Questão b2c5a1e8-dd
Prova:MACKENZIE 2015
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A mineração, atividade desenvolvida na região centro-sul do Brasil, no século XVIII, teve inúmeras consequências para a Colônia, entre as quais se pode destacar

A
o surgimento de um novo estilo artístico decorrente das profundas modificações ocorridas dentro da colônia portuguesa: o Neoclássico.
B
a retração do mercado interno no país, especialmente em virtude da decadência da atividade pecuária e da agricultura de subsistência.
C
a urbanização, o surgimento de uma elite intelectual nacional e o surgimento de uma mercado nacional articulado à mineração.
D
a livre entrada de tecidos e outros manufaturados ingleses para abastecer a região aurífera do Brasil.
E
o maior aproveitamento da mão de obra indígena, já que era difícil o controle de escravos nessas regiões afastadas do litoral.

Gabarito comentado

V
Vanessa CamposMonitor do Qconcursos

Gabarito: Alternativa C

Tema central: a questão trata das consequências da mineração no século XVIII na região centro-sul do Brasil (ciclo do ouro). É preciso relacionar efeitos econômicos, sociais e culturais dessa atividade sobre a Colônia.

Resumo teórico: A corrida do ouro (mineração) provocou: urbanização (surgimento e crescimento de vilas como Vila Rica/Ouro Preto, Mariana), formação de uma elite local (proprietários, administradores, clero e intelectuais letrados) e dinamização do mercado interno — produtores rurais forneceram alimentos e bens, artesãos e comerciantes atenderam a demanda. Obras de referência: Boris Fausto, História do Brasil; Caio Prado Júnior, Formação do Brasil Contemporâneo; Emília Viotti da Costa (sobre sociedade escravista).

Por que C está correta: descreve três efeitos clássicos da mineração: 1) urbanização das áreas auríferas; 2) emergência de elites locais com maior culturalidade e participação política (base da Inconfidência Mineira, por exemplo); 3) criação de circuitos comerciais internos articulados à atividade mineradora, que exigia alimentos, ferramentas e manufaturados, estimulando produção e circulação dentro da Colônia.

Análise das alternativas incorretas:

A: Errada — o estilo artístico dominante em Minas no século XVIII foi o Barroco/Rococó (ex.: Aleijadinho), não o Neoclassicismo, que surge mais tarde.

B: Errada — a mineração não retraiu o mercado interno; ao contrário, expandiu-o, pois demandava alimentos e bens, favorecendo comércio e manufatura local.

D: Errada — a livre entrada de manufaturados ingleses só acontece efetivamente a partir de 1808 (chegada da Corte) e, antes disso, o Pacto Colonial restringia o comércio externo; no século XVIII não havia livre comércio com a Inglaterra.

E: Errada — a mineração utilizou massivamente trabalho escravo africano; o aproveitamento indígena era limitado, fruto de expulsões, epidemias e resistência; não houve substituição em larga escala por indígenas nas áreas auríferas.

Dica de prova: identifique palavras-chave do enunciado (século XVIII, mineração, consequências) e relacione com efeitos econômicos, demográficos e culturais conhecidos do ciclo do ouro. Desconfie de alternativas que anacronicamente atribuem fatos de séculos posteriores.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo