Questõessobre Regionalização Brasileira

1
1
Foram encontradas 35 questões
6b89a52f-75
UECE 2021 - Geografia - Regionalização Brasileira

No que concerne às principais características que definem a geografia regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira.

A
A vasta extensão de suas chapadas, a pobreza mineral e em nutrientes do solo e a diversidade e complexidade de seus ecossistemas fazem com que a região Centro-Oeste ainda seja um ambiente relativamente intocável, com destacada preservação do seu bioma original.
B
No Brasil, com exceção das Regiões Sul e Sudeste, todas as demais regiões recebem vultosos benefícios do programa do Governo Federal denominado Bolsa Família, o que se deve à redefinição dos fluxos migratórios de retorno no sentido Centro-Periferia do Território Nacional. 
C
O rápido desenvolvimento da Região Sudeste do Brasil provocou uma desconcentração da sua atividade industrial, tornando estados como São Paulo e Rio de Janeiro grandes centros financeiros e de serviços, porém sem expressão produtiva industrial.
D
Muitas transformações ocorreram na região Nordeste, em especial o desenvolvimento da atividade industrial, o crescimento de importantes áreas metropolitanas e a expansão da fronteira agrícola, com o cultivo da soja na região denominada Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e da fruticultura em áreas de agricultura irrigada. 
ac86d92d-57
ENEM 2021 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.

GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia?
João Pessoa: Editora Universitária, 2009.

Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:

A
Alianças afetivas conectadas ao ritual matrimonial.
B
Práticas místicas associadas ao patrimônio cultural.
C
Manifestações teatrais atreladas ao imaginário político.
D
Narrativas fílmicas relacionadas às intempéries climáticas.
E
Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.
cc2b1922-03
UEA 2018 - Geografia - Regionalização Brasileira

Leia o trecho da resenha de Leila Saraiva do livro Do corpo ao pó: crônicas da territorialidade Kaiowá e Guarani nas adjacências da morte, escrito pelo antropólogo Bruno Morais.

A morte, que aparece já no título da obra, acompanha os interlocutores do autor cotidianamente [...]. Habituada com a guerra, D. Damiana, umas das principais personagens do livro, é tudo, menos vítima: continua abrindo sua roça em meio a um cerco perverso da soja, continua cuidando de seus mortos, levantando acampamento, combatendo a disciplina colonizadora que tentam impor, sem sucesso, ao seu corpo, à sua terra.

(Le monde diplomatique Brasil, maio de 2018.)

O trecho apresenta a história de algumas regiões do Brasil atual como um mosaico constituído

A
pela inexistência de projetos estatais, pelo fim do extrativismo econômico e pela falta de consciência social dos povos indígenas.
B
pela igualdade dos grupos econômico-sociais, pela unidade cultural e pela ausência de disputas por terra.
C
pelo baixo desenvolvimento econômico, pela preservação do meio ambiente e pela garantia da propriedade coletiva.
D
pelo avanço da fronteira agrícola, pela diversidade étnica e pela terra como fator de constituição de identidade.
E
pela oposição estatal à concentração fundiária, pelo silêncio da Constituição sobre direitos indígenas e pela estatização das terras produtivas.
1a41e3c4-06
UNICENTRO 2015 - Geografia - Regionalização Brasileira

Relacione a região, na coluna da esquerda, com suas respectivas características, na coluna da direita.

(I) Sul.

(A) Região com maior concentração de descendentes europeus, que adotaram um sistema de práticas agrícolas predominantemente intensivas voltadas para a exportação, com substituição da vegetação natural.


 (II) Sudeste.

(B) Região de maior área territorial, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada heterogênea, hoje com extensas áreas devastadas e implantação de grandes projetos agroindustriais de exportação.


(III) Centro-Oeste.

(C) Região que teve grande importância econômica e social na produção da cana-de-açúcar, devido ao solo fértil com a presença de engenhos para a produção do açúcar mascavo e outros derivados para exportação.


(IV) Nordeste.

                                               

(D) Região que exerce atração sobre as populações de áreas menos desenvolvidas. Apesar de ser a região do país com o maior número de escolas, melhor atendimento médico-hospitalar e o mais aperfeiçoado sistema de comunicações, apresenta significativas desigualdades entre seus estados e regiões.


 (V) Norte.

 

(E) Região em que se concentra 40% da produção agrícola brasileira, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem 9,3% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é a segunda maior região em extensão territorial.

 

                           



    Assinale a alternativa que contém a associação correta.

    A
    I-A, II-D, III-E, IV-C, V-B.
    B
    I-A, II-E, III-C, IV-B, V-D.
    C
    I-B, II-A, III-E, IV-D, V-C.
    D
    I-B, II-D, III-C, IV-A, V-E.
    E
    I-D, II-E, III-A, IV-C, V-B.
    afe0c856-ff
    URCA 2016 - Geografia - Regionalização Brasileira

    “Seu dotô os nordestino têm muita gratidão
    Pelo auxílio dos sulistas nessa seca do sertão
    Mas doto uma esmola a um home qui é são
    Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”

    (Gonzaga, Luiz e DANTAS, Zé. Vozes da seca: Luiz Gonzaga e Gonzaguinha (CD). EMI, 2004.

    Considerando o trecho da canção acima e a realidade da sociedade do sertão nordestino historicamente constituído em diálogo com seca, assinale a alternativa correta.

    A
    Somente a partir do século XIX foi que o sertão nordestino se diferenciou do restante do país por conta das mudanças climáticas que passaram a redefinir sua formação territorial e cultural, em contraposição ao nordeste colonial da abundância e da ausência de secas.
    B
    A seca do Nordeste ocorre na Região da Zona da Mata, onde as temperaturas médias são bastante elevadas o ano todo e as chuvas são escassas e irregulares, com baixa umidade e ausência de rios perenes.
    C
    No sertão nordestino a seca pode durar oito meses ou se prolongar por anos, como na atualidade, quando os nordestinos se deparam com uma das maiores secas de sua história.
    D
    Semelhante ao início do século XX, atualmente, milhões de nordestinos migram todos os dias para o Sudeste e Sul, uma vez que o governo federal nos últimos anos retirou todos os programas sociais de ajuda aos flagelados da seca.
    E
    O fenômeno político conhecido como indústria da seca consiste no crescimento industrial do Nordeste desde os anos de 1960, por conta da chamada nova vocação econômica do Sertão nordestino.
    42683522-f7
    UNEMAT 2015 - Geografia - Regionalização Brasileira

    “O território mato-grossense é resultado de um conjunto de espaços geográficos moldados ao longo do processo de formação econômico-social do país, posto em prática de forma efetiva a partir do século XVIII. Isso significa dizer que a estrutura regional do Centro-Oeste relaciona-se ao contexto nacional como uma totalidade, sendo regida pela dinâmica capitalista. Essa dinâmica pode ser entendida como a crescente integração das regiões brasileiras a partir da homogeneização da economia nacional”.

    (MORENO, Gislaene; HIGA, Tereza Cristina Souza (orgs.). Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005, p. 206).

    Dentre os principais processos que estruturaram a produção do espaço da região Centro-Oeste, consideram-se fatores iniciais de apropriação da terra e de construção do espaço regional:

    A
    a mineração de ouro e as fortificações militares na fronteira com a Colônia Espanhola.
    B
    a transferência da capital de Mato Grosso de Vila Bela da Santíssima Trindade para Cuiabá e a construção da estrada de ferro até o sul de Goiás.
    C
    a pecuária extensiva para exportação via Minas Gerais e a atividade agrícola voltada para o abastecimento regional.
    D
    a internacionalização do rio Paraguai e a implantação de programas de desenvolvimento pelo Governo Federal.
    E
    a implantação da cidade de Goiânia e ocupação do sul e sudeste de Mato Grosso.
    6391ee31-70
    UPE 2021 - Geografia - Regionalização Brasileira

    A região geoeconômica do Nordeste brasileiro compreende uma área, que vai da parte leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais, incluindo Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. (...) A Zona da Mata açucareira vai do Rio Grande do Norte até a parte norte da Bahia. Nessa área, predominam as grandes propriedades agrícolas – os latifúndios –, que comumente praticam a monocultura açucareira. O cultivo da cana-de-açúcar, voltado à fabricação do açúcar para exportação, é praticado desde a época colonial.
    VESENTINI, W. Geografia 8, Ensino Médio. Sesi.
    Disponível em:<https://www.sesieducacao.com.br/cadernodigital/pdf >

