Questão 32a7cddf-ba
Prova:UNEB 2017
Disciplina:Biologia
Assunto:Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas



A febre amarela, que vive seu maior surto no Brasil desde os registros mais antigos do Ministério da Saúde, de 1980, tem se espalhado pelo país e causado uma corrida a postos de vacinação. Na ilustração, estão representados os ciclos de transmissão da forma silvestre e urbana da doença.


Com relação às variedades biológicas em destaque e com base nos conhecimentos a respeito da febre amarela, é correto afirmar:

A
No macaco, a ação do agente etiológico é inócua, não comprometendo a densidade desses animais no ecossistema em que se encontra.
B
A interação do Aedes aegypti com o ser humano é parasitária e prescinde de subterfúgios para que o inseto tenha sucesso em sua ação hematófaga.
C
A imunização passiva dessa doença é bastante eficaz e é feita a partir do vírus ativo aplicado no ser humano que vive, principalmente, em áreas de risco.
D
Os vetores dos agentes etiológicos das duas formas de febre amarela apresentam em comum, além da mesma classe, filo e reino, a ausência de sangue em sua circulação lacunar.
E
O uso de telas, mosqueteiros e repelentes são medidas que podem ser usadas para o tratamento da febre amarela, que pode ser letal, principalmente, para aqueles que residem em áreas de vegetação extensa.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo