Questão 9d6744db-5f
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Econômica, Regionalização Brasileira, População brasileira, População

    É difícil imaginar que nos anos 1990, num pais com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso.

SORJ. B. A nova sociedade brasileira. Rio do Janeiro. Jorge Zahar. 2000 (adaptado)

Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do pais coincidiu com a priorização de que medidas?

A
Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais.
B
Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares.
C
Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial.
D
Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento cientifico nacional.
E
Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A questão apresenta abordagem transdisciplinar envolvendo Geografia da População e História Econômica recente no Brasil. O texto de apoio aborda uma séria crítica as reformas econômicas brasileiras da década de 90 e de como seus objetivos não se relacionavam diretamente com os graves problemas apresentados pelo país no período. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente as medidas criticadas. 

A) A década de 90 no Brasil foi o período de introdução de medidas neoliberais que priorizam a redução do tamanho do Estado e desta forma foi um período de grandes privatizações de empresas públicas e não de investimentos em empresas públicas e bancos estatais. 
B) O texto é claro em afirmar que as medidas governamentais não eram relacionadas a redução de desigualdades e assistência social como medidas de incentivo a habitação popular, sendo que atualmente o Brasil ainda possui grave déficit de moradias para população de baixa renda.
C) Redução de impostos para pessoas físicas até pode se relacionar indiretamente com redução de desigualdades mas para empresas de forma alguma já que gera perda de arrecadação pelo Estado e consequentemente a falta de recursos para investir em políticas sociais de melhoria de vida para população.
D) Essas medidas não possuem ação imediata para redução de desigualdades e também não foram aplicadas por nenhum governo brasileiro da década de 90.
E) Essas medidas correspondem as decisões de governos que buscavam o controle inflacionário na época como o confisco de poupança durante o governo Collor ou o Plano Real durante o governo de Itamar Franco, sendo a primeira muito mal sucedida causando graves transtornos a sociedade e a segunda correspondendo claramente as críticas do texto já que causou de fato a redução drástica da inflação porém sem que causasse benefícios sociais para a população necessitada. Alternativa correta.  

Gabarito do Professor: Letra E.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo