Questão 329a16f2-ba
Prova:UNEB 2017
Disciplina:Química
Assunto:Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Polímeros - Plásticos e Borrachas

Uma análise dos Marcadores de Antropoceno permite corretamente concluir:


Os detritos da humanidade moderna são tão disseminados, que os tecnofósseis de negro de carbono, fuligem e de plástico vão permear rochas que estão se formando, atualmente. Evidências crescentes recolhidas por cientistas dão suporte à ideia de que a atividade humana empurrou o Planeta para uma nova época geológica, o Antropoceno. A época vai se provar distinta do Holoceno, iniciado quando as geleiras recuaram a 11.700, anos atrás, e o ano de 1950 pode ser o limiar lógico entre as duas. Marcadores do Antropoceno mostrados nos gráficos se espalharam pelo mundo todo, diz um estudioso de Pesquisa Geológica Britânica. O ser humano se tornou uma nova força geológica.

A
A quantidade de fuligem depositada na rocha e no gelo na década de 1960 é muito pequena quando comparada à de plástico na transição do Haloceno para o Antropoceno.
B
O plástico termofixo, de ligação cruzada, é decomposto sob ação das águas oceânicas e não se acumulam nos sedimentos que formam rochas.
C
Antes da revolução industrial, o ar atmosférico não apresentava negro de carbono disperso na atmosfera, suficiente para formar depósitos perceptivos sobre a superfície de rochas e de gelo no planeta.
D
O náilon, uma poliamida usada em redes de pesca, facilmente biodegradado nos oceanos porque forma interações dipolo-permanente — dipolo-permanente com a água.
E
A aceleração do uso de energia, da industrialização e do consumo das sociedades relacionadas às marcas produzidas pela humanidade, como sedimentos plásticos, fuligem, concreto e gases poluentes, não é o limite mais adequado para justificar o início do Antropoceno.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo