Questão f51e085a-54
Prova:ENEM 2009
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

Imagem 016.jpg

A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.
CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2009.

Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que

A
ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.
B
o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.
C
a pintura e o texto têm uma característica em comum, que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.
D
o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.
E
há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
Este tipo de questão é bastante comum no Enem, pois envolve a interpretação de dois textos de linguagem diferenciada – literário e não-literário – para relacionar o que ambos têm em comum (ou não). Nesta questão a imagem mostra um índio tapuia, que carrega elementos da própria cultura. A pintura é um registro da figura do índio na época (século XVII). O fragmento de texto aborda a descrição feita por Pero Vaz de Caminha sobre os índios encontrados na época do descobrimento, em que se registra seus corpos e o fato de andarem nus, assim como o índio da figura. Seja pela arte ou pela escrita, ambos os textos evidenciam o habitante das terras, no caso, o índio. Desta forma, a alternativa que responde a questão é a letra C. A alternativa A está incorreta porque não há registro de tristeza e melancolia, principalmente porque o movimento romântico surge no Brasil no século XVIII. A letra B é incorreta porque o texto faz parte da carta de Pero Vaz de Caminha, e é considerado um registro, um documento da descoberta do Brasil. A letra D está incorreta porque não há contraste entre as diferentes culturas, nem na figura, e nem no fragmento de texto. E não há direcionamento religioso em ambos os textos, o que torna a letra E incorreta também. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo