Questão 00012660-58
Prova:UECE 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização, Urbanização brasileira

Considerando os limites conceituais da cidade para a compreensão do processo de urbanização contemporâneo, assinale a afirmação verdadeira.

A
A urbanização da sociedade global tem colocado a cidade em um lugar cada vez mais secundário, haja vista o processo de urbanização ocorrer indistintamente, tanto em áreas urbanas como em áreas rurais, sem restringir-se aos limites físico e político-territoriais, suplantando aquilo que outrora a cidade conteve em seus limites.
B
As cidades globais tornaram-se os verdadeiros epicentros do processo de urbanização da sociedade. São consideradas cidades globais aquelas aglomerações humanas com mais de 10 milhões de habitantes, independentemente de seu papel e hierarquia na rede urbana.
C
Simultaneamente com a evolução da urbanização da sociedade no contexto da globalização, as cidades constituem-se em escalas fundacionais e essenciais aos sistemas de interações locais densas e imbricadas em movimentos complexos de curta, média e longa distância de pessoas, bens, serviços e informações. 
D
A cidade, apesar de sua expansão territorial dispersa, ainda continua sendo um objeto técnico bem definido na paisagem, apresentando um limite rígido e absoluto entre o ambiente construído e seu entorno rural. 

Gabarito comentado

Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima tem como tema os processos de urbanização contemporânea e sua dinâmica espacial nos dias de hoje.
Para responder corretamente a questão, o candidato precisa ter conhecimento de noções gerais da urbanização, e estar atualizado dos desdobramentos teóricos desse tema nos dias atuais.
Sendo assim, vamos fazer a análise das alternativas abaixo:

Letra A - Incorreta, pois com o aumento do processo de urbanização que vem ocorrendo em todo o mundo, a cidade, a cada dia que passa, assume um maior protagonismo nas relações econômicas e financeiras de uma determinada localidade. Nesse sentido, a cidade passa a ter uma grande concentração e movimentação financeira, a abrigar sedes de grandes empresas ou grandes escritórios de multinacionais, importantes centros de pesquisas, universidades, etc. Outro erro na questão, é dizer que o processo de urbanização ocorre sem distinção em áreas urbanas ou em áreas rurais, pois embora essas duas áreas se complementem nos dias atuais, esse processo não ocorre no meio rural, uma vez que o campo atualmente passa por um processo de modernização produtiva graças à intensa mecanização do campo, que vem expulsando e levando trabalhadores rurais a irem para as cidades.
Letra B - Incorreta, pois o conceito de cidades globais não é meramente populacional. O termo refere-se à espaços que possuem gigantescas aglomerações urbanas que se constituem como grandes centros de influência internacional, estando no topo da hierarquia urbana. Essas cidades são dotadas de técnica e conhecimentos em serviços de elevada influência na economia globalizada, que se reflete na presença de grandes empresas e escritórios de empresas multinacionais, presença de bancos, centros de pesquisa, consultoria em várias áreas (como publicidade, bancos e advocacia) e grandes universidades. 
Letra C - Correta, pois como vivemos em um processo de globalização já avançado, onde pessoas de distantes lugares conseguem se conectar com os grandes centros graças ao avanço dos meios de transporte e comunicação, a cidade cumpre um papel primordial nessa conexão, uma vez que é nela que estão concentradas grande parte dos fluxos materiais (rodovias, estradas, ferrovias, pontes e aeroportos) e fluxos imateriais (sedes de redes de televisão, rádio e internet), cumprindo então seu papel de mediar essa interação seja a curta, média e longa distância de pessoas, bens, serviços e informações.
Letra D - Incorreta, pois embora as cidades tivessem de fato passado por um processo de expansão territorial dispersa, em razão do aumento do processo de urbanização em todo o mundo, dizer que elas apresentam um limite rígido e absoluto entre seu ambiente construído e seu entorno rural é um grande equívoco, pois isso menospreza a influência e a grande conexão existente entre o espaço urbano e espaço rural, através dos fluxos de rede, transporte e comunicação que integram esses dois espaços.
Gabarito do Professor: Letra C.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo