Questõesde IF-PE 2019 sobre História

1
1
1
Foram encontradas 7 questões
4f59823b-33
IF-PE 2019 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral, Queda do Socialismo Real

Na IMAGEM 1, vemos uma das várias fotografias que registraram a queda do muro de Berlim, em 1989. Para os países do leste europeu, esse fato representou

A
o declínio da Comunidade dos Estados Independentes.
B
o colapso do bloco socialista.
C
o surgimento da “Cortina de Ferro”.
D
a unificação da Iugoslávia.
E
a criação da Tchecoslováquia.
4f47bc69-33
IF-PE 2019 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

TEXTO 7
HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL

O símbolo máximo que ficará desta fortuna fácil e ainda mais facilmente dissipada é o Teatro Municipal de Manaus. É claro que, desfeito o castelo de cartas em que se fundava toda esta prosperidade fictícia e superficial, nada sobraria dela. Em poucos anos, a riqueza amazonense se desfará em fumaça. Sobrarão apenas ruínas.
PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. 38. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 240-241 (adaptado).

A obra de Caio Prado Jr., como o próprio título já adianta, trata da história econômica do Brasil. Com base no fragmento apresentado no TEXTO 7, a qual importante produto de exportação brasileiro, durante a República Oligárquica (1895-1930), o autor está se referindo?

A
Algodão.
B
Café.
C
Açúcar.
D
Borracha.
E
Cacau.
71eeb61c-33
IF-PE 2019 - História - Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, História do Brasil

A Confederação do Equador de 1824 é um marco na luta social contra o absolutismo monárquico. Amplas camadas da população local participaram do conflito. Comerciantes, padres, militares, negros e pardos, e até senhores de engenho se envolveram no conflito que opôs setores da população pernambucana à Monarquia de D. Pedro I. Sobre os pensamentos que fundamentaram a luta dos revoltosos, é CORRETO afirmar que foram ideias

A
liberais e constitucionalistas, oriundas dos princípios iluministas então em expansão na Europa e nos Estados Unidos.
B
absolutistas moderadas, uma vez que os revoltosos ainda pensavam em manter a monarquia, desde que constitucional e respeitando a autonomia provincial.
C
socialistas, o que justifica a presença expressiva de negros e pardos e de padres sensíveis às injustiças sociais e ao racismo.
D
inspiradas na Igreja Católica Romana, instituição que, naquele momento, procurava distanciar-se das monarquias europeias, o que justifica a participação de padres.
E
anarquistas, por isso defendiam, além da derrubada do governo monárquico e absolutista, o fim da escravidão em terras pernambucanas.
71f3a771-33
IF-PE 2019 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Em 1904, o governo de Rodrigues Alves propôs a vacinação obrigatória. A varíola precisava ser controlada. Contudo, houve resistência de grande parte da população do Rio de Janeiro, então capital da República. Sobre os motivos para a resistência, assinale a alternativa CORRETA.

A
Como muitas vacinas de hoje, não havia comprovação científica de sua eficácia, e a população decidiu reagir à imposição do governo, que agia de modo autoritário em diversas políticas públicas.
B
O governo Rodrigues Alves, apesar do investimento em propaganda de conscientização dos efeitos positivos da vacinação, não conseguiu convencer as pessoas do benefício da medida de saúde pública.
C
A população do Rio de Janeiro, em especial a parcela mais pobre e negra, estava cansada de ser alvo de políticas públicas autoritárias por parte da República, em especial com as reformas urbanas.
D
A vacinação obrigatória contra a varíola já havia sido tentada no século XIX, ainda no Império, vitimando negros livres e libertos, o que explica a reação popular de resistência a essa nova tentativa do Estado brasileiro.
E
A resistência popular, de fato, existiu, mas sem que se alterasse o cotidiano da capital da República, pois os demais serviços urbanos continuaram, regularmente, enquanto durou o conflito entre a população e o governo.
cc1a14a6-cb
IF-PE 2019 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

O cinema, muitas vezes, inspirou-se nos acontecimentos da Guerra Fria para construir os enredos dos seus filmes. Entretanto, na década de 1980, o presidente estadunidense, Ronald Reagan, apresentou o programa Strategic Defense Initiative (Iniciativa Estratégica de Defesa). A ideia que, de fato, nunca saiu do papel, pareceu tão mirabolante para alguns que, à época, o programa ganhou um apelido inspirado em um filme de ficção científica. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que, CORRETAMENTE, associa o nome do filme e as características do projeto apresentado por Reagan

A

Projeto Fail-Safe (título no Brasil: Limite de Segurança), com a finalidade de isolar a União Soviética dos demais países do mundo através da instalação de um campo magnético em suas fronteiras.

B
Projeto The Day the Earth Stood Still (título no Brasil: O Dia em que a Terra Parou), com o propósito de instalar mísseis estadunidenses na Turquia, em resposta aos mísseis soviéticos instalados em Cuba.
C
Projeto The Quiet Earth (título no Brasil: Terra Tranquila), cuja disposição era promover a destruição do arsenal nuclear dos Estados Unidos e da União Soviética, promovendo a “coexistência pacífica”.
D
Projeto The Blob (título no Brasil: A Bolha), que visava partilhar o mundo entre EUA e URSS, através de um muro em escala mundial, criando zonas de influências entre as duas superpotências.
E
Projeto Star Wars (título no Brasil: Guerra nas Estrelas), cujo objetivo era criar um sistema espacial antimísseis capaz de impedir que os Estados Unidos tivessem seu território atacado.
cc152436-cb
IF-PE 2019 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Analise o QUADRO 2 para responder à questão 2.


PRADO, Luiz C. D.; SÁ, Fábio. O “milagre” brasileiro: crescimento acelerado, integração internacional e concentração de renda (1967-1973). In: DELGADO, Lucília de Almeida N.; FERREIRA, Jorge. O Brasil republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. Vol. 4. p. 223.


O QUADRO 2 faz referência ao “milagre econômico”, também chamado de “milagre brasileiro”, compreendendo a maior parte do governo de Emílio Garrastazu Médici. Com base nessas informações e nos dados do QUADRO 2, assinale a alterativa que contém, CORRETAMENTE, duas características desse período.

A
A redução das importações e das exportações contribuiu para o chamado “milagre brasileiro” e a repressão foi uma prática constante no governo Médici.
B
A inflação alta foi uma constante no “milagre brasileiro”, enquanto o governo Médici ficou conhecido pela abertura política.
C
O crescimento do Produto Interno Bruto é uma característica do “milagre econômico” e a Lei da Anistia, uma das realizações do governo Médici.
D
O “milagre econômico” garantiu uma balança comercial favorável e, durante o governo Médici, houve a ampliação de direitos civis.
E
O “milagre brasileiro” caracterizou-se pelo aumento da dívida externa e o governo Médici foi marcado pelo autoritarismo.
cc114b14-cb
IF-PE 2019 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Leia o TEXTO 11 para responder à questão.
TEXTO 11

MARCHA DO SAL

Quando a escolha de Gandhi de protestar pelo sal foi anunciada, jornais da Índia Colonial trataram o assunto com um tom cômico e até mesmo o vice-rei, lorde Irwin, escreveu: “No momento, a perspectiva de uma campanha de sal não me mantém acordado à noite”.
Entretanto, o líder da marcha tinha uma visão diferente sobre o produto: entendia que o item, por ser de uso diário, poderia afetar todas as classes de cidadãos, e declarou que “ao lado do ar e da água, o sal talvez seja a maior necessidade da vida”. Ao observar a dimensão do ato, as autoridades perceberam o poder do alimento como o símbolo principal.

Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/marcha-do-sal-ha-89-anos-gandhiliderava-uma-multidao-para-um-ato-de-desobediencia-civil-nao-violenta.phtml>. Acesso em: 09 maio 2019
(adaptado).
. De acordo com o TEXTO 11, a afirmação do vice-rei inglês, lorde Irwin, contrapõe-se à declaração do líder indiano Mahatma Gandhi. No momento em que suas reflexões foram elaboradas, a Marcha do Sal representava para Irwin e Gandhi, respectivamente,

A
um conflito entre etnias indianas rivais e uma oposição à dominação inglesa.
B
um acontecimento minúsculo e um combate aos efeitos da globalização na Índia.
C
um movimento inexpressivo e uma luta contra o monopólio imperialista inglês.
D
uma disputa de minorias religiosas e uma defesa pela descolonização indiana.
E
uma contestação separatista tribal e um ataque ao neoliberalismo britânico.