Questõessobre Surfactantes

1
1
Foram encontradas 15 questões
3ede98dc-0b
UFMS 2018 - Química - Surfactantes, Química Orgânica

A dureza da água normalmente é uma característica regional e, conforme o mapa geológico do território brasileiro, as regiões que apresentam solos com essa característica são Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A água dura interfere na ação de limpeza dos sabões, pois:

A
os íons de sódio e de potássio reagem com o sal orgânico, formando compostos solúveis.
B
a alcalinidade da água pela presença de hidróxidos solúveis inibe a atuação do sabão.
C
os cloretos presentes na água reagem com a parte hidrofílica do sabão e formam sais pouco solúveis.
D
os cátions de cálcio e de magnésio reagem com o sal orgânico, formando compostos pouco solúveis.
E
a acidez da água, determinada pela alta concentração de cloretos e sulfatos, inibe a interação da parte hidrofóbica do sabão com a gordura.
d8fa7e0d-05
PUC-MINAS 2021 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação.

A saponificação de gorduras e óleos é usada há muito tempo na preparação de sabões. A seguir, é apresentada uma estrutura que representa um sabão.



Em relação aos sabões, é CORRETO afirmar:

A
Em águas ácidas, a ação de limpeza do sabão melhora, pois ele reage com íons H+ produzindo um ácido que aumenta o poder de limpeza.
B
O sabão é um sal e possui, pelo menos, uma ligação com caráter iônico acentuado.
C
O sal formado pela reação de saponificação possui característica ácida, pois deriva de uma reação entre uma base forte e um ácido fraco (ácido graxo).
D
Sabões são substâncias que aumentam a tensão superficial de um líquido, sendo assim, considerados tensoativos.
6bb68a22-01
MACKENZIE 2019 - Química - Surfactantes, Química Orgânica

Os tensoativos ou surfactantes são espécies químicas que são utilizadas na fabricação de detergentes. Um surfactante muito utilizado é o ácido dodecilbenzenossulfônico, que produz o composto dodecilbenzenossulfonato de sódio, utilizado como detergente, cuja fórmula estrutural está representada abaixo. Sabe-se que todos os detergentes possuem uma região da molécula polar e outra apolar. Já os detergentes que possuem uma cadeia hidrocarbônica ligada ao anel benzênico com diversos átomos de carbono terciário não são biodegradáveis e causam poluição ambiental.


Assim, de acordo com as informações dadas, e com os seus conhecimentos sobre detergentes, assinale V para verdadeiro; F, para falso, nas afirmações abaixo.

( ) Os detergentes são moléculas anfipáticas.
( ) A molécula dada representa um detergente não biodegradável.
( ) Os agentes surfactantes quebram a tensão superficial da água.
( ) Os detergentes são solúveis em água devido á cadeia hidrocarbônica polar.
( ) Ao se lavar um prato sujo de gordura com detergente, este último forma micelas com as moléculas de gordura.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
V, F, V, V, V.
B
V, F, V, F, V.
C
F, V, F, V, F.
D
F, F, V, F, F.
E
V, V, V, F, V.
8cf9ea28-f8
UEG 2015 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A remoção de gordura em utensílios domésticos é feita por ação mecânica, entretanto, a ação dos sabões facilita o processo de remoção de sujeiras gordurosas. Um exemplo de uma molécula de sabão é o dodecanoato de sódio, cuja estrutura química está mostrada a seguir.



O papel do sabão no processo de limpeza ocorre devido à

A
interação de van der Walls da parte apolar e à ligação de hidrogênio da parte polar de sua molécula, respectivamente, com a gordura e a água.
B
redução do pH do meio, possibilitando a solubilização da gordura na água.
C
diminuição da densidade da água, facilitando a precipitação das moléculas de gordura, que serão removidas por centrifugação.
D
tensão superficial da água que é elevada e que possibilita a formação de espuma que remove a sujeira.
eb4c1e1f-7f
IMT - SP 2020 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Moléculas de detergente possuem regiões de polaridade distintas em suas estruturas, que conferem a propriedade de “limpar” superfícies engorduradas quando lavadas com água. Considerando a polaridade da água e de moléculas de óleo ou gordura, é correto afirmar que

