Questõesde IF Sudeste - MG sobre Literatura

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IF Sudeste - MG 2017 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Leia o fragmento a seguir da obra O filho eterno, de Cristovão Tezza.


A manhã mais brutal da vida dele começou com o sono que se interrompe — chegavam os parentes. Ele está feliz, é visível, uma alegria meio dopada pela madrugada insone, mais as doses de uísque, a intensidade do acontecimento, a sucessão de pequenas estranhezas naquele espaço oficial que não é o seu, mais uma vez ele não está em casa, e há agora um alheamento em tudo, como se fosse ele mesmo, e não a mulher, que tivesse o filho de suas entranhas — a sensação boa, mas irremediável ao mesmo tempo, vai se transformando numa aflição invisível que parece respirar com ele. Talvez ele, como algumas mulheres no choque do parto, não queira o filho que tem, mas a ideia é apenas uma sombra. Afinal, ele é só um homem desempregado e agora tem um filho. Ponto final.


TEZZA, Cristovão. O filho eterno. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 06.



Assinale a opção CORRETA, em relação a esse texto.

A
Cristovão Tezza confere novas possibilidades ao gênero autobiográfico, redimensionando o papel da memória na narrativa.
B
Cristovão Tezza insere sua própria história no contexto da criação literária, retratando a história de seu pai e de seu irmão.
C
Cristovão Tezza confessa as frustrações de pais que, em um primeiro momento, não aceitam filhos trissômicos.
D
Cristovão Tezza narra sua própria história, com o intento de mostrar como a trissomia apresenta diversos níveis.
E
Cristovão Tezza mostra que não há necessidade da ação do tempo para a aceitação de um filho trissômico.
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IF Sudeste - MG 2017 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Sobre a obra O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, é CORRETO afirmar:

A
A presença de personagens femininas ganha grande destaque no enredo.
B
Autor e narrador têm papéis distintos na obra, demonstrando cuidado narrativo.
C
A obra em destaque apresenta um narrador com fluxo de consciência.
D
O enredo disfarça o caráter de acerto de contas entre pai e filho.
E
A narrativa é cheia de encantamento e os nomes das personagens têm destaque.
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IF Sudeste - MG 2017 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

Em relação à leitura do quadro e do poema, marque a alternativa CORRETA.

Analise o quadro abaixo e, logo em seguida, leia o poema Ode Triunfal, para responder à questão.

BOCCIONI, Umberto. A rua entra na casa. 1911. Óleo sobre tela, 100 X 107 cm.


Ode triunfal

À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica

Tenho febre e escrevo.

Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,

Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.


Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!

Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!

Em fúria fora e dentro de mim,

Por todos os meus nervos dissecados fora,

Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!

Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,

De vos ouvir demasiadamente de perto,

E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso

De expressão de todas as minhas sensações,

Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!


Em febre e olhando os motores como a uma Natureza tropical —

Grandes trópicos humanos de ferro e fogo e força —

Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro,

Porque o presente é todo o passado e todo o futuro

E há Platão e Virgílio dentro das máquinas e das luzes elétricas

Só porque houve outrora e foram humanos Virgílio e Platão,

E pedaços do Alexandre Magno do século talvez cinquenta,

Átomos que hão de ir ter febre para o cérebro do Ésquilo do século cem,

Andam por estas correias de transmissão e por estes êmbolos e por estes volantes,

Rugindo, rangendo, ciciando, estrugindo, ferreando,

Fazendo-me um acesso de carícias ao corpo numa só carícia à alma.


Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!

Ser completo como uma máquina!

Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo!

Poder ao menos penetrar-me fisicamente de tudo isto,

Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento

A todos os perfumes de óleos e calores e carvões

Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!

PESSOA, Fernando. Poesia de Álvaro de Campos. In: GALHOZ, Maria Aliete (Org.). Fernando Pessoa: obra poética. Rio de
Janeiro: Nova Aguilar, 1999.

A
Ambos artistas expressam o desejo de criar uma linguagem adequada aos tempos modernos, mostrando a invasão dos espaços individuais, dos tempos da maquinaria e da velocidade.
B
Ambos artistas apresentam uma visão crítica acerca da modernidade, mostrando como a velocidade e as máquinas podem ser prejudiciais ao ser humano no âmbito metafísico e existencial.
C
Ambos artistas apresentam uma visão onírica acerca da modernidade, mostrando como a industrialização influenciou a vida do ser humano no início do século XX.
D
Ambos artistas pretendem descrever as mudanças na vida do ser humano do início do século XX, mostrando como a falta de rimas e a falta de objetividade podem ser nocivas à arte
E
Ambos artistas trazem, em suas obras, marcas do dadaísmo, evidenciando que é necessário refletir sobre a função dos objetos e seu significado no contexto artístico.
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IF Sudeste - MG 2016 - Literatura - Barroco, Naturalismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

A respeito das personagens encontradas na obra Capitães da areia, marque a alternativa CORRETA.

A
Dona Dora, prostituta e mãe biológica de Pedro Bala.
B
Sem-Pernas, garoto coxo que trabalha como espião.
C
Volta Seca, coronel do exército brasileiro.
D
Cabloco Raimundo, prefeito de Salvador.
E
Professor João José, maior inimigo de Pedro Bala.
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IF Sudeste - MG 2016 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Ainda em relação à narrativa de Jorge Amado, leia o trecho de carta a seguir:

Sr redator, Desculpe os erros e a letra pois não sou costumeira nestas coisas de escrever e se hoje venho a vossa presença é para botar os pingos no ii. Vi no jornal uma notícia sobre os furtos dos Capitães da areia e logo depois veio a polícia e disse que ia perseguir eles e então o doutor dos menores veio com uma conversa dizendo que era uma pena que eles não se emendavam no reformatório para onde ele mandava os pobres. É pra falar no tal do reformatório que eu escrevo estas mal traçadas linhas. Eu queria que seu jornal mandasse uma pessoa ver o tal do reformatório para ver como são tratados os filhos dos pobres que têm a desgraça de cair nas mãos daqueles guardas sem alma.

AMADO, Jorge. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 12.

Examine as seguintes proposições e classifique-as como V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A obra inicia-se com os textos divulgados no Jornal da Tarde e dá seguimento com a publicação de cartas de leitores como a da costureira Maria Ricardina, cujo filho foi maltratado no reformatório.
( ) As cartas do padre e da costureira denunciam as péssimas condições humanas a que os adolescentes são submetidos no reformatório, enquanto que a carta do juiz de menores manifesta-se a favor da educação repressora.
( ) O fragmento de texto caracteriza-se por uma linguagem extremamente formal, um rigor gramatical e o uso de expressões típicas da língua culta como “botar os pingos no ii”.

Agora, aponte a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A
V-V-F
B
F-V-F
C
V-F-F
D
V-F-V
E
V-V-V
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IF Sudeste - MG 2016 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Em sua obra Alguma poesia, Carlos Drummond de Andrade exprime a relação do eu lírico com a realidade social moderna. Tendo em vista essa afirmação e o poema “Coração numeroso”, julgue as afirmativas a seguir:

I – A declaração “Acabemos com isso” (linha 14) prenuncia o desfecho fatídico do eu lírico: o seu afogamento na rua do porto.

II – No décimo primeiro verso, a expressão “homem-realejo” revela a constituição de uma identidade deslocada e em constante construção.

III – O poema simboliza o movimento constante do sujeito-lírico que, ao percorrer o Rio de Janeiro, depara-se com uma realidade sociocultural diferente.

IV – O verso “a cidade sou eu” (linha 22) enfatiza a imagem do sujeito solitário diante de uma metrópole impessoal e em processo de desenvolvimento.

Assinale a alternativa CORRETA

Leia o poema “Coração numeroso”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.
A
Somente a afirmativa I é verdadeira.
B
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
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IF Sudeste - MG 2016 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Considerando que a obra Capitães da areia, de Jorge Amado, introduz, na Literatura Brasileira da década de 1930, temas sociais que, até então, foram ignorados nas narrativas da literatura oficial, marque a alternativa CORRETA.

A
Um dos mais significativos romances do Modernismo Brasileiro, Capitães da areia, trabalha em sua tessitura temática o drama dos menores abandonados e infratores, assim como as injustiças sociais e econômicas
B
A obra de Jorge Amado ilustra, com grande maestria literária, a chegada do Romantismo no Brasil e se adapta à criação de uma identidade nacional, buscando, portanto, no cenário nordestino brasileiro, a sua inspiração ufanista.
C
Considerada como prosa romântica, a obra de Jorge Amado conserva a estrutura dos folhetins europeus e apresenta uma visão pormenorizada dos comportamentos da sociedade burguesa da República Velha brasileira.
D
Em Capitães da areia, Jorge Amado descreve, romanticamente, o agreste brasileiro e idealiza a figura feminina através da personagem Dora, que assume os rasgos da mulher angelical, divina e de caráter puro.
E
A consciência crítica e regionalista está presente na obra Capitães da areia, através da qual Jorge Amado dá voz aos escravos das grandes fazendas brasileiras e, nesse sentido, hasteia a bandeira da revolução social.
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IF Sudeste - MG 2016 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

O poema “Coração numeroso” foi publicado em 1930 na obra Alguma poesia e revela algumas características da segunda fase do movimento modernista brasileiro. Diante dessa constatação e tendo em vista o poema apresentado, marque a alternativa CORRETA.

Leia o poema “Coração numeroso”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.
A
Carlos Drummond de Andrade, ao herdar a atmosfera literária da Semana de Arte Moderna de 1922, retoma no poema a perfeição estética promulgada no século XIX
B
O poeta mineiro insere, no poema “Coração numeroso”, uma série de recursos poéticos e linguísticos advindos do conservadorismo europeu.
C
O poema distingue-se pela estruturação de uma linguagem formal e por um sistema métrico rigoroso, típicos dos padrões da elite intelectual brasileira
D
Através de versos livres e do emprego de coloquialismos, Drummond dá continuidade à ideia de renovação da linguagem inaugurada na Semana de Arte Moderna de 1922
E
Poeta máxime do Parnasianismo brasileiro, Carlos Drummond de Andrade torna visível, em “Coração numeroso”, o seu espírito cientificista e positivista.
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IF Sudeste - MG 2018 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Leia atentamente o fragmento I-Juca-Pirama.

Em fundos vasos d'alvacenta argila

Ferve o cauim;

Enche-se as copas, o prazer começa,

Reina o festim.


O prisioneiro, cuja morte anseia,

Sentado está,

O prisioneiro, que outro sol no ocaso

Jamais verá!


A dura corda, que lhe enlaça o colo,

Mostra-lhe o fim

Da vida escura, que será mais breve

Do que o festim!


Contudo os olhos d'ignóbil pranto

Secos estão;

Mudos os lábios não descerram queixas

Do coração.


Mais um martírio, que encobrir não pode

Em rugas faz

A mentirosa placidez do rosto

Na fronte audaz!


Que tens, guerreiro? Que temor te assalta

No passo horrendo?

Honra das tabas que nascer te viram,

Folga morrendo.


Folga morrendo; porque além dos Andes

Revive o forte,

Que soube ufano contrastar os medos

Da fria morte.


GONÇALVES, Dias. Poesia e Prosa Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998, p. 380-381.


Considerando o poema como um todo e seu conhecimento sobre o Romantismo brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.

A
O fragmento demonstra que o índio é uma figura destemida da morte e das atrozes ações humanas que o homem “civilizado” impôs a ele.
B
O fragmento demonstra que o índio sabe lidar com seus medos e angústias como qualquer outro homem dito “civilizado”.
C
O fragmento demonstra que o índio é uma figura que representa a 3ª geração romântica, preocupada com questões sociais e mais próxima da literatura realista.
D
O fragmento demonstra que o índio será sacrificado por seus inimigos, mas não se queixará de seu destino nem chorará pela sua morte, já que pretende ser tomado como espectro do homem dito “civilizado”.
E
O fragmento demonstra que o heroísmo indígena é essencial para a geração que procurava afirmar a identidade cultural de uma nação recém-constituída.
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IF Sudeste - MG 2018 - Literatura - Escolas Literárias, Arcadismo

Analise as seguintes proposições a respeito do Arcadismo.

I. Pode-se dizer que o pastor convida sua amada a gozar o quanto antes os prazeres do amor, porque a vida é breve, e o futuro é incerto.
II. Pode-se dizer que o eu-lírico idealiza uma paisagem agradável e propícia aos encontros amorosos.
III. Pode-se dizer que se trata de uma época de lutas e polêmicas religiosas que valorizou muito a arte da oratória, tendo como um de seus maiores expoentes Gregório de Matos.
IV. Pode-se dizer que, contrariamente à arte do Renascimento, o Arcadismo pregava uma exaltação dos sentimentos, e a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, envolvendo emocionalmente os ouvintes.

Marque a alternativa CORRETA.

A
Somente a alternativa I está correta.
B
Somente a alternativa II está correta.
C
Somente a alternativa III está correta.
D
Somente as alternativas I e II estão corretas.
E
Somente a alternativa III e IV estão corretas.