Questõesde PUC - SP 2015

1
1
Foram encontradas 174 questões
c1cd2dc0-1c
PUC - SP 2015 - Física - Física Moderna, Teoria Quântica

O espectro de emissão do hidrogênio apresenta uma série de linhas na região do ultravioleta, do visível e no infravermelho próximo, como ilustra a figura a seguir.

Niels Bohr, físico dinamarquês, sugeriu que o espectro de emissão do hidrogênio está relacionado às transições do elétron em determinadas camadas. Bohr calculou a energia das camadas da eletrosfera do átomo de hidrogênio, representadas no diagrama de energia a seguir. Além disso, associou as transições eletrônicas entre a camada dois e as camadas de maior energia às quatro linhas observadas na região do visível do espectro do hidrogênio.

Um aluno encontrou um resumo sobre o modelo atômico elaborado por Bohr e o espectro de emissão atômico do hidrogênio contendo algumas afirmações.

I. A emissão de um fóton de luz decorre da transição de um elétron de uma camada de maior energia para uma camada de menor energia.

II. As transições das camadas 2, 3, 4, 5 e 6 para a camada 1 correspondem às transições de maior energia e se encontram na região do infravermelho do espectro.

III. Se a transição 3 2 corresponde a uma emissão de cor vermelha, a transição 4 2 está associada a uma emissão violeta e a 5 2 está associada a uma emissão verde.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

A
I, somente.
B
I e II, somente.
C
I e III, somente.
D
II e III, somente.
c1c8b026-1c
PUC - SP 2015 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador, Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

O ânion bromato reage com o ânion brometo em meio ácido gerando a substância simples bromo segundo a equação:

BrO3-(aq) + 5 Br-(aq) + 6 H+ (aq) 3 Br2(aq) + 3 H2O(l)

A cinética dessa reação foi estudada a partir do acompanhamento dessa reação a partir de diferentes concentrações iniciais das espécies

BrO3- (aq), Br- (aq) e H+(aq).

Ao analisar esse processo foram feitas as seguintes observações:

I. Trata-se de uma reação de oxidorredução.

II. O ânion brometo (Br- ) é o agente oxidante do processo.

III. A lei cinética dessa reação é v = k[BrO3 ][Br ][H+ ]2 .

Pode-se afirmar que estão corretas

A
I e II, somente.
B
I e III, somente.
C
II e III, somente.
D
I, II e III.
c1c26751-1c
PUC - SP 2015 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

Foram estudados, independentemente, o comportamento de uma amostra de 100 mg do radioisótopo bismuto-212 e o de uma amostra de 100 mg do radioisótopo bismuto-214. Essas espécies sofrem desintegração radioativa distinta,sendo o bismuto-212 um emissor β, enquanto que o bismuto-214 é um emissor α.

As variações das massas desses radioisótopos foram acompanhadas ao longo dos experimentos. O gráfico a seguir ilustra as observações experimentais obtidas durante as primeiras duas horas de acompanhamento.

Sobre esse experimento é INCORRETO afirmar que

A
a meia vida do 212Bi é de 60 minutos.
B
após aproximadamente 25 minutos do início do experimento, a relação entre a massa de 212Bi e a massa de 212Po é igual a 3.
C
no decaimento do 214Bi forma-se o isótopo 210Tl.
D
após 4 horas do início do experimento, ainda restam 12,5 mg de 212Bi sem sofrer desintegração radioativa.
c1bba877-1c
PUC - SP 2015 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

O eugenol e o anetol são substâncias aromáticas presentes em óleos essenciais, com aplicações nas indústrias de cosméticos e farmacêutica. O eugenol está presente principalmente nos óleos de cravo, canela e sassafrás, já o anetol é encontrado nos óleos essenciais de anis e anis estrelado.

Sobre esses compostos foram feitas as seguintes afirmações.

I. Ambos apresentam isomeria geométrica.

II. O eugenol apresenta funções fenol e éter, enquanto que o anetol apresenta função éter.

III. A fórmula molecular do eugenol é C10H12O2 , enquanto que o anetol apresenta fórmula molecular C10H12O.

IV. O anetol apresenta temperatura de ebulição maior do que o eugenol.

Estão corretas APENAS as afirmações:

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
III e IV.
c1b5823f-1c
PUC - SP 2015 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria., Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização., Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

O β-caroteno é um corante antioxidante presente em diversos vegetais amarelos ou laranja, como a cenoura, por exemplo. Em nosso organismo, o β-caroteno é um importante precursor do retinal e do retinol (vitamina A), substâncias envolvidas no metabolismo da visão.

