Questão 32913030-ba
Prova:UNEB 2017
Disciplina:Química
Assunto:Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Os aspectos de salinização do solo relacionados ao cultivo de plantas modificadas geneticamente, voltadas para alimentação da população mundial até os meados do século, permitem corretamente afirmar:



Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e do Instituto Central de Pesquisa do Sal e Química, em Gujarat, Índia, estão trabalhando com outros estudiosos da Universidade de Ben-Gurion do Negev, Israel, no cultivo de plantas modificadas geneticamente, MGs, como o arroz Oryza sativa, cevada e tomate em água de baixa qualidade, salobra a reciclada e até água marinha diluída — a concentração média de cloreto de sódio, NaCl, na água do mar é de 30gL−1 . O objetivo do estudo é desenvolver cultivares, MGs, com genes de holófitas a sobreviverem na presença de sal e alimentarem bilhões de pessoas até os meados do século. Quase 25% das áreas irrigadas do mundo sofrem com os solos salinizados arruinados devido à prática de irrigação inadequada. Cientistas estão tentando adicionar as proteínas transportadoras de ions Na+ (aq) e Cl (aq) nas antiportes das halófitas e plantas, como o arroz, que produz mais de 40% de grãos na presença da água marinha, com um décimo de concentração de sal.

A
O transporte de íons Na+ (aq) e Cl (aq) para o interior de bexigas, nas folhas de quinoa, em C, e a consequente saída de íons H3O+ (aq) promovem a diminuição da concentração hidrogeniônica seguida de redução de pH.
B
O arroz, Oryza sativa, produz 40% mais grãos que outras espécies porque permite a entrada de íons Na+ (aq) e Cl (aq), em concentração de sal 0,51molL−1 , dez vezes menor que a da água do mar.
C
Os íons Cl (aq) são transportados ao se fixarem em átomos de nitrogênio das ligações peptídicas no fragmento de proteína.
D
A salinização do solo ocorre por evaporação de água, principalmente de baixa qualidade, usada na irrigação inadequada.
E
O processo de cruzamento e de seleção de espécies requer menos tempo, quando comparado ao uso de modificações genéticas de plantas utilizadas na alimentação, como arroz, cevada e tomate.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo