Questõessobre História e Geografia do Estado do Mato Grosso

1
1
Foram encontradas 18 questões
42617f3e-f7
UNEMAT 2015 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

A instalação de hidrovias nos rios mato-grossenses tem sido tema de discussões polêmicas nos âmbitos regional, nacional e internacional pelo impasse entre a necessidade da conservação ambiental e o estabelecimento da navegabilidade comercial em duas importantes bacias hidrográficas de abrangência continental.

Identifique-as:

A
Amazônica e Platina.
B
Platina e São Francisco.
C
Amazônica e Tocantina.
D
Tocantina e Platina.
E
São Francisco e Amazônica.
504ed24b-f7
UNEMAT 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

A criação da capitania de Mato Grosso insere-se no âmbito das medidas de caráter militar para impedir o avanço dos espanhóis sobre o Vale do Guaporé. Essas medidas diziam respeito à montagem de um aparato administrativo e militar, estruturado a partir da segunda metade do século XVIII. A garantia da posse foi viabilizada por meio de medidas que visavam posteriormente o caráter de povoamento.

PERARO, Maria Adenir. Bastardos do Império: família e sociedade em Mato Grosso no século XIX. São Paulo: Contexto, 2001.

Entre as medidas tomadas pelo primeiro governador da capitania do Mato Grosso, D. Antônio Rolim de Moura, empossado em 1751, estava:

A
a fundação de Cuiabá como Capital de Mato Grosso.
B
o aumento das taxas de impostos para novos moradores da nova capitania.
C
a fundação da capital do Mato Grosso e de aldeias administradas por “índios mansos”, além da promoção de incentivos fiscais para moradores e colonos.
D
a ocupação do território efetivada por meio da criação de povoados sem a participação de indígenas.
E
o incentivo à produção econômica da nova capitania exclusivamente pela extração de ouro.
506749ec-f7
UNEMAT 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Limitando, qual novo Colosso
O ocidente do imenso Brasil
Eis aqui, sempre em flor, Mato Grosso
Nosso berço glorioso e gentil.


Eis a terra das minas faiscantes
Eldorado como outros não há
Que o valor de imortais bandeirantes
Conquistou ao feroz Paiaguás!
[...]

CORRÊA, Dom Francisco de Aquino; HEINE, Emílio. Hino de Mato Grosso. Disponível em: www.matogrossoeseusmunicipios.com.br Acesso em maio. 2016.

Os trechos do Hino de Mato Grosso reportam à localização do Estado no território brasileiro e seu ao processo de formação socioespacial, demonstrando a primeira atividade econômica e os fatores históricos que deram causa à essa formação. A localização, a atividade econômica e o fator que ensejou a entrada de homens não índios no Estado de Mato Grosso e reportados no Hino foram: 

A
O Estado localiza-se no limite da porção Norte do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi o cultivo de flores e o processo de formação socioespacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII, à procura de índios para escravizá-los.
B
O Estado localiza-se no limite da porção Leste do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi a mineração e o processo de formação socioespacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII, à procura de índios bandeirantes.
C
O Estado localiza-se no limite da porção Oeste do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi a mineração e o processo de formação socioespacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII, à procura de índios para escravizá-los.
D
O Estado localiza-se no limite da porção Leste do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi o cultivo de flores e o processo de formação socioespacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII à procura de índios bandeirantes.
E
O Estado localiza-se no limite da porção Oeste do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi o cultivo de flores e o processo de formação socioespacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII à procura de índios bandeirantes.
5063c18a-f7
UNEMAT 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

No ano de 2007 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) redefiniu os parâmetros da rede de influência exercida pelos aglomerados urbanos brasileiros no contexto da urbanização do país. Essa rede de influências é caracterizada pela existência de 12 metrópoles que comandam a rede de relações e hierarquia entre as cidades brasileiras nos diversos pontos do País.

Essa nova definição das redes de influência e hierarquia das cidades brasileiras, bem como seus reflexos no espaço geográfico de Mato Grosso define que:

A
No Brasil há dois níveis de metrópoles, sendo São Paulo a metrópole nacional e todas as demais cidades metrópoles regionais, entre as quais, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, e outras.
B
Brasília e Goiânia estão no mesmo nível de hierarquia urbana e Manaus passou a influenciar diretamente os centros urbanos do Estado do Maranhão.
C
Em Mato Grosso a cidade de Cuiabá se classifica como capital regional “A”, e esta influencia diretamente os quatro centros sub-regionais de categoria “A”, que são: Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres e Sinop.
D
Cuiabá, capital do Mato Grosso, é influenciada diretamente por Campo Grande-MS e GoiâniaGO; dessa forma, é considerada como centro regional de categoria “A”.
E
Goiânia é a cidade da Região Centro Oeste que mais influencia outras cidades no território brasileiro, por isso, passou a dividir o posto de metrópole nacional juntamente com a cidade do Rio de Janeiro.
17371e40-b3
IF-MT 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

O mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon foi o responsável por chefiar a comissão que tem seu nome, na construção da linha telegráfica ligando Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira, no início do século XX. Sobre a Comissão Rondon, é INCORRETO afirmar:

A
Faziam parte da equipe de Rondon: botânicos, médicos, engenheiros, desenhistas, sanitaristas, fotógrafos e topógrafos que coletaram importantes informações sobre a fauna, flora e os grupos nativos mato-grossenses e amazônicos.
B
Graças a sua atuação com os grupos indígenas, Rondon esteve diretamente ligado à criação do SPI (Serviço de Proteção aos Índios).
C
“Matar se preciso for: morrer nunca”: essa frase, atribuída a Rondon, sintetiza o tratamento dispensado pela comissão Rondon aos índios que viviam isolados.
D
Devido ao destaque que obteve com os trabalhos realizados para a instalação das linhas telegráficas e no contato amistoso com os índios, o nome de Rondon foi proposto para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz.
E
A comissão Rondon também chamou atenção para as condições de vida da população pobre não indígena (sertanejos e caipiras) que habitava o interior brasileiro.
640ad52f-e3
UEM 2013, UEM 2013, UEM 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Na zona climática tropical do Brasil, o impacto de enxurradas faz aumentar a incidência de voçorocamentos. No estado do Mato Grosso, a agricultura moderna mecanizada tem intensificado os problemas erosivos.

Para o entendimento da gênese e da classificação dos solos, é necessário levar em consideração os demais elementos da paisagem: relevo, clima, vegetação, hidrografia e estrutura geológica. O conhecimento dos componentes do solo permite relacionar os nutrientes ao grau de fertilidade, assim como o conhecimento dos agentes de transporte e de deposição permitem o estudo dos processos erosivos no solo. Assinale a alternativa correta.
C
Certo
E
Errado
37919646-e6
UFMT 2008 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

De acordo com o Anuário Estatístico de Mato Grosso de 2004, os municípios de Sorriso, Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Cláudia ocupam, nessa ordem, as quatro primeiras posições no Ranking dos municípios do estado de Mato Grosso segundo IDH-2000. Sobre esses municípios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O município de Sorriso teve seu desenvolvimento associado principalmente à preservação integral do Cerrado de acordo com a legislação ambiental do Estado.
( ) O desenvolvimento de Cláudia deu-se com a vinda de migrantes sulistas que desenvolveram a produção agropecuária principalmente em áreas degradadas, recuperando-as.
( ) O crescimento do setor de bens e serviços em Cuiabá contribuiu para a geração de emprego, renda e elevação do grau de instrução.
( ) Lucas do Rio Verde apresentou expansão dos setores da agropecuária, o que contribuiu para o desenvolvimento da agroindústria regional.

Assinale a sequência correta.

A
F, F, V, V
B
F, F, F, F
C
F, V, F, V
D
V, V, F, V
E
V, V, V, F
3752dd61-e6
UFMT 2008 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Leia atentamente o texto abaixo:

“A vida era tão difícil, nossa casa tão pequena, que dormia na despensa e as minhas pernas ficavam para dentro da cozinha... Essas terras [no Paraná] foram o começo de nossa vida. Eram cerca de dez alqueires, que, com trabalho duro, meu pai começou. [...] Em 1979, ele visitou Mato Grosso. Encantou-se, e comprou 2.400 hectares, na região de Itiquira.”

(BORGES, Fernando T. de Miranda. Prosas com governadores de Mato Grosso. 1966-2006. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2008, p.251. O texto é parte da entrevista com o Governador Blairo Borges Maggi).

O texto acima faz referência a um fato comum na história recente de Mato Grosso e responsável pela mudança no perfil social, político e econômico do Estado. O texto refere-se à

A
expulsão de trabalhadores rurais do campo paranaense em razão da mecanização da agricultura, colocando o setor em crise.
B
implantação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de projetos de assentamento pelo interior de Mato Grosso atraindo investimentos para o setor agrícola.
C
abertura de linhas de crédito para trabalhadores rurais adquirirem terras e maquinário em toda a Amazônia Legal.
D
migração de produtores rurais minimamente capitalizados do Sul do país, atraídos pelo mercado imobiliário em busca de terras para produzir.
E
implantação de uma política de reforma agrária no Estado que fez com que as terras, antes concentradas, fossem melhor distribuídas.
80faec85-df
UFMT 2008 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

A Rusga em Mato Grosso, portanto, foi um dos mais precoces movimentos regenciais, visto que deflagrado em 1834. Mesmo tendo sido uma luta armada travada no interior das elites, ela engrossou uma movimentação mais ampla, tendo sido plural em suas reivindicações e expressões.

(SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.)

Sobre o movimento A Rusga, assinale a afirmativa correta.




A
Propôs a abolição do trabalho escravo com o objetivo de conseguir a adesão não só dos cativos, mas também dos grupos abolicionistas.
B
O principal alvo dos revoltosos foi a elite comercial e os pequenos proprietários.
C
Em seu momento de maior radicalização, os líderes do movimento pretenderam a independência da província.
D
Significou a reação das elites da província à promulgação da Constituição Imperial.
E
Foi também impulsionada pela questão da cor, pois os revoltosos, em sua maioria mulatos ou crioulos, sentiam-se inferiorizados em relação à população branca.
72202efb-df
UFMT 2006 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

“A verdadeira notícia da Amazônia é que a notícia não é tão ruim. A região tem o potencial de ser a próxima fonte de alimentos do mundo e continuar a mais importante floresta tropical virgem do planeta”.

(KELLY, Brian e LONDON, Mark. Produção agrícola poderá salvar a floresta amazônica. The New York Times, 22/04/2004. Disponível em http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/ult574u3928.jhtm . Acesso em 22/04/2004.)


Sobre o agronegócio em Mato Grosso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O agronegócio em Mato Grosso vive a contradição de ser o carro chefe da balança comercial, expressão da modernização agrícola por um lado e, por outro, ver reiteradas vezes, alguns de seus representantes integrarem a “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego, sob a alegação de uso de “trabalho escravo”.

( ) O aumento das plantações de soja em mais de 50 %, desde 2001, não produziu o desmatamento diretamente, mas, ao empurrar para dentro da floresta pecuaristas, madeireiros e outros produtores, estimulou tal atividade sensivelmente.

( ) A devastação de 26.104 km2 da floresta Amazônica, em 2004, provocou reação dos sojicultores que passaram a investir no reflorestamento e recomposição da mata derrubada.


Marque a seqüência correta.

A
F, F, V
B
V, F, V
C
F, V, F
D
V, V, F
E
V, V, V
72186572-df
UFMT 2006 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Analise as afirmativas sobre o contexto mato-grossense na década de 70 do século XX.


I - O Plano de Integração Nacional (PIN), desenvolvido durante o governo de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), voltou-se exclusivamente para incentivar a ocupação da Amazônia com pequenas propriedades e, para tal, foram implementados nessa região inúmeros Projetos de Assentamentos Conjuntos.

II - As políticas de colonização desenvolvidas pelos governos militares para toda a Amazônia, inclusive Mato Grosso, a partir de 1970, tinham, entre outros propósitos, o de aliviar as tensões sociais no campo em outras regiões do país.

III - Mato Grosso teve um acréscimo populacional nesse período, devido ao elevado crescimento vegetativo, reflexo imediato do aumento do número de filhos que caracterizava as famílias que viviam no meio rural.

IV - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi o órgão federal que comandou os projetos oficiais de colonização em áreas da Amazônia Legal e incentivou a participação de empresas particulares e cooperativas agropecuárias.


Estão corretas as afirmativas

A
II e IV, apenas.
B
II e III, apenas.
C
I, II e IV, apenas.
D
II, III e IV, apenas.
E
I, II, III e IV.
721c8179-df
UFMT 2006 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Uma das características marcantes da agropecuária mato-grossense é a predominância da monocultura, geralmente praticada em grandes extensões de terras. Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.

A
Os pecuaristas mato-grossenses lideraram os protestos que geraram o bloqueio de estradas, denominado Grito da terra, visando alertar o público sobre o alto custo na manutenção das pastagens e a queda no valor da arroba do boi para o mercado interno.
B
É inadequado relacionar a presença dos chapadões do relevo mato-grossense com o predomínio da lavoura mecanizada e a monocultura porque essas características devem-se principalmente a fatores sócio-culturais, como o uso intensivo de mão-de-obra sem qualificação.
C
Os solos mato-grossenses são argilosos e ácidos, o que justifica a baixa produtividade das principais monoculturas de Mato Grosso.
D
A crise da agricultura no estado está relacionada com a queda no preço da soja e o aumento nos custos da produção, tendo em vista os grandes investimentos em insumos e máquinas geralmente produzidos por empresas transnacionais ligadas ao mercado de commodities.
E
O uso de agrotóxicos nas monoculturas mato-grossenses é o menor do país, em cumprimento à Lei Ambiental que obriga os produtores a manter intacta uma faixa de vegetação nativa preservando os predadores naturais das pragas da lavoura.
0f9e6321-b4
IF-MT 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Em geral, a produtividade da economia depende, antes de tudo, da incorporação de novas tecnologias ao processo produtivo. O Estado de Mato Grosso, nos últimos 20 anos, deu um salto tecnológico significativo no setor de agropecuária, ocupando posição de destaque na produção de grãos e no rebanho bovino, mas ainda enfrenta dificuldades em alguns dos eixos estratégicos dessa nova dinâmica.

Assinale a alternativa que representa o maior gargalo para o setor.

A
Abastecimento energético.
B
Processo tecnológico – pesquisa e técnicas.
C
Crise fiscal do Estado
D
Capital para custeio.
E
Logística de transporte.
0f8fafa4-b4
IF-MT 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

No século XVIII, os principais meios à capitania de Mato Grosso eram os caminhos fluviais, através do sistema abastecedor e de transportes chamado de “monções”. Sobre o funcionamento dessas viagens e percursos, pode-se afirmar:

A
As monções eram rotas terrestres que visavam facilitar o deslocamento de grupos sociais, alimentos, bebidas, escravos através do uso da estrada de terra Vila Boa – Vila Real do Cuiabá.
B
A introdução do gado em 1736, via rota terrestre, contribuiu para o desenvolvimento das monções, sobretudo com a utilização da força da tração animal para as cargas de mercadorias.
C
As monções vinham pelo sul, saindo de São Paulo, e pelo norte, saindo de Belém, utilizando os rios como caminhos até Vila Real do Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade.
D
O abastecimento hidroviário era feito apenas uma vez por ano, mesmo com a rapidez das viagens pelos rios, que duravam cerca de sete dias, por causa dos constantes ataques indígenas.
E
Os batelões e canoas eram embarcações de pouca valia para as monções, pois os rios pouco foram utilizados para o deslocamento de pessoas e mercadorias à capitania de Mato Grosso.
46ac8916-af
UNEMAT 2010, UNEMAT 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Sobre as características gerais do território mato-grossense é correto afirmar.  

Leia o texto.


É o bioma mais jovem da Terra. Suas áreas de ocorrência são as regiões próximas ao oceano ártico [...]. Possui ecossistemas cuja composição botânica é influenciada pelas condições do solo e do clima. O solo fica congelado a maior parte do ano [...] a temperatura mais alta não ultrapassa os 10ºC. Suas principais espécies são os musgos e os líquens, plantas rasteiras, pois as árvores não sobrevivem nesse tipo de clima.

(ALMEIDA e RIGOLIN, 2006).  

A
Está situado entre os trópicos, o que faz com que no Estado predominem climas temperados.
B

Mato Grosso limita-se ao norte com Amazonas e Pará; a oeste com Rondônia e a República da Bolívia; a leste com Tocantins e Goiás; e ao sul com Mato Grosso do Sul.

C
É o segundo Estado brasileiro em extensão territorial.
D
O fuso horário de Mato Grosso está uma hora atrasado em relação a Londres.
E
A totalidade do território mato-grossense está ao norte da linha do Equador, ou seja, no hemisfério meridional.
5b4b74b7-b0
UNEMAT 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

“Os escravos constituíam aquilo que o cronista Antonil denominou, em sua obra Cultura e opulência do Brasil (1967), ‘as mãos e os pés dos senhores do engenho’. No caso de Mato Grosso, os negros africanos atuaram como trabalhadores dos engenhos de açúcar, das fazendas de lavoura e, sobretudo, junto aos trabalhos de mineração” (SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade ao dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002. p.120).

Sobre a história da presença negra em Mato Grosso, assinale a alternativa incorreta.

A
Em Mato Grosso tivemos a presença de “escravos de eito”, “escravos de ganho” e “escravos domésticos”.
B
Em Mato Grosso, assim como em todo o Brasil, o número de quilombos foi grande e o mais famoso deles foi o chamado Piolho ou Quariterê, situado na região do rio Guaporé, próximo ao rio Piolho. Era constituído de uma aldeia composta de negros escravizados, índios, crioulos e caburés.
C
Os quilombos em Mato Grosso, mesmo sofrendo perseguições e até destruição total, só existiram durante o período colonial, pois durante a província não há registros sobre movimento de quilombolas em território mato-grossense.
D
Na região de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, conhecida como Santana da Chapada e Lugar dos Guimarães, havia quilombos, pois nesta região foram instaladas fazendas de engenhos, as quais exigiam abundante mão de obra escrava africana.
E
Os quilombos em Mato Grosso não eram constituídos apenas de escravos africanos, mas também de homens livres, pobres, dentre os quais podemos destacar os soldados desertores, índios e criminosos.
5b41258a-b0
UNEMAT 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Em 1916 e 1917, Mato Grosso sofreu grave crise política que culminou com a intervenção federal. A crise só foi superada após as duas principais forças políticas no Estado entrarem em acordo e estabelecerem conjuntamente o nome do futuro governador.


Assinale a alternativa que nomeia corretamente a pessoa escolhida para o Executivo Estadual.

A
Mario Correia da Costa.
B
Aníbal de Toledo.
C
Dom Aquino Correia.
D
Pedro Celestino Correia da Costa.
E
Joaquim Augusto da Costa Marques.
a278191e-af
UNEMAT 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Uma das principais atividades da economia matogrossense, no final do século XIX e nas primeiras décadas do XX, foi a produção de açúcar e aguardente em larga escala pelas chamadas usinas.


Assinale a alternativa correta.

A
Devido ao uso de tecnologia avançada, os trabalhadores das usinas eram altamente qualificados e, consequentemente, tinham boa remuneração.
B
A maioria das usinas se localizava às margens dos rios para facilitar o escoamento da safra e transportar a cana para processamento.
C
A produção açucareira em Mato Grosso, no referido período, era superada apenas pela extração da poaia, em termos de arrecadação de impostos.
D
A maior parte da produção das usinas era exportada para a Europa e os Estados Unidos.
E
Os proprietários das usinas tiveram pouca ou nenhuma participação na vida política de Mato Grosso durante esse período.