Sobre as reações envolvidas no metabolismo do retinol foram feitas as seguintes afirmações:

I. β-caroteno, retinal e retinol são classificados, respectivamente, como hidrocarboneto, aldeído e álcool.

II. O retinol sofre oxidação ao ser transformado em retinal.

III. Retinal é um isômero de função do retinol.

IV. O retinal é reduzido ao se transformar em ácido retinoico.

Estão corretas APENAS as afirmações:

A
I e II.
B
II e III.
C
I e IV.
D
II e IV.
c1ac1df6-1c
PUC - SP 2015 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

Dado: 1 pm equivale a 10-12m

O raio covalente de um átomo corresponde à distância entre o núcleo atômico e a camada de valência. O comprimento de ligação é, aproximadamente, a soma dos raios covalentes dos átomos envolvidos

Na fórmula estrutural do ácido acético, encontramos ligações C-H, O-H, C-O, C=O e C-C.

Considerando a distribuição eletrônica e o número atômico de cada átomo, a alternativa que apresenta valores coerentes para os comprimentos de ligação presentes na molécula de ácido acético é

A

C-H - 132 pm

C-C - 110 pm

C-O - 154 pm

C=O - 97 pm

O-H - 123 pm

B

C-H - 110 pm

C-C - 154 pm

C-O - 132 pm

C=O - 123 pm

O-H - 97 pm

C

C-H - 123pm

C-C - 97 pm

C-O- 110 pm

C=O- 154 pm

O-H - 132 pm


D

C-H -    97 pm

C-C -  132 pm

C-O -  123 pm

C=O - 110 pm

O-H - 154pm 

c1a76f7b-1c
PUC - SP 2015 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização., Representação das transformações químicas

Após determinado processo industrial, obtém-se uma mistura contendo sulfato de sódio (Na2 SO4 ) e carbonato de sódio (Na2CO3 ). Uma amostra contendo 10,0 g dessa mistura foi completamente neutralizada com 100 mL de uma solução 1,00 mol.L–1 de HCl.

O sulfato de sódio não reage com ácido clorídrico e o carbonato de sódio reage segundo a reação representada a seguir.

Na2CO3 (s) + 2 HCl(aq) 2 NaCl(aq) + CO2(g) + H2O(l)

O teor de carbonato de sódio na mistura é de

A
44%.
B
53%.
C
70%.
D
90%.
c198e5a4-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Fotossíntese, Gimnospermas e Angiospermas, Moléculas, células e tecidos, Identidade dos seres vivos

Uma determinada espécie do grupo das traqueófitas (plantas vasculares) tem grande área foliar, garantindo a absorção de energia luminosa para realizar com sucesso o processo de fotossíntese. Nesse processo, além da luz, há utilização de

A
gás carbônico e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo floema.
B
oxigênio e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo floema.
C
gás carbônico e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo xilema.
D
oxigênio e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo xilema.
c1a36716-1c
PUC - SP 2015 - Química - Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas

A criolita é um minério cujo principal componente é o fluoreto de alumínio e sódio. Sua principal aplicação é na produção do alumínio, onde é adicionada à alumina (óxido de alumínio), obtendo-se uma mistura de o temperatura de fusão de 950°C, tornando economicamente viável a eletrólise da alumina e a obtenção do metal alumínio.

A relação entre a massa de sódio e de alumínio na criolita é de 23/9 e, portanto, a fórmula mínima do fluoreto de alumínio e sódio é

A
NaAlF.
B
NaAlF4 .
C
Na3 AlF4 .
D
Na3 AlF6 .
c19e0def-1c
PUC - SP 2015 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

            

Dados:

Entalpia de formação padrão do O3 : 143 kJ.mol–1  

Entalpia de ligação O=O: 498 kJ.mol-1 

NO (g) + O3(g) → NO2(g) + O2(g) ΔHθ = – 200 kJ

Diversas reações ocorrem na atmosfera devido à ação da luz solar e à presença de poluentes. Uma das reações relevantes é a decomposição do dióxido de nitrogênio em óxido nítrico e oxigênio atômico.

                         NO2(g) → NO(g) + O(g)

A partir dos dados é possível concluir que essa reação é  

A
endotérmica, absorvendo 306 kJ a cada mol de NO2 decomposto.
B
endotérmica, absorvendo 441 kJ a cada mol de NO2 decomposto.
C
exotérmica, absorvendo 306 kJ a cada mol de NO2 decomposto.
D
exotérmica, liberando 441 kJ a cada mol de NO2 decomposto.
c193b756-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Transcrição e Tradução, Moléculas, células e tecidos

Um trecho de uma das cadeias da molécula de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas:

Abaixo, temos os códons correspondentes a quatro aminoácidos:

Suponha que, em um caso de mutação, a terceira base daquele trecho de DNA, que se encontra sublinhada (A), seja substituída pela base Guanina.

Essa nova situação

A
acarretaria modificação em parte da sequência de aminoácidos da proteína a ser sintetizada.
B
acarretaria modificação em todos os códons subsequentes no trecho do RNA mensageiro correspondente.
C
não acarretaria modificação na sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro correspondente.
D
não acarretaria modificação na sequência de aminoácidos da proteína a ser sintetizada.
c18bc6b9-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Mitose, Meiose, Moléculas, células e tecidos

Nos esquemas abaixo temos a representação de um cromossomo em duas fases sequenciais ( A e B ) da divisão celular:

As fases A e B em questão são observadas

A
exclusivamente na mitose.
B
exclusivamente na meiose.
C
na mitose e na primeira divisão da meiose.
D
na mitose e na segunda divisão da meiose.
c1901f47-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Analise a tira de quadrinhos:

Os pintinhos nascem molhados, devido principalmente ao material proveniente

A
do âmnio, que armazena excretas nitrogenados do embrião, e do alantoide, que previne dessecação e amortece choques mecânicos.
B
do âmnio, que previne dessecação do embrião e amortece choques mecânicos, e do alantoide, que armazena excretas nitrogenados.
C
do âmnio, que previne a dessecação do embrião, e do grande número de vilosidades coriônicas ricas em vasos sanguíneos.
D
do alantoide, que armazena excretas nitrogenados do embrião, e do grande número de vilosidades coriônicas ricas em vasos sanguíneos.
c187f416-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Considere os seguintes tipos de relações ecológicas interespecíficas:

I. Parasitismo

II. Inquilinismo

III. Mutualismo

IV. Comensalismo

As relações nas quais os indivíduos de uma espécie são beneficiados, enquanto da outra espécie não são beneficiados nem prejudicados, são as indicadas por APENAS

A
I e II.
B
II e III
C
II e IV
D
II, III e IV
c1844f6a-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, A herança dos grupos sanguíneos

Na figura abaixo é mostrado o número de diferentes tipos sanguíneos do sistema ABO, em 200 pessoas analisadas:

Após a análise dos dados, pode-se afirmar que as hemácias de APENAS

A
90 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutinogênios A e B.
B
25 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutinina anti-A
C
85 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutinogênio A.
D
80 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutininas anti-A e anti-B.
c1804e71-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes:

I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas;

II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas.

Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem

A
ao mesmo filo e à mesma classe.
B
ao mesmo filo, porém a diferentes classes.
C
à mesma ordem e à mesma classe.
D
à mesma ordem, porém, a diferentes classes.
c17af444-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

O gráfico abaixo refere-se à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório:

A enzima em questão é a:

A
Tripsina, que atua no estômago.
B
Tripsina, que atua no duodeno.
C
Pepsina, que atua no estômago.
D
Pepsina, que atua no duodeno.
c176a2a9-1c
PUC - SP 2015 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

Uma pessoa apresenta um quadro clinicamente conhecido por diabetes insípido: ela sente muita sede e elimina grande volume de urina. Seus exames revelaram uma taxa alterada de hormônio antidiurético. Trata-se de um distúrbio envolvendo uma

A
hipofunção da hipófise.
B
hiperfunção da hipófise.
C
hipofunção do pâncreas.
D
hiperfunção do pâncreas.
c171712c-1c
PUC - SP 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

Com a finalidade de aproveitar os recursos naturais, o proprietário de um sítio instalou uma roda d'água conectada a um gerador elétrico com o objetivo de produzir eletricidade que será utilizada no aquecimento de 100 litros de água para usos diversos e que sofrerão uma variação de temperatura de 90°F. A roda d'água instalada possui uma eficiência de 20% e será movimentada por 300 litros de água por segundo que despencam em queda livre de uma altura de 4 metros. Para se obter a variação de temperatura desejada serão necessárias, em horas, aproximadamente,

Considere:

densidade da água = 1.103 kg/m3

aceleração da gravidade = 10 m/s2

calor específico da água = 4,2 kJ/kg.K


A
1,8
B
2,4
C
4,4
D
8,8
c16cfa62-1c
PUC - SP 2015 - Física - Ótica, Espelhos Esféricos

Determine o raio de curvatura, em cm, de um espelho esférico que obedece às condições de nitidez de Gauss e que conjuga de um determinado objeto uma imagem invertida, de tamanho igual a 1/3 do tamanho do objeto e situada sobre o eixo principal desse espelho. Sabe-se que distância entre a imagem e o objeto é de 80cm.

A
15
B
30
C
60
D
90