Questõesde MACKENZIE 2015

1
1
Foram encontradas 59 questões
b2f25d95-dd
MACKENZIE 2015 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

A tensão elétrica aplicada entre os pontos A e B da associação de resistores abaixo é UAB = 20 V.



A potência dissipada pela associação em watts é de

A
10
B
20
C
30
D
40
E
50
b2e1397c-dd
MACKENZIE 2015 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática



Duas rodas são acopladas de modo que suas bandas de rodagem sejam tangentes, como ilustra a figura acima. O movimento ocorre devido ao atrito entre as superfícies em contato. Considerando que não haja escorregamento relativo entre as rodas, o raio da roda menor (R2) é a metade do raio da roda maior (R1) e elas realizam um movimento circular uniforme, podemos afirmar que

A
o deslocamento angular da roda maior é a metade da roda menor e seu sentido de rotação é oposto ao da roda menor.
B
o deslocamento angular da roda maior é o dobro da roda menor e seu sentido de rotação é oposto ao da roda menor.
C
o deslocamento angular da roda maior é a metade da roda menor e de mesmo sentido de rotação da roda menor.
D
o deslocamento angular da roda maior é o dobro da roda menor e de mesmo sentido de rotação da roda menor.
E
o deslocamento angular da roda maior é o mesmo da roda menor e de mesmo sentido de rotação da roda menor.
b2ddfe51-dd
MACKENZIE 2015 - Física - Física Térmica - Termologia, Dilatações

Os rebites são elementos de fixação que podem unir rigidamente peças ou placas metálicas. Tem-se uma placa metálica com um orifício de diâmetro 25,00 mm a 20°C. Um rebite de diâmetro 25,01 mm à temperatura de 20°C é fabricado com a mesma liga da placa metálica, cujo coeficiente de dilatação linear médio é 20.10-6 °C-1. Deseja-se encaixar perfeitamente esse rebite no orifício da placa.

Para tanto, devemos resfriar o rebite à temperatura de, aproximadamente,

A
20 °C
B
15 °C
C
10 °C
D
5 °C
E
0 °C
b2edf9ba-dd
MACKENZIE 2015 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade

Considere as seguintes afirmações, admitindo que em uma região do espaço está presente uma carga geradora de campo elétrico (Q) e uma carga de prova (q) nas suas proximidades.

I. Quando a carga de prova tem sinal negativo (q<0), os vetores força e campo elétrico têm mesma direção, mas sentidos opostos.
II. Quando a carga de prova tem sinal positivo (q>0), os vetores força e campo elétrico têm mesma direção e sentido.
III. Quando a carga geradora do campo tem sinal positivo (Q>0), o vetor campo elétrico tem sentido de afastamento da carga geradora e quando tem sinal negativo (Q<0), tem sentido de aproximação, independente do sinal que possua a carga de prova.

Assinale

A
se todas as afirmações são verdadeiras.
B
se apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
C
se apenas a afirmação III é verdadeira.
D
se apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
E
se todas as afirmações são falsas.
b2ea109d-dd
MACKENZIE 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão


No recipiente aberto da figura acima, são colocados dois líquidos não miscíveis e incompressíveis, de massas específicas volumétricas ρ1 e ρ21 > ρ2). O ponto B encontra-se na superfície de separação dos dois líquidos a uma profundidade h2 da superfície livre e o ponto A, a uma profundidade h1 em relação ao ponto B.

A diferença de pressão entre os pontos A e B (PA – PB) da figura é

A
ρ1.g.(h1 – h2)
B
ρ1.g.h1
C
1 – ρ2).g.h1
D
1 – ρ2).g.h2
E
ρ2.g.h2
b2e5cc3d-dd
MACKENZIE 2015 - Física - Movimento Harmônico



O pêndulo de um relógio é formado por uma haste rígida, de peso desprezível, e uma esfera de peso P presa em uma de suas extremidades. A outra extremidade da haste é presa no ponto O como mostra a figura acima.

A esfera oscila entre as posições A e C e sua velocidade escalar nessas posições é nula. Considerando θ = 60°, o ângulo que a haste faz com a vertical, a intensidade da força de tração (T) na haste nas posições A e C é

A
T = 2√3P/3
B
T = 2P
C
T = √3P/2
D
T = P/2
E
T = P
b2d9cb2c-dd
MACKENZIE 2015 - Física - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Cinemática

Um atleta, muito veloz, mantém em uma corrida de 100,0 m, uma aceleração constante de 5,00 m/s2 durante os 2,00 s iniciais e no percurso restante sua velocidade permanece constante. O tempo total para percorrer os 100,0 m é

A
12,0 s
B
14,0 s
C
11,0 s
D
13,0 s
E
15,0 s
b2d10684-dd
MACKENZIE 2015 - História - Medievalidade Europeia, História Geral

As Cruzadas, durante a Idade Média, representaram uma forma de solução para os problemas decorrentes do início da desestruturação do regime feudal. A expressão “Cruzada” “derivou-se do fato de seus integrantes considerarem-se soldados de Cristo”. Tais expedições constituíram-se em

A
empreendimentos de caráter militar, voltadas contra os inimigos da Cristandade, sem o apoio formal da Igreja Católica, mas patrocinadas por nobres feudais, que garantiam privilégios materiais aos participantes.
B
oportunidades oferecidas em uma sociedade fortemente religiosa, mais clerical do que civil, em que o pecado e o crime equivaliam a mesma coisa, ou seja, do cruzado obter a indulgência, ou perdão aos seus pecados.
C
movimentos nos quais tanto a iniciativa de lutar contra os infiéis quanto a de reconquistar a Terra Santa, partia de muitos indivíduos não combatentes, como mercadores, artesãos, mulheres e crianças, motivados pela fé.
D
iniciativas militares, cujos recursos materiais para sustentar os cruzados provinham da Igreja Católica, única interessada na reconquista da região.
E
possibilidades para escapar das dívidas e dos pagamentos dos tributos à Igreja e aos senhores feudais, já que o cruzado, ao participar dessas expedições, conseguia uma moratória estendida para toda sua vida.
b2d5038d-dd
MACKENZIE 2015 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral

De fato, a partir de 1789, a Europa, ainda aristocrática, começa a ouvir a palavra nação de uma nova maneira. Uma nova forma de organização política se desenvolve, trazendo junto com ela a promissora expressão de liberdade. (...). Finalmente, o Estado, que se constitui como a representação de todos os cidadãos da nação, apareceu como a forma de organização política que acompanha a República nascente. (...) Assim fica claro que nação, Estado e cidadania foram um conjunto indissociável de ideias e práticas sociais que surgem de um processo revolucionário da história universal.
Guillermo Raúl Ruben. O que é nacionalidade. São Paulo: Brasiliense, 1984, p.25

A Revolução Francesa contribuiu, dentre diversos aspectos, para a emergência de um novo sentido à nação e ao nacionalismo. A respeito do assunto, considere as afirmativas.

I. A partir daquele momento, os indivíduos passam a se considerar cidadãos abstratamente iguais, membros de uma organização política e representados pelo Estado.
II. A cidadania que emerge a partir do processo revolucionário francês difere do sentimento de pertencimento a um certo senhor, típico da sociedade aristocrática.
III. Surge, a partir daquele momento, a concepção de Estado-nação presente nos dias de hoje: aquele que envolve o conjunto de leis próprias, a autonomia e a soberania, a cultura de um povo que vive em um determinado território.

Assinale

A
se somente a afirmativa I está correta.
B
se somente as afirmativas II e III estão corretas.
C
se somente as afirmativas I e III estão corretas.
D
se somente a afirmativa III está correta.
E
se todas as afirmativas estão corretas.
b2cd6aa3-dd
MACKENZIE 2015 - História - História Geral, Revolução Chinesa


As imagens acima são de cartazes chineses, que circularam por todo o país durante a Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76). Considere as assertivas abaixo a respeito desse movimento revolucionário.

I. O movimento impulsionado por Mao Tse-tung, teve grande influência nas artes chinesas, principalmente no teatro e na ópera, que adquiriram um aspecto mais realista e influenciado pela cultura soviética.
II. A Revolução Cultural tinha uma proposta de radicalizar, ainda mais, tópicos como igualitarismo, antiburocratismo e autogestão do comunismo chinês.
III. No plano econômico, esse movimento atrasou o avanço tecnológico do país, devido às perseguições a inúmeros intelectuais, cientistas e educadores.

Assinale

A
se somente a assertativa I está correta.
B
se somente a assertativa II está correta.
C
se somente a assertativa III está correta.
D
se somente as assertativas I e II estão corretas.
E
se somente as assertativas II e III estão corretas.
b2bc59bb-dd
MACKENZIE 2015 - História - Independências das regiões hispano-americanas: México, América Central e América do Sul, Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, História do Brasil, História da América Latina

“A especificidade do Brasil, que se manteve como única monarquia em meio às repúblicas criadas pela independência nas Américas, indica as trajetórias diversas seguidas pelas colônias em sua transição para Estados independentes. Elas indubitavelmente compartilham de algumas características comuns importantes que as vinculam em um processo que varreu o mundo atlântico (...)

Assinale a alternativa que NÃO contém uma das “características comuns” citadas no texto.

A
Relacionam-se com as reformas políticas que incitaram a oposição colonial aos governos das metrópoles.
B
Surgiram de crises políticas e constitucionais que incitaram o descontentamento com a distribuição de poder.
C
Contribuíram para mudanças na estrutura de poder na América, com a distribuição equitativa de participação dos segmentos sociais.
D
Inspiraram-se em ideias sobre direitos individuais e soberania popular, nascidas na Europa e em vigor nos Estados Unidos.
E
Nasceram no contexto de disputas e guerras travadas entre potências coloniais.
b2c5a1e8-dd
MACKENZIE 2015 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A mineração, atividade desenvolvida na região centro-sul do Brasil, no século XVIII, teve inúmeras consequências para a Colônia, entre as quais se pode destacar

A
o surgimento de um novo estilo artístico decorrente das profundas modificações ocorridas dentro da colônia portuguesa: o Neoclássico.
B
a retração do mercado interno no país, especialmente em virtude da decadência da atividade pecuária e da agricultura de subsistência.
C
a urbanização, o surgimento de uma elite intelectual nacional e o surgimento de uma mercado nacional articulado à mineração.
D
a livre entrada de tecidos e outros manufaturados ingleses para abastecer a região aurífera do Brasil.
E
o maior aproveitamento da mão de obra indígena, já que era difícil o controle de escravos nessas regiões afastadas do litoral.
b2c9b707-dd
MACKENZIE 2015 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

“O Exército não tem ambições e não quer poder ou postos. Age abnegadamente por altruísmo brasileiro e fundamentalmente patriótico e, nesse sentido, os chefes do movimento revolucionário querem dar o exemplo, que empresta autoridade à sua crítica aos republicanos que, até agora, ocuparam os altos postos da administração do país.”

O trecho acima faz parte do discurso dos Tenentes rebelados em 1924, em São Paulo, que estavam sob a liderança de Miguel Costa, evidenciando

A
o enorme descontentamento do movimento tenentista com a participação na vida política nacional de seus oficiais superiores.
B
a defesa que os Tenentes faziam da necessidade de realizar grandes reformas políticas e eleitorais que restringissem o poder dos grandes proprietários rurais.
C
o desejo de um grupo de militares de restabelecer novamente a Monarquia, visto que a República não atendia aos anseios da maioria da população brasileira.
D
o caráter apolítico do Exército do nosso país que, nesse momento, ansiava apenas por combater a corrupção administrativa e não efetivamente participar do poder.
E
o anseio por parte desses jovens militares de participarem da vida política nacional, uma vez que pela Constituição de 1891, isso não era permitido.
b2b823c0-dd
MACKENZIE 2015 - Biologia - Características dos seres vivos, Identidade dos seres vivos

Nos diagramas A e B abaixo, estão representados os ciclos de vida de vários grupos de seres vivos.


A respeito deles, é correto afirmar que

A
A ocorre em plantas e B em fungos.
B
A ocorre em fungos e B em plantas.
C
A ocorre em algas e B em fungos.
D
os dois ocorrem em plantas.
E
os dois ocorrem em fungos.
b2b2f557-dd
MACKENZIE 2015 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil

Levantamento do Ministério da Saúde divulgou em 12/3/15 que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemias de dengue e da febre chikungunya.Ainda, de acordo com os dados, 877 cidades estão em alerta para ambas as doenças.

A respeito dessas duas doenças, são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
II. Ambas são causadas por vírus.
III. Não há vacinação para ambas.
IV. Ambas são consideradas endêmicas.

Estão corretas, apenas,

A
I e II
B
I e III
C
II e III
D
I, II e III
E
I, III e IV
b2ada962-dd
MACKENZIE 2015 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

Nos últimos anos, a taxa do gene para hemofilia tem aumentado muito nas populações humanas. Os hemofílicos, no passado, frequentemente não chegavam à idade de reprodução, já que para eles qualquer ferimento maior poderia ser fatal. Hoje, porém, os hemofílicos recebem o fator VIII, retirado do sangue de pessoas normais, que favorece a coagulação. Assim, a probabilidade de sobrevivência dos hemofílicos aumentou muito; também se elevaram as chances de constituírem família, transmitindo seus genes paras os descendentes.

Podemos afirmar que os avanços da medicina

A
prejudicaram a ocorrência da seleção natural.
B
favoreceram a ocorrência da seleção natural.
C
prejudicaram a ocorrência de mutação.
D
favoreceram a ocorrência de mutação.
E
não interferiram na ocorrência da seleção natural ou na mutação.
b2a9a224-dd
MACKENZIE 2015 - Biologia - Meiose, Moléculas, células e tecidos

Em uma célula em metáfase II, é possível observar

A
cromossomos homólogos.
B
quiasmas.
C
cromátides irmãs.
D
carioteca.
E
tétrades.
b2a1d049-dd
MACKENZIE 2015 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, A herança dos grupos sanguíneos

Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo AB, Rh+ tem uma criança pertencente ao tipo B, Rh-. A criança necessitou de uma transfusão sanguínea, quando teve de fazer uma cirurgia, mas nenhum dos pais pôde ser doador. Assinale a alternativa correta.

A
A criança pode ser homozigota para o gene da tipagem ABO.
B
Em uma segunda gestação, pode ocorrer eritroblastose fetal.
C
O pai é certamente Rh-.
D
O pai pertence ao tipo sanguíneo A, obrigatoriamente.
E
Esse casal não pode ter filhos receptores universais.
b2a570df-dd
MACKENZIE 2015 - Biologia - Sistema Nervoso Humano, Identidade dos seres vivos

O esquema abaixo representa um corte transversal de medula espinal humana.


Considere as seguintes afirmações:

I. Na região apontada pela seta 2, é possível encontrar grande quantidade de corpos celulares.
II. A região apontada pela seta 1, é composta de substância branca, rica em mielina.
III. Na estrutura apontada pela seta 4, é possível encontrar líquido cérebro espinal.
IV. A seta 3 indica um nervo raquidiano motor.

Assinale

A
se todas as afirmativas estão corretas.
B
se somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
C
se somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
D
se somente as afirmativas II e III estão corretas.
E
se somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b29e3e08-dd
MACKENZIE 2015 - Biologia - Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Algumas aranhas da Família Salticidae (popularmente conhecidas como papa moscas) são capazes de se deslocar por distâncias de até 400km. Isto é possível porque elas tecem uma teia em forma de para quedas, que permanece aderida ao seu abdômen e se utilizam do vento para o deslocamento. Dessa forma, elas são capazes de cruzar com indivíduos de outras populações. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:

I. Não há isolamento reprodutivo entre essas populações.
II. A possibilidade de intercâmbio genético entre os grupos permite que eles pertençam à mesma espécie.
III. O fato de existir intercâmbio genético impede que ocorram mutações nos indivíduos de cada grupo.

Assinale

A
se somente as afirmativas I e II forem corretas.
B
se todas as afirmativas forem corretas.
C
se somente as afirmativas I e III forem corretas.
D
se somente a afirmativa I for correta.
E
se somente a afirmativa III for correta.