Questõessobre Parnasianismo

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Foram encontradas 71 questões
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UECE 2021 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

Cecília Meireles é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Poeta, jornalista, escritora, professora e musicista. Pelas características de sua obra literária e pelo contexto histórico em que se encontra, a escritora pode ser associada ao momento literário denominado de

Texto 3


Retrato

Cecília Meireles



A
Romantismo.
B
Parnasianismo.
C
Simbolista.
D
Modernista.
78cbaaf8-06
SÃO CAMILO 2019 - Literatura - Simbolismo, Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

Completam as lacunas do texto, respectivamente:

Leia o texto para responder à questão.

    Se o século XIX, marcado pelo progresso científico — genética, evolucionismo, positivismo, sociologia, racionalismo, etc. — motivou escolas literárias correspondentes — ________, _______ , _______ —, propugnando uma descrição rígida, precisa e minuciosa, acarretou, em contrapartida, um momento de descrédito da ciência, uma reação quase radical, que propunha a diluição dos objetos e sentimentos no vago e indistinto, no inefável, abstrato e incorpóreo, ideal supremo do ________.

(Lauro Junkes, 2016. Adaptado.)
A
Realismo, Naturalismo, Romantismo — Simbolismo.
B
Romantismo, Simbolismo, Naturalismo — Realismo.
C
Realismo, Parnasianismo, Naturalismo — Simbolismo.
D
Realismo, Naturalismo, Romantismo — Parnasianismo.
E
Romantismo, Simbolismo, Naturalismo — Parnasianismo.
cbf7b1bb-03
UEA 2018 - Literatura - Barroco, Modernismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo

Leia o comentário (adaptado) do crítico Sânzio de Azevedo, publicado em 2006:

“Identificação da poesia com a escultura; correção métrica e gramatical; ausência de sentimentalismo (mas não de sentimento); ‘mot juste’, a palavra exata; gosto pelos poemas descritivos e/ou narrativos; uso do alexandrino (o que nem sempre foi seguido); apreço pela rima (raros poemas em versos brancos); predileção pela forma fixa (soneto, balada etc); presença da mitologia greco-latina; história grega ou romana; exotismo, focalizando o mundo oriental; tudo isso constitui o conjunto das principais características desse movimento.”

O texto refere-se ao

A
Arcadismo.
B
Realismo.
C
Modernismo.
D
Barroco.
E
Parnasianismo.
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ESPM 2019 - Literatura - Simbolismo, Vanguardas Europeias, Naturalismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias

Para desvirginar o labirinto
Do velho e metafísico Mistério,
Comi meus olhos crus no cemitério,
Numa antropofagia de faminto!

A digestão desse manjar funéreo
Tornado sangue transformou-me o instinto
De humanas impressões visuais que eu sinto,
Nas divinas visões do íncola¹ etéreo²! 

Vestido de hidrogênio incandescente,
Vaguei um século, improficuamente³,
Pelas monotonias siderais...

Subi talvez às máximas alturas,
Mas, se hoje volto assim, com a alma às escuras,
É necessário que ainda eu suba mais!

(“Solilóquio de um Visionário”, de Augusto dos Anjos, Eu e Outras Poesias)


¹íncola: habitante

²etéreo: referente ao céu

³improficuamente: inutilmente

Augusto dos Anjos é um poeta contextualizado no Pré-Modernismo, época literária em que houve um entrecruzamento de várias posturas artísticas. Assinale a opção que traz um aspecto de estilo não incorporado no poema acima.

A
Do Modernismo, em sua fase inicial, a busca pela hegemonia da cultura popular, com linguagem acessível.
B
Do Parnasianismo, o rigor formal, a escolha do soneto com uso de rimas ricas, ou seja, com palavras de classes gramaticais diferentes.
C
Do Simbolismo, a evocação do aspecto espiritual, mais as referências ao metafísico, etéreo, vago e misterioso.
D
Do Naturalismo, a utilização de vocabulário científico (“hidrogênio”) e imagens agressivas, antirromânticas.
E
Do Expressionismo, o gosto pelo grotesco, com imagens deformadas, pelo tom de exagero.
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UEG 2015 - Literatura - Barroco, Vanguardas Europeias, Parnasianismo, Escolas Literárias, Arcadismo

Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente

Observe os dois poemas a seguir para responder à questão.

Haroldo de Campos. Cristal, em fome de forma In: AGUILAR, Gonçalo. Poesia brasileira As vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: UNESP, 2005 p. 195



Hugo Pontes. In:<https://www.germinaliteratura.com.br/>. Acesso: 24 mar. de 2015.
A
poema árcade e poesia futurista.
B
poesia concreta e poema processo.
C
poema abstrato e poesia surreal.
D
poesia parnasiana e poema barroco.
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UNIFESP 2021 - Literatura - Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

Este movimento surge como momento de negação profunda e revolucionária, porque visava a redefinir não só a atitude poética, mas o próprio lugar do homem no mundo e na sociedade. Concebe de maneira nova o papel do artista e o sentido da obra de arte, pretendendo liquidar a convenção universalista dos herdeiros de Grécia e Roma em benefício de um sentimento novo, embebido de inspirações locais, procurando o único em lugar do perene.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 2013. Adaptado.)

O texto refere-se ao movimento

A
realista
B
romântico
C
árcade
D
naturalista
E
parnasiano
2a934907-ff
Unichristus 2018 - Literatura - Parnasianismo, Escolas Literárias


Torce, aprimora, alteia, lima
A frase, e enfim,
No verso de ouro engasta a rima
Como um rubim
Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, sai da oficina
...........................................
Assim procedo. Minha pena
Segue esta norma,
Por te servir, Deusa serena,
Serena forma.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira.
40a ed. Cultrix, São Paulo. p. 227.


Nesse fragmento, de Olavo Bilac, observa-se que o poeta parnasiano define a palavra como algo que não se identifica com a substância das coisas, mas veste-a de forma magnífica. Nesse fragmento, fica evidente uma das características da poesia parnasiana, no caso,

A
a idealização da natureza.
B
o erotismo latente.
C
o culto da forma.
D
a dessacralização da palavra.
E
o sentimentalismo exagerado.
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UNIFESP 2019 - Literatura - Naturalismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

No trecho, o “sapo-tanoeiro” representa uma sátira aos

Leia o trecho do poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira.


O sapo-tanoeiro

[...]

Diz: — “Meu cancioneiro

É bem martelado.


Vede como primo

Em comer os hiatos!

Que arte! E nunca rimo

Os termos cognatos.


O meu verso é bom

Frumento sem joio.

Faço rimas com

Consoantes de apoio.


Vai por cinquenta anos

Que lhes dei a norma:

Reduzi sem danos

A formas a forma.


Clame a saparia

Em críticas céticas:

Não há mais poesia

Mas há artes poéticas...”


(Estrela da vida inteira, 1993.)



A
modernistas.
B
românticos.
C
naturalistas.
D
parnasianos.
E
árcades.
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UFVJM-MG 2017 - Literatura - Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

Geleia Geral, composta por Gilberto Gil e Torquato Neto, é uma canção bastante representativa da valorização do hibridismo proposta pelo movimento tropicalista nas artes nacionais. Nesse sentido, há na canção uma quantidade significativa de referências a elementos culturais eruditos e populares das mais variadas origens: literatura, música, cinema, carnaval, festividades religiosas, etc.

Nestas duas colunas, há três versos da canção e três obras a que esses versos fazem referência.


1- Minha terra é onde o sol é mais limpo

2- Pindorama, país do futuro

3- Salve o lindo pendão dos seus olhos


( ) Manifesto Antropófago, Oswald de Andrade

( ) Canção do Exílio, Gonçalves Dias

( ) Hino à Bandeira, Olavo Bilac


A sequência correta de preenchimento dos parêntesis, de cima para baixo, é:

A
2 – 1 – 3
B
1 – 2 – 3
C
3 – 1 – 2
D
1 – 3 – 2
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IF Sudeste - MG 2016 - Literatura - Barroco, Naturalismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

A respeito das personagens encontradas na obra Capitães da areia, marque a alternativa CORRETA.

A
Dona Dora, prostituta e mãe biológica de Pedro Bala.
B
Sem-Pernas, garoto coxo que trabalha como espião.
C
Volta Seca, coronel do exército brasileiro.
D
Cabloco Raimundo, prefeito de Salvador.
E
Professor João José, maior inimigo de Pedro Bala.
58e00b1a-af
UNIOESTE 2016 - Literatura - Barroco, Parnasianismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

Assinale a alternativa INCORRETA, considerando os poemas originais de onde os versos foram extraídos.

Instrução: para responder a questão, leia o texto abaixo.

De ficção e realidade: diálogo possível

– Literatura é fuga do real, cara! Veja o Brasil que temos: propina, tráfico de influência, delações, politicalha, trapaças...  
– Quem disse que a Literatura não tem os pés fincados na realidade? Para o momento brasileiro, valem os versos: “Começa o mundo enfim pela ignorância,/ e tem qualquer dos bens por natureza”.
– Que bens? A rifa das licitações? O propinoduto?  
– É isso mesmo, cara! Diferente do fantasma romântico, parece que o dinheiro virou uma “febre que nunca descansa,/ O delírio que te há de matar!...”. 
 – O que nós temos é uma safra de corruptos e corrompidos.
– Verdade! Sujeito assim safado mereceria “ser das gentes o espectro execrado”. O tal “Ouro branco! Ouro preto! Ouro podre” corrompeu muito político. “De cada ribeirão trepidante e de cada recosto/ de montanha, o metal rolou na cascalhada/ Para o fausto d’El-Rei”. Que vergonha!
– É! Mas, certamente, esse não é o “Ouro nativo que na ganga impura/ A bruta mina entre os cascalhos vela...”.
– Sei lá! O que mais nos reserva a Lava-Jato?
– Veja só, cara! Ouvindo os noticiários, tenho a impressão que o assalto do vampiro tem mais equidade: “
– Cê vem com a gente. É uma loja. Nós roubamos e dividimos o dinheiro. Em partes iguais”
– Então, ainda há o que cantar neste país?
– Claro! Vai o legado das Olimpíadas e das Paralimpíadas: “Entre o laboratório de erros/ e o labirinto de surpresas,/ canta o conhecimento do limite,/ a madura experiência a brotar da rota esperança”.  
A
“Começa o mundo enfim pela ignorância” faz parte do poema barroco “À instabilidade das cousas do mundo”, de Gregório de Matos Guerra.
B
A “febre” e o “delírio que te há de matar”, simbolicamente, estão associados ao erotismo presente nos versos românticos de Álvares de Azevedo.
C
“O metal rolou na cascalhada/ Para o fausto d’El-Rei” são versos atribuídos ao árcade inconfidente mineiro Tomás Antônio Gonzaga.
D
O verso “ser das gentes o espectro execrado” integra a maldição do velho tupi ao seu filho, no poema indianista de Gonçalves Dias.
E
“Ouro nativo que na ganga impura” corresponde a uma figura metafórica para Língua Portuguesa, do poeta parnasiano Olavo Bilac.
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IF-MT 2016 - Literatura - Barroco, Naturalismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

Manifestou na literatura das últimas três décadas do século XIX e caracterizou-se pela tentativa de alcançar a objetividade da linguagem, opondo-se ao sentimentalismo dos românticos. O traço principal desse movimento era a busca de modelos teóricos científicos que ajudassem a descrever e explicar o comportamento dos personagens e o funcionamento da sociedade, especialmente de seus aspectos mais grotescos e doentios.

O texto refere-se ao movimento literário denominado:

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO I.

A
Modernismo.
B
Naturalismo.
C
Barroco.
D
Romantismo.
E
Parnasianismo.
984f79c1-d5
CESMAC 2017 - Literatura - Parnasianismo, Escolas Literárias

Analise o fragmento de um poema, transcrito abaixo.


Quero que a estrofe cristalina
dobrada ao jeito,
do ourives, saia da oficina
sem um defeito:

E horas sem conta passo, mudo,
o olhar atento,
A trabalhar, longe de tudo,
o pensamento.

Porque o escrever – tanta perícia,
tanta requer,
que ofício tal... nem há notícia
de outra qualquer.


(Olavo Bilac. Poesias. São Paulo: Martin Claret, 2002.)


O poema acima se insere na produção poética do Parnasianismo. Esse período teve, como uma de suas concepções nucleares, o culto da ‘arte pela arte’, ou ‘a arte com fim em si mesma’. Tal concepção da poesia parnasiana se revela no poema acima:

A
pela linguagem despretensiosa e simples, sem rodeios, a serviço unicamente da inspiração poética.
B
pelo culto explícito do apuro ‘formal’; ou seja, o apuro para que, do ponto de vista da forma, o poema atinja a perfeição.
C
pela expressão de um lirismo intimista, a cada verso confessado, sem, contudo, desmerecer a razão e a objetividade.
D
pelo repúdio a elementos da poesia clássica, sobretudo aqueles que estacam a primazia do esmero linguístico.
E
pelos indícios de um forte compromisso social, atribuindo às práticas literaturas uma função, também, de engajamento político.
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FEI 2014 - Literatura - Barroco, Simbolismo, Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

A linguagem orgânica, cientificista, com termos advindos da química, causou estranhamento na crítica da época. O estilo de Augusto dos Anjos não se enquadrou nem mesmo dentro das escolas às quais ele era contemporâneo, a saber:

Leia atentamente o poema de Augusto dos Anjos e responda à questão a seguir:

Psicologia de um vencido


A
Romantismo e Barroco.
B
Naturalismo e Arcadismo.
C
Barroco e Parnasianismo.
D
Simbolismo e Parnasianismo.
E
Realismo e Barroco.
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CESMAC 2019 - Literatura - Parnasianismo, Escolas Literárias

Leia um trecho de um poema de Olavo Bilac.

Profissão de fé

“Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e enfim,
No verso de ouro engasta a rima,
Como um rubim.
Quero que a estrofe cristalina
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito”. 

Olavo Bilac

Os versos de Olavo Bilac, transcritos acima, representam o ideal literário do: 

A
Barroco, no seu apreço pelos jogos de palavras que formassem antíteses.
B
Arcadismo, em sua preferência pelos preceitos do Iluminismo adaptáveis à arte literária.
C
Modernismo, em sua constância por seguir as normas literárias tradicionais.
D
Parnasianismo, em seu objetivo ideário de chegar à perfeição da criação poética.
E
Romantismo, em sua procura pela valorização da formulação linguística nacional.
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UNIOESTE 2019 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Parnasianismo, Teoria Literária, Escolas Literárias

Leia atentamente o excerto do soneto “O acendedor de lampiões”, de Jorge de Lima, e assinale a opção CORRETA.


“Triste ironia atroz que o senso humano irrita: –
ele que doira a noite e ilumina a cidade,
talvez não tenha luz na choupana em que habita.

Tanta gente também nos outros insinua
crenças, religiões, amor, felicidade,
como este acendedor de lampiões da rua!” 

A
Trata-se de um soneto decassílabo, com rimas externas, denotando, pelo cuidado com a forma e temática, pertencer ao movimento parnasiano.
B
O poema retrata a amargura da profissão de acendedor lampiões em uma sociedade que não valoriza o trabalho, tampouco o trabalhador braçal.
C
O soneto retrata a miséria nos subúrbios dos grandes centros brasileiros, onde a situação é tão precária que não há luz elétrica para os moradores.
D
A temática proposta no poema faz alusão à hipocrisia humana, principalmente no que diz respeito à crença, religião, amor, felicidade.
E
Acender lampiões se traduz como um ato de coragem, de bravura, pois o acendedor de lampiões não se cansa de executar seu trabalho.
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UNIOESTE 2019 - Literatura - Parnasianismo, Teoria Literária, Escolas Literárias

Leia atentamente o fragmento abaixo, retirado do soneto “O incêndio de Roma”, de Olavo Bilac, e assinale a alternativa CORRETA.


               “Nero, com o manto grego ondeando ao ombro, assoma
  entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,
lira em punho, celebra a destruição de Roma”.

A
A temática proposta, isto é, a Antiguidade Clássica, bem como o cuidado formal, soneto com versos alexandrinos, é inerente ao Parnasianismo.
B
O movimento parnasiano no Brasil tem início com a publicação de Missal e broquéis, de Cruz e Souza
C
Pode-se afirmar, pelo caudal da obra que produziram, que Olavo Bilac e Cruz e Souza foram os grandes nomes da literatura parnasiana brasileira.
D
O nome Parnasianismo deriva de Arcádia, região da Grécia, onde vivem em harmonia com a natureza, simbolizando um ideal de vida.
E
Simbolismo e Parnasianismo no Brasil produziram temas e textos análogos dada a proximidade temporal entre as duas escolas, a ponto de muitos teóricos fundirem e confundirem as expressões de cada movimento literário.
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FAG 2015 - Literatura - Simbolismo, Parnasianismo, Escolas Literárias

Um dos aspectos que faz com que a poesia simbolista se contraponha frontalmente ao Parnasianismo é:

A
a consideração do poema como um produto artístico, resultante de um processo lógico e analítico de interpretação do real.
B
a visão materialista do mundo, adequadamente expressa por uma linguagem eivada de sugestões plásticas que acentuam a ideia de sensualidade.
C
o predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada, como tentativa de exprimir com mais clareza as ambiguidades da alma.
D
a adoção de uma postura subjetiva diante da realidade, expressa por uma linguagem rica de associações sensoriais.
E
o abandono do soneto, que, como forma poética fixa, passa ser considerado impróprio para exprimir a fluidez onírica.
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FAG 2013 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

As opções abaixo apresentam opiniões de alguns críticos sobre diferentes escolas literárias. Marque aquela que NÃO se relaciona ao comentário.

A
Sobre o Romantismo: “a arte deixa, porém, agora, de ser uma atividade social orientada por critérios objetivos e convencionais, e transforma-se numa forma de autoexpressão que cria os seus próprios padrões; numa palavra: torna-se o meio empregado pelo indivíduo singular para se comunicar com indivíduos singulares”.
B
Sobre o Realismo: “por fim, acentua o polimorfismo cultural dessa época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro”.
C
Sobre o Parnasianismo: “Preso, o poeta era obrigado a esmagar seus sentimentos sublimes, a deformar suas ideias, a cortar, diminuir, fazer o que não queria, porque à porta vigiavam carcereiros terríveis com pencas de chaves de ouro à cintura”.
D
Sobre o Simbolismo: “do âmago da inteligência européia surge uma oposição vigorosa ao triunfo da coisa e do fato sobre o sujeito – aquele sujeito a que o otimismo do século prometera o paraíso mas não dera senão um purgatório de contrastes e frustrações”.
E
Sobre o Modernismo: “nele verificamos, ainda, a seriação de manifestações de rebeldia artística”.
1d0b1ec0-e0
FAG 2015 - Literatura - Parnasianismo, Escolas Literárias

Um dos aspectos que faz com que a poesia simbolista se contraponha frontalmente ao Parnasianismo é:

A
a consideração do poema como um produto artístico, resultante de um processo lógico e analítico de interpretação do real.
B
a visão materialista do mundo, adequadamente expressa por uma linguagem eivada de sugestões plásticas que acentuam a ideia de sensualidade.
C
o predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada, como tentativa de exprimir com mais clareza as ambiguidades da alma.
D
a adoção de uma postura subjetiva diante da realidade, expressa por uma linguagem rica de associações sensoriais.
E
o abandono do soneto, que, como forma poética fixa, passa ser considerado impróprio para exprimir a fluidez onírica.