Questão 1eeda3f4-5e
Prova:UFMG 2008
Disciplina:Geografia
Assunto:Desenvolvimento

Analise este mapa:

                                         Imagem 050.jpg

A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que

A
a região brasileira de maior homogeneidade socioeconômica é a que apresenta os menores percentuais de benefícios concedidos pelo Governo federal.
B
o percentual mais elevado de domicílios benefciados ocorre em Estados com maior expansão da renda do agronegócio.
C
o mapa evidencia desigualdades que se manifestam entre as regiões geoeconômicas e no interior de cada uma delas.
D
o percentual de domicílios benefciados é mais alto nas Unidades da Federação que apresentam densidade demográfca mais baixa.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

A região de maior homogeneidade é a Sul, em que as condições econômicas e sociais da população são melhores, se comparadas a outras regiões, o que explica os menores percentuais de benefícios concedidos pelo governo. A alternativa (A) está correta.

A alternativa (B) está incorreta, pois a maior expansão da renda do agronegócio está, principalmente, em estados do Centro-Sul do país, como o Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul, os quais não figuram entre os estados que mais recebem benefícios do governo. É válido ressaltar que o agronegócio já chegou a dois dos Estados que mais recebem benefícios (Piauí e Maranhão). Esses estados, principalmente na parte sul deles, estão integrados aos modernos complexos agroindustriais que vêm se consolidando no Brasil desde a década de 1970. Entretanto, esse aspecto moderno e lucrativo da economia não é a realidade dominante desses estados e, principalmente, ainda não exercem grande influência nas condições de vida das populações pauperizadas e carentes dessas regiões.

A alternativa (C) está correta. Basta observar que, com exceção da região Sul, as demais regiões têm estados que recebem diferentes níveis de benefícios do governo.

A alternativa (D) está correta. Dos 27 estados brasileiros, o que tem menor densidade demográfica é Roraima. Maranhão e Piauí aparecem em 16º e 18º lugares respectivamente. Os estados do Norte, que em geral recebem muitos benefícios também ocupam as últimas posições no ranking de densidade demográfica. 


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo