Questõesde IF-PE 2018

1
1
Foram encontradas 48 questões
dc34ab9e-83
IF-PE 2018 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Leia o TEXTO 21 para responder à questão.


TEXTO 21


AGRICULTURA VAI PUXAR CRESCIMENTO DO NORDESTE, DIZ BANCO CENTRAL


Para o Banco Central, a retomada econômica do Nordeste ficou abaixo da nacional em 2017, mas 2018 será puxada pela agricultura

    

    Segundo o Banco Central (BC), a tendência de crescimento já aparece na região, mas não é tão consistente quanto a nacional. E isso fez com que o desemprego da região fosse o mais alto do Brasil: 13,8%. A esperança é, portanto, que a retomada se consolide ao longo deste ano. E quem pode garantir essa expansão, na visão do BC, é a produção agrícola, por conta da perspectiva de alta da cana-de-açúcar.

    Para se ter uma ideia, o emprego formal apresentou um saldo positivo de 195 mil contratações no Brasil no primeiro trimestre deste ano. No Nordeste, no entanto, o saldo foi negativo em 95,6 mil demissões.

    A esperança é, portanto, que as economias do Nordeste e de Pernambuco registrem taxas de crescimento mais sustentáveis. E a aposta da retomada está no setor agropecuário.

    Presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, confirmou que a safra 2018/2019 deve ser maior que a de 2017/2018. “Chuvas mais regulares podem favorecer plantio e lavoura. Por isso, o volume de cana pode crescer de 7% a 8%, chegando a 11,6 milhões de toneladas. É um crescimento de 1 milhão de toneladas em relação à safra anterior”, disse.


FOLHA DE PERNAMBUCO. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2018/04/27/NWS,66564,10,550,ECONOMIA,2373- AGRICULTURA-VAI-PUXAR-CRESCIMENTO-NORDESTE-DIZ-BANCO-CENTRAL.aspx>. Acesso em: 13 maio 2018 (adaptado).


A Região Nordeste foi historicamente caracterizada como uma das regiões de economia mais vulnerável do Brasil. No entanto, desde os primórdios do processo de colonização do país até a atualidade, a cana-de-açúcar se destaca na economia dessa região. Analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas se relacionam à importância econômica atual da atividade canavieira para a região.


I. Popularização do uso do etanol como combustível.

II. Presença de solos litólicos no Sertão, que favorecem o cultivo da cana-de-açúcar.

III.Aumento do volume de chuvas na Zona da Mata, contribuindo para o incremento da safra 2018/19.

IV.Aumento do número de empregos no Nordeste no último ano, dinamizando o mercado consumidor.

V. Dinamismo econômico da fruticultura irrigada para exportação no Vale do Rio São Francisco.


Estão CORRETAS, apenas, as proposições

A
I e II.
B
II e IV.
C
I e III.
D
III e V.
E
IV e V.
dc30205e-83
IF-PE 2018 - Geografia

Leia o TEXTO 20 para responder à questão.


TEXTO 20


QUASE 50 MIL PESSOAS FORAM RESGATADAS EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO DESDE 2000


Segundo especialistas, situação é um dos reflexos da exclusão social pós-Lei Áurea


Brasília – Cento e trinta anos se passaram desde a abolição da escravidão e continua a haver, no Brasil, relações raciais desequilibradas, com negros condenados à exclusão social. Depois da libertação, poucas medidas para inserir a população negra na sociedade foram implementadas. Logo, essa parcela da população ficou condenada a uma realidade socioeconômica que perpetuou a escravidão com uma roupagem diferente: a desigualdade social.

ESTADO DE MINAS. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/abolicao130anos/2018/05/13/noticia-abolicao130anos,958323/50- mil-pessoas-resgatadas-condicoes-analogas-escravidao-desde-2000.shtml.>. Acesso em: 13 maio 2018 (adaptado).


Em 2018, ano em que se completam 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, a sociedade brasileira se depara com novas formas de exclusão e degradação das condições sociais de grande parte da população afrodescendente. Identifique, entre as afirmativas a seguir, aquelas que retratam a condição atual da maioria da população negra no contexto socioeconômico brasileiro.


I. O período pós-abolição legou aos negros a privação dos bens e da riqueza produzida no país, tornando-os um segmento social isolado na periferia, nas favelas e nas áreas de risco das grandes cidades.

II. No período pós-abolição, a vida do negro no Brasil, efetivamente, melhorou, principalmente pela força das leis antirracismo que promoveram a eliminação desse mal em nossa sociedade.

III.A situação atual do negro no Brasil é fruto de um processo histórico pautado na exclusão social e cuidadosamente planejado para impedir que ele se tornasse cidadão.

IV.A precariedade socioeconômica da população negra é um entrave ao desenvolvimento do país que só será eliminado quando eles tiverem, de fato, o direito de manifestação para serem ouvidos como merecem.

V. Os negros constituem o segmento mais pobre da população, situação que não se relaciona com o processo histórico, mas com a ausência de ações afirmativas atuais para a inclusão social destes grupos.


Estão CORRETAS, apenas, as proposições

A
I, III e V.
B
I, II e III.
C
III, IV e V.
D
I, III e IV.
E
I, IV e V.
dc251019-83
IF-PE 2018 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

O espaço geográfico nada mais é que o produto das relações sociedade/natureza e sociedade/sociedade ao longo do processo histórico e de acordo com os interesses de determinados grupos sociais. Isso explica o seu caráter dinâmico e as diferentes feições adquiridas pela paisagem em diferentes recortes temporais. Considerando o espaço como produto histórico e social, é CORRETO afirmar que

A
o espaço geográfico está em permanente transformação, já que a sociedade também se modifica continuamente, adquirindo cada vez mais capacidade de interferência no meio.
B
a produção do espaço geográfico, por meio das relações sociais, traduz o pensamento determinista de Ratzel, no século XIX, para quem essas relações são condicionantes das transformações espaciais.
C
o espaço geográfico é produzido, predominantemente, a partir das relações estabelecidas pelos grupos sociais excluídos da estruturação imposta pelo capitalismo.
D
a lógica de organização do espaço geográfico nem sempre acompanha as transformações sociais, pois, na maioria das vezes, os processos naturais são determinantes.
E
o espaço geográfico guarda em si marcas do passado, o que limita a sua capacidade de se moldar às transformações pelas quais passa a sociedade que nele vive.
dc28f3f8-83
IF-PE 2018 - Geografia - População brasileira, População

Leia o TEXTO 19 para responder à questão.


TEXTO 19


IDOSOS JÁ SÃO 30 MILHÕES NO PAÍS


Envelhecimento acelerado da população traz desafios para o sistema público


Nos últimos cinco anos, a quantidade de idosos no País cresceu 18%, elevando para mais de 30,2 milhões de habitantes o número de brasileiros acima dos 60 anos de idade. De 2012 a 2017, o Brasil ganhou quase um milhão de idosos a cada ano, mantendo a tendência de envelhecimento populacional. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Característica dos Moradores e Domicílios, divulgada recentemente.

Nos cinco anos analisados pela PNAD Contínua, o aumento de idosos foi observado em todas as unidades da federação. As mulheres são maioria expressiva entre a população nessa faixa etária, somando 16,9 milhões (56% dos idosos) ante 13,3 milhões de homens (44% do grupo).

O aumento expressivo de idosos traz consigo um desafio ao sistema público, especialmente ao setor de saúde.


Folha de Londrina, 27 abr 2018. Disponível em: <https://www.folhadelondrina.com.br/geral/idosos-ja-sao-30- milhoes-no-pais-1005508.html>. Acesso em: 12 maio 2018 (adaptado).


A dinâmica demográfica de uma sociedade pode representar preocupações de acordo com os interesses econômicos e com as condições de desenvolvimento social. Nesse sentido, são orientadas as políticas internas dos países para direcionar os seus rumos demográficos, através de ações que promovam a contenção ou o estímulo à imigração, o incentivo ou o controle da natalidade, entre outras. A respeito das tendências demográficas do Brasil, na atualidade, identifique a alternativa CORRETA.

A
As altas taxas de natalidade, aliadas à redução da mortalidade, que se deu em função do envelhecimento da população, ocasionaram a explosão demográfica atualmente observada no país.
B
Nas últimas quatro décadas, a queda da natalidade, associada ao aumento da expectativa de vida, tem provocado uma diminuição no ritmo do crescimento populacional no Brasil.
C
A redução da natalidade pelas políticas demográficas de controle da natalidade, e o envelhecimento da população provocarão, em médio prazo, a carência de mão de obra, causando prejuízos econômicos ao país.
D
A atual tendência da dinâmica demográfica brasileira gera uma pressão no setor de saúde, primeiramente, no atendimento materno-infantil e, em segundo lugar, na área de assistência ao idoso.
E
O envelhecimento da população é resultado da melhoria do padrão de vida da sociedade, porém, provoca um aumento no crescimento demográfico, que gera desemprego e déficit habitacional.
dc2cd09e-83
IF-PE 2018 - Geografia - Geologia

Analise o mapa para responder à questão.




MODENESI-GAUTTIERI, M. C. et al. A obra de Aziz Nacib Ab’Sáber. São Paulo: Beca-BALL edições, 2010 (adaptado).

O mapa, elaborado pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, representa uma complexa classificação das unidades naturais do Brasil, pois não considera isoladamente o clima, o relevo, o solo, a hidrografia ou a vegetação. Ele foi feito de modo a integrar todos esses fatores, mostrando o quanto um interfere no outro e constitui uma síntese do que foi estudado de forma isolada. Estas unidades foram definidas a partir das características geomorfológicas, pedológicas, climáticas, botânicas, hidrológicas e fitogeográficas. Diante disso, indique qual das alternativas abaixo apresenta o melhor título para o mapa apresentado.

A
Classificação Geoecológica do Brasil.
B
Unidades Geomorfológicas do Brasil.
C
Domínios Fitogeográficos do Brasil.
D
Unidades Geoclimatológicas do Brasil.
E
Domínios Morfoclimáticos do Brasil.
dc1a82cc-83
IF-PE 2018 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A escola de samba Paraíso do Tuiutí desfilou, no carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”. Em 2018, nos 130 anos da Lei Áurea, a agremiação realizou uma crítica a esse marco legal que, sem nenhuma indenização ou compensação para os recém-libertos, sem nenhuma política de emprego ou de acesso à terra, dificultou a integração dos ex-escravos na sociedade. Além daquele presente no título do enredo, o processo abolicionista vem suscitando outros questionamentos entre os estudiosos do tema. Uma dessas indagações é quanto à participação popular na luta pelo fim da escravidão, pressionando o governo por mudanças na lei escravista. Entre as estratégias colocadas em prática pelo movimento abolicionista estavam:

I. organizar eventos artísticos e passeatas.
II. ingressar com processos na justiça e ações parlamentares.
III.incentivar fugas e resistências armadas.
IV.comprar passagens de retorno para a África.
V. usar espaços cedidos pela Igreja Católica para mobilizações.

Estão CORRETAS, apenas, as estratégias contidas em

A
I, IV e V.
B
II, III e V.
C
I, II e IV.
D
I, II e III.
E
III, IV e V.
dc217909-83
IF-PE 2018 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral

Leia o TEXTO 18 para responder à questão 45.


TEXTO 18


Um país governado pelos proprietários está dentro da ordem social; o país onde os não proprietários governam acha-se em estado de natureza.


D’ANGLAS, Boissy apud SOBOUL, Albert. História da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 400.


O TEXTO 18 é um fragmento do discurso proferido por Boissy d’Anglas na apresentação do projeto de Constituição, em 23 de junho de 1795, no contexto da Revolução Francesa. O argumento sustentado pelo autor está, CORRETAMENTE, sintetizado na defesa

A
da reforma agrária.
B
da igualdade civil.
C
do sufrágio universal.
D
da educação secular.
E
do voto censitário.
dc0be902-83
IF-PE 2018 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Leia o TEXTO 15 para responder à questão.

TEXTO 15

RESISTÊNCIA DAS BACTÉRIAS AOS ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos são compostos químicos de origem natural ou sintética (medicamentos), que atuam na falência de agentes patogênicos ao ser humano, ou também resultam na inibição do desenvolvimento dos mesmos, agindo seletivamente na população de micro-organismos, como, por exemplo, das bactérias. Contudo, algumas espécies podem manifestar resistência aos antimicrobianos, ocorrendo normalmente através de mutações que proporcionam a síntese de enzimas capazes de conferir a inativação de tais substâncias.

MORAES, Paula Louredo. Resistência das bactérias aos antibióticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/resistencia-das-bacterias-aos-antibioticos.htm>. Acesso em: 12 maio de 2018 (adaptado).

Assinale a alternativa que justifica corretamente a resistência das bactérias a antibióticos, de acordo com as teorias evolutivas de Darwin e/ou Lamarck.

A
De acordo com a Lei do Uso e do Desuso proposta por Lamarck, o uso de antibióticos seleciona as bactérias mais resistentes, eliminando as menos aptas e deixando, apenas, as bactérias que já são naturalmente resistentes.
B
De acordo com a teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin, o uso de antibióticos seleciona as bactérias mais resistentes, eliminando as menos aptas e deixando, apenas, aquelas que já são naturalmente resistentes.
C
Segundo a teoria da Seleção Natural, de Darwin, e a Lei do Uso e do Desuso, de Lamarck, as bactérias desenvolveriam a resistência à medida que fossem entrando em contato com os antibióticos.
D
De acordo com as teorias evolucionistas de Lamarck e de Darwin todos os caracteres evolutivos adquiridos seriam passados aos descendentes.
E
Segundo Darwin, o uso de antibióticos deixaria as bactérias mais resistentes, pois elas desenvolveriam características que as fortalecessem.
dc0f4b69-83
IF-PE 2018 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Quais as organelas que são responsáveis pela formação do acrossomo e do flagelo dos espermatozoides, respectivamente?

A
Complexo golgiense e centríolos.
B
Retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense.
C
Centríolos e mitocôndrias.
D
Retículo endoplasmático liso e complexo golgiense.
E
Lisossomos e peroxissomos.
dc01cf92-83
IF-PE 2018 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Assinale a alternativa CORRETA sobre o sistema circulatório dos Chordados.

A
O coração dos répteis apresenta quatro cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente venoso.
B
O coração dos anfíbios apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente arterial.
C
O coração dos peixes apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente venoso.
D
O coração das aves apresenta três cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é venoso e arterial.
E
O coração dos mamíferos apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente arterial.
dc16b841-83
IF-PE 2018 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Leia o TEXTO 16 para responder à questão.


TEXTO 16


O Recife foi alçado à condição de vila após mais de uma década de tensões políticas entre comerciantes reinóis, desejosos de aceder ao poder local, e senhores de engenho da terra, ciosos de seus espaços de representação. A criação da nova vila por ordem régia de 19 de novembro de 1709, longe de resolver a questão, atiçou o conflito que se desdobrou em uma pequena guerra civil conhecida ao tempo como as “calamidades de Pernambuco” e, a partir do século XIX, como a “guerra dos mascates”. Apesar da resistência feroz da nobreza da terra, acabou prevalecendo o grupo de homens de negócio reinóis e a municipalidade recifense consolidou-se como órgão de poder local, superando a congênere quinhentista de Olinda.


SOUZA, George. Saciar para manter a ordem e o bem público: a Câmara Municipal do Recife e o problema do abastecimento da vila (século XVIII). Locus, Juiz de Fora/MG, v. 38, p. 103-120, 2014. p. 114. Disponível em: <https://locus.ufjf.emnuvens.com.br/locus/article/viewFile/2849/2168>. Acesso em: 15 maio 2018 (adaptado).


A narração do episódio ocorrido na Capitania de Pernambuco, contida no TEXTO 16, aborda, CORRETAMENTE,

A
a união de camadas dominantes em defesa da ampliação do conceito de cidadania.
B
a disputa entre dois grupos economicamente complementares, mas social e politicamente competitivos.
C
o confronto de duas aristocracias, que queriam ter mais privilégios, contra a dominação estrangeira.
D
o conflito de interesses entre grupos sociais distintos, que disputavam espaços de poder na metrópole.
E
a contenda entre senhores de engenhos e comerciantes enriquecidos por direitos das classes dominadas.
dbfe537e-83
IF-PE 2018 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Várias indústrias químicas e de alimentos buscam aumentar a velocidade das reações químicas envolvidas em seus processos para que possam aumentar a produção realizada em um determinado tempo, gerando, assim, uma maior produção e, consequentemente, um maior lucro. Por esses motivos é que o estudo da velocidade de uma reação química é importante. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Com a elevação da temperatura a velocidade de uma reação química aumenta.
II. O aumento da concentração dos reagentes diminui a velocidade de uma reação química.
III.O uso de catalisadores aumenta a velocidade das reações químicas.
IV.Quanto maior for a superfície de contato, para os sólidos, menor será a velocidade da reação química.
V. A velocidade de uma reação química não depende do aumento da temperatura, do uso de catalisadores ou do aumento da superfície de contato (no caso de sólidos), apenas depende da natureza dos reagentes envolvidos.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

A
III e IV.
B
II e III.
C
II e V.
D
I e V.
E
I e III.
dc052278-83
IF-PE 2018 - Biologia - Anelídeos e Moluscos, Identidade dos seres vivos

Leia o TEXTO 14 para responder à questão.


TEXTO 14


INFORMAÇÕES SOBRE OS DANOS QUE OS CARAMUJOS CAUSAM NO SEU AMBIENTE


O caramujo africano, como é conhecido o principal caramujo considerado uma praga urbana, é perigoso porque transmite uma série de doenças. Como seu andar é lento e ele se localiza em jardins, é o alvo da brincadeira de crianças, porém, manipulá-los não é uma boa ideia, pois o contato direto já causa contágio. Os caramujos gostam de locais úmidos e com sombra, por isso, podem ser encontrados em locais com concentração de pedras, galhos, entulhos, folhas, madeiras e outros materiais similares. Muitas vezes esse molusco é confundido com o caracol. A aparência dos dois é muito próxima, mas o caramujo é um animal aquático que respira por brânquias. Já o caracol é um animal terrestre com pulmão, ou seja, não sobrevive se estiver debaixo d’água.


Disponível em: <https://rotauniprag.com.br/pragas-urbanas/caramujos/>. Acesso em: 12 maio 2018.


Em relação ao TEXTO 14 assinale a alternativa CORRETA.

A
Caracóis e caramujos apresentam um mesmo nicho ecológico.
B
A referência ao fato de os caramujos gostarem de “locais úmidos e com sombra” descreve especificamente o bioma em que o mesmo está habitando.
C
De acordo com o texto, caracóis e caramujos podem pertencer a um mesmo gênero, uma vez que ambos são gastrópodes.
D
De acordo com as regras taxonômicas, o nome “caramujo africano” seria o mais indicado para identificação da espécie.
E
Caramujos e caracóis são animais que compartilham as seguintes categorias taxonômicas: reino, filo e classe.
dc08b07c-83
IF-PE 2018 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A osmose é o nome dado ao transporte de água através da membrana plasmática das células. Sobre esse tipo de transporte, assinale a alternativa CORRETA.

A
Células vegetais e animais não murcham ao se encontrarem em meio hipertônico, devido à resistência da parede celular.
B
As células vegetais que se encontram em meio hipertônico recebem água, podendo, inclusive, sofrer lise, por não suportarem um volume superior à sua capacidade.
C
Células animais que se encontram em meio isotônico perdem água gradativamente, de forma a ficarem murchas.
D
Células animais que se encontram em meio hipotônico recebem água, podendo, inclusive, sofrer lise, por não suportarem um volume superior à sua capacidade.
E
As células vegetais se tornam plasmolizadas em meio hipotônico e, consequentemente, sofrem lise e estouram.
dbef06bf-83
IF-PE 2018 - Química - Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A cadeia carbônica abaixo pode ser classificada como:


CH3 – CH2 – O – CH2 – CH3

A
alicíclica, normal, saturada e heterogênea.
B
acíclica, normal, saturada e heterogênea.
C
acíclica, normal, insaturada e heterogênea.
D
acíclica, normal, insaturada e homogênea.
E
alicíclica, ramificada, saturada e heterogênea.
dbf3e7b2-83
IF-PE 2018 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização., Representação das transformações químicas

As reações entre ácidos e bases são conhecidas como reações de neutralização, fazendo com que o meio atinja um pH igual ou bem próximo a 7. Em uma reação de neutralização total, a quantidade de H+ liberado pelo ácido é igual à quantidade de OH-- . Entretanto, quando a quantidade de cátions e ânions liberados não é igual, poderá ocorrer a neutralização parcial do ácido ou da base. Exemplo de reação parcial do ácido é a reação entre o hidróxido de sódio (NaOH) e o ácido fosfórico (H3PO4), dada por:

NaOH + H3PO4 → Na3PO4 + H2O

Sabendo-se que Na=23, O=16, H=1 e P=31, qual a massa de ácido fosfórico (H3PO4) necessária para a obtenção de 200g de água?

A
120,98g
B
36,29g
C
362,96g
D
563,74g
E
254,87g
dbe2da9a-83
IF-PE 2018 - Física - Física Térmica - Termologia, Dilatações

Um dos meios de transporte de cargas mais popular de tempos atrás era conhecido como carro de bois. Suas rodas eram fabricadas de madeira e revestidas por um aro de ferro que garantia sustentabilidade e durabilidade. Considere uma dessas rodas de madeira com um diâmetro de 100cm, tendo que ser revestida com um aro de ferro com diâmetro 5mm menor que o da roda. A qual temperatura, aproximadamente, devemos submeter o aro para que o mesmo caiba na roda? Dado: considere o coeficiente de dilatação linear do ferro α = 12 x 10-6°C -1 .

A
430°C
B
440°C
C
460°C
D
480°C
E
500°C
dbe7170d-83
IF-PE 2018 - Física - Oscilação e Ondas, Movimento Harmônico

Considere uma massa (m) pendurada por uma mola inextensível com constante elástica (k), em um local de gravidade g e forças dissipativas nulas.



É CORRETO afirmar que

A
quanto maior for (g), menor a frequência de oscilação.
B
quanto maior for (m), maior a frequência de oscilação.
C
quanto maior for (k), maior o período de oscilação.
D
quanto maior for (m), maior o período de oscilação.
E
quanto menor for (g), menor o período de oscilação.
dbf755c3-83
IF-PE 2018 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

O processo de cobrear (cobrir com cobre) superfícies metálicas é valorizado industrialmente por aumentar a resistência e durabilidade das peças, além de conferir um acabamento brilhante e uniforme. Para se cobrear uma peça, utilizou-se uma solução de sulfato de cobre II e uma corrente de 2,0A, o processo levou 50 minutos para finalizar. Sabendo-se que a constante de Faraday é igual a 96.500C, qual a massa de cobre aproximada, em g, depositada na peça? Dado: Cu=63,5.

A
2,0g
B
3,5g
C
4,0g
D
5,0g
E
6,0g
dbfb0655-83
IF-PE 2018 - Química - Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Química Orgânica

Leia o TEXTO 13 para responder à questão.


TEXTO 13


Medicamentos, exames e procedimentos sofisticados são a base da medicina curativa. Mas existe um elemento tão importante quanto esses no processo de melhoria do paciente: simplesmente saber que está sendo cuidado. Diversas pesquisas conseguiram comprovar o chamado efeito placebo, que consiste na sensação de alívio dos sintomas de determinada doença, mesmo que a pessoa não tome remédios verdadeiros. Ainda que, do ponto de vista fisiológico, o organismo não seja beneficiado com o tratamento, as “pílulas de farinha” são capazes de agir sobre o bem-estar do paciente com tanta eficácia quanto as drogas farmacêuticas.


Disponível em: /Acesso em:< https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 15 maio 2018.


O amido constitui o principal componente químico da farinha e caracteriza-se como um

A
peptídeo.
B
lipídeo.
C
poliéster.
D
polissacarídeo.
E
aldeído.