Questõessobre Simbolismo

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Foram encontradas 57 questões
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UECE 2021 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

Cecília Meireles é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Poeta, jornalista, escritora, professora e musicista. Pelas características de sua obra literária e pelo contexto histórico em que se encontra, a escritora pode ser associada ao momento literário denominado de

Texto 3


Retrato

Cecília Meireles



A
Romantismo.
B
Parnasianismo.
C
Simbolista.
D
Modernista.
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SÃO CAMILO 2019 - Literatura - Simbolismo, Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

Completam as lacunas do texto, respectivamente:

Leia o texto para responder à questão.

    Se o século XIX, marcado pelo progresso científico — genética, evolucionismo, positivismo, sociologia, racionalismo, etc. — motivou escolas literárias correspondentes — ________, _______ , _______ —, propugnando uma descrição rígida, precisa e minuciosa, acarretou, em contrapartida, um momento de descrédito da ciência, uma reação quase radical, que propunha a diluição dos objetos e sentimentos no vago e indistinto, no inefável, abstrato e incorpóreo, ideal supremo do ________.

(Lauro Junkes, 2016. Adaptado.)
A
Realismo, Naturalismo, Romantismo — Simbolismo.
B
Romantismo, Simbolismo, Naturalismo — Realismo.
C
Realismo, Parnasianismo, Naturalismo — Simbolismo.
D
Realismo, Naturalismo, Romantismo — Parnasianismo.
E
Romantismo, Simbolismo, Naturalismo — Parnasianismo.
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UNIFESP 2015 - Literatura - Simbolismo, Escolas Literárias

O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Com esse movimento, nota-se o despontar de uma poesia nova, que ressuscitava o culto do vago em substituição ao culto da forma e do descritivo.

(Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1994. Adaptado.)

Considerando esta breve caracterização, assinale a alternativa em que se verifica o trecho de um poema simbolista.

A

“É um velho paredão, todo gretado,

Roto e negro, a que o tempo uma oferenda

Deixou num cacto em flor ensanguentado

E num pouco de musgo em cada fenda.”

B

“Erguido em negro mármor luzidio,

Portas fechadas, num mistério enorme,

Numa terra de reis, mudo e sombrio,

Sono de lendas um palácio dorme.”

C

“Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o mármor luzidio,

Entre um leque e o começo de um bordado.”

D

“Sobre um trono de mármore sombrio,

Num templo escuro e ermo e abandonado,

Triste como o silêncio e inda mais frio,

Um ídolo de gesso está sentado.”

E

“Ó Formas alvas, brancas, Formas claras

De luares, de neves, de neblinas!...

Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...

Incensos dos turíbulos das aras...”

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ESPM 2019 - Literatura - Simbolismo, Vanguardas Europeias, Naturalismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias

Para desvirginar o labirinto
Do velho e metafísico Mistério,
Comi meus olhos crus no cemitério,
Numa antropofagia de faminto!

A digestão desse manjar funéreo
Tornado sangue transformou-me o instinto
De humanas impressões visuais que eu sinto,
Nas divinas visões do íncola¹ etéreo²! 

Vestido de hidrogênio incandescente,
Vaguei um século, improficuamente³,
Pelas monotonias siderais...

Subi talvez às máximas alturas,
Mas, se hoje volto assim, com a alma às escuras,
É necessário que ainda eu suba mais!

(“Solilóquio de um Visionário”, de Augusto dos Anjos, Eu e Outras Poesias)


¹íncola: habitante

²etéreo: referente ao céu

³improficuamente: inutilmente

Augusto dos Anjos é um poeta contextualizado no Pré-Modernismo, época literária em que houve um entrecruzamento de várias posturas artísticas. Assinale a opção que traz um aspecto de estilo não incorporado no poema acima.

A
Do Modernismo, em sua fase inicial, a busca pela hegemonia da cultura popular, com linguagem acessível.
B
Do Parnasianismo, o rigor formal, a escolha do soneto com uso de rimas ricas, ou seja, com palavras de classes gramaticais diferentes.
C
Do Simbolismo, a evocação do aspecto espiritual, mais as referências ao metafísico, etéreo, vago e misterioso.
D
Do Naturalismo, a utilização de vocabulário científico (“hidrogênio”) e imagens agressivas, antirromânticas.
E
Do Expressionismo, o gosto pelo grotesco, com imagens deformadas, pelo tom de exagero.
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MACKENZIE 2019 - Literatura - Simbolismo, Escolas Literárias

Considere as afirmações abaixo.


I. Os estados subjetivos da consciência, as impressões sombrias da alma, o hermetismo, o apelo aos sentidos e uma atmosfera permeada por fortes símbolos religiosos ajudam a definir o tom simbolista do poema.

II. A referência a elementos religiosos no poema é sem dúvida uma impregnação do nacionalismo tardo-romântico na obra de Cruz e Sousa, pois tais referências são uma forma de fixar a identidade nacional nos versos de “Siderações”.

III. A visão de mundo em “Siderações” se baseia no conhecimento mais avançado da astronomia da sua época, fundamentando a vertente simbolista brasileira com a objetividade do discurso especializado da ciência do final do século XIX.


Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão


A

A afirmação I está correta.

B
A afirmação II está correta.
C
A afirmação III está correta.
D
Todas as afirmações estão corretas.
E
Nenhuma das afirmações está correta.
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UNICAMP 2021 - Literatura - Simbolismo, Vanguardas Europeias, Modernismo, Realismo, Escolas Literárias

Tradicionalmente, o palco pode apresentar uma variedade de estilos cênicos, entre os quais se destacam o estilo realista (põe em evidência detalhes ambientais para sugerir sensações e emoções vividas pelas personagens), o estilo expressionista (os objetos são distorcidos ou estilizados, com o fim de sugerir, mais que mostrar, o ambiente de atuação das personagens), o estilo simbolista (os objetos concretos sugerem ideias abstratas, segundo associações sinestéticas tradicionais: o verde, vestido pelos mágicos, indica a esperança; o vermelho, a cor do demônio, sugere uma paixão violenta; a veste branca simboliza a candura, a castidade).
(Adaptado de Salvatore D´Onofrio, Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do drama. São Paulo: Ática, 1995, p. 138.)

Sem identidade, hierarquias no chão, estilos misturados, a pós-modernidade é isto e aquilo, num presente aberto pelo e.
(Jair Ferreira dos Santos, O que é o pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 110.)

Com base nas indicações cênicas (as didascálias) que abrem e fecham a peça O marinheiro, de Fernando Pessoa, é correto afirmar que o seu estilo é

A
expressionista, dadas a ausência de ações dramáticas e a presença de sugestões alegóricas como, por exemplo, o canto do galo.
B
simbolista, uma vez que os elementos que compõem a cena dramática sugerem alguns significados de natureza filosófica.
C
realista, porque as imagens da noite, do luar e do alvorecer indicam precisamente a passagem do tempo.
D
pós-modernista, tendo em vista que os objetos descritos criam uma atmosfera mágica, na qual a ilusão não se distingue da realidade.
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UNICENTRO 2017 - Literatura - Simbolismo, Escolas Literárias

Assinale a alternativa características do simbolismo.

A
A objetividade ocupou lugar do subjetivismo e a valorização da emoção foi abandonada.
B
O artista busca, no plano da linguagem, oferecer descrições aparentemente isentas, para que o leitor forme um juízo sobre as cenas apresentadas.
C
A sociedade é objeto de interesse imediato e sua análise e compreensão depende da capacidade de se ater a comportamentos observáveis.
D
Para explorar o mundo visível, racional e objetivo, exploram diferentes recursos da linguagem para evocar sensações, tais como maiúsculas alegorizantes, reticências e aliterações.
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UNICENTRO 2016 - Literatura - Simbolismo, Escolas Literárias

Nas duas últimas estrofes, há uma referência à sublimação através da morte que se comprova pela receptividade da lua e dos arcanjos à chegada da amada. Pelo amado, há a preocupação com o seu estado, já que ainda se encontra na terra.

Essa peculiaridade do Simbolismo dá-se porque, para os simbolistas, a morte

 

GUIMARAENS, Alphonsus. Hão de chorar por ela os cinamomos.

Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/cinco-poemasalphonsus-guimaraens.htm>;. Acesso em: 22 set. 2016.

A
é a sublimação suprema, porque o ser se transforma em espiritualidade pura, condição inconcebível em vida.
B
é fuga e, e como ela já se livrou da vida, a situação dele é mais preocupante.
C
é uma evasão, o sujeito poético transcende de sua condição mortal para uma condição imortal, dessa forma, ela ainda precisa evoluir, enquanto ele já transcendeu.
D
não é real, apenas imaginada, tudo não passa de um sonho em que a amada ultrapassa os limites do mundo concreto e atinge a sublimação.
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IF-TO 2016 - Literatura - Simbolismo, Escolas Literárias

O Simbolismo é um movimento literário que surge ao fim do século XIX, em oposição ao Realismo e ao Naturalismo. Uma de suas características principais é marcada pela ênfase em temas:

A
Subjetivos e místicos.
B
Românticos e aventurosos.
C
Paisagens alegres.
D
Símbolos geométricos triangulares.
E
Vida cotidiana.
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FEI 2014 - Literatura - Barroco, Simbolismo, Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

A linguagem orgânica, cientificista, com termos advindos da química, causou estranhamento na crítica da época. O estilo de Augusto dos Anjos não se enquadrou nem mesmo dentro das escolas às quais ele era contemporâneo, a saber:

Leia atentamente o poema de Augusto dos Anjos e responda à questão a seguir:

Psicologia de um vencido


A
Romantismo e Barroco.
B
Naturalismo e Arcadismo.
C
Barroco e Parnasianismo.
D
Simbolismo e Parnasianismo.
E
Realismo e Barroco.
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EINSTEIN 2018 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

 Se, na Europa, este movimento é um protesto cultural, se o “mal do século”, a saudade do paraíso perdido são as consequências da industrialização e da ascensão da burguesia; no Brasil, onde a sociedade do Império compreende apenas grandes proprietários escravocratas e uma burguesia nascente, o movimento, produto de importação, corresponde a uma afirmação nacionalista.                     


   (Paul Teyssier. Dicionário de literatura brasileira, 2003. Adaptado.)


O movimento a que o texto se refere é o

A
Simbolismo.
B
Realismo.
C
Arcadismo.
D
Romantismo.
E
Modernismo.
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FAG 2019 - Literatura - Barroco, Simbolismo, Modernismo, Escolas Literárias, Romantismo

Considerando a inserção do Conto “O homem que sabia javanês” nos estilos de época da literatura brasileira, a obra de Lima Barreto pertence ao:

A
Pré-Modernismo, pois apresenta tom coloquial através de linguagem simples e de fácil entendimento.
B
Romantismo, visto que se apresentam impregnados de forte emoção com a intenção de fugir da realidade.
C
Modernismo, pois utiliza o diálogo em sua composição, estratégia comum aos primeiros poetas modernos.
D
Simbolismo, pois se utiliza do soneto, gênero poético clássico cultuado pelos poetas vinculados à tradição.
E
Barroco, marcada por uma forte linguagem culta e erudita.
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FAG 2019 - Literatura - Barroco, Simbolismo, Modernismo, Escolas Literárias, Romantismo

Considerando a inserção do Conto “O homem que sabia javanês” nos estilos de época da literatura brasileira, a obra de Lima Barreto pertence ao:

A
Pré-Modernismo, pois apresenta tom coloquial através de linguagem simples e de fácil entendimento.
B
Romantismo, visto que se apresentam impregnados de forte emoção com a intenção de fugir da realidade.
C
Modernismo, pois utiliza o diálogo em sua composição, estratégia comum aos primeiros poetas modernos.
D
Simbolismo, pois se utiliza do soneto, gênero poético clássico cultuado pelos poetas vinculados à tradição.
E
Barroco, marcada por uma forte linguagem culta e erudita.
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FAG 2015 - Literatura - Simbolismo, Parnasianismo, Escolas Literárias

Um dos aspectos que faz com que a poesia simbolista se contraponha frontalmente ao Parnasianismo é:

A
a consideração do poema como um produto artístico, resultante de um processo lógico e analítico de interpretação do real.
B
a visão materialista do mundo, adequadamente expressa por uma linguagem eivada de sugestões plásticas que acentuam a ideia de sensualidade.
C
o predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada, como tentativa de exprimir com mais clareza as ambiguidades da alma.
D
a adoção de uma postura subjetiva diante da realidade, expressa por uma linguagem rica de associações sensoriais.
E
o abandono do soneto, que, como forma poética fixa, passa ser considerado impróprio para exprimir a fluidez onírica.
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FAG 2014 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

“Eu, feliz, olhei minha Sa-Maria Andreza; fogo de amor verbigrácia. Mão na mão, eu lhe dizendo – na outra o rifle empunhado - Vamos dormir abraçados”... De acordo com a leitura da frase que integra o conto “Luas-de-mel”, podemos afirmar que Guimarães Rosa filiou-se à tendência do: 

A
Arcadismo
B
Realismo
C
Romantismo
D
Modernismo
E
Simbolismo
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FAG 2013 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

As opções abaixo apresentam opiniões de alguns críticos sobre diferentes escolas literárias. Marque aquela que NÃO se relaciona ao comentário.

A
Sobre o Romantismo: “a arte deixa, porém, agora, de ser uma atividade social orientada por critérios objetivos e convencionais, e transforma-se numa forma de autoexpressão que cria os seus próprios padrões; numa palavra: torna-se o meio empregado pelo indivíduo singular para se comunicar com indivíduos singulares”.
B
Sobre o Realismo: “por fim, acentua o polimorfismo cultural dessa época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro”.
C
Sobre o Parnasianismo: “Preso, o poeta era obrigado a esmagar seus sentimentos sublimes, a deformar suas ideias, a cortar, diminuir, fazer o que não queria, porque à porta vigiavam carcereiros terríveis com pencas de chaves de ouro à cintura”.
D
Sobre o Simbolismo: “do âmago da inteligência européia surge uma oposição vigorosa ao triunfo da coisa e do fato sobre o sujeito – aquele sujeito a que o otimismo do século prometera o paraíso mas não dera senão um purgatório de contrastes e frustrações”.
E
Sobre o Modernismo: “nele verificamos, ainda, a seriação de manifestações de rebeldia artística”.
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CESMAC 2018 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

Podemos relacionar os períodos literários com marcos históricos de nossa trajetória política e social. É natural que possamos juntar os dois itens, pois a produção literária, como outras de caráter cultural, assume as formas que predominam no contexto político-social em que acontecem. Assim:

TEXTO 3

Durante séculos, os jornais impressos eram o único meio regular de divulgação de notícias. Com o avanço das tecnologias de transmissão de informação (rádio, televisão, internet), o contexto de circulação das notícias foi radicalmente alterado.
Um exemplo ilustra bem essa transformação. Em 11 de setembro de 2001, quando terroristas lançaram aviões contra alvos americanos, matando milhares de pessoas, a opinião pública acompanhou, pelas telas de computador e televisão, os dramáticos acontecimentos.
Jornais impressos não teriam condições de levar as notícias a milhões de pessoas em todo o mundo à medida que os fatos iam acontecendo.
Essa constatação nos obriga a concluir algo importante: a depender do meio em que circulam as notícias, elas assumem configurações diferentes. Uma notícia redigida para ser postada em um portal da internet provavelmente contará com menos informações do que a notícia equivalente que será publicada na edição do jornal no dia seguinte. Isso ocorre porque, com a necessidade de informar os fatos no exato instante em que acontecem, os portais da internet não têm como garantir o tempo necessário para a apuração mais minuciosa dos detalhesdo fato noticiado.
É comum, inclusive, algumas das notícias veiculadas nesses portais serem atualizadas ao longo do dia, para acréscimo de detalhes e correção das informações iniciais que se mostram inexatas. Os jornais impressos não enfrentam essas dificuldades, porque dispõem de mais tempo e podem, assim, trazer informações mais completas e bem elaboradas.
Maria Luiza Abaurre e Maria Bernadete Abaurre. Produção de Textointerlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007, p. 69. (Adaptado). 
A
ao período em que valiam os ideais da Independência, corresponde o projeto literário do Romantismo, quando símbolos de fato nacionais pudessem ser cantados em prosa e em verso.
B
em sequência ao Arcadismo, teve lugar o Barroco, marcado pelos conflitos ideológicos que opunham o bem e o mal, o pecado e a virtude.
C
o interesse pelas condições de vida da população indianista favoreceu o fortalecimento do Realismo, que, por sua vez, motivou a apresentação de uma natureza exuberante.
D
o avanço das ciências, bem como a Revolução Industrial apressaram o surgimento de uma estética simbolista, quando tiveram lugar “os romances de costume.”
E
a necessidade de novos parâmetros para interpretação da realidade, condicionou a opção por um olhar formal e alheio ao cotidiano do projeto literário do Modernismo.
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UCPEL 2017 - Literatura - Simbolismo, Naturalismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

Os textos de Manuel Bandeira, Castro Alves e Cruz e Sousa são, respectivamente, de quais períodos literários?

Para responder à questão considere os textos 1, 2 e 3. 


Texto 1

O Último Poema
Manuel Bandeira


Assim eu quereria o meu último poema. 
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos 
intencionais 
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas 
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
 A pureza da chama em que se consomem os diamantes 
mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.


Disponível em:. <http://www.releituras.com/>Acesso em: 07 nov. 2016. 


Texto 2

AMAR E SER AMADO 
Castro Alves


Amar e ser amado! Com que anelo 
Com quanto ardor este adorado sonho 
Acalentei em meu delírio ardente 
Por essas doces noites de desvelo! 
Ser amado por ti, o teu alento 
A bafejar-me a abrasadora frente!
 Em teus olhos mirar meu pensamento, 
Sentir em mim tu’alma, ter só vida 
P’ra tão puro e celeste sentimento 
Ver nossas vidas quais dois mansos rios,
 Juntos, juntos perderem-se no oceano, 
Beijar teus lábios em delírio insano 
Nossas almas unidas, nosso alento, 
Confundido também, amante, amado 
Como um anjo feliz... que pensamento!?


Disponível em: .<https://www.pensador.com/frases/NTU2MTQw//> Acesso em: 07 nov. 2016.


Texto 3

Livre 
 Cruz e Sousa 

Livre!Ser livre da matéria escrava, 
arrancar os grilhões que nos flagelam
e livre penetrar nos Dons que selam a 
alma e lhe emprestam toda a etérea lava.

Livre da humana, da terrestre bava 
dos corações daninhos que regelam, 
quando os nossos sentidos se rebelam 
contra a Infâmia bifronte que deprava.

Livre! bem livre para andar mais puro, 
mais junto à Natureza e mais seguro 
do seu Amor, de todas as justiças.

Livre! para sentir a Natureza, 
para gozar, na universal Grandeza, 
Fecundas e arcangélicas preguiças.


Disponível em:<https://poesiaspoemaseversos.com.br/cruz-e-sousa-poemas>. Acesso em: 07 nov. 2016. 

A
modernismo - romantismo - simbolismo
B
simbolismo - parnasianismo - romantismo
C
modernismo - romantismo - parnasianismo
D
naturalismo - romantismo - romantismo
E
romantismo - naturalismo - romantismo
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UEM 2010 - Literatura - Simbolismo, Escolas Literárias

Cruz e Sousa é o grande nome do Simbolismo brasileiro, que se manifestou quase que exclusivamente na poesia. Como o próprio nome designa, o Simbolismo corresponde à estética que se expressa por meio de símbolos, ou seja, de figuras que substituem a imagem de uma realidade visível e imediata por outra coisa, ideia ou valor correspondente, produzindo uma mensagem com tonalidades às vezes semanticamente obscuras e vagas, como se vê nestes versos: “Indefiníveis músicas supremas,/ Harmonias da Cor e do Perfume”.

Assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
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UCPEL 2012 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Escolas Literárias

Para o teste seguinte, analise as afirmativas e assinale a opção correta.

I. Carlos Drummond de Andrade, em sua vasta obra, fala frequentemente sobre a nostalgia do passado, os obstáculos que a vida oferece, a angústia diante da morte, a monotonia da vida, a preocupação social e política, a própria poesia e a falta de perspectiva do homem.
II. João Cabral de Melo Neto, em Morte e vida severina, revela a preocupação social, pois retrata os problemas do homem nordestino ante o seu meio.
III. Cruz e Sousa é considerado um importante escritor simbolista brasileiro, porque produziu uma obra que transcende os limites da escola romântica, realista e da parnasiana, enfocando os problemas sociais, principalmente o do negro escravo, a partir de suas vivências pessoais.

A
Todas as afirmações estão corretas.
B
Somente a afirmação II está correta.
C
Todas as afirmações estão incorretas.
D
Somente a afirmação III está correta.
E
Somente a afirmação I está correta.