Questõesde MACKENZIE 2012

1
1
Foram encontradas 117 questões
e96b8e4a-dd
MACKENZIE 2012 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Associação de Resistores, Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

Um professor solicitou a um aluno que calculasse o valor da resistência elétrica do resistor R representado ao lado, de maneira que a potência dissipada pelo resistor de 4 Ω fosse 36 W. O estudante acertou a questão, pois sua resposta foi


A
2 Ω
B
4 Ω
C
6 Ω
D
10 Ω
E
16 Ω
e970ffeb-dd
MACKENZIE 2012 - Física - Vetores, Conteúdos Básicos


Fixam-se as cargas puntiformes q1 e q2 , de mesmo sinal, nos pontos A e B, ilustrados acima. Para que no ponto C o vetor campo elétrico seja nulo, é necessário que

A
q2= 1/9 q1
B
q2 = 1/3 q1
C
q2= 3q1
D
q2 = 6q1
E
q2= 9 q1
e96374bb-dd
MACKENZIE 2012 - Física - Oscilação e Ondas, Dinâmica, Leis de Newton, Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento, Movimento Harmônico

Em uma experiência de laboratório, um estudante utilizou os dados do gráfico da figura 1, que se referiam à intensidade da força aplicada a uma mola helicoidal, em função de sua deformação . Com esses dados e uma montagem semelhante à da figura 2, determinou a massa (m) do corpo suspenso. Considerando que as massas da mola e dos fios (inextensíveis) são desprezíveis, que  =10m/s 2 e que, na posição de equilíbrio, a mola está deformada de 6,4 cm, a massa (m) do corpo suspenso é 


A
12 kg
B
8,0 kg
C
4,0 kg
D
3,2 kg
E
2,0 kg
e9672346-dd
MACKENZIE 2012 - Física - Indução e Transformadores Elétricos, Cargas Elétricas e Eletrização, Campo e Força Magnética, Magnetismo, Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Certo condutor elétrico cilíndrico encontra-se disposto verticalmente em uma região do espaço, percorrido por uma intensidade de corrente elétrica i, conforme mostra a figura ao lado. Próximo a esse condutor, encontra-se a agulha imantada de uma bússola, disposta horizontalmente. Observando-se a situação, acima do plano horizontal da figura, segundo a vertical descendente, assinale qual é o esquema que melhor ilustra a posição correta da agulha. 


A

B

C

D


E

e95f82a0-dd
MACKENZIE 2012 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica, Leis de Newton, Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento

Certo menino encontra-se sentado sobre uma prancha plana e desce por uma rampa inclinada, conforme ilustração ao lado. O coeficiente de atrito cinético entre a prancha e a rampa é µc = 0,25,cos Θ = 0,8, sen Θ = 0,6 e g m/s g =10 m/s 2 .Sabe-se que o conjunto, menino e prancha, possui massa de 50 kg e que ao passar pelo ponto A, sua velocidade era 1,0 m/s. A variação de quantidade de movimento sofrida por esse conjunto entre os pontos A e B foi



A
100 N.s
B
200 N.s
C
300 N.s
D
400 N.s
E
500 N.s
e959db84-dd
MACKENZIE 2012 - Física - Lentes, Ótica

Em uma experiência de óptica, na sala de aula, coloca-se um objeto real à distância de 6 cm do centro óptico de uma lente biconvexa de distância focal 4 cm. Sendo observadas as condições de Gauss, a distância entre esse objeto e sua imagem será de

A
6 cm
B
9 cm
C
12 cm
D
15 cm
E
18 cm
e956241c-dd
MACKENZIE 2012 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia, Calor Latente

Uma das características meteorológicas da cidade de São Paulo é a grande diferença de temperatura registrada em um mesmo instante entre diversos pontos do município. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura registrada nessa cidade foi – 2 ºC, no dia 2 de agosto de 1955, embora haja algumas indicações, não oficiais, de que, no dia 24 de agosto de 1898, registrou-se a temperatura de – 4 ºC. Em contrapartida, a maior temperatura teria sido 37 ºC, medida em 20 de janeiro de 1999. Considerando-se 100 g de água, sob pressão atmosférica normal, incialmente a – 4 ºC, para chegar a 37 ºC, a quantidade de Energia Térmica que esta massa deverá receber é


A
11,3 kcal
B
11,5 kcal
C
11,7 kcal
D
11,9 kcal
E
12,1 kcal
e94ce54a-dd
MACKENZIE 2012 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

“Apareceu a 1º do corrente [janeiro de 1888] em Piracicaba o primeiro número de uma folha trisemanal intitulada O Lavrador Paulista, e consagrada aos (...) interesses negreiros das fazendas” [interesses dos grandes proprietários de escravos]

Diário Popular (jornal de São Paulo), 03/01/1888

“O órgão escravocrata que sob este título [O Lavrador Paulista] apareceu em Piracicaba, deu três números e morreu. O povo não esteve para sustentar folhas de semelhante jaez” [espécie/qualidade/laia]

Diário Popular (jornal de São Paulo), 10/01/1888

Considerando o contexto histórico em que as notícias acima foram divulgadas, assinale a alternativa que apresente uma explicação satisfatória para a falta de apoio popular ao O Lavrador Paulista.

A
No momento em que o jornal foi publicado, a população não tinha aderido ao abolicionismo, portanto a principal causa de sua extinção foi o desinteresse popular pelos destinos reservados aos negros após a Lei Áurea, assinada naquele contexto.
B
Era consenso, naquele momento, que a abolição fosse uma questão de tempo, por isso a população não deu atenção ao jornal que defendia os interesses escravistas da burguesia cafeeira do Oeste paulista e sua indenização, caso a Lei Áurea fosse assinada.
C
O interesse escravista, predominante naquele momento, tentou influenciar as populações rurais de São Paulo a não aderirem ao abolicionismo, daí a necessidade de fundação de um jornal naquele sentido, apesar de sua extinção alguns dias depois.
D
O abolicionismo, predominante na sociedade brasileira da época contava com a adesão de diversos sujeitos sociais – camadas médias urbanas, intelectuais, políticos, jornalistas dentre outros – assim como a ação efetiva dos negros na luta pelo fim da escravidão.
E
É preciso levar em consideração, na análise, a situação financeira do município citado – Piracicaba – uma vez que, afastado dos grandes centros produtores de café, não foi possível aos seus cidadãos o financiamento do jornal citado.
e951e72e-dd
MACKENZIE 2012 - História - Construção de Estados e o Absolutismo, História Geral

“O Estado sou eu”, frase atribuída ao rei francês Luís XIV, traduzia o grau de centralização de poderes típica dos Estados absolutistas europeus. Tal forma de organização política destacava a figura do monarca como bem caracteriza a imagem acima. Assinale a alternativa correta que expressa o papel da monarquia absolutista.

A
O regente, ao aparecer publicamente com trajes suntuosos, exprimia a união entre o poder temporal e o espiritual, apoiado publicamente pelo Papa em cada aparição pública.
B
O monarca, ao se utilizar da pompa e da suntuosidade, sintetizava os anseios da própria nação e dos diversos grupos religiosos existentes no território francês.
C
A exposição pública da figura do monarca enfraquecia a nobreza e as tradições aristocráticas, ao mesmo tempo em que fortalecia os interesses burgueses.
D
O rei, ao simbolizar o próprio Estado francês, consegue articular o anseio do grupo mercantil em ascensão, articulando-os com os interesses da nobreza nacional.
E
Eliminar as revoltas camponesas francesas, recorrendo ao luxo e majestade configurados na imagem do monarca, garantia estabilidade a nação.
e94008c6-dd
MACKENZIE 2012 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

(...) a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto. O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio constitucional.

                        Castelo Branco, mensagem ao Congresso Nacional, 1965

Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa a respeito do contexto histórico e político do texto acima. 

A
A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional.
B
O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades, como sindicatos e a UNE, focos de resistência política ao golpe de 1964.
C
Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas as medidas econômicas tomadas durante o seu governo contaram com o irrestrito apoio e aprovação popular.
D
A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implementado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando com o apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais.
E
Foi realizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fim de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país.
e93b34c4-dd
MACKENZIE 2012 - História - História Geral, Ocupação de novos territórios: Colonialismo

Com a união das coroas de Portugal e Espanha, ocorreu o início do período chamado de União Ibérica (1580-1640). A Holanda, que enfrentou diversas lutas contra a Espanha, exerceu influência direta na colônia portuguesa na América, pois

A
passou a pilhar e saquear as feitorias na costa africana dominada pelos espanhóis, interessada no comércio de escravos e de marfim, invadindo, também, as cidades de Santos e Salvador, no Brasil.
B
o embargo espanhol representou prejuízos para os interesses holandeses no Brasil, uma vez que participavam do comércio de produtos tropicais nacionais, principalmente do pau-brasil.
C
sofria, na época, perseguições religiosas na Europa e retaliações dos católicos residentes em seu país, por isso, seu desejo foi montar uma colônia protestante no Brasil.
D
ocupou o nordeste brasileiro para evitar a criação de bases e feitorias espanholas, visando quebrar o monopólio da rota da prata advinda das demais colônias e também minar o prestígio internacional ibérico.
E
apoderou-se do nordeste brasileiro e retomou o controle da lucrativa operação de transporte, refino e distribuição comercial do açúcar brasileiro, perdido a partir da União Ibérica.
e9348708-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

A respeito do esquema acima, assinale a alternativa correta.

A
A parede interna do órgão B é descamada durante o período de ovulação.
B
Estrógeno e progesterona são hormônios produzidos em A e agem em C.
C
Se em uma cirurgia o órgão B for removido, a mulher não menstruará mais.
D
A laqueadura é uma cirurgia em que é feita a remoção do canal indicado em D.
E
A produção de gametas e a fecundação são eventos que ocorrem em A.
e937d865-dd
MACKENZIE 2012 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

“(...) Consta que a concubina de Péricles, Aspásia, ajudou-o a escrever seus discursos. E a todos surpreendia ver o grande estadista a cada manhã, ao sair de casa, despedir-se de Aspásia com beijos.”

A elevação do espírito: 600 a.C.- 400 a.C. Rio de Janeiro, 1998

O texto acima, referindo-se ao grande líder da cidade-estado de Atenas, Péricles, retrata as contradições sociais existentes, não apenas em Atenas, mas em toda a Grécia. Sobre a sociedade grega da época, podemos afirmar que

A
As condições sociais eram idênticas tanto nas cidades-estados que evoluíram para regimes democráticos, como Atenas, por exemplo, quanto nas póleis oligárquicas, como Esparta.
B
Em toda a Grécia, a sociedade era predominantemente masculina, mas em disputas sucessórias familiares, em alguns casos, o poder era exercido pelas mulheres.
C
A democracia, instituída pelas reformas de Clístenes, era um sistema político que atendia aos interesses de apenas uma minoria da população, estando excluídos os estrangeiros, os escravos e as mulheres.
D
Em Atenas, as mulheres provenientes de ricas famílias possuíam maior autonomia, pois eram consultadas e participavam efetivamente das decisões políticas e assuntos relacionados ao destino da pólis.
E
A estabilidade social, advinda das reformas introduzidas por Clístenes, não foi acompanhada por estabilidade econômica, já que foi a partir da conquista da democracia que os gregos iniciaram seus conflitos com os persas.
e930b681-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

O texto abaixo descreve um experimento com a mariposa Biston betularia, realizado, na Inglaterra em 1950, por um pesquisador chamado Kettlewell. Em um bosque poluído por fuligem, foram soltas 630 mariposas, das quais 137 eram claras e 493 escuras. Todas elas haviam sido marcadas por uma pequena mancha de tinta. Após algumas horas, o pesquisador procedeu a uma recaptura, com a ajuda de uma lâmpada ultravioleta, que atraía as mariposas para uma armadilha. Conseguiu recapturar 131 escuras e 18 claras.

Esse experimento visou demonstrar

A
o processo evolutivo segundo Lamarck e Darwin.
B
a seleção natural, base da teoria evolucionista de Darwin.
C
a lei do uso e desuso, base da teoria proposta por Lamarck.
D
ocorrência da mutação, base da teoria sintética da evolução.
E
o neodarwinismo, baseado na mutação e na seleção natural.
e92b8c7f-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Um ecossistema pode ser representado sob a forma de pirâmides ecológicas de três tipos: de número, de biomassa e de energia. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:

I. Em todas elas, os produtores ocupam a sua base.

II. Em um ecossistema equilibrado, a pirâmide de energia sempre apresenta a base maior do que o topo.

III. A pirâmide de número nunca se apresenta na forma invertida.

IV. Os decompositores não são mostrados na pirâmide, pois não representam parcela importante no ecossistema.

Assinale se estão corretas, apenas,

A
I e II.
B
I e III.
C
I e IV.
D
II e III.
E
II e IV.
e9231ede-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Respiração e transpiração são dois processos que ocorrem nas plantas e no ser humano. A respeito disso, considere as afirmações abaixo:

I. A transpiração nesses organismos tem finalidades diferentes.

II. Na transpiração do ser humano, a água é eliminada na forma gasosa, enquanto nas plantas ela é eliminada na forma líquida.

III. A fase aeróbica da respiração no ser humano ocorre nas mitocôndrias, enquanto nas plantas, ela ocorre nos plastos.

IV. Tanto nas plantas quanto no ser humano, a respiração ocorre o tempo todo.

Assinale se estão corretas, apenas,

A
I e II.
B
I e III.
C
I e IV.
D
II e III.
E
II e IV.
e926bdb5-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

A atmosfera terrestre é constituída por vários tipos de gases. O oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio são os mais envolvidos no metabolismo dos seres vivos. Os únicos organismos, capazes de utilizar esses gases diretamente da atmosfera, pertencem ao Reino

A
Metáfita.
B
Metazoa.
C
Fungi.
D
Protista.
E
Monera.
e91e4a61-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

Um homem daltônico e normal para a miopia tem uma filha também daltônica, mas míope. Sabendo que a mãe da menina não é míope, assinale a alternativa correta.

A
A mãe é certamente daltônica.
B
A menina é homozigota para ambos os genes.
C
A miopia é condicionada por um gene dominante.
D
Todos os filhos do sexo masculino desse homem serão daltônicos.
E
Essa menina poderá ter filhos de sexo masculino não daltônicos.
e919a8a4-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

Bactérias combatem causador da malária dentro do mosquito

Bactérias que vivem naturalmente no intestino de mosquitos foram modificadas geneticamente para bloquear o desenvolvimento do parasita que causa malária.
O parasita tem um complexo ciclo de vida, tanto no mosquito que transmite a doença quanto no organismo humano. Ele ataca o fígado e os glóbulos vermelhos do sangue humano, e parte do seu desenvolvimento se dá no intestino e nas glândulas salivares das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles.
O Plasmodium convive naturalmente com as bactérias da espécie Pantoea agglomerans.
Os cientistas produziram mudanças em proteínas delas que poderiam atacar o parasita. Uma das bactérias modificadas produziu o melhor efeito, reduzindo em 98% a formação de oocistos, os gametas femininos do Plasmodium. Os experimentos envolveram a mais letal espécie de parasita causador da malária em seres humanos, o Plasmodium falciparum. (FSP-25/07/2012)

Assinale a alternativa correta a respeito de malária.

A
Segundo o texto, o mosquito é o hospedeiro definitivo do Plasmodium.
B
A contaminação se dá quando o mosquito defeca próximo ao local da picada e os parasitas alcançam a corrente sanguínea.
C
O principal sintoma dessa doença é a ocorrência de hemorragias frequentes devido à destruição de glóbulos vermelhos.
D
O Plasmodium é uma bactéria.
E
A única maneira do homem se contaminar pelo Plasmodium é através da picada do mosquito.
e914e091-dd
MACKENZIE 2012 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

Sob condições adequadas de temperatura e pressão, ocorre a formação do gás amônia. Assim, em um recipiente de capacidade igual a 10 L, foram colocados 5 mol de gás hidrogênio junto com 2 mol de gás nitrogênio. Ao ser atingido o equilíbrio químico, verificou-se que a concentração do gás amônia produzido era de 0,3 mol/L. Dessa forma, o valor da constante de equilíbrio (KC) é igual a

A
1,80. 10-4
B
3,00. 10-2
C
6,00. 10-1
D
3,60. 10-1
E
1,44. 104