Questõesde UFMG sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 39 questões
21eb9a98-5e
UFMG 2008 - Geografia - Geografia Política

Analise esta charge:

                                        Imagem 051.jpg

A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afrmar que essa charge está relacionada

A
a confitos de natureza religiosa ocorridos na China – no caso, os que envolvem budistas chineses insufados por monges tibetanos, liderados pelo
Dalai Lama.
B
à garantia da liberdade de expressão da mídia na transmissão das competições dos Jogos Olímpicos, ameaçada por movimentos dissidentes internos à China.
C
à postura intransigente da China diante das pressões externas por maior liberdade do povo tibetano e do temor ao uso das Olimpíadas para manifestações de protesto.
D
ao fechamento ou às restrições do regime político chinês às competições esportivas internacionais, supostamente representativas da cultura capitalista ocidental.
20606c35-5e
UFMG 2008 - Geografia - Desenvolvimento

Considerando-se a produção, o comércio e o consumo mundiais na atualidade, é INCORRETO afrmar que

A
a especialização da produção, no período pós-Guerra fria, promoveu a intensifcação do comércio internacional e aumentou a dependência de um grande número de países em relação a essa atividade.
B
a retomada de índices mais elevados de crescimento da população mundial, no último quarto do século XX, interrompeu a queda continuada do número de famintos e comprometeu a relação entre demanda e oferta de alimentos.
C
as preocupações com a preservação ambiental têm sido usadas, por países desenvolvidos, para exercer vigilância sobre processos produtivos fora de suas fronteiras e impor barreiras a importações de origens diversas.
D
os países emergentes vêm opondo resistência à manutenção, no comércio internacional, dos privilégios dos países desenvolvidos, o que pode contribuir para o estabelecimento de uma relação de troca mais equilibrada.
1eeda3f4-5e
UFMG 2008 - Geografia - Desenvolvimento

Analise este mapa:

                                         Imagem 050.jpg

A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que

A
a região brasileira de maior homogeneidade socioeconômica é a que apresenta os menores percentuais de benefícios concedidos pelo Governo federal.
B
o percentual mais elevado de domicílios benefciados ocorre em Estados com maior expansão da renda do agronegócio.
C
o mapa evidencia desigualdades que se manifestam entre as regiões geoeconômicas e no interior de cada uma delas.
D
o percentual de domicílios benefciados é mais alto nas Unidades da Federação que apresentam densidade demográfca mais baixa.
1d765eef-5e
UFMG 2008 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Analise este gráfco:

Imagem 049.jpg

A partir da análise desse gráfco e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que,

A
em todas as regiões brasileiras, a predominância do setor de serviços e comércio independe do grau de desenvolvimento econômico alcançado, isoladamente, por elas.
B
no Brasil, as maiores variações inter-regionais do percentual de população ocupada estão relacionadas às atividades agrícolas e industriais.
C
no Centro-Oeste, a expressiva participação da população no setor de serviços e comércio está ligada, entre outros fatores, à presença de Brasília e da metrópole goiana
D
no Sudeste, a reduzida parcela da população ocupada na atividade agrícola torna esse setor pouco atrativo aos investimentos de capital.
1bfeee1c-5e
UFMG 2008 - Geografia - Geografia Política

Segundo especialistas, a atual política internacional voltada à expansão do mercado de biocombustíveis pode implicar repercussões desfavoráveis ao homem e ao meio ambiente.

Considerando-se essa possibilidade, é INCORRETO afrmar que a expansão do mercado de biocombustíveis poderá

A
colocar em risco os avanços sociais esperados da aprovação da lei, em tramitação no Legislativo federal, que proíbe o trabalho escravo no País, haja vista interesses manifestos em ampliar essa relação de trabalho.
B
incentivar o conflito de natureza socioambiental caracterizado pela presença, de um lado, de lavouras energéticas e, de outro, daquelas destinadas à produção de alimentos.
C
intensifcar o processo, já em curso, de avanço da fronteira agrícola sobre a floresta Amazônica, caso o plantio de cana-de-açúcar continue a se expandir pelo Centro-Oeste do País.
D
reduzir ainda mais, no Brasil, a disponibilidade e o volume de recursos hídricos essenciais à manutenção de algumas atividades humanas, se a extensão dos canaviais alcançar a proporção prevista por especialistas.
1a7ce016-5e
UFMG 2008 - Geografia - Geologia

