Questõesde UEG 2016

1
1
Foram encontradas 48 questões
bbba68e0-f7
UEG 2016 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

Observe a figura a seguir.



Fonte: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.prp?pag=cap_3_geoprocessamento_e_mapas>. Acesso em: 17 ago. 2016.


Os tipos de projeções cartográficas representados na figura são, respectivamente:

A
cilíndrica, azimutal e cônica
B
azimutal, cilíndrica e cônica
C
cônica, azimutal e cilíndrica
D
azimutal, cônica e cilíndrica
E
cilíndrica, cônica e azimutal
bbce07c9-f7
UEG 2016 - Sociologia

O poder político é um dos temas fundamentais da filosofia e da sociologia. Na história do pensamento social, tanto filosófico quanto sociológico, diversas concepções de poder foram produzidas. A esse respeito, nota-se que

A
Aristóteles foi o primeiro pensador que elaborou uma sociologia do poder, ao analisar as mudanças das formas de governo e a necessidade da monarquia.
B
Durkheim elaborou uma teoria detalhada e desenvolvida sobre as formas do poder e sua evolução histórica numa perspectiva filosófica, sendo o fundador da filosofia política.
C
Marx realizou a crítica da política e demonstrou que o poder é uma criação ideológica da burguesia e que por isso era necessário uma ampla revolução cultural para sua superação.
D
Rousseau produziu uma teoria completa do poder político, concebido como produto da natureza humana e aperfeiçoado pelo desenvolvimento da civilização na Europa.
E
Weber elaborou uma abordagem sociológica do poder a partir dos três tipos de dominação legítima, que seriam a dominação carismática, tradicional e burocrática.
bbcb278f-f7
UEG 2016 - Filosofia

O fenômeno da ideologia é um dos temas fundamentais tanto da reflexão filosófica quanto da sociológica. A esse respeito, verifica-se que

A
Weber e outros sociólogos alemães consideram que a ideologia é um fenômeno cultural derivado da evolução cognitiva do ser humano e por isso seria objeto de estudo da psicologia, da neurologia e da filosofia, e não da sociologia.
B
os filósofos contemporâneos consideram que a ideologia é melhor compreendida a partir da definição fornecida por Destutt de Tracy, segundo a qual ela é a “ciência das ideias” e por isso é objeto de estudo exclusivo da filosofia.
C
Mannheim entendia que a ideologia é um produto social gerado pelas classes sociais, sendo que a ideologia, no sentido mais estrito, seria produção da classe dominante, ao passo que as classes dominadas produziriam utopias.
D
Marx compreendia que a ideologia é um sistema de pensamento ilusório e que é um fenômeno que “não tem história”, sendo natural e universal, o que gerava a necessidade de substituição da ideologia burguesa pela ideologia proletária.
E
Hegel produziu a abordagem filosófica mais desenvolvida de ideologia e a compreendia como sendo o estágio mais desenvolvido do pensamento humano, superando outras formas de pensamento, como o mito, a religião, a filosofia e a ciência.
bbc17550-f7
UEG 2016 - Geografia - Astronomia

Durante a trajetória da Terra em torno do Sol, só há duas ocasiões em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pela energia solar.

Esse período do ano é conhecido como

A
equinócio
B
solstício
C
afélio
D
periélio
E
veranico
bbb6ae5e-f7
UEG 2016 - Sociologia

Leia o texto a seguir.

Árabes, Turcos, Mongóis, que sucessivamente invadiram a Índia, cedo ficaram indianizados, uma vez que, segundo uma lei eterna da história, os conquistadores bárbaros são eles próprios conquistados pela superior civilização dos seus súditos. Os Britânicos foram os primeiros conquistadores superiores e, por conseguinte, inacessíveis à civilização hindu. Destruíram-na, rebentando com as comunidades nativas, arrancando pela raiz a indústria nativa e nivelando tudo o que era grande e elevado na sociedade nativa.

Karl Marx. In. PRAXEDES, Walter. Eurocentrismo e racismo nos clássicos da filosofia e das ciências sociais. Revista Espaço Acadêmico. n. 83. Abril de 2008. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/083/83praxedes.html>. Acesso em: 02 set. 2016.

