sabendo-se que se trata de uma característica polimérica e que cada gene efetivo contribui com a expressão de 0,4 metros, a possibilidade de nascer um vegetal com três genes efetivos a partir do cruzamento entre dois vegetais, totalmente heterozigotos, é de

A
1/64
B
2/32
C
3/32
D
5/16
E
20/64
32abd979-ba
UNEB 2017 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

Prescrever cálcio com vitamina D para prevenir osteoporose e fraturas na menopausa é prática frequente. A literatura, no entanto, mostra que a interação entre cálcio, vitamina D e ossificação é complexa e pouco conhecida. Mais de 98% do cálcio fica armazenado no esqueleto, reservatório que retira e libera o cálcio na circulação, de acordo com as necessidades. (VARELLA, 2016, p. 235-238).


Dentre os fatores que potencializam a retirada do cálcio dos ossos, pode-se citar:

A
O calciferol, que atua agindo na desintegração da matriz óssea, proporcionando no sangue uma hipercalcemia.
B
O paratormônio, que proporciona como hiperfunção a redução desse íon no sangue, controlando sua hipercalcemia.
C
O paratormônio liberado pelas paratireoides em resposta a uma redução desse elemento no sangue, proporcionando sua homeostase.
D
A vitamina D, que atua aumentando a absorção desses íons e impedindo sua retenção nos ossos, inviabilizando a osteomalácia.
E
A calcitonina, que, agindo após ser liberado das células foliculares da tiroide, aumenta o teor desse íon no sangue, viabilizando a contração muscular.
32b0c264-ba
UNEB 2017 - Biologia - Características dos seres vivos, Identidade dos seres vivos

Diversidade genética é o grau de variedades de genes existentes em uma única espécie (animal ou vegetal). Ela corresponde ao número total de características genéticas na composição genética das espécies ou subespécies.

Vale lembrar que diversidade genética não é o mesmo que variabilidade genética. Esta última refere-se à variabilidade genética dentro de um mesmo patrimônio genético, porém ocorre variação das características genéticas da espécie.


Em relação à diversidade genética, pode-se inferir:

A
Constitui um dos principais aspectos da biodiversidade do nosso planeta, não interferindo nas populações nem nos ecossistemas dos biomas.
B
É imprescindível e de fundamental importância para a diversidade de espécies na natureza, viabilizando interações que proporcionam seu equilíbrio.
C
Associa-se à biodiversidade de modo interdependente, proporcionando a manutenção do pool gênico de uma população livre de mutações.
D
Quanto maior for essa diversidade, menos apta estará a espécie para resistir às mudanças ambientais, que possivelmente venham ocorrer.
E
O desmatamento, a poluição de rios e solo e a caça só irão afetá-las negativamente quando apenas a fauna de uma região for atingida.
32a35e15-ba
UNEB 2017 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Soluções e Substâncias Inorgânicas

Uma análise dos aspectos do fenômeno descrito e de seus efeitos ocorridos em Londres, relacionados aos conhecimentos de Química, permite corretamente afirmar:

I. NO2(g) + SO2(g) + H2O(v) → H2SO4(aq) + NO(g)

II. 2NO(g) + O2(g) → 2NO2(g)


O Grande Nevoeiro, uma névoa mortífera que escureceu Londres por cinco dias, em dezembro de 1952, vitimou 12 mil londrinos e 150 mil pessoas foram hospitalizados em consequência de infecção respiratória. O fenômeno foi esclarecido, por completo, em novembro de 2016, através de estudos feitos por uma equipe de cientistas de dezenove universidades, incluindo-se americanos, ingleses e chineses. A névoa continha ácido sulfúrico, H2SO4(aq), em suspensão no ar atmosférico produzido, como mostram as equações químicas em destaque. O dióxido de enxofre SO2(g) se combinou com dióxido de nitrogênio, NO2(g), gases provenientes da combustão de carvão usado no aquecimento interno de residências e nas fábricas. Em Londres da década de 50, se jogavam 390 toneladas de SO2(g) no ar. Mas, atualmente, a concentração de dióxido de enxofre no ar atmosférico londrino foi reduzida de 330μgm−3 para quase zero. A névoa de poluição que se alastra pelas cidades chinesas, na atualidade, pode atingir a toxicidade do Grande Nevoeiro de Londres.

A
A concentração de SO2(g) no ar atmosférico foi reduzida de 33,0ppm(m/v) para quase zero, em Londres, no século 21.
B
A massa molar aparente da mistura de poluentes gasosos, formada a partir de 0,6mol de SO2(g) e de 0,4mol de NO2(g) é, aproximadamente, 57gmol−1 .
C
O dióxido de nitrogênio é o intermediário na formação do Grande Nevoeiro.
D
A infecção respiratória é produzida pela inalação da emulsão de ácido sulfúrico aquoso no ar atmosférico.
E
A névoa de poluição que se alastra pelas cidades da China atingirá a toxidade do Grande Nevoeiro, quando a concentração de dióxido de nitrogênio, no ar atmosférico, se igualar à de 330μgm−3 de dióxido de enxofre e reagir completamente com essa quantidade de gás.
3295e7f4-ba
UNEB 2017 - Química - Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Polímeros - Plásticos e Borrachas

Considerando-se as informações dos gráficos e do texto relacionados às marcas na paisagem biológica da Terra, deixadas pela exploração desenfreada do Planeta e pela produção de materiais decorrentes de atividades antrópicas, é correto afirmar:


Os detritos da humanidade moderna são tão disseminados, que os tecnofósseis de negro de carbono, fuligem e de plástico vão permear rochas que estão se formando, atualmente. Evidências crescentes recolhidas por cientistas dão suporte à ideia de que a atividade humana empurrou o Planeta para uma nova época geológica, o Antropoceno. A época vai se provar distinta do Holoceno, iniciado quando as geleiras recuaram a 11.700, anos atrás, e o ano de 1950 pode ser o limiar lógico entre as duas. Marcadores do Antropoceno mostrados nos gráficos se espalharam pelo mundo todo, diz um estudioso de Pesquisa Geológica Britânica. O ser humano se tornou uma nova força geológica.

A
As velocidades de biodegradação dos polietilenos de baixa e de alta densidade são iguais porque esses polimeros são produzidos a partir do mesmo tipo de monômero e de processo de adição.
B
As partículas de carbono dispersas no ar atmosférico formam um aerosol gasoso.
C
As variações de emissões globais de negro de carbono de 1900 ao início do Antropoceno é de 1,5 milhão de toneladas por ano.
D
A queima de gás natural em veículos automotores e de diesel com baixo teor de enxofre, em veículos pesados, como ônibus e carretas, emite fuligem para a atmosfera.
E
O período de 2008 a 2015 apresentou um declínio na biodegradabilidade de plásticos nos sedimentos formadores de rocha.
32913030-ba
UNEB 2017 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Os aspectos de salinização do solo relacionados ao cultivo de plantas modificadas geneticamente, voltadas para alimentação da população mundial até os meados do século, permitem corretamente afirmar:



Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e do Instituto Central de Pesquisa do Sal e Química, em Gujarat, Índia, estão trabalhando com outros estudiosos da Universidade de Ben-Gurion do Negev, Israel, no cultivo de plantas modificadas geneticamente, MGs, como o arroz Oryza sativa, cevada e tomate em água de baixa qualidade, salobra a reciclada e até água marinha diluída — a concentração média de cloreto de sódio, NaCl, na água do mar é de 30gL−1 . O objetivo do estudo é desenvolver cultivares, MGs, com genes de holófitas a sobreviverem na presença de sal e alimentarem bilhões de pessoas até os meados do século. Quase 25% das áreas irrigadas do mundo sofrem com os solos salinizados arruinados devido à prática de irrigação inadequada. Cientistas estão tentando adicionar as proteínas transportadoras de ions Na+ (aq) e Cl (aq) nas antiportes das halófitas e plantas, como o arroz, que produz mais de 40% de grãos na presença da água marinha, com um décimo de concentração de sal.

A
O transporte de íons Na+ (aq) e Cl (aq) para o interior de bexigas, nas folhas de quinoa, em C, e a consequente saída de íons H3O+ (aq) promovem a diminuição da concentração hidrogeniônica seguida de redução de pH.
B
O arroz, Oryza sativa, produz 40% mais grãos que outras espécies porque permite a entrada de íons Na+ (aq) e Cl (aq), em concentração de sal 0,51molL−1 , dez vezes menor que a da água do mar.
C
Os íons Cl (aq) são transportados ao se fixarem em átomos de nitrogênio das ligações peptídicas no fragmento de proteína.
D
A salinização do solo ocorre por evaporação de água, principalmente de baixa qualidade, usada na irrigação inadequada.
E
O processo de cruzamento e de seleção de espécies requer menos tempo, quando comparado ao uso de modificações genéticas de plantas utilizadas na alimentação, como arroz, cevada e tomate.
32a7cddf-ba
UNEB 2017 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas



A febre amarela, que vive seu maior surto no Brasil desde os registros mais antigos do Ministério da Saúde, de 1980, tem se espalhado pelo país e causado uma corrida a postos de vacinação. Na ilustração, estão representados os ciclos de transmissão da forma silvestre e urbana da doença.


Com relação às variedades biológicas em destaque e com base nos conhecimentos a respeito da febre amarela, é correto afirmar:

A
No macaco, a ação do agente etiológico é inócua, não comprometendo a densidade desses animais no ecossistema em que se encontra.
B
A interação do Aedes aegypti com o ser humano é parasitária e prescinde de subterfúgios para que o inseto tenha sucesso em sua ação hematófaga.
C
A imunização passiva dessa doença é bastante eficaz e é feita a partir do vírus ativo aplicado no ser humano que vive, principalmente, em áreas de risco.
D
Os vetores dos agentes etiológicos das duas formas de febre amarela apresentam em comum, além da mesma classe, filo e reino, a ausência de sangue em sua circulação lacunar.
E
O uso de telas, mosqueteiros e repelentes são medidas que podem ser usadas para o tratamento da febre amarela, que pode ser letal, principalmente, para aqueles que residem em áreas de vegetação extensa.
329fd78e-ba
UNEB 2017 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Considerando-se as informações das equações químicas e as referidas no texto a respeito do Grande Nevoeiro de 1952, é correto destacar:

I. NO2(g) + SO2(g) + H2O(v) → H2SO4(aq) + NO(g)

II. 2NO(g) + O2(g) → 2NO2(g)


O Grande Nevoeiro, uma névoa mortífera que escureceu Londres por cinco dias, em dezembro de 1952, vitimou 12 mil londrinos e 150 mil pessoas foram hospitalizados em consequência de infecção respiratória. O fenômeno foi esclarecido, por completo, em novembro de 2016, através de estudos feitos por uma equipe de cientistas de dezenove universidades, incluindo-se americanos, ingleses e chineses. A névoa continha ácido sulfúrico, H2SO4(aq), em suspensão no ar atmosférico produzido, como mostram as equações químicas em destaque. O dióxido de enxofre SO2(g) se combinou com dióxido de nitrogênio, NO2(g), gases provenientes da combustão de carvão usado no aquecimento interno de residências e nas fábricas. Em Londres da década de 50, se jogavam 390 toneladas de SO2(g) no ar. Mas, atualmente, a concentração de dióxido de enxofre no ar atmosférico londrino foi reduzida de 330μgm−3 para quase zero. A névoa de poluição que se alastra pelas cidades chinesas, na atualidade, pode atingir a toxicidade do Grande Nevoeiro de Londres.

A
A névoa tóxica que escureceu Londres é formada por um dispersante líquido e um disperso gasoso.
B
O monóxido de nitrogênio é o catalisador do sistema de reações químicas, representado.
C
O íon hidrônio, H3O+ (aq), é ácido conjugado da base SO42-(aq) encontrada em suspensão no ar
D
A massa de dióxido de enxofre, no ar atmosférico, é suficiente para produzir, aproximadamente, 5,0 toneladas de ácido sulfúrico.
E
A catálise da reação é homogênea porque ocorre em uma única fase.
329a16f2-ba
UNEB 2017 - Química - Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Polímeros - Plásticos e Borrachas

Uma análise dos Marcadores de Antropoceno permite corretamente concluir:


Os detritos da humanidade moderna são tão disseminados, que os tecnofósseis de negro de carbono, fuligem e de plástico vão permear rochas que estão se formando, atualmente. Evidências crescentes recolhidas por cientistas dão suporte à ideia de que a atividade humana empurrou o Planeta para uma nova época geológica, o Antropoceno. A época vai se provar distinta do Holoceno, iniciado quando as geleiras recuaram a 11.700, anos atrás, e o ano de 1950 pode ser o limiar lógico entre as duas. Marcadores do Antropoceno mostrados nos gráficos se espalharam pelo mundo todo, diz um estudioso de Pesquisa Geológica Britânica. O ser humano se tornou uma nova força geológica.

A
A quantidade de fuligem depositada na rocha e no gelo na década de 1960 é muito pequena quando comparada à de plástico na transição do Haloceno para o Antropoceno.
B
O plástico termofixo, de ligação cruzada, é decomposto sob ação das águas oceânicas e não se acumulam nos sedimentos que formam rochas.
C
Antes da revolução industrial, o ar atmosférico não apresentava negro de carbono disperso na atmosfera, suficiente para formar depósitos perceptivos sobre a superfície de rochas e de gelo no planeta.
D
O náilon, uma poliamida usada em redes de pesca, facilmente biodegradado nos oceanos porque forma interações dipolo-permanente — dipolo-permanente com a água.
E
A aceleração do uso de energia, da industrialização e do consumo das sociedades relacionadas às marcas produzidas pela humanidade, como sedimentos plásticos, fuligem, concreto e gases poluentes, não é o limite mais adequado para justificar o início do Antropoceno.
326fbc8a-ba
UNEB 2017 - Física - Ótica, Espelhos Esféricos


As superfícies dos elementos empregados nos instrumentos ópticos são quase exclusivamente planas ou esféricas, sendo a razão para isso de ordem prática, pois é muito mais fácil fabricar superfícies planas ou esféricas do que qualquer outra superfície. A figura representa um espelho esférico côncavo de raio de curvatura igual a 8,0cm.


Considerando-se um objeto de 5,0cm de altura, localizado a 12,0cm desse espelho, é correto afirmar que a imagem fornecida por esse espelho apresenta uma altura, em cm, igual a

A
1,7
B
1,9
C
2,1
D
2,3
E
2,5
327565fd-ba
UNEB 2017 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

O conhecimento e o entendimento das propriedades das ondas possibilita o estudo de frequências naturais de oscilação das construções de engenharia, sendo muito útil para a resolução de problemas futuros que surjam nessas construções.

Considerando-se que a velocidade das ondas transversais em uma corda esticada é igual a 180,0m/s e sendo o comprimento da corda igual a 4,0m, é correto afirmar que a frequência do segundo harmônico gerado nessa corda, em Hz, é igual a

A
30,0
B
35,0
C
40,0
D
45,0
E
50,0
3279b412-ba
UNEB 2017 - Física - Magnetismo Elementar, Magnetismo

As interações eletromagnéticas envolvem partículas que possuem uma propriedade denominada de carga elétrica, atributo tão fundamental quanto a massa. Dessa forma, os objetos eletricamente carregados são acelerados pelas forças elétricas.

Considerando-se a constante eletrostática no ar igual a 9.109 N.m2 /C2 e a permeabilidade magnética do vácuo igual a 12.10−7 T.m/A, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Na superfície de um condutor eletrizado e em equilíbrio eletrostático, o potencial é constante.

( ) O campo magnético criado pela Terra protege os seus habitantes das partículas de alta energia emitidas pelo Sol, atuando como escudo em relação a essas partículas carregadas pelo vento solar.

( ) Duas cargas elétricas, q1 e q2, respectivamente iguais a 2,0mC e 3,0mC, localizadas no vácuo e separadas por uma distância de 20,0cm, se repelem com uma força de intensidade igual a 1035,0kN.

( ) Se uma corrente elétrica de intensidade igual a 4,0A percorre um fio longo condutor, então, em um ponto localizado a 5,0cm do fio, a intensidade do vetor indução magnética é igual a 0,48G.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V F V F
B
V V F F
C
V F F V
D
F V V F
E
F V F V
3281dde2-ba
UNEB 2017 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Considerando-se a Tabela Periódica atualizada e as tendências entre as propriedades dos elementos químicos, é correto afirmar:


A nova Tabela Periódica, atualizada em março de 2017 pela IUPAC, contém os nomes e símbolos dos elementos químicos niônio113, moscóvio115, tennessínio117 e oganessônio118, em homenagem aos pesquisadores e descobridores japoneses, russos e americanos. Os novos elementos são transactinoides de existência efêmera, de frações de segundos e foram sintetizados nos aceleradores de partículas. Assim, completam o sétimo período da Tabela. A equipe de pesquisadores do niônio113, vai em busca do 119 e de suas propriedades, o primeiro elemento químico do oitavo período. As propriedades periódicas dos elementos químicos, organizados em grupos e períodos, estão relacionadas aos números atômicos e configurações eletrônicas. As tendências dessas propriedades são verificadas em um grupo ou de um grupo para o outro, ou entre elementos de um período.

A
Os átomos dos elementos químicos 113, 115, 117 e 118 apresentam números de camadas eletrônicas diferentes.
B
O elemento químico oganessônio possui configuração eletrônica, em ordem crescente de energia representada por [Rn]7s2 5f146d107p6 .
C
O ponto de ebulição do niônio é superior ao do elemento químico boro.
D
As propriedades metálicas no sétimo período se acentuam do moscóvio ao tennessínio.
E
As tendências das propriedades periódicas do elemento químico 119, de configuração eletrônica representada por [Og]7d1 , indicam que a densidade e o raio atômico são menores que os do lítio.
3285d3c5-ba
UNEB 2017 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

Levando-se em consideração a equação nuclear e as informações do texto, é correto concluir:


A nova Tabela Periódica, atualizada em março de 2017 pela IUPAC, contém os nomes e símbolos dos elementos químicos niônio113, moscóvio115, tennessínio117 e oganessônio118, em homenagem aos pesquisadores e descobridores japoneses, russos e americanos. Os novos elementos são transactinoides de existência efêmera, de frações de segundos e foram sintetizados nos aceleradores de partículas. Assim, completam o sétimo período da Tabela. A equipe de pesquisadores do niônio113, vai em busca do 119 e de suas propriedades, o primeiro elemento químico do oitavo período. As propriedades periódicas dos elementos químicos, organizados em grupos e períodos, estão relacionadas aos números atômicos e configurações eletrônicas. As tendências dessas propriedades são verificadas em um grupo ou de um grupo para o outro, ou entre elementos de um período.

A
No decaimento do niônio, são emitidas 6 partículas alfa, representadas por x na equação nuclear.
B
Ao emitir 3 partículas alfa, o niônio 278 decai até o dúbnio 262.
C
O elemento químico tennessínio é um halogênio gasoso, à temperatura ambiente.
D
O moscóvio apresenta maior primeira energia de ionização, dentre os elementos químicos do grupo 15.
E
O mendelévio 254 possui o mesmo número de nêutrons que o isótopo 258.