A
a reação química entre as moléculas de óleo e água é muito exotérmica, o que aumenta a eficiência da limpeza.
B
a geração de gases, como produtos da reação química entre o detergente e as moléculas de água, forma espuma na superfície da solução.
C
o detergente reage com as moléculas de óleo, fragmentando-as em hidrocarbonetos de menor massa molecular, solúveis em água.
D
o detergente interage simultaneamente com as moléculas de água e óleo, permitindo o arraste de substâncias apolares com a água.
E
a ação do detergente em uma mistura de água e óleo, sob agitação, é promover a separação de fases mais eficiente dessas substâncias.
27365f75-03
UECE 2018 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

O ácido esteárico tem o nome sistemático de ácido octadecanoico. Assinale a opção que corresponde à estrutura do sabão de sódio que contém o ânion desse ácido.

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA QUESTÃO


A

CH3 – (CH2)16

B

CH3 – (CH2)6

C

CH3 – (CH2)16

D

CH3 – (CH2)16

ace5c79c-fd
ENCCEJA 2018 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Em certas regiões, a água é rica em íons Ca2+ e/ou Mg2+. Esse tipo de água é chamado de água dura. Nela, os sabões não atuam de modo satisfatório, o que pode diminuir ou até mesmo anular completamente a eficiência da limpeza. Para resolver esse problema, os fabricantes de sabões adicionam ao produto o composto tripolifosfato de sódio, Na5 P3 O10, cuja função é se ligar aos íons Ca2+ e Mg2+. No entanto, como os sabões usados nas residências atingem o sistema de esgotos, o tripolifosfato acaba indo para rios e lagos, o que se torna prejudicial ao ambiente.

VILELLA, G. Reação de saponificação. Disponível em: http://quimicasemsegredos.com. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).


Os sabões que contêm esse composto, ao serem lançados nos rios e lagos, causam danos ao ambiente, pois eles

A
reduzem acentuadamente o pH do meio.
B
geram erosão do solo dos corpos hídricos.
C
alteram bruscamente a temperatura da água.
D
indisponibilizam íons importantes para os organismos aquáticos.
c03d3c9b-b8
UECE 2014 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Para que uma horta produza bons legumes e frutas, é necessário que ela esteja distante de árvores e livre de pedras e insetos. No combate aos insetos, devem ser aplicadas soluções aquosas de sabão, puras ou com querosene. No que diz respeito a estas substâncias, assinale a afirmação verdadeira.

A
Sabão é uma substância orgânica pertencente à família dos hidrocarbonetos.
B
Querosene é obtido do petróleo, que pertence à família dos alcenos.
C
Sabão é formado por moléculas que possuem uma cadeia carbônica longa, apolar, contendo o grupo carboxílico, que é polar, e, portanto, solúvel em água.
D
Querosene é uma mistura de alcanos que possuem cadeias carbônicas contendo de 6 a 10 átomos de carbono (C6 a C10).
55ed369c-d7
EBMSP 2018 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Com base nessas informações associadas aos conhecimentos sobre as propriedades dos sistemas e das substâncias químicas, é correto afirmar:

    Os produtos cosméticos e de higiene pessoal são utilizados há milhares de anos em todas as partes do mundo. O aperfeiçoamento e a inovação das embalagens, como a fabricação de tubos descartáveis, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais menos tóxicos para o tingimento, alisamento ou ondulação dos cabelos, xampus, cremes dentais com flúor e maquiagens, entre outros, contribuíram para o crescimento das grandes indústrias de cosméticos e de produtos para a higiene pessoal conhecidas atualmente.
A
A emulsão que apresenta óleo e água, utilizada na fabricação de cosméticos, é um sistema químico monofásico.
B
O dióxido de titânio, TiO2 (s), um bloqueador da luz solar usado em cosméticos, é um óxido básico solúvel em água.
C
O sistema gelatinoso utilizado na formulação de modeladores de cabelos e hidratantes para pele é obtido pela mistura entre líquidos imiscíveis.
D
O propano-1,2,3-triol, componente da glicerina presente em cremes que mantêm a maciez e umidade da pele, é um triálcool de cadeia carbônica homogênea não-ramificada.
E
A remoção do excesso de oleosidade dos cabelos pelo lauril sulfato de sódio, NaC12H25SO4 , detergente encontrado nos xampus, é justificada pela presença da cadeia carbônica polar.
1193eacd-d6
EBMSP 2018 - Química - Surfactantes, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Química Orgânica, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

O sabão é constituído por sais de ácidos graxos superiores, como o estearato de sódio, um sal orgânico representado por C17H35COONa. Como a estrutura química do ânion originário do ácido carboxílico possui uma cadeia carbônica longa e apolar, que permite a interação com óleos e gorduras, ligada a uma extremidade polar, o COO, que interage com a água, as gotículas de lipídios envolvidas por moléculas do sabão, as micelas, podem ser removidas ao enxaguar o material com água. A principal desvantagem do uso do sabão é a reação com cátions bivalentes que forma sais insolúveis, na maioria das vezes, constituídos por cálcio ou magnésio, que não têm eficiência como agente de limpeza.

Com base nessas informações e nos conhecimentos de Química, é correto afirmar: 

A
O ânion estearato é derivado de um ácido graxo monoprótico de cadeia carbônica insaturada.
B
O processo de saponificação envolve a hidrólise de um éter, em meio aquoso, na presença de uma base forte.
C
A interação entre as moléculas de água e a extremidade polar do estearato de sódio é do tipo dipolo-dipolo induzido.
D
A presença de um cátion derivado de metal alcalino, na estrutura química do sal orgânico, reduz a solubilidade do composto em água.
E
O sal formado pela reação entre o estearato de sódio e íons cálcio presentes na água é representado pela fórmula química Ca(C17H35CO2)2.
4e74326b-c7
UFSC 2010 - Química - Surfactantes, Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano

Vazamento de petróleo desafia a tecnologia no Golfo do México

Robôs, drenos e dispersantes são usados para tentar evitar desastre.

Quase um milhão de litros de óleo se espalham no mar por dia nos EUA.

Às 22h do dia 20 de abril houve uma explosão no Golfo do México. Onze funcionários da empresa British Petroleum ficaram desaparecidos no acidente. Desde então, formou-se uma corrida contra aquele que pode se tornar em breve o maior derramamento de óleo já ocorrido nos Estados Unidos, e um dos maiores da história – somando todas as manchas, a área é comparável ao tamanho de um país como Porto Rico.

Aviões jogam dispersantes sobre a mancha, perto de um milhão de litros até agora. É uma espécie de sabão... O óleo se dispersa na água e pode ser digerido por bactérias marinhas...

Disponível em:<http://www.g1.com/mundo/noticia/2010/05/vazamento-de-petroleo-desafia...>  Acesso em: 10 ago. 2010. (Adaptado)


Uma rota para se obter sabão pode ser assim representada:



Com base no texto e no esquema acima, assinale a proposição CORRETA.


A mistura de dispersante e petróleo é biodegradável. 

C
Certo
E
Errado
dab9f145-c1
IF-RS 2017 - Química - Surfactantes, Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Polímeros - Plásticos e Borrachas, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

No nosso Universo, há as mais variadas combinações entre elementos químicos que formam os mais diversos tipos de moléculas que, por sua vez, formam a infinidade de substâncias que conhecemos no nosso cotidiano. Com relação às principais composições químicas presentes em produtos e materiais do seu dia a dia, relacione as colunas abaixo. 


Coluna 1


1 - Sabões e detergentes
2 - Gás natural
3 - Gás de cozinha
4 - Plásticos
5 - Óleos e gorduras
6 - Vinagre


Coluna 2


A -
Propano (C3H8) e Butano (C4H10)

B - Polietileno, PET, PVC entre outros.

C - A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético.

D - Substâncias insolúveis em água, de origem vegetal ou animal constituídas de triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos.

E - Metano (CH4

F - Reações de saponificação, que nada mais são do que uma hidrólise alcalina. Um triéster (triglicerídeo) reage com uma base em meio aquoso e forma um sal e um poliálcool.



Marque a alternativa que relaciona corretamente as colunas 1 e 2. 



A
1D – 2A – 3E – 4B – 5C – 6F.
B
1D – 2E – 3A – 4B – 5C – 6F.
C
1F – 2A – 3E – 4D – 5B – 6C.
D
1D – 2E – 3B – 4A – 5C – 6F.
E
1F – 2E – 3A – 4B – 5D – 6C.
0d6501a0-b8
UECE 2016 - Química - Surfactantes, Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Química Orgânica, Transformações Químicas

A revista Química Nova na Escola, vol. 37, p.3, traz a seguinte manifestação sobre a produção do tecido das calças jeans: “Além da toxicidade envolvida no cultivo de sua matéria-prima, na produção industrial de jeans a etapa de tingimento consome 90% da água de todo o processo e gera grande volume de efluentes contaminados”. Entre os agentes contaminadores estão corantes sintéticos, metais como cádmio, chumbo, mercúrio, zinco e, ainda, surfactantes, sulfetos e solventes que deixam na água elevados índices de acidez.


Atente às afirmações a seguir e assinale a verdadeira.

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA:



A
Surfactantes são substâncias que aumentam a tensão superficial da água.
B
Sulfetos são sais de enxofre obtidos pela reação de um oxiácido com metal.
C
A sequência cádmio, zinco e mercúrio indica a ordem crescente de suas eletronegatividades.
D
Chumbo e mercúrio localizam-se no mesmo período da tabela periódica.
7af9eecb-b0
PUC-GO 2010 - Química - Surfactantes, Química Orgânica

“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes”. O juazeiro é uma planta que apresenta saponinas em sua composição química. Saponinas são compostos sintetizados por enorme variedade de plantas, sendo formados por resíduos hidrofílicos de açúcares ligados a uma aglicona hidrofóbica, chamada sapogenina. A diferença na polaridade dos elementos que compõem a molécula das saponinas é responsável pela sua capacidade de reduzir a tensão superficial da água, levando à formação de espuma, quando em solução aquosa. Por esse motivo, as saponinas são consideradas surfactantes ou tensoativos. Essa mesma propriedade está presente nas moléculas de sabão.

Sobre as saponinas e sobre o sabão, são feitas algumas afirmações:     


 I-A parte hidrofóbica da molécula de sabão é constituída por grupos polares.  

 II- Sabões são ésteres de ácido fosfórico e glicerol. III-A molécula do sabão apresenta caráter anfipático.

IV-A formação de espuma observada quando a saponina ou o sabão estão em solução aquosa e sob agitação, deve-se ao aumento da força de atração entre as moléculas de água.


Após analisar as afirmações acima, assinale a única alternativa que apresenta apenas item(ns) correto(s):

A
I e II
B
II e IV
C
I e III
D
III
37d532c9-b0
UFPR 2011, UFPR 2011, UFPR 2011, UFPR 2011, UFPR 2011 - Química - Surfactantes, Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

A utilização de sabões para limpeza data de mais de 4000 anos. Os sabões são constituídos de moléculas anfifílicas, que contêm uma porção hidrofóbica e uma hidrofílica, e consequentemente atuam como tensoativos. Além da ação física do sabão no processo de remoção de sujeiras, há também a ação química, em que ocorre reação entre as moléculas anfifílicas e a sujeira, principalmente gorduras. Mesmo sem conhecimento científico, muitas pessoas constatam que a lavagem com sabão utilizando água quente é mais eficiente que com água fria. Com relação à ação dos sabões, considere as seguintes afirmativas:


1. A velocidade de remoção de sujeiras (à base de gorduras) de uma roupa é aumentada em altas temperaturas, pois nessa condição há maior frequência de choques entre as moléculas.

2. O processo de solubilização da sujeira envolve interação entre a parte hidrofóbica do tensoativo e a gordura, deixando a parte hidrofílica exposta na superfície que interage com o solvente.

3. A maior eficiência de lavagem em temperaturas mais altas implica que a reação entre o tensoativo e a sujeira é um processo endotérmico.

4. Em temperaturas superiores à temperatura de fusão de gorduras da sujeira, a velocidade de remoção é aumentada, em função da maior superfície de contato.


Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.