Questõesde URCA sobre Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

1
1
1
Foram encontradas 9 questões
628e9748-ff
URCA 2017 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

“De meados do século XII a cerca de 1340, o desenvolvimento da cristandade latina atinge o seu apogeu. Nesse apogeu a França ocupa o primeiro lugar e o grande movimento de urbanização está no auge. As cidades são uma das principais manifestações e um dos motores essenciais dessa culminação medieval.” (LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval.

Observando o texto do historiador acima e considerando o período histórico da Europa, por ele destacado, pode-se corretamente afirmar: 

A
A Europa vivenciava um período de retração econômica, enquanto as cidades entravam em processo de decadência; 
B
A Igreja Católica foi-se adaptando à nova realidade, enquanto triunfava sobre as ameaças heréticas e construía seus grandes templos; 
C
Aos poucos ia se constituindo uma nova sociedade voltada para o uso da terra e a ruralização da sociedade;

D
Manifestava-se um desequilíbrio entre a nobreza que não acreditava na vida urbana e a burguesia que buscava uma vida rural semelhante à nobreza; 
E
Triunfavam as cidades desordenadas que se contrapunham e não se submetiam aos monarcas.
629e6fa0-ff
URCA 2017 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Há um consenso entre os historiadores de que entre as civilizações europeias da Antiguidade, a grega legou elementos essenciais para constituição do mundo ocidental tal qual o vivenciamos hoje. Assim, podemos corretamente assinalar sobre esta sociedade que:

A
Cidades como Esparta, Atenas e Mileto foram importantes centros que nos legaram a concepção de democracia de governo e do método de racionalidade lógica da Filosofia;
B
Os gregos viviam em um grande país unificado conhecido como Hélade, o que explica a denominação de helenos;
C
Esparta, Atenas e Tebas foram as principais cidades da Hélade e foram formadas por povos vindos da África e da Ásia;
D
Cada cidade da Grécia tinha uma cultura própria, a exemplo do alfabeto e da língua diferenciados;
E
Os historiadores definem de Período Clássico a partir de 500 a. C., tendo em vista, dentre outras características, o desenvolvimento da filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles e do teatro, com os dramaturgos Eurípedes, Sófocles e Aristófanes.
aff28ddd-ff
URCA 2016 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

"A crescente desertificação do Saara, assim como o árduo desflorestamento de áreas ao sul do deserto, convidava grupos a se estabelecerem, embora de forma dispersa, em planícies inundadas e sobre pequenas colinas. A escolha de tais lugares não era aleatória. Estas eram regiões facilmente defensáveis contra ataques de feras ou gente inimiga." (DEL PIORE, Mary. VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais. Rio de Janeiro: Campus, 2004.)

Sobre o continente africano e sua História, assinale a alternativa correta:

A
Na Antiguidade, nas savanas, as aldeias eram separadas por terrenos incultos e rodeadas por terras cultivadas e territórios de caça, sendo comum a migração das populações destas regiões.
B
No ambiente da África Atlântica os povos viviam livres de doenças como a malária e outros males trazidos pelos parasitas como o protozoário da doença do sono trazido pela mosca Tsé-tsé da África Central.
C
Em todo continente africano as populações que antecederam a colonização europeia viviam em abundância o que impedia a fome, as mortes e os processos migratórios.
D
Na maior parte da África, antes da chegada dos europeus, na época da expansão marítima, a terra era um bem privado, o que gerava fome, pobreza, miséria e guerras.
E
Depois do século XII, a prática de escravidão na África desapareceu, somente sendo retomada no século XVII, com a produção de cana no Brasil.
afba655e-ff
URCA 2016 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Entre as civilizações europeias da Antiguidade, a grega foi aquela que levou ao mundo ocidental elementos essenciais para a sua constituição, por exemplo, a concepção democrática de governo, na cidade de Atenas, e o processo de racionalização (da busca pelo "logos", pela razão) da realidade com o método filosófico, em cidades como Mileto e Samos, ou a medicina ocidental com suas bases nos métodos dos Hipócartes e Galeno.

Sobre esta Civilização, assinale a alternativa CORRETA:

A
Os gregos viviam em país, com a organização política fundamentada no Estado-Nação, as cidades-estados eram resultantes de uma federação semelhante ao que temos hoje nos Estados Unidos da América;
B
O período de formação da pólis grega é conhecido como Período Arcaico e compreende uma extensão de dois milênios, tendo início em 4.500 a.C, segundo a maioria dos historiadores data definida por conta do advento da escrita;
C
No Período homérico, houve a formação dos genos, isto é, das clãs familiares que foram a base para o surgimento das poleis.
D
As principais cidades formadas na Hélade foram Atenas, Esparta e Roma, sendo os povos que formaram essas cidades resultantes de migrações do Sul da Europa e eram chamados de povos indo-europeus.
E
Os principais povos indo-europeus que deram origem aos gregos foram aqueus, dórios, jônios e eólios. Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar. O que as unificava eram os aspectos culturais, como a língua, cujo alfabeto foi desenvolvido no Período Arcaico.
afc1e2ba-ff
URCA 2016 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

A história da república romana, por mais de dois séculos após a sua fundação, consistiu quase totalmente em guerras. Dentre as mudanças que se seguiram à destruição da Monarquia, merece destaque corretamente:

A
Com a revolução que derrubou a Monarquia o rei foi substituído por dois cônsules eleitos, ao mesmo tempo em que o senado foi investido do controle sobre os fundos públicos e do veto aos atos da Assembleia.
B
Com o advento da República, eclodiram os conflitos entre patrícios e plebeus, sendo os primeiros pequenos agricultores, artífices e comerciantes, e os segundos descentes dos antigos chefes de clãs da época da Monarquia.
C
Na luta entre patrícios e plebeus, a primeira vitória dos plebeus foi com a publicação da Lei das Doze Tábuas que davam plenos poderes aos plebeus em detrimento dos poderes dos patrícios.
D
Em 362 a.C. foi eleito o primeiro Cônsul patrício, por conta das lutas entre patrícios e plebeus e a vitória dos patrícios.
E
A vitória final dos patrícios se deu com a aprovação da Lei Hortência, de 287 a.C., quando ficou estabelecido que as decisões da Assembleia se tornavam obrigatórias para todo o povo com ou sem aprovação do Senado
3fcfc5af-6a
URCA 2021 - História - Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios), Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

São características fulcrais das sociedades da antiguidade a significativa presença de escravos, a restrição ao acesso a cidadania, e a exclusão das mulheres na participação direta da atividade política.

Considerando essa afirmação:

A
As sociedades modernas constituíram caminhos de acesso a cidadania para todos os grupos sociais.
B
A Grécia desenvolveu caminhos democráticos para a política dos grupos denominados cidadão gregos.
C
Roma e Grécia apresentam características da sociedade semelhantes em todos os aspectos: sociais, econômicos, culturais e religiosos.
D
Havia semelhanças nos direitos políticos, sociais e gênero nas sociedades antigas para todos os grupos que habitavam o mesmo espaço geográfico e político.
E
Atenas e Esparta eram cidades-estado gregas que se destacaram por suas habilidades políticas, dimensão populacional e territorial e pela incorporação na comunidade política de muitos membros.
2719f8ad-c9
URCA 2019 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

A partir do século III, o Império Romano viveu uma crise econômica prolongada: as pessoas não encontravam trabalho nas cidades e tinham dificuldades de sobreviver devido à inflação. Além disso, ocorreu também um aumento da insegurança nas cidades, devido à pressão e aos ataques dos germanos.

Sobre a Crise do Império Romano e a formação da Europa Medieval, assinale a alternativa correta:

A
No campo, os mais pobres passaram a trabalhar para os grandes proprietários rurais, dando origem ao colonato, uma relação de trabalho na qual o camponês trabalhava um pedaço de terra em troca de um salário mensal;
B
Com as invasões bárbaras, os hunos avançaram em direção ao Ocidente por milhares de quilômetros conquistando terras e povos, o que obrigou os germanos a avançarem em direção à Roma, conquistando a capital do Império em 1453, dando início ao período atualmente denominado pelos historiadores de Idade Média;
C
Os germanos, povos que contribuíram para a formação da sociedade europeia medieval tinham como uma de suas instituições o comitatus, grupo de guerreiros unidos a um chefe militar a quem deviam servir e honrar;
D
O direito germânico era consuetudinário, ou seja, um conjunto de leis escritas que valiam para todas as comunidades, sendo o rei dos povos germânicos o supremo juiz a quem todos deviam obedecer;
E
Os povos germanos eram povos pacíficos, tendo entrado no Império Romano exclusivamente por migrações, como soldados para o exército romano, lavradores ou casamentos;
2723aba1-c9
URCA 2019 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Conta-nos um historiador grego que naquela cidade, “quando nascia uma criança, não era o pai que decidia se iria criá-la ou não. O recém-nascido era levado ao lugar onde se reuniam os mais velhos, que o examinavam. Se fosse sadio e robusto, podia ser criado pelos pais (...). Se, ao contrário, fosse fraco e deficiente, era lançado no precipício. Julgavam que isso era o melhor para a criança e para o governo.

(PLUTARCO, Vida de Licrugo, 16, 1.2. IN: MAFRE Jean-Jacques. A vida na Grécia Clássica. Rio de Janeiro: Zahar, 1989, p. 146-147)


Podemos dizer corretamente que o texto se aplica às crianças da Cidade-Estado Grega de:

A
tenas;
B
Esparta;
C
Roma;
D
Corinto;
E
Éfeso.
6b7eeba5-0e
URCA 2012 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Uma das mais importantes instituições do mundo ocidental é a democracia, forma de governo baseada no exercício do poder pelo povo. Atenas, cidade­estado da Grécia Antiga foi seu berço. Essa forma de governo atingiu sua plenitude no Governo de Péricles (461 a 429 a.C), quando foram instituídos importantes princípios da democracia. Assinale a alternativa que contempla esses princípios:

A
O princípio da isonomia, baseado na igualdade de todos perante a lei; o princípio da isegoria, igualdade de direito ao acesso à palavra na assembléia e o princípio da isocracia, igualdade de participação no poder;
B
O princípio da representatividade, baseado na idéia de que os indivíduos podem exercer o poder de forma indireta, através de seus representantes; o princípio do laissez faire, baseado na valorização do mercado como entidade capaz de regular a economia;
C
O princípio da racionalidade, baseado na valorização da razão, em detrimento das concepções míticas do universo, e o princípio do talião, transformado em lei – o Código de Hamurábi;
D
O princípio da isonomia, baseado na igualdade de todos perante a lei; o princípio da soberania dos reis;
E
O princípio da representatividade, baseado na idéia da participação do povo no poder através de seus representantes, e o princípio da democracia direta.