Questõesde UNEMAT sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 46 questões
427ccd8d-f7
UNEMAT 2015 - Geografia - Geografia Econômica

Revolução que emerge em meados do Século XVIII, tem entre suas principais características a apropriação privada dos meios de produção e a livre concorrência.

O texto acima refere-se ao sistema:

A
capitalista.
B
socialista.
C
comunista.
D
comunitarista.
E
mercantilista.
425eab16-f7
UNEMAT 2015 - Geografia - Geografia Econômica

O neoliberalismo é uma política de Estado que passou a ser implementada nos anos 1970, quando o capitalismo estava passando por uma forte crise, o desemprego estava aumentando nos Estados Unidos e na Europa, as greves se intensificavam e os países estavam se endividando. Neste contexto, o mundo saiu do Estado de bem estar social para uma política neoliberal.

Entre as características neoliberais podem-se mencionar:

A
aumento dos impostos para custear as empresas privadas em decadência e o auxílio às indústrias estatais.
B
aumento do gasto público com a saúde e a educação devido à necessidade de melhoria da vida dos desempregados e trabalhadores.
C
diminuição dos impostos para produtos importados com vistas a incentivar o barateamento das mercadorias externas e, com isso, aumentar o consumo.
D
fortalecimento do Estado e uma maior interferência deste na economia, aumentando o número de empregos estatais.
E
diminuição dos gastos com políticas sociais, privatização das empresas públicas, flexibilização das relações de trabalho, fragilização dos sindicatos e diminuição do tamanho do Estado para torná-lo mais ágil em suas ações.
4264e8b6-f7
UNEMAT 2015 - Geografia - Urbanização, Noções Gerais de Urbanização

A Urbanização deve ser entendida como um processo que resulta principalmente da transferência de pessoas do meio rural para o urbano e concretiza-se quando o percentual da população urbana é superior ao da população rural. Ou seja, um país só é considerado urbanizado quando mais da metade da sua população vive em cidades.

A causa fundamental da urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos é a:

A
globalização.
B
industrialização.
C
macrocefalia urbana.
D

desmetropolização.

E
conturbação.
42683522-f7
UNEMAT 2015 - Geografia - Regionalização Brasileira

“O território mato-grossense é resultado de um conjunto de espaços geográficos moldados ao longo do processo de formação econômico-social do país, posto em prática de forma efetiva a partir do século XVIII. Isso significa dizer que a estrutura regional do Centro-Oeste relaciona-se ao contexto nacional como uma totalidade, sendo regida pela dinâmica capitalista. Essa dinâmica pode ser entendida como a crescente integração das regiões brasileiras a partir da homogeneização da economia nacional”.

(MORENO, Gislaene; HIGA, Tereza Cristina Souza (orgs.). Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005, p. 206).

Dentre os principais processos que estruturaram a produção do espaço da região Centro-Oeste, consideram-se fatores iniciais de apropriação da terra e de construção do espaço regional:

A
a mineração de ouro e as fortificações militares na fronteira com a Colônia Espanhola.
B
a transferência da capital de Mato Grosso de Vila Bela da Santíssima Trindade para Cuiabá e a construção da estrada de ferro até o sul de Goiás.
C
a pecuária extensiva para exportação via Minas Gerais e a atividade agrícola voltada para o abastecimento regional.
D
a internacionalização do rio Paraguai e a implantação de programas de desenvolvimento pelo Governo Federal.
E
a implantação da cidade de Goiânia e ocupação do sul e sudeste de Mato Grosso.
426bb47b-f7
UNEMAT 2015 - Geografia - Astronomia

“[...]
A trajetória escapa o risco nu...
As nuvens queimam o céu, nariz azul...
Desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu.
Na lua o lado escuro é sempre igual...
No espaço a solidão é tão normal...
Desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu.
[...]”.

(STEIN, Carlos; Hömrich, Sady; Bowie, David. O astronauta de mármore. In: Nenhum de Nós. Cardume, 1989. (CD).

O que faz com que, daqui da Terra, vejamos sempre a mesma face da Lua, deve-se ao fato de:

A
o seu movimento de rotação e de translação em volta da Terra terem a mesma duração.
B
a Terra e a Lua girarem em torno do Sol.
C
os movimentos de rotação da Terra e da Lua terem a mesma duração.
D
os movimentos de rotação da Terra e da Lua serem em sentido contrários.
E
a Lua estar sempre entre o Sol e Terra.
505d43bd-f7
UNEMAT 2016 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

Diferente da produção de energia elétrica do resto do mundo, no Brasil, a maior parte da energia elétrica produzida é proveniente de Usina Hidroelétrica. A opção por este modelo de produção de energia está diretamente relacionada às condições geomorfológicas das bacias hidrográficas e ao potencial hídrico do território brasileiro.

Sobre as bacias hidrográficas brasileiras e a produção de energia no Brasil, pode-se definir que:

A
A maior produção de energia elétrica encontra-se implantada na Bacia Amazônica, dada a sua extensão pela maior parte do território brasileiro.
B
A maior produção de energia elétrica encontra-se implantada na Bacia do São Francisco, tendo em vista que esta abrange terras do Sudeste e Nordeste do Brasil, que são as duas regiões geográficas mais populosas do País.
C
A maior produção de energia elétrica encontra-se implantada na Bacia do Tocantins-Araguaia uma vez que, por estar na porção centro norte do território, facilita a distribuição entre todas as regiões brasileiras.
D
A maior produção de energia elétrica encontra-se implantada na Bacia Platina, uma vez que nesta encontram-se localizadas as maiores demandas de consumo do País e nela estão instaladas as maiores companhias responsáveis pela produção e distribuição de energia no Brasil.
E
A maior produção de energia elétrica encontra-se implantada nas bacias do leste ou Costeiras, por que na faixa litorânea localizam-se os maiores aglomerados humanos do território brasileiro e, por conseguinte, a maior demanda. 
50605450-f7
UNEMAT 2016 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

As atividades humanas têm provocado alterações na temperatura de diferentes partes do Globo Terrestre. Especificamente no ambiente urbano, estas alterações mostram-se mais profundas através da emissão de diversos gases poluentes pelas fábricas e frota de automóveis, da retirada da vegetação, do concretamento e impermeabilização do solo, da diminuição de áreas verdes, além de mudanças na circulação atmosférica local em virtude das edificações altamente verticalizadas. Neste sentido, a temperatura do ambiente urbano passa a ser maior que das áreas próximas circundantes.

Ao fenômeno provocado pela elevação da temperatura urbana em decorrência das atividades antrópicas típicas desse ambiente, dá-se o nome de:

A
Aquecimento Global.
B
Ilha de Calor.
C
Inversão Térmica.
D
Ilha de Alta Pressão.
E
Chuva Ácida.
5059a0a3-f7
UNEMAT 2016 - Geografia - Geografia Cultural

“O tédio existe em função da vida sob a coação do trabalho e sob a rigorosa divisão do trabalho. Não teria de existir. Sempre que a conduta no tempo livre é verdadeiramente autônoma, determinada pelas próprias pessoas enquanto seres livres, é difícil que se instale o tédio. Ocorre com ele algo semelhante ao que se dá com a apatia política. A razão mais importante para essa última é o sentimento, de nenhum modo injustificado da população, de que, com a margem de participação na politica que lhes é reservada pela sociedade, pouco podem mudar em sua existência”.

ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (adaptado)

Em relação à atuação politica da população, a situação exposta por Adorno neste texto reflete um sentimento de:

A
impotência derivada da limitada participação das pessoas na vida política.
B
aversão à atuação nas questões de interesse público.
C
revolta contra as instituições públicas.
D
falência do sistema político.
E
natural desinteresse das massas por questões políticas.
506ba6ea-f7
UNEMAT 2016 - Geografia - Geografia Econômica

Diante da crise que se desenvolveu no mundo capitalista durante o final dos anos de 1980, vários países, como a Inglaterra e os Estados Unidos da América passaram a adotar uma política conhecida como neoliberal. Esta por sua vez tem como características a diminuição do Estado através da supressão de atividades consideradas impróprias a ele, tais como a promoção de políticas sociais, a administração de empresas e a regulação da economia. O nome adotado é Estado Mínimo, o qual se reserva como atividades de Estado, a arrecadação de impostos, a defesa territorial e do indivíduo e sua propriedade.

PEDRO, Antônio, História do Mundo Ocidental, São Paulo, FTD, 2005. (adaptado)

Após sucessivas crises nos anos de 1990, os países latino-americanos adotam medidas chamadas de neoliberais.

Quais as características mais significativas desta política?

A
Privatização de empresas estatais, redução de gastos públicos, restringindo políticas sociais e de seguridade social, controle rigoroso da política tributária e financeira, desregulamentação da economia, pouca interferência no mercado e adoção do modelo gerencial de Estado.
B
Liberalização da economia, adoção de interferência direta no mercado financeiro internacional, implantação de estatização de empresas produtivas, confisco de dinheiro em investimentos e promoção do parlamentarismo.
C
Privatização de empresas como as siderúrgicas, implantação de um sistema de controle sobre as taxas de câmbio, montagem de políticas sociais participativas e descentralização do Estado.
D
Descentralização do Estado no tocante a políticas públicas, formação de uma burocracia especializada, combate a inflação e implantação de um governo de autarquias.
E
Implantação do Estado gerencial, controle da economia com constantes interferências no mercado, aumento da taxa de juros e construção da democracia participativa.
80263c3d-b0
UNEMAT 2017 - Geografia - População, Migrações

“Existe um tipo de experiência vital – experiência de tempo e espaço, de si mesmo e dos outros, das possibilidades e perigos da vida – que é compartilhada por homens e mulheres em todo o mundo, hoje. Designarei esse conjunto de experiências como ‘modernidade’. Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor – mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos”.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa em que a ideia de modernidade encontra-se materializada no Brasil.

A
A migração é um fenômeno cultural da modernidade brasileira que ganhou força nos últimos anos em função dos investimentos do agronegócio e do ecoturismo nas regiões Norte e Centro-Oeste. Em função disso, os protagonistas desses fluxos garantiram para si melhores expectativas de vida e ascensão social.
B
As pesquisas científicas e as inovações tecnológicas compõem um conjunto de condições modernas que tem produzido a satisfação da vida humana, tornando acessíveis a todos os bens de consumo para produção da riqueza social e cultural, sobretudo com a recente popularização da tecnologia digital.
C
O tempo moderno transformou profundamente as relações entre as pessoas e o mundo ao qual pertencem quando a industrialização e a economia de consumo oportunizaram uma relativa ascensão social das populações periféricas, mas produziu os bolsões de pobreza típicos dos grandes centros urbanos brasileiros.
D
No tempo presente, o urbanismo confere às cidades brasileiras, sobretudo as de médio e grande porte, uma arquitetura capaz de acomodar espaços públicos e privados, nos quais as pessoas usufruem igualmente do acesso aos bens materiais e culturais indispensáveis à condição humana.
E
No Brasil, o progresso das ciências médicas teve como suporte os saberes populares das comunidades tradicionais e, por isso, os profissionais de saúde não se opõem aos trabalhos de cooperação mútua nos tratamentos de várias doenças.
802115f4-b0
UNEMAT 2017 - Geografia - Globalização

“O medo invade, por não se saber medo de que, o imaginário do indivíduo de forma tão voraz que não se percebe, verdadeiramente, suas profundas razões. Esse sentimento de insegurança e de medo é que justifica ao Estado tomar medidas simbólicas cada vez mais autoritárias, fortalecendo o imaginário da ordem, causando uma diminuição dos espaços sociais, o isolamento gradativo e voluntário das vítimas [...], exacerbando o individualismo, característicos da sociedade contemporânea”.

GRAZIANO SOBRINHO, Sergio Francisco Carlos. Globalização e sociedade de controle: a cultura do medo e o mercado da violência. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010. p. 149.

No texto acima, o autor faz uma reflexão sobre uma das facetas da atualidade que se expressa em torno do medo. Ao fazê-lo, sugere que

A
o medo é uma característica do Homem e graças a ele a humanidade conseguiu sobreviver nas primeiras etapas de sua evolução, na savana africana, em meio a outras espécies bem maiores e mais selvagens.
B
a relação entre medo e individualismo é uma das premissas da sociedade capitalista, desde o seu nascimento no século XIX, pois “medo de passar fome”, “medo de não ter onde morar” e outros medos impelem os indivíduos ao mercado de trabalho.
C
o papel do Estado na atualidade é manter uma relação de equilíbrio entre os vários grupos que compõem a sociedade e, nesse sentido, a ideologia do medo deve ser combatida para o bem-estar de todos.
D
o medo é uma forma de controle social que se dá através da produção do discurso da insegurança generalizada, em que o Estado e a mídia se constituem como protagonistas centrais neste processo e, de sua aceitação muitas vezes voluntária, pela coletividade.
E
o aumento da insegurança e do medo, na contemporaneidade, está vinculado ao aumento da pobreza, o que tem levado muitos jovens que não conseguem emprego a buscar na criminalidade formas de sustento e reconhecimento social.
801c74a6-b0
UNEMAT 2017 - Geografia - Astronomia

Os dois principais movimentos executados pelo planeta Terra são Rotação e Translação. O entendimento sobre seus mecanismos de funcionamento é de extrema importância porque, na dinâmica de seus funcionamentos, estes provocam consequências que repercutem diretamente no modo como as sociedades se organizam e produzem o seu espaço.

Respectivamente, estes movimentos provocam as seguintes consequências diretas no espaço geográfico do Planeta Terra:

A
Os diferentes fusos horários no planeta Terra, a alternância de dias e noites e as diferentes estações do ano; consequentemente, influenciam na distribuição de luz solar na Terra e nos seus diferentes tipos climáticos.
B
O movimento das placas tectônicas, a alternância de diferentes latitudes e controlam a entrada e saída de energia solar no planeta Terra; consequentemente, atuam diretamente para o aumento do aquecimento global.
C
Os diferentes fusos horários, a alternância de diferentes latitudes e controlam a emissão e propagação dos gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no chamado “efeito estufa”.
D
O movimento das placas tectônicas, as diferentes estações do ano e o controle das diferentes latitudes no planeta Terra; consequentemente, influenciam nos “abalos sísmicos” que ocorrem ao norte e ao sul do paralelo do Equador.
E
As diferentes estações do ano, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e dispersão de gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no aumento do “efeito estufa” nas terras localizadas próximas ao paralelo do Equador.
8015bb92-b0
UNEMAT 2017 - Geografia - Geografia Física, Relevo

As chapadas são formas de relevo de grande extensão territorial localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. São geoformas dotadas de características peculiares quanto à sua declividade, litologia, processos de formação e altitude. Possuem, em geral, seus topos planos ou aplainados e possuem laterais íngremes.



Disponível em: http://elementaltravel.com.br Acesso em nov. 2016. Martins, Fernanda Pereira. Chapadas do Brasil: abordagem científica e conceitual. Revista Brasileira de Geomorfologia. V.17, nº1. p.163-175. São Paulo, 2016. (Adaptado)

Dadas as características geomorfológicas da Chapada dos Guimarães, podemos concordar que:

A
Pertence ao grupo de planaltos da Amazônia Oriental, sobre terrenos cristalinos (rochas vulcânicas), erodida pela ação dos ventos.
B
Pertence ao grupo de Planaltos dos Parecis e foi esculpida pela ação da água, ou seja, por erosão hídrica.
C
Pertence às serras residuais do Alto Paraguai e tem sua formação associada principalmente à ação erosiva das águas do mar.
D
Pertence aos Planaltos da Bacia do Parnaíba e sua composição cristalina (rochas vulcânicas) foi erodida pela ação dos ventos.
E
Pertence aos planaltos e chapadas da Bacia do Paraná e tem sua formação associada aos processos erosivos em rochas sedimentares pela ação do vento.
801145e6-b0
UNEMAT 2017 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

Observe o anúncio e a figura abaixo:

“Vila Parque dos Ipês
Vende-se terreno plano, medindo 200m².
Frente voltada para o Sol no período da manhã.
Fácil acesso.
Tel: (0556)98334-4821”.

Interessado no imóvel, o leitor vai até o endereço combinado e lá chegando observa um painel com a planta a seguir, onde estavam demarcados os terrenos ainda não vendidos:



Considerando as informações do anúncio, podemos considerar que o terreno disponível para venda é o:

A
Terreno III, localizado à Rua das Quaresmeiras.
B
Terreno I, localizado à Rua das Margaridas.
C
Terreno V, localizado à Rua dos Ipês Amarelos.
D
Terreno IV, localizado à Rua das Quaresmeiras.
E
Terreno II, localizado à Rua das Flores.
46d96a7f-af
UNEMAT 2010, UNEMAT 2010 - Geografia - Escalas, Cartografia

O professor de Geografia de Maria, que mora numa cidade do interior de Mato Grosso, solicitou que todos os alunos elaborassem uma representação do bairro onde moram.


A partir dessas informações, assinale a escala cartográfica que Maria deveria utilizar, considerando o tamanho da área a ser representada.

A
1:100.000
B
1:750.000
C
1:1.500.000
D
1:10.000
E
1:250.000
46d3d4c8-af
UNEMAT 2010, UNEMAT 2010 - Geografia - Geografia Física, Solo

“Conjunto de ações físicas (ou mecânicas), químicas e biológicas que causam a desagregação e a decomposição das rochas. Seu resultado final é a formação do solo”.

(ADAS, 2005).


O fenômeno apresentado denomina-se:

A
lixiviação.
B
laterização.
C
intemperismo.
D
tectonismo.
E
chuva ácida.
46c921ba-af
UNEMAT 2010, UNEMAT 2010 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Na proposta de classificação do relevo brasileiro, Ross (1989) apresentou a seguinte caracterização: são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias sedimentares recentes, formadas por deposições do período Quaternário.

(MAGNOLI e ARAÚJO, 2005).

A caracterização exposta refere-se a:

A
planaltos.
B
planícies.
C
depressões.
D
bacias sedimentares.
E
crátons.
46c41520-af
UNEMAT 2010, UNEMAT 2010 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

“A Região Metropolitana é uma região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes – não raramente conurbados – e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e de infraestrutura comuns, ou necessidades de seu estabelecimento, em função de um sistema de conexão existente entre as unidades que a compõem”.

(ADAS, 2005).


A partir desta definição, assinale a alternativa que aponta a região metropolitana do Brasil que possui a maior e a menor participação em relação à população total do país.

A
A maior é São Paulo e a menor é Rio de Janeiro.
B
A maior é Rio de Janeiro e a menor é Belém.
C
A maior é São Paulo e a menor é Curitiba.
D
A maior é Rio de Janeiro e a menor é Salvador.
E
A maior é São Paulo e a menor é Belém.
46cf2c0c-af
UNEMAT 2010, UNEMAT 2010 - Geografia - Geografia Econômica

Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.


Coluna I - Fases do Capitalismo

I. Comercial

II. Industrial

III. Financeiro


Coluna II – Características

( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais.

( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV.

( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores.


Assinale a alternativa correta.

A
III, II e I.
B
I, II e III.
C
III, I e II.
D
II, I e III.
E
I, III e II.