Questõesde UFRGS 2019 sobre Literatura
Instrução: A questão refere-se a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.
A propósito da obra, é correto afirmar que
Instrução: A questão refere-se a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.
A propósito da obra, é correto afirmar que
Instrução: A questão refere-se a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a obra.
( ) O romance parte da mem6ria individual do protagonista e abrange a mem6ria coletiva, referente
a acontecimentos da hist6ria brasileira.
( ) Os fatos narrados no romance não estabelecem relação com o contexto social brasileiro, visto que
o narrador detém-se basicamente na recordação de aspectos do acidente que o deixara
tetraplégico.
( ) O romance da voz a cultura de uma geração, nascida nos anos 1960, crescida nos anos 1970 e
que chega, na década de 1980, em busca de novas alternativas políticas e culturais.
( ) O romance configura-se como realização artística de caráter subjetivo que não se presta a reflexão
sabre o passado hist6rico.
A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e
Instrução: A questão refere-se a obra Bagagem, de Adélia Prado.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as
seguintes afirmações sabre poemas da obra.
( ) "Com licença poética" apresenta
intertextualidade com a obra de Carlos
Drummond de Andrade.
( ) "Sedução" trata do homem amado,
prometido para o casamento.
( ) "Antes do nome" caracteriza-se como
reflexão sobre o fazer poético.
( ) "Pascoa" caracteriza a velhice.
A sequencia correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, e
Instrução: A questão refere-se a obra Bagagem, de Adélia Prado.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sabre poemas da obra.
( ) "Com licença poética" apresenta intertextualidade com a obra de Carlos Drummond de Andrade.
( ) "Sedução" trata do homem amado, prometido para o casamento.
( ) "Antes do nome" caracteriza-se como reflexão sobre o fazer poético.
( ) "Pascoa" caracteriza a velhice.
A sequencia correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, e
Instrução: A questão refere-se a obra Bagagem, de Adélia Prado.
Leia as seguintes afirmações sobre o poema
"Ensinamento".
I - O sujeito Iírico mostra que o sentimento e
revelado pelas ações das pessoas.
II - A cena recuperada mostra o gesto de amor
da mãe para com o pai.
III- O ensinamento do poema e que o amor e
mais importante do que a instrução.
Quais estão corretas?
Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antônio Candido, sobre a ficção brasileira a
partir da década de 1960.
O esforço do escritor atual e inverso. Ele deseja apagar as distancias sociais, identificando-se com a
matéria popular. Por isso usa a primeira pessoa como recurso para confundir autor e personagem,
adotando uma espécie de discurso direto permanente e desconvencionalizado, que permite fusão
maior que a do indireto livre. Esta abdicação estilística e um traço da maior importância na atual ficção
brasileira.
[ ... ]
Este animo de experimentar e renovar talvez enfraqueça a ambição criadora, porque se concentra no
pequeno fazer de cada texto. Daí o abandono dos grandes projetos de antanho. [ ... ] O ímpeto
narrativo se atomiza e a unidade ideal acaba sendo o canto, a crônica, o sketch, que permitem manter
a tensão difícil da violência, do insólito ou da visão fulgurante.
Considere as seguintes afirmações.
I - O autor procura justificar a tendência crescente de romances brasileiros narrados em primeira
pessoa, que se verifica ate hoje.
II - Os "grandes projetos" podem ser exemplificados em obras como o Cicio da cana-de-açúcar, de
Jose Lins do Rego, como os Romances da Bahia, de Jorge Amado, como O tempo e o vento, de
Erico Verissimo.
III- O autor procura justificar a emergência de narrativas curtas no Brasil, coma o canto e a crônica.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se a obra As meninas, de Lygia Fagundes Telles.
Leia o fragmento a seguir da obra, em que a personagem Lia conversa com o motorista de Lorena.
- A filha também lhe da alegria? Ele demora na resposta. Vejo sua boca entortar. - Essa moda que
vocês tem, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e não topo isso. Agora inventou de
estudar de novo. Entrou num curso de madureza.
- E isso não e bom? - S6 sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, e s6 o que
peço a Deus. Ver ela casada.
- Garantida, o senhor quer dizer. Mas ela pode estudar, ter uma profissão e casar também, não e
mais garantido assim? Se casar errado, fica desempregada. Mais velha, com filhos, entende [ ... ].
- A Loreninha também fala assim mas vocês são de família rica, podem ter esses luxos. Minha filha
e moça pobre e lugar de moça pobre e em casa, com o marido, com os filhos. Estudar s6 serve pra
atrapalhar a cabeça dela quando estiver lavando roupa no tanque.
Considere as afirmac;6es abaixo, a respeito da situação da mulher, tema ilustrado no fragmento acima
e presente em outros momentos do romance.
I - 0 discurso do motorista e exemplo de postura patriarcalista, que desaprova a liberdade da mulher,
especialmente se ela for de classe baixa, pois a maior aspiração que ela pode ter na vida e o
casamento.
II - A sexualidade feminina não e tema tratado no romance, aparecendo apenas de modo difuso, a
fim de escapar da censura vigente a época de sua publicação, em 1973.
III- As ideias de Lia mostram sua postura libertaria em relação ao papel da mulher na sociedade,
contrariando as vis6es estereotipadas que a reduzem a um ser passivo e dependente dos homens.
Quais estao corretas?
Instrução: A questão refere-se a obra As meninas, de Lygia Fagundes Telles.
Leia o fragmento a seguir da obra, em que a personagem Lia conversa com o motorista de Lorena.
- A filha também lhe da alegria? Ele demora na resposta. Vejo sua boca entortar. - Essa moda que vocês tem, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e não topo isso. Agora inventou de estudar de novo. Entrou num curso de madureza.
- E isso não e bom? - S6 sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, e s6 o que peço a Deus. Ver ela casada.
- Garantida, o senhor quer dizer. Mas ela pode estudar, ter uma profissão e casar também, não e mais garantido assim? Se casar errado, fica desempregada. Mais velha, com filhos, entende [ ... ].
- A Loreninha também fala assim mas vocês são de família rica, podem ter esses luxos. Minha filha e moça pobre e lugar de moça pobre e em casa, com o marido, com os filhos. Estudar s6 serve pra atrapalhar a cabeça dela quando estiver lavando roupa no tanque.
Considere as afirmac;6es abaixo, a respeito da situação da mulher, tema ilustrado no fragmento acima e presente em outros momentos do romance.
I - 0 discurso do motorista e exemplo de postura patriarcalista, que desaprova a liberdade da mulher, especialmente se ela for de classe baixa, pois a maior aspiração que ela pode ter na vida e o casamento.
II - A sexualidade feminina não e tema tratado no romance, aparecendo apenas de modo difuso, a fim de escapar da censura vigente a época de sua publicação, em 1973.
III- As ideias de Lia mostram sua postura libertaria em relação ao papel da mulher na sociedade, contrariando as vis6es estereotipadas que a reduzem a um ser passivo e dependente dos homens.
Quais estao corretas?
Instrução: A questão refere-se a obra As meninas, de Lygia Fagundes Telles.
No bloco superior abaixo, estão listadas personagens do romance; no inferior, características dessas
personagens.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1. Lorena Vaz Leme
2. Lia de Melo Shultz
3. Ana Clara Conceição
( ) E modelo, viciada em drogas, e divide-se entre o noivo rico e o amante traficante.( ) Envolve-se na militância política contra a ditadura e presencia a prisão de seu namorado.
( ) E culta, vive trancada em seu quarto-concha, possui um passado trágico, relacionado a morte do
irmão e a loucura do pai.
( ) E filha de mãe baiana, vai para São Paulo estudar Ciências Sociais, fugindo do passado sombrio
do pai, um ex-militar nazista.
A sequencia correta, de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e
Leia o fragmento da canção Funeral de um lavrador, feita par Chico Buarque de Holanda, em 1968, a
partir da obra Marte e vida Severina (Auto de Natal pernambucano), de Joao Cabral de Melo Neto.
E uma cova grande pra tua carne pouca
Mas a terra dada, não se abre a boca
É a conta menor que tiraste em vida
É a parte que te cabe deste latifúndio
É a terra que querias ver dividida
Estarás mais ancho que estavas no mundo
Mas a terra dada, não se abre a boca
Considere as afirmações abaixo, sobre o fragmento.
I - O tema da reforma agraria, recuperado por Chico Buarque de Holanda, também esta presente no
Auto de Joao Cabral de Melo Neto.
II - A magreza do lavrador faz a cova parecer um latifúndio.
III- A morte, para o lavrador pobre, parece ser mais vantajosa do que a miséria em vida.
Quais estao corretas?
Instrução: A questão refere-se à obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.
Leia os fragmentos abaixo.
Quando eu fui catar papel encontrei um preto. Estava rasgado e sujo que dava pena. Nos seus trajes
rôtos êle podia representar-se como diretor do sindicato dos miseráveis.
2 de maio de 1958 [ ... ] Passei o dia catando papel. A noite meus pés doíam tanto que eu não podia
andar.
14 de junho ... Esta chovendo. Eu não posso ir catar papel. O dia que chove eu sou mendiga.
3 de maio ... Fui na feira da Rua. Carlos de Campos, catar qualquer coisa.
Depois fui catar lenha. Parece que vim ao mundo predestinada a catar. Só não cato a felicidade.
Considere as seguintes afirmac;6es sabre a ac;ao de "catar".
I - Relaciona-se ao título da obra, uma vez que Quarto de despejo serve de metáfora a situação da
própria personagem, que vive na favela como um objeto descartado.
II - Associa-se a atividade da escritora, que recolhe da experiência de viver do lixo a própria matéria
para a sua criação literária.
III- Refere-se a descoberta dos diários de Carolina pelo jornalista Audálio Dantas, graças ao qual ela
se torna uma escritora de grande sucesso editorial, condição que lhe garante sustentabilidade
financeira e saída definitiva da miséria.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se à obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.
Leia os fragmentos abaixo.
Quando eu fui catar papel encontrei um preto. Estava rasgado e sujo que dava pena. Nos seus trajes rôtos êle podia representar-se como diretor do sindicato dos miseráveis.
2 de maio de 1958 [ ... ] Passei o dia catando papel. A noite meus pés doíam tanto que eu não podia andar.
14 de junho ... Esta chovendo. Eu não posso ir catar papel. O dia que chove eu sou mendiga.
3 de maio ... Fui na feira da Rua. Carlos de Campos, catar qualquer coisa.
Depois fui catar lenha. Parece que vim ao mundo predestinada a catar. Só não cato a felicidade.
Considere as seguintes afirmac;6es sabre a ac;ao de "catar".
I - Relaciona-se ao título da obra, uma vez que Quarto de despejo serve de metáfora a situação da própria personagem, que vive na favela como um objeto descartado.
II - Associa-se a atividade da escritora, que recolhe da experiência de viver do lixo a própria matéria para a sua criação literária.
III- Refere-se a descoberta dos diários de Carolina pelo jornalista Audálio Dantas, graças ao qual ela se torna uma escritora de grande sucesso editorial, condição que lhe garante sustentabilidade financeira e saída definitiva da miséria.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se à obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.
Um tema em Quarto de despejo e encontrado também no poema "O bicho", de Manuel Bandeira,
transcrito a seguir.
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
o bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Assinale a alternativa que identifica esse tema recorrente nas duas obras.
Instrução: A questão refere-se a obra São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Considere as afirmações abaixo, sabre o romance.
I - A obra esta integrada a Geração de 30, momenta do Modernismo brasileiro voltado sobretudo
para a representação das contradições entre o processo de modernização e o atraso das estruturas
patriarcais da sociedade brasileira.
II - As tensões psicol6gicas do narrador e personagem Paulo Hon6rio conferem uma carga intimista
que enfraquece as pressões da natureza e do meio social sabre as ações do romance.
III - As tensões psicológicas e a problematização do processo de escrita caracterizam a obra, que,
assim, ultrapassa os limites do regionalismo, afeito ao descritivismo da paisagem local.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se a obra São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Considere as afirmações abaixo, sabre o romance.
I - A obra esta integrada a Geração de 30, momenta do Modernismo brasileiro voltado sobretudo para a representação das contradições entre o processo de modernização e o atraso das estruturas patriarcais da sociedade brasileira.
II - As tensões psicol6gicas do narrador e personagem Paulo Hon6rio conferem uma carga intimista que enfraquece as pressões da natureza e do meio social sabre as ações do romance.
III - As tensões psicológicas e a problematização do processo de escrita caracterizam a obra, que, assim, ultrapassa os limites do regionalismo, afeito ao descritivismo da paisagem local.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se a obra São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Assinale a alternativa correta a respeito do romance.
Considere o poema abaixo, de Oswald de Andrade, do livro Pau-Brasil, de 1925.
RIQUEZAS NATURAIS
Muitos metaes pepinos romans e figos
De muitas castas
Cidras limões e laranjas
Uma infinidade
Muitas cannas daçucre
Infinite algodam
Tambem ha muito paobrasil
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o poema.
( ) Insere-se no contexto do primitivismo das vanguardas do Modernismo brasileiro, remetendo
particulamente as propostas do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade.
( ) Constr6i imagens incompatíveis com os ideais de progresso e civilização, trazidos pelas vanguardas
europeias, inspiradoras do Modernismo brasileiro.
( ) Reforça os elementos naturais da paisagem, remetendo a "cor local", tal coma o nacionalismo presente
em Jose de Alencar e Gonçalves Dias.
( ) Descreve a exuberância da natureza tropical, apropriando-se de maneira paródica dos discursos dos
primeiros cronistas, que alardeavam as belezas naturais das terras recém-descobertas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e
No bloco superior abaixo, estão listados movimentos literários brasileiros; no inferior, características
desses movimentos.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1. Barraco
2. Romantismo
3. Modernismo
( ) Utiliza manifestos coma grande meio de divulgação das intenções estéticas e ideol6gicas.
( ) Caracteriza-se como retorno a uma intensa religiosidade.
( ) Procura configurar os dilemas e as contradições do ser humano.
( ) Busca a identidade nacional coma temática, mantendo a forma conforme o padrão europeu.
A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e
Considere as seguintes afirmações sobre os romances abaixo.
I - A personagem Bertoleza, de O cortiço, representa um entrave as ambições de Joao Romão de
ascender socialmente, razão pela qual ele planeja devolve-la ao seu antigo senhor, na condição
de escrava que era.
II - Euclides da Cunha narra, em "A luta", terceira parte de Os sertões, as formas de organização e
as estratégias de combate dos sertanejos, liderados por Antonio Conselheiro, que derrotam o
Exercito Republicano.
III- O personagem Ricardo Coração dos Outros, em Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima
Barreto, e um musico popular, que goza da estima da mais alta sociedade carioca, por ser a
expressão característica da alma nacional.
Quais estão corretas?
Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.
Em Papéis avulsos, há pouca ação, predominando exposição de doutrinas sobre o comportamento
humano, por meio do dialogo ou da fala de um personagem que assume a narração.
Esse recurso formal pode ser observado em
Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.
Em Papéis avulsos, há pouca ação, predominando exposição de doutrinas sobre o comportamento humano, por meio do dialogo ou da fala de um personagem que assume a narração.
Esse recurso formal pode ser observado em
Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.
No livro de contos Papeis avulsos, "a recusa assídua dos mitos", conforme Alfredo Bosi assinala em
ensaio sobre a obra machadiana, manifesta-se na crítica a teorias e a pretensas verdades, que são
satirizadas.
A respeito dessa crítica nos contos, considere as afirmações abaixo.
I - Há, em "A chinela turca", a hist6ria de Duarte, um jovem escritor responsável pela cria<;ao de
obras renovadoras da tradição literária, no entanto não reconhecido pela crítica, que privilegia
apenas os autores consagrados.
II - Ha, em "O segredo do Bonzo", os personagens Patimau e Languru, considerados "grandes ffsicos
e fil6sofos", que arrastam consigo multidoes e "pessoas capazes de dar a vida por eles", pelas
ideias que divulgam, tais como a origem dos grilos e o princf pio da vida futura, contido na gota
de sangue de uma vaca.
III - Há, em "A sereníssima Republica", conto cujo título se refere ao nome de uma sociedade de
aranhas falantes, um governo que adotava um sistema eleitoral em que bolas com os nomes dos
candidatos eram postas dentro de um saco, de onde se extraíam anualmente um certo numero
de eleitos para as carreiras publicas.
Quais estão corretas?
Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.
No livro de contos Papeis avulsos, "a recusa assídua dos mitos", conforme Alfredo Bosi assinala em ensaio sobre a obra machadiana, manifesta-se na crítica a teorias e a pretensas verdades, que são satirizadas. A respeito dessa crítica nos contos, considere as afirmações abaixo.
I - Há, em "A chinela turca", a hist6ria de Duarte, um jovem escritor responsável pela cria<;ao de obras renovadoras da tradição literária, no entanto não reconhecido pela crítica, que privilegia apenas os autores consagrados.
II - Ha, em "O segredo do Bonzo", os personagens Patimau e Languru, considerados "grandes ffsicos e fil6sofos", que arrastam consigo multidoes e "pessoas capazes de dar a vida por eles", pelas ideias que divulgam, tais como a origem dos grilos e o princf pio da vida futura, contido na gota de sangue de uma vaca.
III - Há, em "A sereníssima Republica", conto cujo título se refere ao nome de uma sociedade de aranhas falantes, um governo que adotava um sistema eleitoral em que bolas com os nomes dos candidatos eram postas dentro de um saco, de onde se extraíam anualmente um certo numero de eleitos para as carreiras publicas.
Quais estão corretas?