Questõessobre Pecuária

1
1
Foram encontradas 22 questões
a05c1e9d-67
UFPR 2021 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

A expansão das atividades agropecuárias e a ação de madeireiras e mineradoras têm ocasionado a redução dos ecossistemas brasileiros há séculos, colocando uma série de espécies vegetais sob risco de extinção. No que diz respeito a medidas que assegurem a manutenção dos ecossistemas naturais brasileiros e de sua diversidade biológica, é imprescindível que:

A
as espécies continuem vivendo nos seus ecossistemas e permaneçam como estoque genético potencial.
B
ocorra um aperfeiçoamento contínuo da legislação ambiental, adaptando-a à realidade presente.
C
as áreas de reflorestamento com espécies nativas sejam ampliadas e ecologicamente manejadas.
D
proposições mais avançadas de educação ambiental sejam estendidas para as comunidades tradicionais.
E
novas soluções tecnológicas sejam aplicadas nas áreas de preservação ambiental, para mitigar a dependência de processos ecológicos.
1a38b7ab-06
UNICENTRO 2015 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

Na pecuária, o método conhecido como manejo diferenciado inclui medidas simples, como a retirada do gado do pasto por um período até que o capim cresça e permita seu retorno. Além de conter o avanço dos animais para novas áreas, a prática fornece a engorda do gado. Ainda, o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem a seleção para corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse tipo de pecuária.

A
Pecuária de espaços semiáridos.
B
Pecuária extensiva.
C
Pecuária intensiva.
D
Pecuária nômade.
E
Pecuária ultraextensiva.
ffab4f7a-ef
CÁSPER LÍBERO 2017 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que, no período entre 1990 e 2015, houve um avanço no desmatamento, e que o principal motivo disso seria o agronegócio. Segundo documento publicado pelo organismo, no caso do Brasil, cerca de 80% do desmatamento é atribuído à expansão de áreas para pastagem. A Pesquisa da Pecuária realizada pelo IBGE aponta a grande expansão dessa atividade no período entre 1991 e 2005, especialmente nos estados que integram a Amazônia Legal, como pode ser observado na tabela a seguir:



De acordo com as informações disponíveis na tabela em relação ao período entre 1991 e 2015, é correto afirmar:

A
Em Rondônia, houve o maior crescimento do rebanho em valor absoluto.
B
Em Tocantins, houve um crescimento de 190% no rebanho.
C
No Amapá, houve redução no rebanho.
D
Em Roraima, houve crescimento de 50% no rebanho.
E
Em Mato Grosso, ocorreu maior crescimento em valor absoluto.
de491725-b8
UECE 2013 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

A peculiaridade da pecuária sertaneja no Brasil do século XVIII esteve ligada principalmente às relações de trabalho nela estabelecidas. Acerca dessas relações, é correto afirmar-se que

A
predominava o trabalho escravo em larga escala, semelhante ao sistema aplicado nos grandes engenhos de açúcar.
B
havia predominância do trabalho de negros libertos, mestiços livres, brancos pobres e, em pequena escala, escravos africanos.
C
a mão de obra negra e escrava na pecuária era maioria em relação a outros trabalhadores, mas diferenciava-se pelo fato de o trabalho ser mais brando.
D
nas fazendas de gado, o percentual de livres e escravos era em torno de cinquenta por cento para cada categoria, uma vez que era um trabalho que exigia um grande número de trabalhadores.
a6dbdd7d-f4
CESMAC 2019 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

A criação de bovinos desempenha um papel relevante no agronegócio brasileiro, ou seja, vincula-se à cadeia produtiva da agropecuária e representa um elemento na pauta de exportações do país. Sobre esses assuntos, é correto afirmar que:

1) o agronegócio corresponde ao conjunto de atividades ligadas à agropecuária, que inclui, também, fornecedores de equipamentos e serviços à zona rural e à industrialização de seus produtos.
2) a ocupação do território nacional foi, em grande parte, consequência da expansão da área utilizada por diferentes atividades agropecuárias, como, por exemplo, a pecuária bovina, no Nordeste brasileiro.
3) a cadeia da carne bovina destaca-se no contexto da economia rural brasileira, ocupando vasta área do território nacional e respondendo pela geração de emprego e renda de milhões de trabalhadores brasileiros.
4) as atividades de gerenciamento na pecuária de corte se relacionam diretamente com os processos de planejamento, organização, direção, mas não há necessidade do controle das atividades de manejo reprodutivo e, sim, dos aspectos nutricional e sanitário dos rebanhos.
5) as grandes transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas decorrentes da globalização aumentaram a complexidade da atividade agropecuária, mas, paradoxalmente, não interferiram nos processos de tomada de decisão nesse setor.

Estão corretas:

A
1 e 5 apenas.
B
2 e 4 apenas.
C
1, 2 e 3 apenas.
D
3, 4 e 5 apenas.
E
1, 2, 3, 4 e 5.
e1c49ec5-b4
Unimontes - MG 2018 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

A pecuária, no contexto da economia colonial, pode ser entendida como uma atividade fundamental na promoção da ocupação territorial do espaço brasileiro. As afirmativas abaixo estão relacionadas a essa atividade. Analise-as e assinale C para as corretas e I para as incorretas.

( ) O principal produto dessa atividade, a carne, destinava-se ao mercado interno, sendo consumida pela população nas fazendas, povoados, vilas e cidades.

( ) A pecuária foi responsável pela ocupação e povoamento da região do litoral do Nordeste, bem como do sertão e do vale do rio Amazonas.

( ) Ela teve o couro como seu único produto direcionado à exportação, embora fosse uma atividade voltada para o mercado interno.

( ) A pecuária sertaneja era uma atividade fundamentada em uma estrutura latifundiária, baseada no trabalho do escravo africano.

Você obteve a seguinte sequência CORRETA, de cima para baixo:

A
C, I, C, I.
B
C, C, I, I.
C
I, I, C, C.
D
C, C, C, C.
fe128ebf-d1
UEA 2018 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

       Principal grão do Brasil, foi introduzido no país em 1914. A partir da década de 1970, o setor registrou alto crescimento graças à migração de produtores do Sul, com o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e do uso de pesticidas. “Os preços aumentavam e os produtores do Sul não tinham terra suficiente para desenvolver. Muitos se instalaram no Cerrado, onde transformaram terras baratas, que eram inóspitas para o plantio da oleaginosa”, disse Amélio Dall’Agnol, da Embrapa.


(www.afp.com, 15.06.2019. Adaptado.)



O grão e a região brasileira que abrigou a sua primeira frente de expansão são

A
a soja e o Sudeste.
B
o milho e o Sudeste.
C
o milho e o Centro-Oeste.
D
a soja e o Centro-Oeste.
E
a soja e o Norte.
e702cc49-b0
UNICENTRO 2010 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

O processo de povoamento do Brasil apresentou características peculiares. Todavia, duas áreas com localização e características naturais diferentes tiveram na pecuária sua principal motivação.


Essas áreas foram

A
o Agreste nordestino e o leste do Paraná.
B
a Zona da Mata baiana e o Meio Norte.
C
o Oeste Paulista e o norte do Mato Grosso.
D
o Sertão nordestino e a Campanha Gaúcha.
E
o leste da Amazônia e o sul de Santa Catarina.
cc08aaf7-9c
UECE 2019 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

Sobre o grande setor agropecuário e alimentar do Brasil, é correto afirmar que

A
na divisão territorial do trabalho agropecuário, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste foram as menos atingidas pelos processos de modernização, razão pela qual ainda dependem de uma agricultura de sequeiro.
B
a soja é hoje uma das principais commodities do agronegócio brasileiro, com sua produção ocupando regiões tradicionais de plantio, no Sul do país, que se estenderam aos cerrados do Centro-Oeste e do Nordeste.
C
a modernização da agropecuária brasileira não apenas amplia os padrões de produção agrícola e industrial nas zonas rurais, mas também estabelece uma dicotomia cada vez maior entre campo e cidade.
D
no que tange à produção de alimentos para as famílias mais pobres, o advento das inovações tecnológicas e o amplo desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia fizeram o país substituir as lavouras da agricultura familiar pelas do agronegócio.
4548123a-3c
UNESP 2015 - Geografia - Agricultura tradicional, Pecuária, Agropecuária

Se, até a década de 1980, o conjunto da agropecuária nordestina permaneceu quase inalterado, a partir de então se vislumbra a ocupação de novas fronteiras pelo agronegócio globalizado, tomando alguns lugares específicos dessa região, que passam a receber vultosos investimentos de algumas importantes empresas do setor, difundindo-se a agricultura científica e o agronegócio. Existe hoje no Nordeste, assim como de resto em todo o país, uma dicotomia entre uma agricultura tradicional e uma agricultura científica, apresentando-se esta em algumas partes bem delimitadas do território nordestino, constituindo verdadeiros pontos luminosos.
(Denise Elias. “Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil”. Scripta Nova, agosto de 2006. Adaptado.)
É exemplo de espaço nordestino “luminoso”, incorporado aos circuitos produtivos globalizados do agronegócio, a região produtora de

A
soja, na Zona da Mata.
B
mandioca, na Chapada Diamantina.
C
cacau, no Agreste.
D
cana-de-açúcar, no Sertão.
E
frutas, no vale do São Francisco.
529fd091-d6
PUC - RS 2016 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

A modernização do parque industrial brasileiro e da produção agropecuária, além dos investimentos em infraestrutura nos setores de transportes, comunicações e energia, tem alterado a estrutura do mercado de trabalho no País. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:

A
A informatização pode provocar desemprego no setor bancário, mas gera novos postos de trabalho em fábricas de equipamentos (hardware) e programas (software), bem como na área de marketing
B
A mecanização no corte de cana-de-açúcar provoca desemprego para muitos boias-frias, mas aumenta a produtividade e torna a indústria mais competitiva, permitindo a criação de novos postos de trabalho em fábricas de máquinas e equipamentos.
C
Ao longo do processo de modernização, houve mudança da estrutura produtiva, fusão de empresas e nova configuração dos setores da economia nacional, dinamizando a alternância de postos de trabalho.
D
A iniciativa privada, através da concessão de exploração em diversos setores de infraestrutura, libera contingentes de trabalhadores, que são absorvidos pelo setor público.
E
O setor de robótica da indústria automobilística no Brasil restringe postos de trabalho e exige uma maior qualificação da mão de obra empregada na linha de montagem.
40ef811e-be
ENEM 2016 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais.

SILVA, J. G. O novo rural brasileiro. Revista Nova Economia, n. 1, maio 1997 (adaptado).

Essa nova forma de organização social do trabalho é denominada

A
terceirização.
B
pluriatividade.
C
agronegócio.
D
cooperativismo.
E
associativismo.
0593ce33-60
UERJ 2011, UERJ 2011, UERJ 2011 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

Os fluxos comerciais de mercadorias viabilizam a efetiva inserção de um país no espaço econômico mundial. No caso do Brasil, as exportações de produtos agropecuários constituem uma parte relevante da pauta de exportações. Observe os gráficos:


Principais destinos das exportações brasileiras do agronegócio


Adaptado de Época, 27/12/2010


Pela análise dos dados, pode-se inferir a seguinte mudança no perfil do comércio exterior do agronegócio brasileiro:

A
expansão do intercâmbio com os países ocidentais
B
priorização das vendas para os países do hemisfério sul
C
diminuição do volume de compras feitas por países emergentes
D
redução da dependência do mercado dos países desenvolvidos
531c71d0-36
CEDERJ 2016 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

A agropecuária finalizou 2015 ainda com algum fôlego. Segundo o IBGE, é o único setor que, no ano passado, apresentou taxa acumulada positiva. Apesar da baixa participação da agropecuária no PIB, o agronegócio é extremamente relevante para as exportações do Brasil, representando, em 2015, parcela de 46,2% do valor total exportado. Em apenas 14 anos, o setor obteve ganho de cem milhões de toneladas.

ROCHA, D.; LOPES, I. Agronegócio em risco. O Globo. 23 mar. 2016, p. 13. Adaptado.

No período indicado, o avanço do agronegócio decorreu, principalmente, do fator

A
aprimoramento da mão de obra.
B
parcelamento de áreas cultivadas.
C
desvalorização do dólar comercial.
D
elevação do nível de produtividade.
fb2c22d1-3b
USP 2014 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

Considere os mapas sobre a produção de leite no Brasil.


              

                                                                  IBGE Atlas do Espaço Rural Brasileiro,2011.


Com base nos mapas e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a produção de leite no Brasil, no período retratado,


A
cresceu na região Nordeste, devido à substituição das plantações de algodão, na Zona da Mata, pelos rebanhos leiteiros.
B
avançou em direção aos estados do Norte e do Centro-Oeste, em função da predominância, nessas regiões, de climas mais secos.
C
consolidou a hegemonia de Minas Gerais, graças à alta produtividade alcançada com o melhoramento genético dos rebanhos no Vale do Jequitinhonha.
D
aumentou, tanto em quantidade produzida quanto em número de estados produtores, graças, em grande parte, ao crescimento do consumo interno.
E
abarcou todo o território nacional, excetuando-se os estados recobertos pela floresta amazônica, devido à presença de unidades de conservação.
e076e4db-e4
UFGD 2010 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

Observe a foto apresentada a seguir. Publicada na revista Nature em sua edição de Julho de 2010, sob o título de "The Global Farm" (A Fazenda Global), ela faz referência à dinâmica agrícola brasileira e seu papel na economia mundial. Sobre essa dinâmica, assinale a alternativa correta.

imagem-019.jpg

A
O processo de interiorização da produção agropecuária e, mais recentemente, do setor sucroalcooleiro, fez surgir no Centro-oeste brasileiro uma paisagem antropizada. No entanto, devido a práticas conservacionistas, manteve-se a biodiversidade, a qualidade dos mananciais de superfície e as características dos climas locais.
B
O Cerrado deu lugar a atividades econômicas intensivas cujas bases estão na exportação de commodities. Hoje se sabe que mais de 55% da área de Cerrado foi destruída em função desse modelo de produção. O que ainda existe do bioma apresenta-se como corredores contínuos, havendo pouca influência governamental na conservação e preservação dessas áreas.
C
O crescimento do plantio de cana-de-açúcar no Centro-Oeste, nas áreas destinadas até então à agropecuária, visa ao aumento da produção de açúcar para exportação, isso para o atendimento de demandas mundiais que têm crescido continuamente na última década.
D
Hoje existe uma preocupação mundial no que diz respeito ao avanço da fronteira agrícola brasileira sobre o bioma amazônico. Essa preocupação reside no fato de que o modelo de produção brasileiro atual prioriza a exportação de commodities, grandes latifúndios e a mecanização intensiva.
E
O Brasil no século XXI terá papel fundamental na produção de alimentos em escala global. A produção de alimentos em larga escala e de maneira diversificada se deve ao padrão fundiário predominante nas áreas de Cerrado e ao modelo agrícola que prima pela diversidade da produção.
612c0fe7-17
CEDERJ 2012 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

BRASIL: REBANHO BOVINO

Imagem 030.jpg

A análise do quantitativo do rebanho bovino demonstra que a maior concentração desse rebanho está localizada na seguinte porção do território brasileiro:

A
Nordeste.
B
Centro-Sul.
C
Amazônia Oriental.
D
Amazônia Ocidental.
86110f83-bb
UNCISAL 2013 - Geografia - Agricultura tradicional, Pecuária, Agropecuária

De acordo com o gráfico, o século XXI apresenta uma diminuição significativa da área desmatada em relação às duas últimas décadas do século XX. Apesar da diminuição, o desmatamento na Amazônia continua acontecendo devido, principalmente,

O gráfico apresenta a evolução da área desmatada na Amazônia do início de 1988 ao início de 2013.

imagem-006.jpg
A
à retirada de madeira para fazer carvão.
B
à expansão do turismo na região e abertura de novas indústrias.
C
ao avanço da pecuária e ao plantio de soja.
D
à exportação de produtos amazônicos como fibras e óleos
E
às queimadas feitas pelos povos indígenas da região.
d16f56be-16
UNB 2013 - Geografia - Agricultura tradicional, Pecuária, Agropecuária

A respeito das características físicas da região Centro-Oeste do Brasil, julgue os itens subsequentes.

Na região Centro-Oeste, a expansão da fronteira agropecuária, nas últimas décadas, tem acarretado graves problemas ambientais, tais como: fragmentação de hábitats, desmatamento, erosão, contaminação dos recursos hídricos e poluição atmosférica.

C
Certo
E
Errado
ac76d63a-6f
UEPB 2008 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária, Questão Fundiária

Imagem 014.jpg

Identifique, entre as proposições que tratam do fragmento do poema acima, aquela que NÃO condiz com o tema abordado.

A
A redução da população rural está ligada à concentração fundiária e à penetração do capital industrial e financeiro no campo.
B
As grandes metrópoles exercem um fascínio no homem rural, oferecendo, ilusoriamente, vida mais fácil e progresso social, contrapondo- se a uma vida miserável no campo em minifúndios de baixa produtividade.
C
A partir da segunda metade da década de 1990, parte da população rural se estabilizou e observou-se um pequeno aumento em algumas regiões, tendo em vista programas de Reforma Agrária, oferta de empregos rurais não-agrícolas em hotéis fazenda, spas, pague-e-pesque, pousadas e no entorno de parques e reservas ecológicas.
D
O Desenvolvimento da agroecologia em áreas degradadas pelo uso de monoculturas de exportação e pela prática da pecuária intensiva tem fixado o homem no campo.
E
O histórico processo de concentração de terras, a modernização da agricultura e a baixa oferta de empregos em diversas regiões agrícolas são as principais causas dos movimentos migratórios do campo para a cidade.