O autor do texto citado foi Karl Marx (1818-1883), um dos mais destacados intelectuais da segunda metade do século XIX. Como documento histórico de uma época, o texto revela que

A
o marxismo foi uma teoria que, apesar dos seus apelos socialistas, foi criada para defender os interesses colonialistas dos países capitalistas europeus.
B
o hinduísmo é uma religião sofisticada e “elevada”, que garantiu a manutenção da identidade cultural hindu frente a todos os conquistadores.
C
a universal “lei eterna da história”, apregoada pelo autor, retrata coerentemente a conquista de Roma pelos bárbaros e a invasão britânica na Índia.
D
a concepção eurocêntrica do autor, um homem de seu tempo, levou-o a ressaltar a superioridade cultural britânica frente à civilização hindu.
E
a dominação capitalista britânica não teve condições efetivas de desenvolver-se na Índia, em virtude da debilidade de sua indústria nativa.
bbc4bf8d-f7
UEG 2016 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

A modernização da agricultura brasileira, que no início do século XXI está presente em quase todas as regiões do país, ainda é tratada na literatura como sendo de cunho “conservadora”, uma vez que essa modernização

A
reduziu o crescimento desordenado das cidades.
B
restringiu a capacidade produtiva do campo.
C
limitou a quantidade de áreas destinadas ao desmatamento.
D
distribuiu alimentos à população de baixa renda.
E
manteve inalterada a estrutura fundiária do campo.
bbbe0dc9-f7
UEG 2016 - Geografia - Geografia Econômica

Observe a figura a seguir.



Fonte: <https://commons.wkimedia.org/wiki/File:Map_of_NAFTA.png>. Acesso em: 17 ago. 2016.


A região em destaque no mapa representa os países membros do seguinte megabloco econômico:

A
CEE
B
ALCA
C
APEC
D
NAFTA
E
MERCOSUL
bbc84a16-f7
UEG 2016 - Filosofia

O ser humano é explicado por diversas abordagens sociológicas e filosóficas que propõem diferentes concepções de natureza humana, chegando mesmo a negá-la.

Em relação a tais concepções, tem-se o seguinte:

A
Marx compreendia a natureza humana a partir das necessidades humanas, especialmente o desenvolvimento de sua sociabilidade, e que, com o surgimento das classes sociais e da alienação, essa natureza seria negada.
B
a sociologia recusa totalmente a ideia de natureza humana, pois essa natureza seria metafísica, já que o ser humano é um produto social e histórico e o indivíduo nasce como uma folha em branco, na qual a cultura escreve seu texto.
C
Durkheim concebia a existência de uma dupla natureza humana, sendo que uma natureza humana seria caracterizada pela violência e a outra pela razão, cabendo à socialização o papel de superar ambas pela solidariedade.
D
para Kant e Hegel, a natureza humana era uma criação ideológica do iluminismo, que deveria ser superada por uma filosofia racionalista que reconhecesse que o ser humano é um projeto gestado pela razão.
E
Nietzsche considerava que a essência do ser humano é a racionalidade, e cuja existência é comprovada pelo fato de que somente os seres pensantes possuem certeza de sua existência a partir do próprio ato de pensar.
bb36e4a6-f7
UEG 2016 - Português - Interpretação de Textos, Tipologia Textual

Considerando-se suas características retóricas, o texto de Sírio Possenti realiza predominantemente a seguinte tipologia textual:

Leia o texto a seguir para responder à questão.




A
narração
B
descrição
C
argumentação
D
exposição
E
injunção
bb4b9dac-f7
UEG 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia o fragmento e observe a imagem para responder à questão.

Meus brinquedos...
Coquilhos de palmeira.
Bonecas de pano.
Caquinhos de louça.
Cavalinhos de forquilha.
Viagens infindáveis...
Meu mundo imaginário
mesclado à realidade.

E a casa me cortava: “menina inzoneira!”
Companhia indesejável – sempre pronta
a sair com minhas irmãs,
era de ver as arrelias
e as tramas que faziam para saírem juntas
e me deixarem sozinha,
sempre em casa.

CORALINA, Cora. Minha Infância. In: Melhores poemas de Cora Coralina. 3. ed. São Paulo: Global, 2008. p. 97.


O fragmento poético e a imagem entabulam diálogo ao retratarem episódios da infância,

A
transcorrida em brincadeira coletiva no fragmento e em brincadeira individual na imagem.
B
que se afigura como um período infeliz e irrealizado tanto no fragmento quanto na imagem.
C
que se mostra problematizada de modo realista no fragmento e feliz e idealizada na imagem.
D
que se afigura como uma etapa plena de realizações tanto no fragmento quanto na imagem.
E
transcorrida em brincadeiras solitárias e enfadonhas tanto no fragmento quanto na imagem.
bb3417bd-f7
UEG 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O autor defende no texto a seguinte tese:

Leia o texto a seguir para responder à questão.




A
a norma gramatical, para ser coerente, deve ser baseada no padrão de uso de uma língua.
B
a língua é variável e multiforme, razão pela qual as pessoas podem usá-la como quiserem.
C
as normas de bom uso da língua garantem a quem fala e/ou escreve sucesso comunicativo.
D
as formas linguísticas consideradas corretas são aquelas usadas na língua escrita formal.
E
o padrão de uso de uma língua deve ser cuidadosamente preservado pelos gramáticos.
bb4f33a1-f7
UEG 2016 - Literatura - Naturalismo, Escolas Literárias

A produção artística no Paleolítico se caracteriza pelo

A
uso de pedras polidas, a partir da descoberta de que, mediante o atrito, as pedras poderiam ser polidas e utilizadas no processo de confecção artística.
B
naturalismo, pois as imagens da época são naturalistas, ou seja, representam os seres conforme a visão que os homens da época tinham da natureza.
C
uso dos metais, o que foi possibilitado a partir do domínio do fogo, com o qual os homens derretiam o metal para, depois, trabalharem-no artisticamente.
D
naturalismo, uma vez que as imagens do período estavam intimamente ligadas à religião, servindo de veículo para propagação de crenças religiosas.
E
uso de pedras preciosas e de metais nobres, o que propiciou a criação de artefatos imponentes e valiosos, tanto do ponto de vista artístico quanto material.
bb5211ef-f7
UEG 2016 - Matemática - Álgebra, Problemas

Um artesão fabrica certo tipo de peças a um custo de R$ 10,00 cada e as vende no mercado de artesanato com preço variável que depende da negociação com o freguês. Num certo dia, ele vendeu 2 peças por R$ 25,00 cada, 4 peças por R$ 22,50 cada e mais 4 peças por R$ 20,00 cada. O lucro médio do artesão nesse dia foi de

A
R$ 22,50
B
R$ 22,00
C
R$ 19,20
D
R$ 12,50
E
R$ 12,00
bb551b31-f7
UEG 2016 - Matemática - Probabilidade

Um nadador vai disputar duas provas nas Olimpíadas, primeiro os 100 metros borboleta e depois os 100 metros nado livre. A probabilidade de ele vencer a prova dos 100 metros borboleta é de 70%, ao passo que a de ele vencer ambas é de 60%. Se ele vencer a prova dos 100 metros borboleta, a probabilidade de ele vencer a prova dos 100 metros nado livre é de aproximadamente

A
0,42
B
0,86
C
0,50
D
0,70
E
0,60
bb2ac026-f7
UEG 2016 - Inglês - Tempos Verbais | Verb Tenses, Vocabulário | Vocabulary, Verbos modais | Modal verbs, Substantivos: definição e tipos | Nouns: definition and types, Substantivos contáveis e incontáveis | Countable and uncountable, Voz Ativa e Passiva | Passive and Active Voice

Analisando-se os aspectos estruturais do texto, verifica-se que

Leia o texto a seguir para responder à questão.


The Internet of Things


   The “Internet of Things” (IoT) is becoming an increasingly growing topic of conversation both in the workplace and outside of it. It’s a concept that not only has the potential to impact how we live but also how we work. But what exactly is the “Internet of Things” and what impact is it going to have on you, if any? There are a lot of complexities around the “Internet of Things” but we want to stick to the basics. Lots of technical and policyrelated conversations are being had but many people are still just trying to grasp the foundation of what the heck these conversations are about.

  Let’s start with understanding a few things. 

  Broadband Internet is becoming more widely available, the cost of connecting is decreasing, more devices are being created with Wi-Fi capabilities and sensors built into them, technology costs are going down, and smartphone penetration is sky-rocketing. All of these things are creating a “perfect storm” for the IoT.

  So What Is The Internet of Things?  

Simply put, this is the concept of basically connecting any device with an on and off switch to the Internet (and/or to each other). This includes everything from cellphones, coffee makers, washing machines, headphones, lamps, wearable devices and almost anything else you can think of.

  So what now?

  The new rule for the future is going to be, “Anything that can be connected, will be connected.”







A
a sentença more devices are being created encontra-se na voz passiva. Na voz ativa seria “They create many more devices”.
B
a sentença technology costs are going down, na forma negativa, seria “technology costs be not going down”.
C
na sentença Let’s start with understanding a few things, o termo “Let´s” é composto pela contração dos vocábulos “Let” e “is”.
D
na sentença Anything that can be connected, o modal “can” apresenta a ideia de possibilidade de ocorrência.
E
na sentença many people are still just trying, o termo “many” pode ser substituído pelo vocábulo “much”, sem alteração de sentido.
bb45029e-f7
UEG 2016 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem

Verificam-se, no fragmento e na pintura, respectivamente, as seguintes figuras:

Leia o fragmento e observe a imagem para responder à questão.

         A mulher era uma pena na cidade grande. E a cidade grande se lhe exibia como uma prostituta na vitrine.
        E se insinuava, sorrateira, entre um e outro setor. Vista num relance, seu conjunto urbano parecia se erigir em meio aos interstícios de sonhos diacrônicos, que, unidos, formavam um mosaico por meio de cujo vislumbre o presente e o passado conviviam na forma arquitetônica de seus prédios. Era antiga e nova ao mesmo tempo. Essa cidade grande se chamava Trude e era fruto de um desejo e de uma realidade.
       [...] Então Heloíse Dena passou a sentir muito medo. Não da cidade em si, nem dos perigos e dos riscos multiplicados pela configuração da urbe imensa. Seu medo era de algo mais profundo, menos aparente. No fundo, receava não conseguir viver o contexto de uma busca e de um encontro em meio a tantos e tão altos prédios. Por essa época, só se sentia realmente à vontade dentro de seu carro, quando estava com os vidros fechados e as portas trancadas.

FREITAS, Ewerton. As metades invisíveis. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 130.


AMARAL, Tarsila do. Operários (1933). Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1063/tem-muitas-historias-do-brasil-nas-telas-de-tarsila-do-amaral>. Acesso em: 22 ago. 2016.
A
catacrese e paradoxo.
B
hipérbole e catacrese.
C
metonímia e hipérbole.
D
paradoxo e prosopopeia.
E
prosopopeia e metonímia.
bb65c040-f7
UEG 2016 - Matemática - Funções, Função de 2º Grau

Sabendo-se que o gráfico da função y = f(x) é




o gráfico que melhor representa a função y = 3f(x-3) é

A

B

C

D

E

bb4161a0-f7
UEG 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A seguinte relação pode ser estabelecida entre o fragmento e a pintura:

Leia o fragmento e observe a imagem para responder à questão.

         A mulher era uma pena na cidade grande. E a cidade grande se lhe exibia como uma prostituta na vitrine.
        E se insinuava, sorrateira, entre um e outro setor. Vista num relance, seu conjunto urbano parecia se erigir em meio aos interstícios de sonhos diacrônicos, que, unidos, formavam um mosaico por meio de cujo vislumbre o presente e o passado conviviam na forma arquitetônica de seus prédios. Era antiga e nova ao mesmo tempo. Essa cidade grande se chamava Trude e era fruto de um desejo e de uma realidade.
       [...] Então Heloíse Dena passou a sentir muito medo. Não da cidade em si, nem dos perigos e dos riscos multiplicados pela configuração da urbe imensa. Seu medo era de algo mais profundo, menos aparente. No fundo, receava não conseguir viver o contexto de uma busca e de um encontro em meio a tantos e tão altos prédios. Por essa época, só se sentia realmente à vontade dentro de seu carro, quando estava com os vidros fechados e as portas trancadas.

FREITAS, Ewerton. As metades invisíveis. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 130.


AMARAL, Tarsila do. Operários (1933). Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1063/tem-muitas-historias-do-brasil-nas-telas-de-tarsila-do-amaral>. Acesso em: 22 ago. 2016.
A
a pintura deixa-se pautar por uma preocupação de ordem social, ao passo que no excerto nota-se o retrato de um drama de contornos individuais.
B
a imagem veicula um sentimento de nostalgia, ao passo que o fragmento se constrói, em termos discursivos, com base no presente da narrativa.
C
tanto a pintura quanto o fragmento constituem exemplos de obras cuja intencionalidade se volta para a representação do sentimento de plenitude humana.
D
tanto a pintura quanto o fragmento constituem exemplos de obras cuja intencionalidade se direciona para o retrato de eventos trágicos vivenciados pelas personagens.
E
a imagem deixa-se pautar pelo retrato de uma cena comum às cidades de médio porte, ao passo que o fragmento retrata e descreve uma cidade pequena.
bb313b3e-f7
UEG 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Considere o seguinte trecho:

“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (linhas 9-11).

Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor

Leia o texto a seguir para responder à questão.




A
define a sociolinguística como uma área da linguística que visa estudar as formas linguísticas ideais e as formas linguísticas que de fato os falantes usam.
B
faz uma comparação entre a atividade proposta e a atividade efetivamente realizada, que consiste na recomendação de uma norma idealizada.
C
apresenta diversos exemplos de usos cotidianos da língua que demostram, de forma evidente, o fato de que as línguas são inerentemente variáveis.
D
cita uma autoridade acadêmica da área dos estudos da linguagem a fim de validar as propostas teóricas e analíticas relativas à variação linguística.
E
insere um quadro de definição dos vocábulos técnicos relacionados à área de estudos sociolinguísticos a fim de facilitar a compreensão do leitor.
bb68ab93-f7
UEG 2016 - Matemática - Progressão Aritmética - PA, Progressão Geométrica - PG, Progressões

A sequência numérica Cn, é definida como Cn = an . bn, com n ∈ N, em que an e bn são progressões aritmética e geométrica, respectivamente. Sabendo-se que as = bs = 10 e as razões de an e bn e são iguais a 3, o termo C8 é igual a

A
100
B
520
C
1.350
D
3.800
E
5.130