Leia estes trechos:

                                  Imagem 048.jpg

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que

A
a ausência de vítimas no terremoto que afetou parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina é explicada pelo fato de, no Centro-Sul do País, a construção civil empregar técnicas antiterremotos efcazes em países como o Japão.
B
a escala Richter é utilizada para quantifcar a magnitude sísmica de um terremoto ocorrido em continente ou em oceano, desde aqueles registrados somente pelos sismógrafos, até aqueles outros sentidos pelo homem e causadores de grande destruição
C
a mídia, ao fazer uso das expressões “tremor de terra”, “abalo sísmico” e “terremoto”, está-se referindo a um fenômeno geológico, que tem sua origem associada à mobilidade e ao deslocamento das placas litosféricas.
D
as áreas continentais distantes das bordas de placas tectônicas – como é o caso de grande parte do território brasileiro –, se revelam, também, sismicamente instáveis, embora, nelas, os terremotos apresentem magnitude e freqüência reduzidas.
18f959fc-5e
UFMG 2008 - Geografia - Fuso Horário, Cartografia

Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único. ,

Considerando-se as razões que justifcam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modifcações a serem feitas neles, é INCORRETO afrmar que

A
a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cumprimento de contratos fnanceiros e de trocas na economia-mundo
B
a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no País.
C
a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população
D
o emprego de maior número de fusos, no mesmo território nacional, implica inconvenientes ao funcionamento dos sistemas fnanceiro, administrativo e de comunicações do País.
177d5334-5e
UFMG 2008 - Geografia - Amazônia

Leia este trecho

                                        Imagem 047.jpg

A partir da leitura e interpretação desse trecho, é INCORRETO afrmar que

A
a “caricatura simplista” mencionada se refere à postura comum de reduzir-se o assunto Amazônia a uma só via, o conservadorismo ou o desenvolvimentismo.
B
a notícia do aumento da taxa de desmatamento na Amazônia, que incomodou diferentes setores da sociedade, motivou várias críticas a um importante órgão de pesquisa brasileiro.
C
os autores consideram inaceitável criticar-se a possibilidade de a ciência brasileira cometer erros relativos à detecção e ao monitoramento do desmatamento.
D
uma postura radical do lado conservacionista e a tradição brasileira de uso irracional dos recursos ambientais difcultam o debate sobre a Amazônia.
a4aee8db-59
UFMG 2009 - Geografia - Geografia Econômica

Analise, neste mapa, o trajeto aéreo realizado por um viajante que, partindo de Paris, chegou a Belo Horizonte:

Imagem 033.jpg

A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que o viajante

A
atravessou o oceano cuja origem e evolução estão associadas à fragmentação de um megacontinente, iniciada ainda no Mesozóico.
B
desembarcou em cidade que, na hierarquia urbana brasileira, ocupa posição de metrópole nacional, categoria também alcançada por outras capitais estaduais.
C
partiu da capital da principal potência econômica da União Européia, posição alcançada graças à valorização de sua moeda – o franco – no interior desse bloco.
D
transpôs linhas que, apesar de imaginárias, têm grande importância na localização de um ponto na superfície terrestre ? ou seja, meridianos e paralelos.
a698bd67-59
UFMG 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima

Imagem 034.jpg

A partir da leitura e interpretação desse trecho, é INCORRETO afrmar que

A
a chegada de ventos frios, em contraste com o calor do dia, é uma criação do autor, pois é impossível de ocorrer.
B
o autor reuniu, de forma criativa, um grande número de crenças populares sobre a previsão de ocorrências meteorológicas.
C
o comportamento dos animais, para os homens do campo, se altera com a aproximação da chuva
D
o sertanejo busca, na aparência do céu e dos astros, sinais de mudanças do tempo atmosférico.
aa44b60b-59
UFMG 2009 - Geografia - Amazônia

Analise este fuxograma:

Imagem 035.jpg

A partir da análise desse fuxograma e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que

A
a infamabilidade da foresta decorre de ações humanas associadas, direta ou indiretamente, a causas naturais.
B
a redução da cobertura forestal, ao comprometer a evapotranspiração, pode, a longo prazo, acarretar redução das chuvas.
C
o aumento do número e da intensidade das queimadas na Amazônia pode tornar-se, num ciclo vicioso, um processo de retroalimentação.
D
o fenômeno El Niño tem relação direta, mas favorável, com a redução das queimadas na Amazônia brasileira.
ac330da7-59
UFMG 2009 - Geografia - Desenvolvimento

Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afrmar que

A
as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e interregional de passageiros.
B
as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação difcultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
C
as rodovias, principal modalidade de transporte do País, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.
D
o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do País onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária
ae2477dd-59
UFMG 2009 - Geografia - Desenvolvimento

Analise, neste mapa de Minas Gerais, a localização das regiões I e II:

Imagem 036.jpg

A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que,

A
na Região I, a rede hidrográfca é parte integrante da Bacia do Paraná e apresenta caráter perene, enquanto, na Região II, alguns contribuintes do Rio Jequitinhonha são ribeirões e córregos intermitentes.
B
na Região I, o dinamismo econômico é responsável por sua transformação em polo atrativo de população, enquanto, na Região II, o quadro socioambiental é fator de expulsão populacional, em especial, da mão-de-obra masculina.
C
na Região I, o grau de modernização do espaço agrícola é reduzido, enquanto, na Região II, a tecnifcação da agricultura, poupadora de mão-de-obra, é empregada no cultivo de grãos destinados ao mercado externo.
D
na Região I, o plantio da soja ocupa posição de destaque na economia, enquanto, na Região II, essa posição é desempenhada pela pecuária extensiva e pela agricultura de subsistência.
b0300b5c-59
UFMG 2009 - Geografia - Agricultura tradicional, Agropecuária

Considerando-se o atual estágio da agricultura mundial, é INCORRETO afrmar que

A
a agricultura voltada para o mercado interno, em países como o Brasil, ao incorporar insumos e tecnologias gerados pelo agronegócio, pode promover elevação dos preços dos alimentos para o consumidor.
B
a maior disponibilidade de terras agrícolas, em escala planetária, é encontrada nas zonas temperadas, onde a fragilidade dos solos constitui obstáculo à expansão de sua exploração.
C
a produção global de alimentos, na atualidade, é capaz de atender ao consumo em escala planetária, embora a ingestão de alimentos por parcela da população mundial ainda se dê de forma insufciente em quantidade e diversidade.
D
as restrições geográfcas impostas, em decorrência de determinadas condições de clima, solo e relevo, a um numeroso grupo de cultivos são, em grande parte, satisfatoriamente contornadas por práticas de manejo modernas.
b228ee31-59
UFMG 2009 - Geografia

Analise, nestes dois planisférios, a evolução da incidência da malária no mundo em cerca de meio século:

Imagem 037.jpg
Imagem 038.jpg

A partir da análise desses planisférios e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que

A
a persistência de um alto risco de transmissão da malária nas faixas de baixa latitude do Globo se deve não às características ambientais dessas regiões, mas às condições socioeconômicas das populações.
B
as porções continentais de mais elevada densidade demográfca na zona intertropical são as que apresentam os mais altos riscos de transmissão da malária, porque tornam mais caros os processos de erradicação da doença.
C
o mosquito transmissor sobrevive em ecossistemas tropicais, com temperaturas médias elevadas e alto índice de precipitação, e em ecossistemas temperados sujeitos a uma forte variação sazonal e à ocorrência de neve.
D
o percentual da população mundial exposto, na atualidade, ao risco de transmissão da malária é menor em relação à segunda metade do século anterior, embora abranja um número maior de indivíduos.
b3f7563f-59
UFMG 2009 - Geografia - Geografia Econômica

A mídia tem veiculado refexões, de muitos especialistas, acerca da recente crise econômica mundial, nas quais abordam origens e consequências dela, bem como estratégias que vêm sendo adotadas para enfrentar a situação instalada.

Considerando-se tais refexões, é INCORRETO afrmar que
,

A
a América Latina procura criar um ambiente econômico protegido da crise, ao substituir tanto os acordos bilaterais por um bloco regional único quanto as divergências entre governantes por ações conjuntas que visam à retomada da expansão do PIB.
B
a desvalorização do dólar enfraquece as reservas internas de capital estrangeiro de economias que, a exemplo da China, na última década, conseguiram elevados índices de expansão do seu PIB
C
a reestruturação da economia mundial pressupõe um redimensionamento do papel do Estado, no sentido de afastá-lo dos limites de ação impostos pelo neoliberalismo e de ele exercer controle efetivo sobre os sistemas fnanceiros e o mercado.
D
o consumismo extremo, em particular nos EUA, alimentou a expansão recente de economias como as do Leste Asiático, mas é ambientalmente insustentável se praticado por um número maior de populações ou se projetado a longo prazo.
7532466f-62
UFMG 2007 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira

Analise este mapa, em que está destacada a área de distribuição espacial da Depressão do São Francisco em Minas Gerais:

Imagem 033.jpg

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que essa área

A
abriga uma população que, em número e densidade, decresce, grosso modo, de sul para norte, à medida que se afasta da metrópole nacional localizada em território mineiro.
B
constitui, hoje, o principal pólo mineiro de atração da indústria nacional, diretamente beneficiado pela desconcentração industrial em curso no Estado.
C
é constituída de grandes áreas, em que a criação extensiva de gado faz uso de pastagens desenvolvidas em áreas ocupadas, originalmente, pelo cerrado e pela caatinga.
D
ocupa extenso corredor de terras baixas, de orientação norte–sul, resultante do rebaixamento do relevo por ação do Rio São Francisco e de seus principais afuentes.
72a4fc13-62
UFMG 2007 - Geografia - Geografia Física

Considerando-se sua localização e sua dimensão, é INCORRETO afrmar que o território brasileiro

A
é caracterizado por pequena variação latitudinal, responsável pela reduzida amplitude térmica anual registrada no País, típica de espaços intertropicais.
B
é dotado de extenso litoral, de onde, historicamente, as áreas de fronteira agrícola se projetaram para as bordas da vasta foresta equatorial do Continente Sul-Americano.
C
ocupa o interior de uma placa litosférica, responsável, em parte, pelo predomínio, na paisagem, de amplas depressões e de planaltos rebaixados pela erosão.
D
possui quatro fusos horários atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich, mas a hora ofcial – a Hora de Brasília – estende-se a boa parte do País.
702bce91-62
UFMG 2007 - Geografia - Industrialização, Indústria mundial contemporânea

Recentemente, aspectos de ordem política e humano-econômica da América Latina têm contribuído para modifcar a participação desse Subcontinente no cenário mundial.

Considerando-se esses aspectos, é INCORRETO afrmar que o Subcontinente Latino-Americano

A
é um dos grandes exportadores mundiais de combustíveis fósseis e oferece outras possibilidades energéticas em diversidade e volume que permitem sua utilização em outras partes do mundo.
B
exerce grande poder de atração sobre empresas multinacionais, por abrigar considerável mercado potencial, formado por população numerosa e, ainda, com grande parte de suas necessidades não-atendidas.
C
registra, hoje, graças ao emprego de tecnologias nele geradas, ritmo de desenvolvimento industrial que supera aquele verifcado em outras regiões do mundo, que também abrigam países em desenvolvimento.
D
tem gerado dúvidas sobre a segurança dos investimentos externos na região, devido às recentes nacionalizações de unidades industriais estrangeiras localizadas em alguns dos países que o constituem.
6d9eb9be-62
UFMG 2007 - Geografia - Geografia Econômica

Os países menos desenvolvidos – tanto os semiperiféricos quanto os periféricos ? ocupam, no cenário internacional, posição diferente da que mantiveram durante o período da Guerra Fria.

Considerando-se os aspectos que justifcam essa posição atual, é INCORRETO afrmar que

A
as pautas de exportação mais diversifcadas dos países semiperiféricos se diferenciam do padrão anterior, caracterizado pelo fuxo de matérias-primas de áreas pobres para os países ricos e pelo de produtos industriais no sentido contrário.
B
o crescimento da demanda de matéria-prima e de fontes de energia em algumas dessas economias tem não só valorizado o consumo interno das reservas nacionais, mas também provocado a elevação do preço desses itens no mercado internacional.
C
o desenvolvimento de tecnologias de uso bélico – inclusive nuclear –, antes de domínio exclusivo de países desenvolvidos, transformou alguns países periféricos em desestabilizadores da segurança mundial.
D
os projetos de desenvolvimento econômico e social, financiados por organismos como o FMI e o Banco Mundial, têm contribuído para reduzir a interdependência que, ao longo do século XX, se estabeleceu entre países centrais e semiperiféricos.