Questõessobre Questões no Oriente Médio do pós guerra

1
1
Foram encontradas 18 questões
c746e101-74
CEDERJ 2021 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Considere o texto sobre a dinâmica demográfica dos refugiados:

Na África e no Oriente Médio, Estados divididos em grupos religiosos e étnicos rivais sediam disputas com o objetivo frequente de subjugar, expulsar ou exterminar os adversários, motivando a migração forçada. O Oriente Médio, alvo de disputas geopolíticas e invasões externas nas últimas décadas, é origem de grande parte dos atuais conflitos e, consequentemente, dos refugiados. A ONU estimou existirem 16,7 milhões de refugiados internacionais no final de 2013 (7,2% dos migrantes).

Disponível em: http://panoramainternacional.fee.tche.br/ article/migracao-internacional-contemporanea-principais-processos/. Acesso em: 31 out. 2021.


No Oriente Médio, a partir da década de 2010, registra-se o maior deslocamento de refugiados com origem na 

A
Síria, devido à guerra civil no governo de Bashar al-Assad.
B
Turquia, em função da rigidez do governo de Recep Erdogan.
C
Líbia, devido à morte do líder revolucionário Muamar Kadafi.
D
Arábia Saudita, em decorrência da pressão externa de Donald Trump.
e4efb9b7-0b
UECE 2021 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

O fundamentalismo islâmico é um fenômeno originado como consequência das mudanças geopolíticas ocorridas após as duas guerras mundiais e devido à política externa adotada pelos EUA e pela URSS durante a Guerra Fria. Assinale a opção cujo evento descrito NÃO se relaciona com o fundamentalismo islâmico.

A
Apoio financeiro dos EUA, através da CIA, aos mujahedins que lutaram contra os soviéticos e, depois, formaram o Talibã, que dominou e governou o Afeganistão até 2001.
B
Ação da Al-Qaeda contra alvos civis e militares pelo mundo, inclusive nos EUA, mesmo após anos de ajuda financeira estadunidense no Afeganistão.
C
Revolução do Irã, em 1979, por meio da qual a monarquia do Xá Reza Pahlevi foi substituída por uma república islâmica liderada por religiosos, os aiatolás.
D
Primavera Árabe, que varreu o Norte da África e o Oriente Médio, transformando em ditaduras países democráticos como Líbia e Síria.
a8ba84e7-02
UEG 2017 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Leia o trecho da entrevista que a jornalista Betty Milan realizou com a cientista social francesa Juliette Minus, pesquisadora especialista da condição feminina no mundo muçulmano.

Betty Milan: (no Islã) Em que condições o homem pode repudiar a mulher com que se casou?
Juliette Minus: Em quaisquer condições. Por ser estéril, por não ter filhos homens, por não cozinhar bem, ter mau humor, enfim, por qualquer coisa. E o homem não tem que prestar contas a ninguém. Basta usar a fórmula do repúdio, com ou sem testemunha, e o que resta à mulher é ir embora.
MILAN, Betty. As mulheres do véu. Folha de São Paulo, 06 jan. 2002, Caderno Mais, p. 14 – 15.

Normalmente, a muçulmana repudiada volta para a casa dos pais ou do irmão mais velho sem ficar necessariamente estigmatizada socialmente, recuperando inclusive seu dote e podendo se casar novamente depois de três meses. Porém, fica privada de levar seus filhos. Tal situação se justifica em termos religiosos e sociais pelo fato de que no Islã

A
o adultério feminino é punido com a morte.
B
a família da mulher também fica desonrada.
C
o repúdio é uma prática sexista e excludente.
D
o casamento não é considerado um sacramento.
E
a separação representa a morte simbólica da mulher.
93ff5107-05
UFRGS 2016 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Considere as afirmações abaixo, sobre a Revolução Iraniana de 1979 e suas consequências.

I - A revolução iniciou como um amplo movimento de contestação à monarquia do xá Reza Pahlevi e acabou cooptada por setores islâmicos radicais, representados pelo aiatolá Khomeini, que se tornaria Líder Supremo do país.
II - A República Islâmica, fundada após a vitória da revolução, logo entrou em uma longa guerra contra a União Soviética e foi finalmente derrotada em 1989.
III- Um grupo de jovens radicais islâmicos, em novembro de 1979, iniciou uma longa tomada de reféns na embaixada norte-americana do país, em retaliação ao apoio dos Estados Unidos ao xá deposto que duraria até 1981.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
1a29a166-06
UNICENTRO 2015 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

A África Mediterrânea está localizada no norte do continente africano e possui características naturais e sociais semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o islamismo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o país da região cuja religião predominante é o judaísmo.

A
Marrocos.
B
Líbia.
C
Egito.
D
Argélia.
E
Israel.
4d71b327-fd
ESPM 2018 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução no . 181, determinando a partilha da Palestina em dois Estados, um judaico e outro árabe, que deveriam estar ligados por uma união econômica.

(Márcio Scalercio. Oriente Médio: uma análise reveladora sobre dois povos condenados a conviver)

A Resolução 181 manifestou-se favorável a que Jerusalém:

A
pertencesse a Israel e declarada capital do Estado judaico;
B
fosse a capital do Estado árabe palestino;
C
fosse submetida ao governo da Jordânia;
D
fosse colocada sob a proteção do Vaticano;
E
ficasse sob um regime de administração internacional.
c006eaff-b8
UECE 2014 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Atente para o seguinte excerto a respeito da Revolução Islâmica: “O problema é que o Ocidente não entende o Irã, país persa e não árabe, e não aceita a Revolução Islâmica de 1979”.
(Carta, G. O Irã desconhecido in: Carta Capital, São Paulo, nº 792, p.30-37, 2014.)

Sobre a Revolução Islâmica, é correto afirmar que

A
foi um movimento que conduziu mudanças no estado e na sociedade iraniana, e que substituiu o regime monárquico pela república islâmica.
B
originou o conflito, entre a Arábia Saudita e o Irã, pela posse do monopólio e da exclusividade comercial da maior reserva petrolífera do Golfo Pérsico.
C
foi uma disputa estabelecida entre grupos fundamentalistas islâmicos, o Hezbollah e os Xiitas, pelo controle religioso do Irã.
D
deu origem ao Movimento Verde, brutalmente reprimido por milícias enviadas pelo governo de Ahmadinejad.
80396488-b0
UNEMAT 2017 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

“A vida religiosa dos povos árabes pré-islâmicos era marcada por particularismos que acentuavam o isolamento cultural de cada tribo. Todas as tribos acreditavam nos djins, espíritos que encarnavam as forças da Natureza; cada tribo tinha também seus deuses particulares e venerava seus ancestrais”.

PEDRO, Antonio, História do mundo ocidental. São Paulo, FTD, 2005.

Quando falamos do Islamismo, nos referimos a várias ideias, tais como religião, guerra, ou questões econômicas. Porém, no aspecto histórico, a organização do islamismo por Maomé teve um outro papel, relacionado à:

A
Oposição ao cristianismo em fase de expansão pelo Oriente Médio.
B
Unificação da cultura mulçumana e consequentemente o fortalecimento do povo, possibilitando sua expansão sobre o Império Persa, o Império Bizantino, a Síria e a Palestina.
C
Instituição do califado como forma de governo.
D
Formação de uma sociedade baseada no comércio e na agricultura voltados para a autossuficiência.
E
Organização de um povo em torno da Guerra Santa, com vistas a libertar cidades do Oriente.
629e6b18-e6
IF-BA 2012 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente, Questões no Oriente Médio do pós guerra

“Os Estados Árabes se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente próximo (...).”

FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243.

Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à

A
exigência, pelos países do Oriente Médio, de cumprimento do Plano da ONU de Partição da Palestina, que criava o Estado Palestino no final da Segunda Guerra Mundial.
B
incapacidade dos países vencedores da Segunda Guerra de garantir a paz no Ocidente nos anos posteriores ao conflito, provocando uma fuga em massa de judeus para a Palestina.
C
construção de um padrão de instabilidade nas relações internacionais pelo recém-criado Estado de Israel, que contava com o apoio dos Estados Unidos, da União Soviética e da ONU.
D
recusa árabe à partilha da Palestina, imposta pela ONU, que submeteu a maior parte do território ao controle do recém-criado Estado de Israel, sem que se respeitasse a soberania dos povos desta região.
E
extinção oficial do mandato britânico sobre a Palestina, no final da Segunda Guerra, com reconhecimento imediato pelos países vencedores da independência de todos os países do Oriente Médio.
7329c5c3-e0
UEPB 2011 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Em maio de 1948, o Estado de Israel foi estabelecido e reconhecido por vários membros da ONU. Desde então a tensão entre árabes e judeus no Oriente Médio explode periodicamente em conflitos armados. Enumere a coluna da direita com a da esquerda:


(1) Segunda Guerra Árabe-Israelense

(2) Guerra dos Seis Dias

(3) Guerra do Yom Kippur



( ) Em 1956, o Egito estatizou a Companhia do Canal de Suez, acabando com o controle de ingleses e franceses. Como Egito e Israel não se entendiam sobre a questão da Faixa de Gaza, França, Inglaterra e Israel invadiram o Egito, gerando este conflito.

( ) Em 1973, Egito e Síria atacaram Israel no Dia do Perdão Judaico por saberem que seu exército participava das celebrações. Conseguiram avançar pelo território israelense até que foram forçados a recuarem para a linha de cessar fogo de 1967.

( ) Temendo a concentração de forças árabes em suas fronteiras, Israel atacou Egito, Jordânia e Síria em 1967. Após combates, houve cessar fogo e o acerto de que Israel controlaria a Faixa de Gaza, parte da península do Sinai, Cisjordânia, Jerusalém e as Colinas de Gola – os chamados territórios ocupados.



Assinale a alternativa correta

A
3, 1, 2
B
1, 2, 3
C
2, 1, 3
D
1, 3, 2
E
3, 2, 1
fcb773fc-e8
UFRN 2007 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Nas duas últimas décadas do século XX, dois conflitos ocorridos no Oriente Médio repercutiram internacionalmente.
Em 1979, os muçulmanos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Khomeini, organizaram uma república islâmica naquele país. Em 1980, o presidente do Iraque, Saddam Hussein, declarou guerra à República Islâmica do Irã, alegando o perigo do radicalismo dos xiitas. Esse conflito ficou conhecido como “Guerra Irã – Iraque”.
Em 1990, Saddam Hussein invadiu o Kuwait, alegando questões de limites e reivindicando territórios desse país, o que desencadeou a “Guerra do Golfo”.
Interesses estrangeiros também contribuíram para o desenrolar desses conflitos no Oriente Médio. Uma comprovação disso é o fato de

A
os Estados Unidos da América terem interferido decisivamente na região, tendo em vista as reservas petrolíferas ali existentes.
B
a União Soviética ter favorecido os dois governantes, equipando os exércitos de ambos com armamentos soviéticos.
C
as nações muçulmanas, tanto xiitas como sunitas, terem-se unido para combater as influências ocidentais sobre os dois países em guerra.
D
a Organização das Nações Unidas (ONU) ter enviado um grande número de tropas de paz, que obrigaram à rendição o país agressor.
7244523b-df
UFMT 2006 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

O mundo islâmico tem sido alvo de crescente atenção da mídia. Agências de notícias, personagens de filmes e livros têm colocado a doutrina islâmica e seus seguidores em evidência. Sobre essa doutrina, assinale a afirmativa INCORRETA.

A
O Islamismo surgiu no século VII na península arábica a partir das revelações recebidas por Maomé, basicamente a unicidade de Alá e a inevitabilidade de seu julgamento.
B
O Islã, termo árabe que significa submissão a Deus, foi organizado pelos povos do Oriente Médio, África do Norte e Ásia Central, como forma de fazer frente às incursões de nações inimigas em seu território.
C
Islã designa a religião dos muçulmanos e tem em Abraão “o Pai do Islã” e em Maomé o Profeta; apesar de não reconhecerem a existência de um clero intermediário entre Alá e os homens, reconhecem a autoridade de cargos religiosos em questões doutrinárias e de fé.
D
Além do Alcorão, os muçulmanos obedecem a um código de leis (Shari’ah) que preconiza sua forma de vida, apresentado como lei divina ou revelado e dividido em deveres para com Deus e deveres para com os outros seres humanos.
E
A religião Islâmica está assentada em cinco pilares: a fé, o culto diário, a abstinência durante o mês do Ramadã, a obrigação àqueles que tem renda de doar pequena parte anualmente à caridade, e a peregrinação à Meca ao menos uma vez na vida aos que tiverem condições físicas e materiais para fazê-la.
2435bbac-b9
UNIVESP 2018 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

A Guerra dos Seis Dias foi a guerra mais curta que existiu dentre os conflitos árabes-israelenses. Em junho de 1967, as Forças Armadas israelenses realizaram um fulminante ataque aos três países. Em seis dias, os exércitos da Síria, do Egito e da Jordânia foram derrotados, demonstrando a imensa superioridade da força militar israelense em relação à de seus vizinhos. Com a vitória, o Estado de Israel incorporou a seu território Gaza, a Península do Sinai, as Colinas de Golã e a
(https://brasilescola.uol.com.br/. Adaptado)

A
Cisjordânia.
B
península Arábica.
C
saída para o canal de Suez.
D
bacia do rio Eufrates.
E
planície da Mesopotâmia.
2ee7ba0a-b6
UEPB 2010 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Observe a área destacada pelas hachuras no mapa ao lado. Ela representa uma região de grande importância geopolítica pela sua localização na confluência entre Europa, Ásia e África; por ser o berço do judaísmo, do cristianismo e do islamismo e por ser detentora das maiores reservas de petróleo do mundo. Esta conflituosa região é denominada de

Esta conflituosa região é denominada de

A
Extremo Oriente.
B
Leste Europeu.
C
Oriente Médio.
D
Bálcãs.
E
Cáucaso.
1e2f5da3-b0
FGV 2015 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Em julho de 2015, foi fechado um acordo nuclear entre o Irã e o grupo chamado "P5+1": Estados Unidos, China, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha. Entre os pontos do acordo, constam a limitação, em 98%, dos estoques de urânio enriquecido iraniano e o livre acesso de inspetores internacionais ao programa nuclear de Teerã, em troca do alívio das sanções internacionais impostas àquele país do Oriente Médio. Esse acordo não deixou a comunidade internacional indiferente, pois interfere nos equilíbrios regionais de poder ilustrados no mapa a seguir.

A respeito dos conflitos geopolíticos no Oriente Médio, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.
( ) A Arábia Saudita considera que a suspensão das sanções econômicas pode ocasionar o fortalecimento do Irã, o que iria desafiar a hegemonia regional saudita e estimular seus inimigos xiitas no Iraque e no Iêmen.
( ) O primeiro-ministro de Israel avalia esse acordo como um "erro histórico", pois não acredita ele que irá resultar na redução do poderio nuclear iraniano, o que constituiria uma ameaça direta à sobrevivência do Estado judaico.
( ) Lideranças religiosas iranianas interpretam a suspensão dos embargos econômicos como insuficiente, uma vez que estimularia a OPEP a manter a proibição de comercialização do petróleo iraniano no mercado internacional.

As afirmações são, respectivamente,

A
F - V - F.
B
V - V - F.
C
F - V - V.
D
V - F - F.
E
F - F - V.
47d4bdb6-b1
UFAM 2017 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Entre 1948 e 1973, o Estado de Israel enfrentou Estados árabes em quatro conflitos bélicos, que ficaram conhecidos como Guerras Árabe-Israelenses. O terceiro conflito, conhecido também pelo nome de Guerra dos Seis Dias (5-10 de junho de 1967), foi causado pela interdição egípcia aos navios israelenses no golfo de Akaba. Nos seis dias de combates aéreos e terrestres, o Exército israelense enfrentou e venceu, além das forças militares egípcias, os exércitos de outros dois países árabes, que haviam firmado aliança com o Egito.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos respectivos Estados árabes que, além do Egito, foram derrotados por Israel na Guerra dos Seis Dias:

A
Iraque e Irã.
B
Iraque e Qatar.
C
Jordânia e Síria.
D
Jordânia e Iraque.
E
Iraque e Arábia Saudita.
faeb405e-3b
USP 2014 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

Examine a seguinte imagem, que foi inspirada pela situação da Índia de 1946.



Legenda:

MOSLEM: muçulmano;

NEW CONSTITUTION: nova Constituição;

CIVIL WAR: guerra civil;

FAMINE: fome.


A leitura correta da imagem permite concluir que ela constitui uma crítica

A
à passividade da ONU e dos países do chamado Terceiro Mundo diante do avanço do fundamentalismo hindu no sudeste asiático.
B
à oficialização da religião muçulmana na Índia, diante da qual seria preferível sua manutenção como Estado cristão
C
ao colonialismo britânico, metaforicamente representado por animais ferozes prontos a destruir a liberdade do povo hindu.
D
aos políticos que, distanciados da realidade da maioria da população, não seriam capazes de enfrentar os maiores desafios que se impunham à união do país.
E
à desesperança do povo hindu, que deveria, não obstante as dificuldades pelas quais passara durante anos de dominação britânica, ser mais otimista.
fb4124d8-a5
UECE 2011 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

"O espectro da revolta sacode o Oriente Médio e o norte da África e cria imensas indagações sobre os novos cenários geopolítico, econômico e financeiro do mundo contemporâneo."
REVISTA CAROS AMIGOS, ano XIV, nº 167/2011, p. 39-40.

Sobre o Oriente Médio é correto afirmar-se que

A
é uma região muito seca e pobre, que adquiriu importância histórica e geopolítica apenas a partir do século XIX, quando se tornou território britânico.
B
em nenhum momento do cenário histórico mundial sediou conflitos, tampouco abrigou grupos nacionalistas ou islâmicos, pois foi conduzido com mão de ferro pelos EUA.
C
é um território criado após a II Guerra Mundial, graças às disputas pela posse do petróleo e, desde então, tem sido palco de conflitos do sistema imperialista do mundo árabe e islâmico.
D
é uma das regiões mais ricas do mundo e, de acordo com sua história, desde os tempos remotos tem sido palco de inúmeros conflitos graças a suas condições naturais, culturais e religiosas.