    O texto permite ao leitor concluir que o autor aplicou dois princípios importantes da Geografia para redigi-lo, listados na alternativa

    A
    Localização e Extensão
    B
    Extensão e Cultivos Agrícolas
    C
    Arranjos e Causas Atuais
    D
    Dialética e Paisagismo
    E
    Localização e Dialética de Alexander von Humboldt
    22126a6d-65
    UNESP 2021 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Para a maioria dos brasileiros, a divisão regional utilizada atualmente parece sempre ter existido porque serve de base, há décadas, para a regionalização de todas as agências governamentais, empresas, associações profissionais etc. Se existem semelhanças evidentes, como em outros países do mundo, há também casos-limite e vinculações ambíguas. Isso ocorre não apenas em razão do tamanho dos estados como também porque reúnem regiões que apresentam caracteres que as aproximam mais do conjunto vizinho que do resto de seu território.

    (Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. Atlas do Brasil, 2018.)


    Caracteriza um exemplo de “caso-limite”, tal como problematizado pelos autores,

    A
    a parcela oeste do Tocantins, área que integra a região Nordeste, mas recebe investimentos diretos da região Centro-Oeste.
    B
    o litoral de São Paulo, área que integra a região Sudeste, apesar da forte cisão física provocada pela Serra do Mar.
    C
    a porção sul do Espírito Santo, área que integra a região Sudeste, mas se beneficia das políticas nordestinas de fomento.
    D
    o noroeste do Maranhão, área que integra a região Nordeste, mas está inclusa na Amazônia Legal.
    E
    o Distrito Federal, área que integra a região Centro-Oeste, apesar da dependência financeira restrita à região Sudeste.
    9d6744db-5f
    ENEM 2020 - Geografia - Geografia Econômica, Regionalização Brasileira, População brasileira, População

        É difícil imaginar que nos anos 1990, num pais com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso.

    SORJ. B. A nova sociedade brasileira. Rio do Janeiro. Jorge Zahar. 2000 (adaptado)

    Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do pais coincidiu com a priorização de que medidas?

    A
    Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais.
    B
    Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares.
    C
    Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial.
    D
    Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento cientifico nacional.
    E
    Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário.
    c389df14-fd
    UNC 2011 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Observe atentamente o mapa do Brasil.


    A dinâmica regional brasileira impulsionada pelo Sudeste fez com que surgisse uma proposta de divisão do país em três complexos regionais, conforme explicita o mapa. Sobre ela é correto afirmar, exceto:

    A
    A delimitação dos complexos regionais foi feita seguindo a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que combinou as características econômicas, naturais e demográficas e respeitou os limites político-administrativos.
    B
    O Centro-Sul, região de nº 3, considerado como o coração do Brasil, concentra a maior parte da população nacional, da produção in-dustrial e da agropecuária. 
    C
    O Nordeste, indicado pelo nº 2, abrange sub-regiões diferenciadas, como é o caso do Sertão Nordestino e da Zona da Mata, caracterizadas pela semi-aridez e pelas chuvas, respectivamente. 
    D
    O Complexo da Amazônia, nº 1, com grande biodiversidade, corresponde a fronteira de expansão da economia brasileira e por isso de grande interesse do capital nacional e internacional.
    6d5dd1bb-ff
    UECE 2019 - Geografia - Regionalização Brasileira

    No que tange às principais características que definem a geografia regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira.

    A
    A vasta extensão de suas chapadas, a pobreza do solo e a diversidade e complexidade de seus ecossistemas fazem com que a região Centro-Oeste ainda seja um ambiente intocável, com preservação do seu bioma original.
    B
    Muitas transformações acontecem na região Nordeste, em especial o desenvolvimento da atividade industrial, o crescimento de importantes áreas metropolitanas e a expansão da fronteira agrícola, com o plantio da soja e da fruticultura.
    C
    No Brasil, com exceção do Sul e Sudeste, todas as demais regiões recebem benefícios do programa de governo Bolsa Família, responsável, entre outros, pela redefinição dos fluxos migratórios no sentido periferia-centro do Território Nacional.
    D
    O rápido desenvolvimento da região Sudeste do Brasil provocou uma descentralização da sua atividade industrial, tornando estados como São Paulo e Rio de Janeiro grandes centros financeiros sem expressão produtiva manufatureira.
    d40f2eae-02
    UECE 2018 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Relacione corretamente as grandes regiões brasileiras apresentadas, a seguir, com sua recente caracterização, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

    Coluna I
    (Região)
    1. Nordeste
    2. Norte
    3. Sudeste
    4. Centro-Oeste

    Coluna II
    (Caracterização)
    ( ) A vasta extensão geográfica, sua riqueza biológica e mineral, a diversidade e complexidade de seus ecossistemas fazem com que esta região seja considerada uma região de rarefação demográfica e baixa densidade técnica.
    ( ) Corresponde à região onde está mais consolidada a implantação dos sistemas técnicos e dos fluxos acelerados da modernidade, portadora de um denso conjunto de atividades de produção e serviço.
    ( ) Com índices de crescimento econômico destacados na última década, tornou‑se visível nesta região a expansão do agronegócio, do consumo, da indústria e do turismo litorâneo, sobre um quadro social e político fortemente marcado por valores tradicionais.
    ( ) É uma região de “ocupação periférica e recente”, mas onde a rapidez da implantação dos valores modernos criam zonas e redes de operações empresariais com tecnologia de ponta na agricultura e na indústria.

    A sequência correta, de cima para baixo, é:

    A
    2, 3, 1, 4.
    B
    1, 4, 2, 3.
    C
    3, 1, 2, 4.
    D
    1, 4, 3, 2.
    d7c22b40-ff
    UNICENTRO 2018 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Com base nos conhecimentos sobre o espaço de produção brasileiro, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.



    ( ) No contexto da Revolução Tecno-Científica, o país tem estimulado a criação de centros tecnológicos voltados para a prestação de serviços, com emprego de mão de obra barata e desqualificada.


    ( ) A Região Sul apresenta o maior número de grandes propriedades patronais, com predomínio de trabalhadores volantes.

    ( ) O aumento da participação hidráulica na matriz energética está relacionado a um contexto de crise energética mundial.


    ( ) A modernização agrícola trouxe como consequência, dentre outras, a redução da concentração fundiária e do êxodo rural.


    ( ) As maiores jazidas de vento estão localizadas na Região Sudeste, fato que justifica o crescente número de usinas eólicas nos estados dessa região.



    A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

    A
    F F V F V
    B
    F V F V V
    C
    V V F V F
    D
    V F V F F
    7d359f33-ea
    IFAL 2019 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Sobre as características econômicas do território brasileiro, marque a alternativa correta sobre as características pertinentes a região norte do Brasil.

    A
    Nos últimos anos, a economia dessa região vem apresentando crescimento. Com a guerra fiscal (concessão de benefícios fiscais), uma série de indústrias se instalou nos estados dessa região para fugir da carga tributária no Sul e no Sudeste.
    B
    Além do intenso extrativismo vegetal, de produtos como látex e madeira, a região é rica em minérios e é nessa região, que está localizada a serra dos Carajás, a mais importante área de mineração do país. Essa região conta também com um polo industrial, com segmentos: eletroeletrônicos, informática, motos, entre outros.
    C
    O crescimento econômico dessa região deve se sobretudo ao bom desempenho do setor agropecuário. Na agricultura, os produtos mais importantes são algodão, o milho e, principalmente a soja. O rebanho de gado bovino dessa região responde por um terço do total do país.
    D
    Essa região responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Nessa região, estão instaladas as maiores montadoras siderúrgicas do país e conta com uma significativa produção industrial de ponta.
    E
    A agropecuária é uma atividade de grande relevância nessa região, onde a principal atividade econômica é a criação de bovinos. O setor industrial também tem grande importância com destaques para os setores automobilísticos e têxteis. Essa região conta também com um grande potencial hidrelétrico.
    90efaade-ff
    UNICENTRO 2016 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Os conhecimentos sobre as regiões brasileiras permitem afirmar:

    A
    A topografia da Região Centro-Oeste dificulta as atividades agrárias, por possuir um relevo bastante acidentado.
    B
    A Região Sul foi a que mais se beneficiou com a desconcentração econômica do país.
    C
    A Região Norte é a que possui os solos mais ricos do país, devido à sua origem vulcânica.
    D
    A Região Sudeste é a maior e a mais dinâmica.
    4ec255d2-fd
    FGV 2015 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Sobre as características da agropecuária na Região Sul do Brasil, leia as seguintes afirmações:

    I Em termos de valor da produção, a agropecuária dessa região ocupa o segundo lugar nacional, sendo superada apenas pela do Sudeste.
    II A agricultura familiar é praticada na maior parte dos estabelecimentos agropecuários da região.
    III A região concentra mais da metade dos estabelecimentos brasileiros com produção animal integrada à indústria processadora de aves e suínos.
    IV Ao contrário do que ocorre no Nordeste e no Centro Oeste, a grande maioria dos agricultores regionais não tem acesso a nenhum tipo de orientação técnica.


    É verdadeiro o que se afirma em 

    A
    I e II, apenas.
    B
    I, II e III, apenas.
    C
    III e IV, apenas.
    D
    II e IV, apenas.
    E
    I, II, III e IV.
    50998cac-fe
    UNICENTRO 2019 - Geografia - Regionalização Brasileira

    A partir da análise do mapa e dos conhecimentos sobre as regiões brasileiras, é correto afirmar:


    A
    I tem solos rasos e laterizados, relevo de cuestas e coxilhas e um clima caracterizado por duas estações bem definidas.
    B
    O alto Índice de Desenvolvimento Humano registrado em I e II é um resultado da concretização do projeto de Reforma Agrária nessas regiões.
    C
    As regiões metropolitanas sediadas em III e IV se apresentam como exemplos quanto à organização do espaço e quanto à limitação/controle da especulação imobiliária.
    D
    A floresta aciculifoliada, os solos vulcânicos e as mais elevadas amplitudes térmicas do país são encontradas em IV.
    E
    apresenta predomínio de vegetação herbácea, relevo típico de chapadas cristalinas e chuvas concentradas no inverno.
    c98ce417-fb
    UNB 2019 - Geografia - Regionalização Brasileira

    Com relação aos processos históricos, sociais e econômicos da transferência da capital da República, julgue o próximo item.


    Como a nova capital teria um papel econômico estratégico no desenvolvimento do Brasil, foi incentivada, desde a inauguração da capital, a implantação de novas indústrias na região Centro-Oeste.

            Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, nasceu de uma escolha política e se desenvolveu balizada por um modelo arquitetônico inovador, pela ruptura com o passado e com o mito do progresso.

    ML Peluso e W. Candido. Distrito Federal: paisagem,
    população e poder.São Paulo: HABRA, 2016.
    C
    Certo
    E
    Errado
    c6b5ebbd-fc
    FUVEST 2016 - Geografia - Regionalização Brasileira


    Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos de concentração de flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias.


    Sobre o tema das secas no Nordeste, é correto afirmar que

    A
    o chamado “Polígono das Secas”, abrangendo a Zona da Mata, desde a Bahia até o Maranhão, foi oficialmente demarcado nos anos 1930, no contexto da grande seca.
    B
    grandes levas de retirantes flagelados do Ceará saíam do sertão e se direcionavam ao agreste nordestino, em busca de trabalho nos canaviais, ou às capitais do Sudeste, à procura de emprego no comércio.
    C
    o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, implantado na atualidade como medida de combate à seca, resultará em desassoreamento desse canal fluvial.
    D
    a ocorrência de campos para flagelados explicase pela ausência de políticas de combate às secas, implantadas apenas em 1960 pela Sudene Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
    E
    a explicação do fenômeno de migração para as cidades como decorrente da pobreza no sertão e exclusivamente relacionada à seca é insuficiente, pois omite a lógica da concentração fundiária e suas consequências.
    0c3daabf-e7
    UEFS 2009 - Geografia - Regionalização Brasileira

    De suas amêndoas sai um óleo de grande valor energético, por isso enquadra-se hoje na categoria de cultura potencial para o programa do biodiesel. O problema é que sua extração se mantém artesanal.


    Indique a alternativa em que o produto corresponde à sub-região nordestina que o produz:

    A
    Babaçu e Meio Norte.
    B
    Carnaúba e Sertão.
    C
    Oiticica e Agreste.
    D
    Cana-de-açúcar e Zona da Mata.
    E
    Licuri e Litoral.