Questão 3ee05667-f9
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antônio Candido, sobre a ficção brasileira a
partir da década de 1960.
O esforço do escritor atual e inverso. Ele deseja apagar as distancias sociais, identificando-se com a
matéria popular. Por isso usa a primeira pessoa como recurso para confundir autor e personagem,
adotando uma espécie de discurso direto permanente e desconvencionalizado, que permite fusão
maior que a do indireto livre. Esta abdicação estilística e um traço da maior importância na atual ficção
brasileira.
[ ... ]
Este animo de experimentar e renovar talvez enfraqueça a ambição criadora, porque se concentra no
pequeno fazer de cada texto. Daí o abandono dos grandes projetos de antanho. [ ... ] O ímpeto
narrativo se atomiza e a unidade ideal acaba sendo o canto, a crônica, o sketch, que permitem manter
a tensão difícil da violência, do insólito ou da visão fulgurante.
Considere as seguintes afirmações.
I - O autor procura justificar a tendência crescente de romances brasileiros narrados em primeira
pessoa, que se verifica ate hoje.
II - Os "grandes projetos" podem ser exemplificados em obras como o Cicio da cana-de-açúcar, de
Jose Lins do Rego, como os Romances da Bahia, de Jorge Amado, como O tempo e o vento, de
Erico Verissimo.
III- O autor procura justificar a emergência de narrativas curtas no Brasil, coma o canto e a crônica.
Quais estão corretas?
Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antônio Candido, sobre a ficção brasileira a
partir da década de 1960.
O esforço do escritor atual e inverso. Ele deseja apagar as distancias sociais, identificando-se com a
matéria popular. Por isso usa a primeira pessoa como recurso para confundir autor e personagem,
adotando uma espécie de discurso direto permanente e desconvencionalizado, que permite fusão
maior que a do indireto livre. Esta abdicação estilística e um traço da maior importância na atual ficção
brasileira.
[ ... ]
Este animo de experimentar e renovar talvez enfraqueça a ambição criadora, porque se concentra no
pequeno fazer de cada texto. Daí o abandono dos grandes projetos de antanho. [ ... ] O ímpeto
narrativo se atomiza e a unidade ideal acaba sendo o canto, a crônica, o sketch, que permitem manter
a tensão difícil da violência, do insólito ou da visão fulgurante.
Considere as seguintes afirmações.
I - O autor procura justificar a tendência crescente de romances brasileiros narrados em primeira
pessoa, que se verifica ate hoje.
II - Os "grandes projetos" podem ser exemplificados em obras como o Cicio da cana-de-açúcar, de
Jose Lins do Rego, como os Romances da Bahia, de Jorge Amado, como O tempo e o vento, de
Erico Verissimo.
III- O autor procura justificar a emergência de narrativas curtas no Brasil, coma o canto e a crônica.
Quais estão corretas?
A
Apenas I.
B
Apenas III.
C
Apenas I e II.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.