Questõesde ENEM 2009 sobre Português

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Foram encontradas 42 questões
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ENEM 2009 - Português - Interpretação de Textos

Os melhores críticos da cultura brasileira trataram- na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica. MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura.
São Paulo: Sudameris, 2003.

Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:

A
B
C
D
E
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Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

A
à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
B
à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
C
ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
D
à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
E
ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
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Analise as seguintes avaliações de possíveis resultados de um teste na Internet.

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Depreende-se, a partir desse conjunto de informações, que o teste que deu origem a esses resultados, além de estabelecer um perfil para o usuário de sites de relacionamento, apresenta preocupação com hábitos e propõe mudanças de comportamento direcionadas

A
ao adolescente que acessa sites de entretenimento.
B
ao profissional interessado em aperfeiçoamento tecnológico.
C
à pessoa que usa os sites de relacionamento para complementar seu círculo de amizades.
D
ao usuário que reserva mais tempo aos sites de relacionamento do que ao convívio pessoal com os amigos.
E
ao leitor que se interessa em aprender sobre o funcionamento de diversos tipos de sites de relacionamento.
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As manifestações corporais na história das artes da cena muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição acima do balé Parade, o qual reflete

A
a falta de diversidade cultural na sua proposta estética.
B
a alienação dos artistas em relação às tensões da Segunda Guerra Mundial.
C
uma disputa cênica entre as linguagens das artes visuais, do figurino e da música.
D
as inovações tecnológicas nas partes cênicas, musicais, coreográficas e de figurino.
E
uma narrativa com encadeamentos claramente lógicos e lineares.
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Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem

Texto para as questões 96 e 97

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A
o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.
B
o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.
C
o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.
D
a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
E
o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.
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O texto tem o objetivo de solucionar um problema social,

Texto para as questões 96 e 97

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A
descrevendo a situação do país em relação à gripe suína.
B
alertando a população para o risco de morte pela Influenza A.
C
informando a população sobre a iminência de uma pandemia de Influenza A.
D
orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação.
E
convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe suína.
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Para o Mano Caetano

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1 Tease me (caçoe de mim, importune-me).

LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).

Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem:

A
“Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)
B
“Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)
C
“Que devora a voz do morto” (v. 9)
D
“lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12)
E
Tease me, tease me outra vez” (v. 14)
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Tendo em vista a segunda fala do personagem entrevistado, constata-se que

Texto para as questões 100 e 101

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A
o entrevistado deseja convencer o jornalista a não publicar um livro.
B
o principal objetivo do entrevistado é explicar o significado da palavra motivação.
C
são utilizados diversos recursos da linguagem literária, tais como a metáfora e a metonímia.
D
o entrevistado deseja informar de modo objetivo o jornalista sobre as etapas de produção de um livro.
E
o principal objetivo do entrevistado é evidenciar seu sentimento com relação ao processo de produção de um livro.
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Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (adaptado)

Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que

A
a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.
B
o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.
C
o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.
D
o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.
E
a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.
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Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes —, de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando

A
apresenta uma postura regular.
B
pode se exercitar por períodos curtos de tempo.
C
pode desenvolver as atividades físicas do dia-a-dia, independentemente de sua idade.
D
pode executar suas atividades do dia a dia com vigor, atenção e uma fadiga de moderada a intensa.
E
pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia são insuficientes para atividades intelectuais.
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Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear – da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa – hipertextos encorajam os leitores a moverem- se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor- navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.

MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007.

No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque

A
é o leitor que constrói a versão final do texto.
B
o autor detém o controle absoluto do que escreve.
C
aclara os limites entre o leitor e o autor.
D
propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.
E
só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.
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Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual

A
em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.
B
cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho: “</DIV></SPAN> <BR CLEAR = ALL> <BR> <BR> <SCRIPT>”.
C
em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.
D
que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
E
que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
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A partir da metade do século XX, ocorreu um conjunto de transformações econômicas e sociais cuja dimensão é difícil de ser mensurada: a chamada explosão da informação. Embora essa expressão tenha surgido no contexto da informação científica e tecnológica, seu significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge proporções gigantescas.
Por estabelecerem novas formas de pensamento e mesmo de lógica, a informática e a Internet vêm gerando impactos sociais e culturais importantes. A disseminação do microcomputador e a expansão da Internet vêm acelerando o processo de globalização tanto no sentido do mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis entre sociedades e culturas diferentes, o que tem provocado e acelerado o fenômeno de hibridização amplamente caracterizado como próprio da pós- modernidade.

FERNANDES, M. F.; PARÁ, T. A contribuição das novas tecnologias da informação na geração de conhecimento. Disponível em: http://www.coep.ufrj.br. Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado).

Considerando-se o novo contexto social e econômico aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de informação e comunicação

A
desempenham importante papel, porque sem elas não seria possível registrar os acontecimentos históricos.
B
facilitam os processos educacionais para ensino de tecnologia, mas não exercem influência nas ciências humanas.
C
limitam-se a dar suporte aos meios de comunicação, facilitando sobretudo os trabalhos jornalísticos.
D
contribuem para o desenvolvimento social, pois permitem o registro e a disseminação do conhecimento de forma mais democrática e interativa.
E
estão em estágio experimental, particularmente na educação, área em que ainda não demonstraram potencial produtivo.
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Em contraste com o texto I, no texto II são empregadas, predominantemente, estratégias argumentativas que

Textos para as questões 107 e 108

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A
atraem o leitor por meio de previsões para o futuro.
B
apelam à emoção do leitor, mencionando a morte de animais.
C
orientam o leitor a respeito dos modos de usar conscientemente as sacolas plásticas.
D
intimidam o leitor com as nocivas consequências do uso indiscriminado de sacolas plásticas.
E
recorrem à informação, por meio de constatações, para convencer o leitor a evitar o uso de sacolas plásticas.
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Na comparação dos textos, observa-se que

Textos para as questões 107 e 108

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A
o texto I apresenta um alerta a respeito do efeito da reciclagem de materiais plásticos; o texto II justifica o uso desse material reciclado.
B
o texto I tem como objetivo precípuo apresentar a versatilidade e as vantagens do uso do plástico na contemporaneidade; o texto II objetiva alertar os consumidores sobre os problemas ambientais decorrentes de embalagens plásticas não recicladas.
C
o texto I expõe vantagens, sem qualquer ressalva, do uso do plástico; o texto II busca convencer o leitor a evitar o uso de embalagens plásticas.
D
o texto I ilustra o posicionamento de fabricantes de embalagens plásticas, mostrando por que elas devem ser usadas; o texto II ilustra o posicionamento de consumidores comuns, que buscam praticidade e conforto.
E
o texto I apresenta um alerta a respeito da possibilidade de contaminação de produtos orgânicos e industrializados decorrente do uso de plástico em suas embalagens; o texto II apresenta vantagens do consumo de sacolas plásticas: leves, descartáveis e gratuitas.
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A linguagem da tirinha revela

A
o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.
B
o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.
C
o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.
D
o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.
E
a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.
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O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime e gratuita, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá constituir referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Esse portal constitui um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2009 (adaptado). ,,

Considerando a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica

A
a dependência das escolas públicas quanto ao uso de sistemas de informação.
B
a ampliação do grau de interação entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional.
C
a democratização da informação, por meio da disponibilização de conteúdo cultural e científico à sociedade.
D
a comercialização do acesso a diversas produções culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da informação e da comunicação.
E
a produção de repertório cultural direcionado a acadêmicos e educadores.
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Cuitelinho

Cheguei na bera do porto
Onde as onda se espaia.
As garça dá meia volta,
Senta na bera da praia.
E o cuitelinho não gosta
Que o botão da rosa caia.

Quando eu vim da minha terra,
Despedi da parentaia.
Eu entrei em Mato Grosso,
Dei em terras paraguaia.
Lá tinha revolução,
Enfrentei fortes bataia.

A tua saudade corta
Como o aço de navaia.
O coração fica aflito,
Bate uma e outra faia.
E os oio se enche d´água
Que até a vista se atrapaia.

Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.

Transmitida por gerações, a canção Cuitelinho manifesta aspectos culturais de um povo, nos quais se inclui sua forma de falar, além de registrar um momento histórico. Depreende-se disso que a importância em preservar a produção cultural de uma nação consiste no fato de que produções como a canção Cuitelinho evidenciam a

A
recriação da realidade brasileira de forma ficcional.
B
criação neológica na língua portuguesa.
C
formação da identidade nacional por meio da tradição oral
D
incorreção da língua portuguesa que é falada por pessoas do interior do Brasil.
E
padronização de palavras que variam regionalmente, mas possuem mesmo significado.
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A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.
CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2009.

Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que

A
ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.
B
o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.
C
a pintura e o texto têm uma característica em comum, que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.
D
o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.
E
há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.
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ENEM 2009 - Português - Interpretação de Textos

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) vieram aprimorar ou substituir meios tradicionais de comunicação e armazenamento de informações, tais como o rádio e a TV analógicos, os livros, os telégrafos, o fax etc. As novas bases tecnológicas são mais poderosas e versáteis, introduziram fortemente a possibilidade de comunicação interativa e estão presentes em todos os meios produtivos da atualidade. As novas TIC vieram acompanhadas da chamada Digital Divide, Digital Gap ou Digital Exclusion, traduzidas para o português como Divisão Digital ou Exclusão Digital, sendo, às vezes, também usados os termos Brecha Digital ou Abismo Digital. Nesse contexto, a expressão Divisão Digital refere-se a

A
uma classificação que caracteriza cada uma das áreas nas quais as novas TIC podem ser aplicadas, relacionando os padrões de utilização e exemplificando o uso dessas TIC no mundo moderno.
B
uma relação das áreas ou subáreas de conhecimento que ainda não foram contempladas com o uso das novas tecnologias digitais, o que caracteriza uma brecha tecnológica que precisa ser minimizada.
C
verificação da existência do selo de padronização de produtos industriais.
D
um aprofundamento das diferenças sociais já existentes, uma vez que se torna difícil a aquisição de conhecimentos e habilidades fundamentais pelas populações menos favorecidas nos novos meios produtivos.
E
uma proposta de educação para o uso de novas pedagogias com a finalidade de acompanhar a evolução das mídias e orientar a produção de material pedagógico com apoio de computadores e outras técnicas digitais.