Questõesde FATEC sobre História Geral

1
1
1
Foram encontradas 72 questões
4ffefbfe-b1
FATEC 2017 - História - História Geral, Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917

O ano de 2017 marca o centenário da Revolução Russa. Em fevereiro de 1917, revoltas populares derrubaram o Czar Nicolau II e instauraram uma república; em outubro do mesmo ano, foi implantado o governo socialista soviético.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o cenário político e econômico dos primeiros anos do governo socialista (1917–1924).

A
Leon Trotsky coordenou o programa de flexibilização das leis trabalhistas, o Partido Bolchevique aprovou o envio de mais soldados para o fronte da Primeira Guerra Mundial e a Igreja Ortodoxa se responsabilizou pelo programa de educação popular.
B
Gorbachev rompeu as relações comerciais com os Estados Unidos, dando início à Guerra Fria, pequenos proprietários foram expulsos de suas terras, que foram privatizadas e entregues ao controle de empresas estrangeiras.
C
Sob a liderança de Lênin, a Rússia viveu uma guerra civil, durante a qual foi estabelecido o comunismo de guerra, um programa de educação obrigatória para as crianças de até 16 anos e a Nova Política Econômica.
D
Após a proclamação da República Russa, Nikita Kruschev foi eleito presidente e restabeleceu as relações diplomáticas com a França, o Japão e a Inglaterra, normalizando o comércio internacional.
E
Com o apoio de setores da burguesia e da nobreza czarista, Joseph Stálin promoveu a conciliação de classes, apoiada no crescimento industrial acelerado e na promoção do Estado de Bem-Estar Social.
4ffa3d22-b1
FATEC 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Leia o texto e relacione-o à imagem.

Em um mundo ainda fortemente marcado pela religiosidade, ocorria uma reorientação de perspectiva: o olhar humano buscava, curioso e atrevido, os mistérios da natureza como forma de aproximação com o plano divino.
(CAMPOS, F.; CLARO, R.; DOLHNIKOFF, M. Jogo da História nos dias de hoje.7. São Paulo: Leya, 2015. p.65.)






O texto e a imagem remetem a um movimento artístico e filosófico ocorrido na Europa entre os séculos XIII e XVII.

Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a esse movimento. 

A
Esclarecimento
B
Renascimento
C
Romantismo
D
Iluminismo
E
Dadaísmo
4fea1f11-b1
FATEC 2017 - História - História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

No século V a.C., Heródoto, historiador grego, afirmou que “O Egito é uma dádiva do Nilo”.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal razão de se atribuir ao rio Nilo uma importância tão grande para o desenvolvimento do Egito Antigo.

A
Nos períodos de cheias, as águas desse rio fertilizavam as margens, o que possibilitou a agricultura.
B
Os faraós construíram barragens para obter eletricidade, aumentando a produção de itens de exportação.
C
A navegação pelo grande rio permitiu que os egípcios conquistassem o sul da Europa, formando um grande império.
D
Das margens do rio se retirava o barro com que eram fabricados os tijolos utilizados na construção das grandes pirâmides.
E
Atravessando a África de norte a sul, o Nilo possibilitou a integração cultural e econômica da área entre o Saara e o deserto da Namíbia.
3a643d12-b2
FATEC 2018 - História - História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

Em 1519, os navegadores Fernão de Magalhães e Sebastião del Cano partiram de Cádiz, na Espanha, para uma viagem que entraria para a história por

A
estabelecer um caminho terrestre para as Índias ocidentais.
B
descobrir uma rota segura para atravessar o Polo Norte.
C
comprovar o formato esférico do planeta Terra.
D
desbravar o canal do Panamá.
E
explorar o istmo de Suez.
3a5e6eb7-b2
FATEC 2018 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios), Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

A figura mostra uma tapeçaria funerária produzida no Egito, durante o chamado Período Helenístico, retratatando um homem vestido como grego, posicionado entre dois deuses egípcios, Osíris e Anúbis.

Assinale a alternativa que explica, corretamente, a fusão das culturas grega e egípcia representada na tapeçaria.

Tapeçaria funerária, linho, 1,75m x 1,25m. Sacara, Egito, séc. I a.C. Aegyptisches Museum, Berlim.

Apud DOMINGUES, Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 6. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. Original colorido.

A
As sucessivas incursões militares empreendidas pela rainha Cleópatra VI nos territórios gregos proporcionaram o contato dos egípcios com a arte e a filosofo a helenística, cuja concepção estética influenciou a produção dos artesãos do Baixo Egito.
B
Educado por Aristóteles, o faraó Menés, responsável pela unificação dos reinos do Baixo e do Alto Egito, tornou-se grande admirador da arte e da filosofo a gregas, e foi o responsável pela difusão da cultura helenística em seu império.
C
A política expansionista de Alexandre, o Grande, promoveu o contato dos gregos com outros povos da Europa, da Ásia e da África, e originou a cultura helenística, caracterizada pela miscigenação de diversos elementos culturais.
D
Os egípcios tomaram contato com a cultura helenística por meio do comércio com os povos visigodo, ostrogodo, viking e alano que, partindo do norte da Europa, navegavam até o Nilo levando produtos de diferentes procedências.
E
Resultado da união política da Grécia e do Egito, por meio do casamento de Alexandre, o Grande, com Cleópatra VI, a cultura helenística foi imposta, muitas vezes à força, a todos os súditos do novo império.
a6e92774-b1
FATEC 2016 - História - História Geral, Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos

Em 1517, o bispo católico Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da catedral da cidade de Wittenberg, localizada na atual Alemanha, um documento no qual enumerou noventa e cinco críticas aos comportamentos dos representantes da Igreja Católica. O cartaz original, que continha as 95 Teses, foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em março de 2016. No século XVI, sua publicação deu início ao processo conhecido como Reforma Protestante.

Entre outros comportamentos, Lutero condenou

A
a alfabetização em massa, promovida pelos jesuítas, e a publicação de Bíblias, ações que visavam enfraquecer o papel dos padres e oferecer autonomia religiosa aos católicos.
B
a permissão dada pela Igreja para a criação de diferentes denominações religiosas (neopentecostais), que acabaram enfraquecendo o poder central do Papa.
C
o desrespeito ao celibato pelos padres, a cobrança de dízimo, e a comercialização de água benta, relíquias sagradas e indulgências.
D
a incorporação de práticas pagãs aos ritos católicos, a aceitação de mulheres na celebração das missas e a abolição do celibato para os padres.
E
a tolerância da Igreja Católica com as práticas religiosas dos indígenas e dos escravizados africanos nas terras americanas recém-descobertas.
a6e1b213-b1
FATEC 2016 - História - História Geral, Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo

Sobre o Iluminismo, movimento filosófico surgido na Europa entre o final do século XVII e início do século XVIII, é correto afirmar que

A
valorizava a razão como o único meio confiável de alcançar o conhecimento, opondo-se às explicações religiosas para os fenômenos naturais, sociais e políticos.
B
buscava revitalizar a fé no cristianismo, enfraquecida pela hegemonia do pensamento científico, que florescera nos últimos séculos do período medieval.
C
pregava a importância dos sentimentos em detrimento da razão e da religião, caracterizando a legitimidade do Romantismo como expressão humana.
D
defendia a retomada de ideias e valores característicos da Antiguidade Clássica, como o politeísmo, a estratificação social e a vida urbana.
E
procurava fortalecer os movimentos sociais das minorias à luz de descobertas científicas que afirmavam a inexistência das raças humanas.
a6d27e3f-b1
FATEC 2016 - História - História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

Ao longo do ano de 2015, o mundo assistiu à destruição de ruínas históricas milenares, localizadas principalmente nos territórios atuais do Iraque e da Síria. Militantes da organização política Estado Islâmico (EI) foram os autores da destruição. Segundo a imprensa mundial, os militantes do EI acreditam que os sítios arqueológicos mesopotâmicos incentivam o abandono da fé muçulmana e, por isso, devem ser destruídos.

Na passagem da Pré-História para a Antiguidade, é correto afirmar que as sociedades da Mesopotâmia

A
foram as primeiras a desenvolver formas primitivas de cristianismo, monoteísta, cujo principal culto realizava-se em templos monumentais, na região da Palestina.
B
não construíram templos religiosos que tenham resistido ao tempo, o que leva os pesquisadores a supor que a religiosidade não era um fator significativo nesse período.
C
se organizavam de modo a separar a religião da vida pública, permitindo que os cultos religiosos ocorressem em cômodos anexos às edificações residenciais, no âmbito privado.
D
divinizavam diversos componentes da natureza, como o raio, o fogo, o céu, a Lua e o Sol, entre outros, e cada cidade tinha o seu deus ou deusa, honrados com a construção de grandes templos.
E
constituíram a primeira experiência histórica de sociedade igualitária e ateia, na qual todos os membros gozavam dos mesmos direitos e deveres, exercidos em edifícios públicos construídos com diferentes finalidades.
a69ab5f9-b1
FATEC 2016 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

Bas Lansdorp, um dos envolvidos com o projeto Mars One, faz referência ao espetáculo midiático da chegada do homem à Lua. O fato, ocorrido em 20 de julho de 1969, foi transmitido ao mundo inteiro pela televisão.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o contexto histórico e político da chegada do homem à Lua.

Viagem sem volta a Marte

     Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.

     A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.

     Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e à microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.

     O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.

     Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

<http://tinyurl.com/zp6l8lq> Acesso em: 27.02.2016. Adaptado.
A
Os Estados Unidos se lançaram na corrida espacial em busca de petróleo, minério de ferro e carvão para iniciar o seu processo de industrialização.
B
A corrida espacial, travada entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, é um dos capítulos da Guerra Fria, período pós-Segunda Guerra Mundial, em que as duas potências rivalizaram pela hegemonia mundial.
C
Em virtude das mudanças climáticas, os Estados Unidos passaram a procurar locais alternativos para a sobrevivência da espécie humana, sendo a missão para a Lua o primeiro passo desse processo, e o projeto Mars One, o mais recente.
D
A chegada do homem à Lua foi o último estágio do processo de conquista do espaço, iniciado pelos Estados Unidos e continuado pelas potências latino-americanas, que conquistaram poderio econômico e militar no interior do bloco socialista.
E
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos utilizaram uma estratégia de mídia para confundir os seus adversários da antiga União Soviética, gravando em estúdio as cenas da chegada do homem à Lua, que foram transmitidas pela televisão.
cdfaca09-b0
FATEC 2010 - História - História Geral, Período Entre-Guerras: Totalitarismos, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Considere o texto a seguir:

No dia 26 de abril, pela manhã, os pilotos concretizaram a missão de massacrar Guernica e Durango com bombas incendiárias. A estratégia perdurou durante todo o mês de maio. Em 19 de junho de 1937, Bilbao cai. Os bascos insatisfeitos tiveram que partir para o norte dos Pirineus ou para o exílio.
RICHARD, Lionel. Guernica, agonia de uma guerra. Le monde Diplomatique. Abril de 2007.) (http://diplo.org.br/2007-04,a1541. Acesso em 08.03.2010.)

Os ataques descritos fazem parte do contexto

A
da Primeira Guerra Mundial, uma resposta do governo inglês aos ataques sofridos anteriormente pela Luftwaffe.
B
da Guerra Civil Espanhola, em que aviões nazistas bombardearam cidades espanholas numa clara demonstração de força da aviação nazista.
C
da Segunda Guerra Mundial, uma resposta de Hitler à recusa de Franco de entrar na guerra ao lado do Eixo.
D
da Revolução Mexicana, em que aviões do governo de Porfirio Díaz aniquilaram as cidades zapatistas.
E
da Revolução Russa, uma reação do Exército Vermelho à tentativa do regime czarista de retornar ao poder.
cde860ae-b0
FATEC 2010 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Considere o texto a seguir:

As cidades-Estado [...] eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas ao longo dos séculos para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequenas unidades territoriais, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais do que 5 mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar 20 mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de 100 mil habitantes [...].
(GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 30.)

De acordo com o texto, na Grécia antiga, as cidades-Estado

A
abrigavam os mesmos ideais democráticos, independente de seu porte, como foi o caso de Atenas.
B
mantinham um forte equilíbrio de força, uma vez que havia uma cidade centralizadora que controlava política e economicamente todas as outras.
C
tinham como principal característica serem diferentes entre si, no tamanho e nas suas escolhas políticas, como foi o caso de Atenas e Esparta.
D
possuíam a cidadania como um bem maior, em que, independente do número de sua população, todo grego tinha direito de participar dos rumos de sua cidade.
E
exerciam, por consenso, em um determinado momento, o domínio político e religioso do Império grego.
91b89c12-b1
FATEC 2015 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

Durante o período da chamada Guerra Fria, o continente europeu foi o grande palco das disputas geopolíticas entre as duas potências militares antagônicas daquele período, a União Soviética e os Estados Unidos.

Um fato marcante que ocorreu em território europeu que indica a tensão da disputa bipolar foi a

A
criação de pequenos Estados como o Vaticano, Andorra, San Marino e Liechtenstein, imposta pelos Estados Unidos, como forma de dificultar a circulação de tropas soviéticas no continente.
B
constituição da União Europeia, incentivada pela União Soviética, para conter a entrada de capitais estadunidenses que pudessem atrair as frágeis economias da Europa Oriental.
C
construção do muro de Berlim, a mando do governo da então Alemanha Oriental, como uma forma de impedir que seus cidadãos fugissem para a Berlim Ocidental.
D
ocupação da Hungria e da Tchecoslováquia por tropas britânicas, na tentativa de inibir a expansão de revoltas populares contra o capitalismo.
E
aplicação do welfare state (Estado do Bem-Estar Social), organizado pela Polônia, no sentido de evitar conflitos bélicos no continente.
91c51e8a-b1
FATEC 2015 - História - História Geral, A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

O escritor uruguaio Eduardo Galeano afirmou que “As treze colônias do norte tiveram, pode-se bem dizer, a dita da desgraça. Sua experiência histórica mostrou a tremenda importância de não nascer importante. Porque no norte da América não tinha ouro nem prata, nem civilizações indígenas com densas concentrações de população já organizada para o trabalho...”.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 20ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, pág. 146.


Além dos fatores mencionados pelo escritor uruguaio como não atrativos para a colonização inglesa das Treze Colônias Britânicas na América mostradas no mapa, podemos acrescentar a


<http://tinyurl.com/nvlvf7y> Acesso em: 04.08.2015. Original colorido.

A
ausência de solos tropicais férteis que permitissem a produção em larga escala de gêneros agrícolas.
B
constante instabilidade geológica, em uma área onde predominam os choques de placas tectônicas.
C
existência do clima semiárido que inibe o desenvolvimento da pecuária leiteira e da pecuária de corte.
D
inexistência de rios com drenagem exorréica, que permitissem o escoamento da produção pelo oceano Atlântico.
E
presença de uma floresta latifoliada, densa e higrófita, que dificultava a ocupação e a posterior exploração da terra.
916e3071-b1
FATEC 2015 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Em 2015, o noticiário internacional deu grande destaque à Grécia, país europeu que vivia uma grave crise econômica e convocou a população para decidir, via referendo, as medidas que deveriam ser adotadas pelo governo para gerir a crise. Parte da imprensa destacou o caráter democrático de tal medida e, em muitos textos, lembrou que os gregos foram os criadores da democracia.


Assinale a alternativa que indica corretamente quais são as principais diferenças entre as concepções de democracia na Antiguidade grega e no mundo contemporâneo.

A
Na Antiguidade grega, a democracia surgiu da necessidade de administrar países cada vez maiores; nas democracias contemporâneas, a política ajuda a administrar unidades menores, como as cidades.
B
Na Antiguidade grega, o espaço reservado à atividade política eram os templos religiosos ou as residências das pessoas mais importantes; nas democracias contemporâneas, a atividade política se realiza no espaço público.
C
Na Antiguidade grega, política e religião eram esferas sociais separadas; nas democracias contemporâneas, a noção de cidadania vincula-se estreitamente às concepções religiosas.
D
Nas democracias contemporâneas, a participação política é vinculada à renda, com o voto censitário; na Grécia Antiga, apenas os proprietários de terras, homens e mulheres, tinham direito à participação política.
E
Nas democracias contemporâneas, o direito à participação política se estende a todos os grupos sociais; na Grécia antiga, apenas os homens livres nascidos na pólis eram considerados cidadãos.
916b4259-b1
FATEC 2015 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral

Se não têm pão, que comam brioches!

A frase, erroneamente atribuída à rainha da França, Maria Antonieta, foi considerada uma resposta cínica às inquietações populares que levaram à eclosão da Revolução Francesa.


Assinale a alternativa que aponta corretamente algumas das causas da insatisfação da população francesa às vésperas dessa Revolução.

A
Contrários ao lema da monarquia, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, os camponeses alegavam que a distribuição de renda provocava o empobrecimento da classe média.
B
A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza.
C
A substituição de culturas alimentares pelo algodão, decretada por Luís XVI, levou ao aumento da mortalidade infantil e da fome entre os camponeses, favorecendo a burguesia vinculada à indústria têxtil.
D
Para sustentar os custos das guerras napoleônicas, o rei Luís XVI aumentou a cobrança de impostos dos camponeses e dos trabalhadores das cidades que, insatisfeitos, se rebelaram contra o governo central.
E
Devido à falta de terras férteis, à baixa produção de alimentos e à fome, a população demandava o aumento da ocupação francesa nas Américas e na África para a ampliação da produção agrícola.
916168f9-b1
FATEC 2015 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Os dias 06 e 09 de agosto de 2015 marcaram os 70 anos dos ataques com bombas atômicas às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, nos momentos finais da II Guerra Mundial.


Sobre esses ataques é correto afirmar que

A
eram parte da ofensiva final dos países do Eixo para pressionar os Aliados a assinar o acordo de rendição.
B
foram realizados por bombardeiros alemães e italianos em represália à ocupação da China pelos exércitos japoneses.
C
foram uma resposta estadunidense à recusa à rendição do imperador Hirohito, mesmo após a derrota da Alemanha.
D
encerraram séculos de disputas entre os líderes das dinastias Ashikaga e Tokugawa, o que permitiu a unificação do Japão.
E
eram parte da estratégia soviética de intimidação dos Estados Unidos, que emergiram como potência mundial durante a guerra.
34dd86d9-b2
FATEC 2015 - História - História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

Sobre as Grandes Navegações Portuguesas e seus desdobramentos históricos, é correto afirmar que

A
esse contexto é fruto do processo revolucionário comandando pelo presidente Antônio Salazar, que, posteriormente, utilizou as terras descobertas no além-mar para exilar seus opositores políticos.
B
Portugal, interessado nas especiarias orientais, cujo comércio era controlado pelos mercadores italianos e árabes, procurou novas rotas para atingir as Índias e eliminar esses intermediários.
C
a fragmentação política do reino, consequência da Revolução de Avis, ocorrida em 1385, atrasou em pelo menos dois séculos o desenvolvimento das condições necessárias para a realização das primeiras viagens.
D
Portugal foi o último reino europeu a se lançar na aventura das viagens marítimas, devido, principalmente, a uma grande crise econômica, o que impediu o desenvolvimento da tecnologia necessária para as travessias oceânicas.
E
os portugueses, impulsionados pela concorrência da economia da Inglaterra, optaram por tomar posse da sua colônia americana, o Brasil, e iniciar a produção do algodão que iria abastecer os mercados internacionais no século XVI.
34da9c24-b2
FATEC 2015 - História - Medievalidade Europeia, História Geral

Leia o trecho de uma das versões da lenda O País da Cocanha, muito difundida entre os camponeses medievais.


Bem-vindo à Cocanha, que nenhuma outra terra é capaz de igualar. Aqui abundam as coisas boas, sem que ninguém precise semear para colher. Nunca tem inverno nem geada, nunca tem seca nem fome. E nenhum senhor vem roubar nossos celeiros nem devastar nossas plantações. Venha, você será meu convidado!

(MASSARDIER, G. Contos e lendas da Europa medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. pp.27-35.)


Ao sonhar com um lugar em que havia abundância de alimentos, esses trabalhadores expressavam uma preocupação constante em suas vidas: a fome.


Sobre as condições de produção e distribuição de alimentos na Alta Idade Média, é correto afirmar que

A
os camponeses europeus tinham pouca disposição para o trabalho braçal, preferindo a coleta de frutos silvestres rasteiros, o que resultava na baixa produtividade agrícola e no consequente medo da fome.
B
o medo da fome era constante, porque os solos europeus eram inadequados para o cultivo de produtos agrícolas, o que obrigou o homem medieval a adotar uma dieta baseada no consumo de carne de caça que, por sua vez, era rara.
C
a fome, na Alta Idade Média, era provocada pelo fervor religioso dos camponeses, que, incentivados pelas autoridades da Igreja Católica, adotavam o jejum e o autoflagelo como uma forma de sacrifício em troca da salvação de suas almas.
D
o desenvolvimento da monocultura extensiva de cana-de-açúcar na Europa medieval ocupou todas as terras produtivas, e os camponeses não dispunham de terrenos onde pudessem trabalhar em culturas de subsistência, o que provocava longos períodos de fome.
E
os camponeses medievais estavam sujeitos à fome porque o clima frio e úmido, as inundações e os equipamentos precários dificultavam o cultivo de grãos e, além disso, precisavam entregar parte da produção aos senhores de terras, como pagamento de tributos.
34d3b24d-b2
FATEC 2015 - História - História Geral, Primeira Guerra Mundial, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

O primeiro-ministro britânico Winston Churchill declarou em um discurso ao Parlamento em agosto de 1941: “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior”.

Assinale a alternativa cujo contexto histórico justifica a afirmação de que houve uma relação de continuidade entre a Primeira (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A
O perigo representado pelo desenvolvimento militar do Japão, que ameaçava a soberania alemã nos mercados asiáticos e africanos.
B
O povo alemão, após a assinatura do Tratado de Versalhes, fortaleceu o discurso nacionalista que levou à ascensão do nazismo e, pouco mais tarde, à eclosão da Segunda Guerra.
C
A disputa por fontes de energia, mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas que, em meados do século XIX, teve seu ápice na Partilha da África.
D
O acentuado crescimento econômico dos países do chamado “Terceiro Mundo”, que ameaçava o protagonismo europeu e estadunidense na economia internacional.
E
A divisão dos países do mundo entre dois blocos ideológicos distintos – capitalista e comunista – que desde o início do século XX se manifestava em guerras localizadas.
34d71cdb-b2
FATEC 2015 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

<http://tinyurl.com/pkttfhn> Acesso em 25/05/2015. Adaptado.


Assinale a alternativa que identifica corretamente o processo histórico, representado pelos mapas, ocorrido no período entre 1880 e 1913.

A
A Guerra dos Bôeres, entre Inglaterra e Angola, que causou forte recessão na economia africana, desestabilizou os governos em todo o continente, provocou guerras civis e, consequentemente, a fragmentação dos grandes impérios da África.
B
A Partilha da África, que ocorreu no século XIX quando, devido ao crescimento de seus parques industriais, os países europeus precisaram buscar novos mercados consumidores e fontes de matérias-primas, avançando territorial e comercialmente na África.
C
A Expansão do Islã, religião fundada no século VII, que obrigou as potências europeias a dividir a África em grandes áreas de influência, para combater os fundamentalistas e ajudar o povo africano a manter vivas a sua cultura e religiões tradicionais.
D
A Guerra Civil de Ruanda, que foi um desdobramento da geopolítica mundial no período da Guerra Fria, em que Estados Unidos e União Soviética disputaram o controle econômico e ideológico do continente africano, enviando tropas e armas para a região.
E
A Guerra da Argélia, contra a Inglaterra, que provocou grande tensão nas potências europeias que, temendo perder seus contatos comerciais com a África, decidiram dividir o continente em colônias para dominar os seus mercados consumidores.