Questõessobre Urbanização

1
1
Foram encontradas 456 questões
6240a2fb-7a
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

As intervenções urbanas descritas derivam de um processo socioespacial que busca a

    Desde 2009, a área portuária carioca vem sofrendo grandes transformações realizadas no escopo da operação urbana consorciada conhecida como Porto Maravilha. Parte importante na tentativa de tornar o Rio de Janeiro um polo de serviços internacional, a “revitalização” urbana deveria deixar para trás uma paisagem geográfica que ainda recordava a cidade do início do século passado para abrir espaço, em seu lugar, à instalação de modernas torres comerciais, espaços de consumo e lazer inéditos e cerca de cem mil novos moradores, uma nova configuração socioespacial capaz de alçar a área portuária do Rio de Janeiro ao patamar dos waterfronts de Baltimore, Barcelona e Buenos Aires.


LACERDA, L.; WERNECK, M.; RIBEIRO, B. Cortiços de hoje na cidade do amanhã. E-metropolis, n. 30, set. 2017
A
intensificação da participação na competitividade global.
B
contenção da especulação no mercado imobiliário.
C
democratização da habitação popular.
D
valorização das funções tradicionais.
E
priorização da gestão participativa.
6263d266-7a
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

    A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.


Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS n. 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.


Qual medida promove a participação social descrita no texto?

A
Redução dos impostos municipais.
B
Privatização dos espaços públicos.
C
Adensamento das áreas de comércio.
D
Valorização dos condomínios fechados.
E
Fortalecimento das associações de bairro.
62375ba7-7a
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

    A vida das pessoas se modifica com a mesma rapidez com que se reproduz a cidade. O lugar da festa, do encontro quase desaparecem; o número de brincadeiras infantis nas ruas diminui — as crianças quase não são vistas; os pedaços da cidade são vendidos, no mercado, como mercadorias; árvores são destruídas, praças transformadas em concreto. Por outro lado, os habitantes parecem perder na cidade suas próprias referências. A imagem de uma grande cidade hoje é tão mutante que se assemelha à de um grande guindaste, aliás, a presença maciça destes, das britadeiras, das betoneiras nos dão o limite do processo de transformação diária ao qual está submetida a cidade.


CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).


No contexto das grandes cidades brasileiras, a situação apresentada no texto vem ocorrendo como consequência da

A
manutenção dos modos de convívio social.
B
preservação da essência do espaço público.
C
ampliação das normas de controle ambiental.
D
flexibilização das regras de participação política.
E
alteração da organização da paisagem geográfica.
621aeb6e-7a
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s)

TEXTO I

    Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade.


Carta de Veneza, 31 de maio de 1964. Disponível em: www.iphan.gov.br. Acesso em: 7 out. 2019.


TEXTO II

    Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável.


    TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1977 (adaptado).
A
ampliação do comércio de imagens sacras.
B
substituição de materiais de valor artístico.
C
políticas de conservação de bens culturais.
D
defesa da privatização de sítios arqueológicos.
E
medidas de salvaguarda de peças museológicas.
6baac611-75
UECE 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Leia atentamente o seguinte excerto atinente à urbanização brasileira e ao seu centro de gravitação econômico-financeira:


“No passado, [esta cidade] sempre esteve presente no país todo: presente no Rio um dia depois, em Salvador três dias depois, em Belém dez dias depois, em Manaus trinta dias depois. Hoje [esta cidade] está presente em todos os pontos do território informatizado brasileiro ao mesmo tempo e imediatamente”.

Milton Santos. A urbanização brasileira. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2008, p. 103.


A partir da leitura do excerto acima, compreende-se que a “metrópole onipresente”, em questão, é

A
Brasília.
B
Belo Horizonte.
C
São Paulo.
D
Santos.
6b99a905-75
UECE 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

De acordo com recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), a população brasileira chegou aos 213,3 milhões. Destes, 21,9%, isto é, 46,7 milhões, estão concentrados em 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes; enquanto que 14,8%, isto é, 31,6 milhões, concentram-se em 3.770 municípios com menos de 20 mil habitantes cada. Quanto às Regiões Metropolitanas, o estudo apontou que, juntas, as 28 regiões metropolitanas, mais as regiões integradas de desenvolvimento e as aglomerações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes somam mais de 100 milhões de habitantes, o que equivale a 47,7% da população brasileira. Considerando-se tal estrutura da distribuição populacional, é correto afirmar que

A
a equilibrada distribuição da população brasileira entre seus municípios decorre das políticas territoriais de organização e ocupação do espaço brasileiro levadas à cabo por diferentes governos, imperiais e republicanos, ao longo dos séculos XIX e XX. 
B
a urbanização concentrada é herdeira de um passado colonial, no qual os principais centros urbanos eram receptores das ordens e fluxos emitidos pela metrópole portuguesa, o que resultou em um padrão urbano macrocefálico, no inchado setor terciário e grande mercado de trabalho formal e informal, os quais estão na base explicativa da concentração demográfica que até hoje pesa sobre tais municípios metropolitanos.
C
os 375 municípios de porte médio, isto é, aqueles que possuem entre cem mil e menos de um milhão de habitantes, conseguiram equilibrar a distribuição da população brasileira, sobretudo em função do Programa de Cidades de Porte Médio, que teve sua vigência na década de 1970, durante o II Plano Nacional de Desenvolvimento.
D
a existência de 3.770 municípios com menos de 20 mil habitantes é de fundamental importância para o equilíbrio demográfico, das contas públicas e economia do gasto público. Ademais, corrobora com a importância do seu estudo geográfico e da elaboração das políticas públicas voltadas para cidades pequenas.
c74c3712-74
CEDERJ 2021 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Considere o texto sobre rede urbana:

A rede urbana pode ser definida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Assim, todas as cidades da rede urbana de um país ou do mundo estabelecem entre si algum tipo de relação, que depende da função que cada cidade possui. As cidades de uma rede urbana constituem-se em uma espécie de hierarquia, na qual uma cidade é mais ou menos atrativa dependendo do papel que ela exerce. Uma grande cidade, por exemplo, que possui os setores de serviços mais bem desenvolvidos, uma grande oferta de trabalho, opções de lazer e mercado consumidor, apresenta uma capacidade de atração maior do que uma cidade pequena. Essa capacidade de atração de uma cidade é o principal elemento utilizado para classificar as cidades de uma determinada rede urbana.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-rede-urbana.htm. Acesso em: 31 out. 2021.


Na hierarquia urbana do Brasil, a cidade classificada como metrópole regional é: 

A
Belém
B
Brasília
C
São Paulo
D
Rio de Janeiro
ac95e6bc-57
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

    A vida das pessoas se modifica com a mesma rapidez com que se reproduz a cidade. O lugar da festa, do encontro quase desaparecem; o número de brincadeiras infantis nas ruas diminui — as crianças quase não são vistas; os pedaços da cidade são vendidos, no mercado, como mercadorias; árvores são destruídas, praças transformadas em concreto. Por outro lado, os habitantes parecem perder na cidade suas próprias referências. A imagem de uma grande cidade hoje é tão mutante que se assemelha à de um grande guindaste, aliás, a presença maciça destes, das britadeiras, das betoneiras nos dão o limite do processo de transformação diária ao qual está submetida a cidade.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

No contexto das grandes cidades brasileiras, a situação apresentada no texto vem ocorrendo como consequência da

A
manutenção dos modos de convívio social.
B
preservação da essência do espaço público.
C
ampliação das normas de controle ambiental.
D
flexibilização das regras de participação política.
E
alteração da organização da paisagem geográfica.
ac9e980a-57
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

    Desde 2009, a área portuária carioca vem sofrendo grandes transformações realizadas no escopo da operação urbana consorciada conhecida como Porto Maravilha. Parte importante na tentativa de tornar o Rio de Janeiro um polo de serviços internacional, a “revitalização” urbana deveria deixar para trás uma paisagem geográfica que ainda recordava a cidade do início do século passado para abrir espaço, em seu lugar, à instalação de modernas torres comerciais, espaços de consumo e lazer inéditos e cerca de cem mil novos moradores, uma nova configuração socioespacial capaz de alçar a área portuária do Rio de Janeiro ao patamar dos waterfronts de Baltimore, Barcelona e Buenos Aires.

LACERDA, L.; WERNECK, M.; RIBEIRO, B. Cortiços de hoje na cidade do amanhã.
E-metropolis, n. 30, set. 2017.

As intervenções urbanas descritas derivam de um processo socioespacial que busca a

A
intensificação da participação na competitividade global.
B
contenção da especulação no mercado imobiliário.
C
democratização da habitação popular.
D
valorização das funções tradicionais.
E
priorização da gestão participativa.
acc94ba1-57
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

    A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.

Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS n. 11: tornar
as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.

Qual medida promove a participação social descrita no texto?

A
Redução dos impostos municipais.
B
Privatização dos espaços públicos.
C
Adensamento das áreas de comércio.
D
Valorização dos condomínios fechados.
E
Fortalecimento das associações de bairro.
fffe331f-58
UECE 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

No que concerne às atuais dinâmicas territoriais e econômicas que estruturam a rede urbana brasileira, é correto afirmar que 

A
algumas regiões ainda não foram integradas aos novos padrões modernos da produção agropecuária, em especial as regiões Nordeste e Norte, onde prevalecem a agricultura campesina tradicional e o extrativismo, apesar do desenvolvimento tecnológico da agropecuária no país. 
B
as rodadas de neoliberalização das últimas décadas garantiram a plena integração geoeconômica do território brasileiro, transformando-o em um mercado plenamente unificado. 
C
as articulações que estruturam a rede urbana brasileira na atualidade e a integração entre as suas cidades se estabelecem cada vez mais em função de interesses e ordens externas a elas, tecendo uma nova divisão interurbana do trabalho, que é complexa, multiescalar e heterárquica.
D
a reduzida complexidade funcional da rede urbana brasileira associa-se a um padrão macrocefálico de interações espaciais de escala regional, pois as dinâmicas econômicas territoriais estão estruturadas em torno de metrópoles que articulam relações contíguas de limitada abrangência espacial.
00012660-58
UECE 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Considerando os limites conceituais da cidade para a compreensão do processo de urbanização contemporâneo, assinale a afirmação verdadeira.

A
A urbanização da sociedade global tem colocado a cidade em um lugar cada vez mais secundário, haja vista o processo de urbanização ocorrer indistintamente, tanto em áreas urbanas como em áreas rurais, sem restringir-se aos limites físico e político-territoriais, suplantando aquilo que outrora a cidade conteve em seus limites.
B
As cidades globais tornaram-se os verdadeiros epicentros do processo de urbanização da sociedade. São consideradas cidades globais aquelas aglomerações humanas com mais de 10 milhões de habitantes, independentemente de seu papel e hierarquia na rede urbana.
C
Simultaneamente com a evolução da urbanização da sociedade no contexto da globalização, as cidades constituem-se em escalas fundacionais e essenciais aos sistemas de interações locais densas e imbricadas em movimentos complexos de curta, média e longa distância de pessoas, bens, serviços e informações. 
D
A cidade, apesar de sua expansão territorial dispersa, ainda continua sendo um objeto técnico bem definido na paisagem, apresentando um limite rígido e absoluto entre o ambiente construído e seu entorno rural. 
30f49eea-57
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

    A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.

Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS n. 11: tornar as cidades e os assentamentos
humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.

Qual medida promove a participação social descrita no texto?

A
Redução dos impostos municipais.
B
Privatização dos espaços públicos.
C
Adensamento das áreas de comércio.
D
Valorização dos condomínios fechados.
E
Fortalecimento das associações de bairro.
30cb1da0-57
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

    A vida das pessoas se modifica com a mesma rapidez com que se reproduz a cidade. O lugar da festa, do encontro quase desaparecem; o número de brincadeiras infantis nas ruas diminui — as crianças quase não são vistas; os pedaços da cidade são vendidos, no mercado, como mercadorias; árvores são destruídas, praças transformadas em concreto. Por outro lado, os habitantes parecem perder na cidade suas próprias referências. A imagem de uma grande cidade hoje é tão mutante que se assemelha à de um grande guindaste, aliás, a presença maciça destes, das britadeiras, das betoneiras nos dão o limite do processo de transformação diária ao qual está submetida a cidade.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

No contexto das grandes cidades brasileiras, a situação apresentada no texto vem ocorrendo como consequência da

A
manutenção dos modos de convívio social.
B
preservação da essência do espaço público.
C
ampliação das normas de controle ambiental.
D
flexibilização das regras de participação política.
E
alteração da organização da paisagem geográfica.
30d42aa5-57
ENEM 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

    Desde 2009, a área portuária carioca vem sofrendo grandes transformações realizadas no escopo da operação urbana consorciada conhecida como Porto Maravilha. Parte importante na tentativa de tornar o Rio de Janeiro um polo de serviços internacional, a “revitalização” urbana de veria deixar para trás uma paisagem geográfica que ainda recordava a cidade do início do século passa do para abrir espaço, em seu lugar, à instalação de modernas torres comerciais, espaços de consumo e lazer inéditos e cerca de cem mil novos moradores, uma nova configuração socioespacial capaz de alçar a área por tuária do Rio de Janeiro ao patamar dos waterfronts de Baltimore, Barcelona e Buenos Aires.

LACERDA, L.; WERNECK, M.; RIBEIRO, B. Cortiços de hoje na cidade do amanhã.
E-metropolis, n. 30, set. 2017.

As intervenções urbanas descritas derivam de um processo socioespacial que busca a

A
intensificação da participação na competitividade global.
B
contenção da especulação no mercado imobiliário.
C
democratização da habitação popular.
D
valorização das funções tradicionais.
E
priorização da gestão participativa.
e499a0ef-0b
UECE 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

As características do processo de urbanização brasileiro se expressam na paisagem urbana de nossas cidades e metrópoles e são decorrentes de vários fatores, dentre os quais se encontra o intenso êxodo rural que se processou nas cidades com a industrialização tardia e modernização das atividades. Considerando-se o caráter tardio da industrialização e a modernização das atividades econômicas nas cidades e também no campo, a evolução da população urbana no Brasil e no Ceará, respectivamente, só ultrapassou a rural nos recenseamentos de

A
1960 e 1970.
B
1980 e 1990.
C
1950 e 1960.
D
1970 e 1980.
e49d6fc6-0b
UECE 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

A periodização espacial é de inestimável importância para a ciência geográfica, pois se o espaço geográfico é acumulação desigual de tempos, conforme afirmou Milton Santos, compreender a sucessão do tempo no espaço a partir da materialidade e do dinamismo do meio geográfico é primordial. Neste sentido, Santos divide, não de forma estanque, a história do território brasileiro em três períodos, os quais denomina de

A
rugosidades, fixos e fluxos.
B
meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional.
C
sistema de objetos, sistemas de ações e sistemas espaciais.
D
espaços luminosos, espaços opacos e espaços transitórios.
b03183a2-0a
UECE 2021 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

A questão urbana brasileira expõe o drama de um país que ainda possui um déficit habitacional milionário, segundo pesquisa recente da Fundação João Pinheiro (FJP, 2020), que constatou, para o ano de 2019, um déficit habitacional de 5,876 milhões de moradias, o que representa 8% dos domicílios existentes no país. Considerando a urbanização brasileira e o drama social da falta de moradias, avalie as seguintes proposições:

I. A urbanização brasileira caracteriza-se por um gradiente socioeconômico marcado por profundas desigualdades e disparidades socioespaciais, com verdadeiros abismos sociais entre a camada mais pobre e a mais rica da população.
II. A lógica da desordem espacial reflete a histórica falta de planejamento urbano e/ou inadequada execução da política urbana, o que resulta em cidades mal providas de infraestruturas, mobilidade urbana, meios de consumo coletivos e equipamentos sociais.
III. A história da habitação no país só tem conhecido, até o presente momento, dois grandes programas habitacionais: o Banco Nacional da Habitação (BNH) e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), e em que pesem suas limitações, contradições e problemas, foram programas que conseguiram sanar o déficit habitacional entre as camadas mais pobres da população.
IV. O encarecimento do preço da terra, a valorização desigual do espaço urbano, a periferização da população de baixa renda, a baixa remuneração da classe trabalhadora e o descaso com políticas habitacionais e urbanas de cunho social por parte dos governantes agravaram os componentes do déficit habitacional, expondo as mazelas históricas da urbanização brasileira em pleno século XXI.

Está correto o que se afirma em

A
I, II e IV apenas.
B
I, III e IV apenas.
C
II e III apenas.
D
I, II, III e IV.
7a066b2c-07
SÃO CAMILO 2018 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

Analise um trecho da canção “As caravanas”, composta por Chico Buarque.

É um dia de real grandeza, tudo azul
[...]
Quando pinta em Copacabana
[...]

A caravana do Irajá,
o comboio da Penha.
Não há barreira que retenha
esses estranhos
Suburbanos tipo muçulmanos
do Jacarezinho
[...]

Com negros torsos nus deixam
em polvorosa
A gente ordeira e virtuosa que apela
Pra polícia despachar de volta
O populacho pra favela
Ou pra Benguela, ou pra Guiné.
[...]

(Chico Buarque. “As caravanas”. Caravanas, 2017.)

Nessa letra, o compositor

A
demonstra a passividade das classes dominadas no transcurso da história do capitalismo brasileiro.
B
mostra a despolitização secular do conjunto dos grupos de elite da sociedade brasileira.
C
refere-se ao aprofundamento da desigualdade social de um país tradicionalmente cordial e pacífico.
D
relaciona aspectos da sociedade contemporânea brasileira a um passado de exploração social.
E
denuncia o desmantelamento do estado de bem-estar social para as populações das periferias das grandes cidades do país.
79ce8cf6-07
SÃO CAMILO 2018 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

O mapa representa a distribuição das cidades do Distrito Federal.



(www.skyscrapercity.com. Adaptado.)

Essa distribuição é caracterizada pelo fenômeno urbano denominado

A
polarização.
B
desterritorialização.
C
conurbação.
D
periferização.
E
refuncionalização.