Questõesde UFGD 2016

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Foram encontradas 49 questões
8b9f41c9-b0
UFGD 2016 - Matemática - Aritmética e Problemas, MMC e MDC

De quatro em quatro dias Caio tem um dia de folga e de seis em seis dias Davi tem um dia de folga. Se hoje ambos folgaram, daqui quantos dias ambos folgarão novamente?

A
Seis
B
Dezoito
C
Oito
D
Vinte e quatro
E
Doze
8b7ff6b2-b0
UFGD 2016 - Matemática - Aritmética e Problemas, Razão, Proporção e Números Proporcionais

Um fabricante de doces produzirá chocolates em dois formatos, cônicos retos e cilíndricos retos, de modo que, ambas as formas apresentem mesmo volume e bases circulares com mesma área. Qual a razão entre a altura h do chocolate cônico e a altura H do chocolate cilíndrico? 

A
h/H = 2
B
h/H = 3
C
h/H = 1/2
D
h/H = 1/3
E
h/H = 1
8b8d1e8d-b0
UFGD 2016 - Matemática - Seno, Cosseno e Tangente, Trigonometria, Geometria Plana, Triângulos

Considere um triângulo cujos lados medem 3a, 4a e 5a, de modo que a seja um número positivo qualquer. Determine o cosseno do menor ângulo interno deste triângulo.

A
0,8
B
0,7
C
0,6
D
0,4
E
0,2
8b87aa89-b0
UFGD 2016 - Matemática - Aritmética e Problemas, Regra de Três

Um vídeo cujo tempo original de gravação é de sessenta minutos leva quanto tempo de reprodução ao ser assistido em velocidade de 1,25 vezes a velocidade original?

A
1 hora e 25 minutos
B
1 hora e 15 minutos
C
48 minutos
D
45 minutos
E
40 minutos
8b94638c-b0
UFGD 2016 - Matemática - Álgebra, Problemas

Uma pensão comporta até 50 moradores e cobra mensalmente de cada morador R$200,00 mais R$5,00 por vaga desocupada. Qual a quantidade de moradores que fornece maior arrecadação à pensão?

A
50
B
45
C
35
D
20
E
15
8b8449f7-b0
UFGD 2016 - Matemática - Aritmética e Problemas, Porcentagem

Na eleição para representante discente de um dos cursos da UFGD, o candidato mais votado teve 250% do número de votos do candidato menos votado. Além disso, a diferença entre o número de votos do candidato mais votado e o número de votos do candidato menos votado foi de 39. Quantos votos o candidato mais votado teve?

A
46
B
57
C
65
D
71
E
83
8b720b8d-b0
UFGD 2016 - Inglês - Vocabulário | Vocabulary

Considere o trecho “[...] propels your ears, as well as your eyes, deep into the multicolored fantasy of Abreu’s second feature film[...]” e assinale a alternativa que apresenta sentido equivalente para a expressão destacada.

O texto a seguir se refere a questão.
Leia-o atentamente e escolha a alternativa que melhor expressa as ideias nele contidas.

An Exclusive Character Design Gallery from ‘Boy and the World,’ Opening Today in LA and NYC
By Cartoon Brew Connect | 12/11/2015 5:27 pm | 0
An extraordinary feature from award-winning Brazilian director, Alê Abreu, Boy and the World looks, thinks, and feels like no other animated film you’ll see this year.
An urgent critique of industrialization, urbanization, and consumption, Boy and the World is a morally complex fable set in a wonderland so imaginative and intricate that you’ll be tempted to pause at every frame. But Abreu’s kaleidoscopic visuals — a dizzying mix of hand-drawn animation and cut-out collage — are only one dimension of his film’s sensory experience. Its lush sonic landscape, ranging from Brazilian samba to hip hop, propels your ears, as well as your eyes, deep into the multicolored fantasy of Abreu’s second feature film.
Fonte: http://www.cartoonbrew.com/sponsored-by-gkids/exclusive-characterdesign-gallery-boy-world-opening-today-la-nyc-125792.html. Acesso em: 25/ set/ 2016 (adaptação).


Fonte: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/imagens/78/1449165035209_media.jpg. Acesso em 29 set. 2016. 
A
as much as
B
in addition to
C
so that
D
as long as
E
in that
8b7a9e4d-b0
UFGD 2016 - Matemática - Estatística

Minha nota final na disciplina de Matemática foi 6,25. Se tirei na primeira, segunda e quarta provas, respectivamente notas 6,5, 5,0 e 7,0, quanto tirei na terceira prova, se a nota final é dada pela média aritmética das notas das quatro provas?

A
5,0
B
5,5
C
6,0
D
6,5
E
7,0
8b767fe0-b0
UFGD 2016 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Unhappy Employees Outnumber Happy Ones By Two To One Worldwide
If you don’t like your job, you are not alone. According to a massive report released yesterday by Gallup, the Washington, D.C. - based polling organization, there are twice as many “actively disengaged” workers in the world as there are “engaged” workers who love their jobs.
Since the late 1990s, Gallup has been measuring international employee satisfaction through a survey it has been honing over the years. In total it has polled 25 million employees in 189 different countries. The latest version, released this week, gathered information from 230,000 full-time and part-time workers in 142 countries.
Overall, Gallup found that only 13% of workers feel engaged by their jobs. That means they feel a sense of passion for their work, a deep connection to their employement and they spend their days driving innovation and moving their company forward. The vast majority, some 63%, are “not engaged”, meaning they are unhappy but not drastically so. In short, they’re checked out. They sleepwalk through their days, putting little energy into their work.
A full 24% are what Gallup calls “actively disengaged”, meaning they pretty much hate their jobs. They act out and undermine what their coworkers accomplish.
Fonte: Forbes Magazine. Disponível em: http://www.forbes.com/sites/susanadams/2013/10/10/unhappy-employees-outnumber-happy-ones-by-two-to-oneworldwide/#60bdb6272f29. Acesso em: 28/set/ 2016 (adaptação).

O texto informa o leitor que:

A
na última pesquisa Gallup, o número de empregados ativamente desengajados é de 55.200 em relação ao total de empregados entrevistados.
B
a pesquisa Gallup revela que 86% dos entrevistados se sentem, de alguma forma, engajados em relação a seus empregos.
C
a pesquisa vem se aprimorando com o passar dos anos, pois não é fácil extrair uma amostra confiável em diferentes países com culturas distintas.
D
a pesquisa Gallup constatou que 25 milhões de trabalhadores se sentem envolvidos no trabalho, porém aponta que apenas 24% têm a sensação de paixão e de profunda ligação a suas carreiras.
E
29.900 trabalhadores sofrem de sonambulismo, fato que os impede de desenvolver habilidades motoras mais complexas durante o trabalho.
8b6413f4-b0
UFGD 2016 - Português - Interpretação de Textos, Redação - Reescritura de texto

A invenção do pau de selfie
O primeiro pau de selfie foi criado nos anos 1980 pelo japonês Hiroshi Ueda. Na época, ele trabalhava como engenheiro na fabricante de câmeras Minolta e tinha a fotografia como hobby. "Sempre que ia para o exterior, levava minha máquina e tirava um monte de fotos", diz ele. Quando estava na Europa, Ueda se deparou com um dilema: queria muito tirar fotos de si e de sua mulher, mas não confiava em dar o equipamento para qualquer pessoa que passasse na rua.
"Estava no museu do Louvre, em Paris, e pedi a uma criança para nos fotografar. Quando me afastei, ela saiu correndo com a câmera", relembra. Era um problema comum que precisava ser solucionado, e Ueda tinha o perfil certo para a tarefa.
Ele criou um "extensor" ─ uma vara que podia ser alongada e na qual podia ser acoplada uma câmera nova e menor do que as existentes até então. Ele acrescentou um espelho na frente da câmera para que o fotógrafo pudesse ver o que estava clicando.
O conceito enfrentou certa resistência. O departamento de testes da Minolta chegou à conclusão que mulheres tinham vergonha de fotografar a si mesmas. "A ideia do autorretrato era algo muito novo naquela época", diz Ueda.
O extensor foi patenteado em 1983, mas, para a decepção de Ueda, não foi um sucesso de vendas: "A qualidade da foto não era muito boa". Ele não perdeu a fé em sua invenção. "Uso o tempo todo. Mesmo há 30 anos, quando o produto parou de ser vendido, eu sempre levei uma câmera de bolso e um extensor comigo", ele diz. "Era como uma continuação do meu braço."
A patente de Ueda expirou em 2003, ao menos uma década antes da recente explosão de popularidade do pau de selfie.
Adaptado de Venema, Vibeke. A invenção (e a reinvenção) do 'pau de selfie'. BBC Brasil, 2015.

O trecho: “Ele criou um "extensor" ─ uma vara que podia ser alongada e na qual podia ser acoplada uma câmera nova e menor do que as existentes até então. Ele acrescentou um espelho na frente da câmera para que o fotógrafo pudesse ver o que estava clicando.” pode ser parafraseado da seguinte forma.

A
O inventor concebeu uma haste extensível na qual era possível encaixar uma câmera relativamente menor que as fabricadas na época. Um espelho frontal foi incluído, o que permitia ao fotógrafo visualizar seu tema enquanto fotografava.
B
Ueda criou um braço flexível em forma de vara que incluia uma câmera espelhada que permitia ao fotógrafo ver e tirar uma foto de si mesmo sem se preocupar em pedir ajuda a ninguém
C
Ao criar um bastão extêncil, Ueda previu uma espécie de tripé com uma câmera em miniatura na ponta, a qual, por sua vez, era acionada por meio de um reflexo que produzia a imagem do fotógrafo ao lado daquilo que pretendia registrar, tudo isso ao alcance de um clique.
D
O estertor de Ueda era uma pau intercambiável em que se acoplava uma máquina fotográfica de última geração, menor que as demais, capaz de reproduzir a imagem do fotógrafo utilizando um espelho.
E
Ao clicar em um botão na extremidade inferior da vara inventada por ele, Ueda podia produzir uma foto de si mesmo. O fenômeno se dava por intermédio de um aparelho fotográfico fixado no lado oposto do mecanismo. Para se assegurar da qualidade da foto, o autor recorria a um aparato reflexivo colocado em sua frente pelo inventor.
8b6896ec-b0
UFGD 2016 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Sobre o texto é correto afirmar que se trata de

O texto a seguir se refere a questão.
Leia-o atentamente e escolha a alternativa que melhor expressa as ideias nele contidas.

An Exclusive Character Design Gallery from ‘Boy and the World,’ Opening Today in LA and NYC
By Cartoon Brew Connect | 12/11/2015 5:27 pm | 0
An extraordinary feature from award-winning Brazilian director, Alê Abreu, Boy and the World looks, thinks, and feels like no other animated film you’ll see this year.
An urgent critique of industrialization, urbanization, and consumption, Boy and the World is a morally complex fable set in a wonderland so imaginative and intricate that you’ll be tempted to pause at every frame. But Abreu’s kaleidoscopic visuals — a dizzying mix of hand-drawn animation and cut-out collage — are only one dimension of his film’s sensory experience. Its lush sonic landscape, ranging from Brazilian samba to hip hop, propels your ears, as well as your eyes, deep into the multicolored fantasy of Abreu’s second feature film.
Fonte: http://www.cartoonbrew.com/sponsored-by-gkids/exclusive-characterdesign-gallery-boy-world-opening-today-la-nyc-125792.html. Acesso em: 25/ set/ 2016 (adaptação).


Fonte: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/imagens/78/1449165035209_media.jpg. Acesso em 29 set. 2016. 
A
um texto crítico, publicado no jornal americano The New York Times, a respeito do processo desenfreado de industrialização, urbanização e consumo que vem ocorrendo no Brasil desde 2015.
B
um editorial publicado no jornal USA Today sobre alguns gêneros musicais brasileiros, que vão do samba ao hip-hop.
C
uma reportagem no site Cartoon Brew sobre uma animação de um diretor brasileiro.
D
um artigo opinativo publicado no jornal americano LA, cujo principal objetivo é divulgar o filme de Alê Abreu, ganhador do Oscar de melhor animação.
E
uma resenha informativa sobre a fábula O Menino e o Mundo, ganhadora do Oscar de melhor animação adaptada.
8b6c1c6f-b0
UFGD 2016 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

O excerto “- a dizzying mix of hand-drawn animation and cut-out collage -” pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:

O texto a seguir se refere a questão.
Leia-o atentamente e escolha a alternativa que melhor expressa as ideias nele contidas.

An Exclusive Character Design Gallery from ‘Boy and the World,’ Opening Today in LA and NYC
By Cartoon Brew Connect | 12/11/2015 5:27 pm | 0
An extraordinary feature from award-winning Brazilian director, Alê Abreu, Boy and the World looks, thinks, and feels like no other animated film you’ll see this year.
An urgent critique of industrialization, urbanization, and consumption, Boy and the World is a morally complex fable set in a wonderland so imaginative and intricate that you’ll be tempted to pause at every frame. But Abreu’s kaleidoscopic visuals — a dizzying mix of hand-drawn animation and cut-out collage — are only one dimension of his film’s sensory experience. Its lush sonic landscape, ranging from Brazilian samba to hip hop, propels your ears, as well as your eyes, deep into the multicolored fantasy of Abreu’s second feature film.
Fonte: http://www.cartoonbrew.com/sponsored-by-gkids/exclusive-characterdesign-gallery-boy-world-opening-today-la-nyc-125792.html. Acesso em: 25/ set/ 2016 (adaptação).


Fonte: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/imagens/78/1449165035209_media.jpg. Acesso em 29 set. 2016. 
A
- which is a confusing mixture of handmade animation and chopped-out photomontage -
B
- that is a clear element of manufactured cartoons and designed DIY -
C
- who is a soothing mix of handcrafted animation and glued collage -
D
- a clear balance of a painted fable composition and scissored DIY -
E
- which are a vertiginous mix of handmade animation and clipped-out collage -
8b5e42d7-b0
UFGD 2016 - Educação Física - Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais

Recentemente, o Brasil sediou as Olimpíadas e Paralimpíadas no Rio de Janeiro contemplando diversos esportes coletivos e individuais que apresentam características próprias de disputa.
Em relação aos esportes disputados nestes eventos analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I) O Goalball praticado na Rio 2016, é um esporte coletivo disputado entre duas equipes com 3 atletas titulares que possuem deficiência visual. A quadra de jogo possui dimensões semelhantes à de Voleibol, onde o objetivo é lançar uma bola que possui um peso de aproximadamente de 1 kg com as mãos até a baliza adversária.
II) No Handebol assim como no Handbeach praticado na Rio 2016, o jogador de posse da bola poderá segurá-la por até três segundos, dar três passos, driblar, passar a algum companheiro de equipe ou arremessar ao gol adversário.
III) Na Ginástica Rítmica as apresentações que ocorreram na Rio 2016 foram no solo e com aparelhos. A disciplina tem cinco aparelhos (corda, bola, arco, fita e maças), mas nesta edição dos Jogos Olímpicos conforme rodízio definido, a corda não foi utilizada no feminino, bem como a fita no masculino.

A
Apenas a opção I está correta.
B
Apenas a opção II está correta.
C
Apenas a opção III está correta.
D
Todas as opções estão corretas.
E
Nenhuma das opções está correta.
8b4aeb43-b0
UFGD 2016 - Português - Morfologia

Assinale a alternativa na qual as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes:

Texto para a questão.

Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...

Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!

No entanto o capitão manda a manobra
E após fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
“Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!”

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Qual num sonho dantesco as sombras voam!
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...
ALVES, Castro. Navio Negreiro. Editora Virtual Books Online M&M Editores
Ltda: 2000. (Canto IV)
A
voam / ressoam.
B
enlouquece / embrutece.

C
açoite / noite.
D
manobra / desdobra.

E
espirais / Satanás.
8b513a4f-b0
UFGD 2016 - Português - Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação, Morfologia

Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas por derivação sufixal:

Texto para a questão.

Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...

Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!

No entanto o capitão manda a manobra
E após fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
“Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!”

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Qual num sonho dantesco as sombras voam!
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...
ALVES, Castro. Navio Negreiro. Editora Virtual Books Online M&M Editores
Ltda: 2000. (Canto IV)
A
dantesco, embrutecer, enlouquecer.
B
dantesco, nevoeiro, marinheiro.
C
embrutecer, enlouquecer, avermelhar.
D
desdobrar, ressoar, delirar.
E
fantástico, irônico, enlouquecer.
8b57544c-b0
UFGD 2016 - Literatura - Barroco, Escolas Literárias

Com base na obra Narciso de Caravaggio (1571-1610) e em sua releitura sem título, reproduzidas abaixo, é correto afirmar:


A
A primeira pertence ao período barroco italiano e alude a um mito da antiguidade clássica sobre a criação do homem à imagem e semelhança das águas.
B
Tanto a primeira quanto a segunda fazem referência ao abuso de equipamentos tecnológicos na sociedade contemporânea.
C
A segunda pode ser considerada uma paródia da primeira e sugere uma leitura atual do individualismo e do amor à autoimagem.
D
A primeira é uma obra de arte renascentista e apresenta uma crítica ao sistema de tratamento de água na Idade Média.
E
A primeira serviu de modelo à segunda, porém, a ideia do reflexo não foi preservada na imitação.
8b46b895-b0
UFGD 2016 - Português - Interjeições, Termos essenciais da oração: Sujeito e Predicado, Sintaxe, Morfologia

Considere as seguintes afirmações:

I – O sujeito de “rega” (terceiro verso da segunda estrofe) é “o sangue das mães”.
II – A palavra “ais” (quinto verso da última estrofe) é uma interjeição empregada em função de substantivo.
III – As formas verbais “Vibrai” e “Fazei” (quinto e sexto versos da penúltima estrofe) são formas da segunda pessoa do singular do imperativo.
IV – O sujeito de “Diz” (quarto verso da penúltima estrofe) é “o mar”.

Texto para a questão.

Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...

Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!

No entanto o capitão manda a manobra
E após fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
“Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!”

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Qual num sonho dantesco as sombras voam!
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...
ALVES, Castro. Navio Negreiro. Editora Virtual Books Online M&M Editores
Ltda: 2000. (Canto IV)
A
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
C
Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
D
Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
8b42fc34-b0
UFGD 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Ao chegar pediu o coronel que lhe dessem água do Apa e, ou porque lhe vissem à mente vagas reminiscências históricas, a propósito de caudais célebres, ou porque, após tanto abalo de espírito, experimentasse como que uma agitação febril, disse sorrindo: “Notemos a que hora provamos a água deste rio.” Puxou o relógio, bebeu e acrescentou a gracejar: “Desejo que este incidente seja consignado na história desta expedição, se algum dia a escreverem.” Pareceu empenhado que se lhe fizesse uma promessa em tal sentido. Foi o autor desta narrativa quem, em nome de todos, a tanto se comprometeu, e hoje o cumpre com religiosa exação porque a morte, de que estava o nosso chefe tão próximo, sabe, pela própria natureza enigmática, tudo enobrecer, tudo absolver e consagrar. É neste ponto o Apa correntoso; mas as grandes lajes que lhe calçam o leito como que convidam a entrar em suas belas águas. Foi o que fizeram muitos soldados; passaram vários para a outra margem a dizer que iam conquistar o Paraguai (TAUNAY, 2006, p. 74-75).

Em relação ao trecho transcrito de Taunay, considerem-se as seguintes afirmações:
I – O coronel morreria pouco tempo depois do fato narrado no trecho.
II – Taunay se comprometeu perante o coronel a narrar esse incidente posteriormente.
III – O coronel se encontrava num ponto do rio em que a sua correnteza é caudalosa.

A
Apenas as afirmações I e II estão corretas
B
Apenas as afirmações II e III estão corretas
C
Apenas as afirmações I e III estão corretas
D
Todas as afirmações estão corretas.
E
Nenhuma afirmação está correta.
8b35acba-b0
UFGD 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa incorreta quanto à interpretação do texto acima:

Texto para a questão.

O Repertório e o Mercado 

O repertório de obras de arte atualmente servido ao público está deteriorado. Grande é o número de artistas que finge ignorar este fato: esta ignorância, verdadeira ou fingida, é crime. Em teatro, são criminosos os elencos cuja preocupação principal consiste em quitandeiramente ganhar alguns cobres servindo aos apetites mais rasteiros das plateias tranquilas; são criminosos todos aqueles que servilmente ficam atentos à última moda parisiense, ao último lançamento londrino, isto é, aqueles que renunciam à sua cidadania artística brasileira e se transformam em repetidores da arte alheia; são criminosos aqueles que apresentam sempre e apenas visões róseas do mundo através de universos feéricos das peças de boulevard, ou do psicologismo anglo-saxônico que tende a reduzir os mais graves problemas sociais e políticos a desajustes neuróticos de uns poucos cidadãos. 
São criminosos os fabricantes irresponsáveis de comedietas idiotas que, segundo a publicidade, “até parecem italianas." Estes são criminosos e não são artistas porque arte é sempre a manifestação sensorial da verdade e não estará dizendo a verdade o artista que constantemente ignore a guerra de genocídio do Vietnã, que ignore o lento assassinato pela fome de milhões de brasileiros no Norte, no Sul, no Centro, no Nordeste e no Centro-Oeste—estas são verdades nacionais e humanas que nenhuma mensagem presidencial, por mais esperta que seja, fará esquecer. Por que são tantos os grupos teatrais que se dedicam ao teatro apodrecido, ao teatro da mentira, corruptor? Tirante os pulhas por convicção, existem também os pulhas por comodismo. Os primeiros acreditam na conquista do mercado ainda que para isso seja necessário produzir "sob medida" para o rápido consumo. (...) O mercado é o demiurgo da arte—este lugar comum já foi destruído (...) entre o artista e o consumidor, numa sociedade capitalista, insere-se o mediador-capital, o mediado-patrocinador. O dinheiro, este sim, é o verdadeiro demiurgo do gosto artístico posto em prática.
O mercado consumidor de teatro é, em última análise, o fator determinante do conteúdo e da forma da obra de arte, da arte-mercadoria. E esse mercado, nos principais centros urbanos do país, é formado pela alta classe média, e daí para cima. O povo e a sua temática estão aprioristicamente excluídos. Este fato grave tem deformado a perspectiva criadora da maioria dos nossos artistas, que se atrelam aos desejos mais imediatos de "corte burguesa," da qual se tornam servis palhaços, praticando um teatro de classe, isto é, um teatro da classe proprietária, da classe opressora. A consequência lógica é uma arte de opressão.

Adaptado de BOAL, Augusto. “Que Pensa Você da Arte de Esquerda?”. Latin American Theatre Review. Primavera de 1970, p. 46-47.
A
O autor elabora um juízo de valor a respeito do teatro de sua época, atribuindo a razão de certa decadência estética à submissão dos grupos ao mercado.
B
O autor denuncia um determinado comportamento de alguns artistas e produtores de arte, os quais considera acomodados ou coniventes com um sistema elitista.
C
O mercado , segundo o autor, e o dinheiro em última análise, são os responsáveis por aquilo que é apresentado nos palcos, o que termina por moldar o gosto do público.
D
Para o autor, os crimes cometidos pelos artistas, no âmbito das companhias teatrais, devem ser punidos de forma exemplar para que não ocorram mais episódios de opressão, censura ou corrupção em todas as regiões do país. 
E
A tese defendida pelo autor é a de que a liberdade de criação em um sistema gerido por interesses burgueses é bastante limitada, oprimida.
8b3a0c63-b0
UFGD 2016 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

No trecho “Em teatro, são criminosos os elencos cuja preocupação principal consiste em quitandeiramente ganhar alguns cobres servindo aos apetites mais rasteiros das plateias tranquilas (...)” o termo “quitandeiramente” se refere a:

Texto para a questão.

O Repertório e o Mercado 

O repertório de obras de arte atualmente servido ao público está deteriorado. Grande é o número de artistas que finge ignorar este fato: esta ignorância, verdadeira ou fingida, é crime. Em teatro, são criminosos os elencos cuja preocupação principal consiste em quitandeiramente ganhar alguns cobres servindo aos apetites mais rasteiros das plateias tranquilas; são criminosos todos aqueles que servilmente ficam atentos à última moda parisiense, ao último lançamento londrino, isto é, aqueles que renunciam à sua cidadania artística brasileira e se transformam em repetidores da arte alheia; são criminosos aqueles que apresentam sempre e apenas visões róseas do mundo através de universos feéricos das peças de boulevard, ou do psicologismo anglo-saxônico que tende a reduzir os mais graves problemas sociais e políticos a desajustes neuróticos de uns poucos cidadãos. 
São criminosos os fabricantes irresponsáveis de comedietas idiotas que, segundo a publicidade, “até parecem italianas." Estes são criminosos e não são artistas porque arte é sempre a manifestação sensorial da verdade e não estará dizendo a verdade o artista que constantemente ignore a guerra de genocídio do Vietnã, que ignore o lento assassinato pela fome de milhões de brasileiros no Norte, no Sul, no Centro, no Nordeste e no Centro-Oeste—estas são verdades nacionais e humanas que nenhuma mensagem presidencial, por mais esperta que seja, fará esquecer. Por que são tantos os grupos teatrais que se dedicam ao teatro apodrecido, ao teatro da mentira, corruptor? Tirante os pulhas por convicção, existem também os pulhas por comodismo. Os primeiros acreditam na conquista do mercado ainda que para isso seja necessário produzir "sob medida" para o rápido consumo. (...) O mercado é o demiurgo da arte—este lugar comum já foi destruído (...) entre o artista e o consumidor, numa sociedade capitalista, insere-se o mediador-capital, o mediado-patrocinador. O dinheiro, este sim, é o verdadeiro demiurgo do gosto artístico posto em prática.
O mercado consumidor de teatro é, em última análise, o fator determinante do conteúdo e da forma da obra de arte, da arte-mercadoria. E esse mercado, nos principais centros urbanos do país, é formado pela alta classe média, e daí para cima. O povo e a sua temática estão aprioristicamente excluídos. Este fato grave tem deformado a perspectiva criadora da maioria dos nossos artistas, que se atrelam aos desejos mais imediatos de "corte burguesa," da qual se tornam servis palhaços, praticando um teatro de classe, isto é, um teatro da classe proprietária, da classe opressora. A consequência lógica é uma arte de opressão.

Adaptado de BOAL, Augusto. “Que Pensa Você da Arte de Esquerda?”. Latin American Theatre Review. Primavera de 1970, p. 46-47.
A
Um estilo de vida preocupado com o consumo de alimentos orgânicos.
B
Um modo de agir de forma oportunista.
C
Um tempo em que os artistas sofriam menos com a censura de suas obras.
D
Uma nacionalidade específica.
E
Um delito caracterizado pelo código penal vigente na época.