Questão a05c1e9d-67
Prova:UFPR 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

A expansão das atividades agropecuárias e a ação de madeireiras e mineradoras têm ocasionado a redução dos ecossistemas brasileiros há séculos, colocando uma série de espécies vegetais sob risco de extinção. No que diz respeito a medidas que assegurem a manutenção dos ecossistemas naturais brasileiros e de sua diversidade biológica, é imprescindível que:

A
as espécies continuem vivendo nos seus ecossistemas e permaneçam como estoque genético potencial.
B
ocorra um aperfeiçoamento contínuo da legislação ambiental, adaptando-a à realidade presente.
C
as áreas de reflorestamento com espécies nativas sejam ampliadas e ecologicamente manejadas.
D
proposições mais avançadas de educação ambiental sejam estendidas para as comunidades tradicionais.
E
novas soluções tecnológicas sejam aplicadas nas áreas de preservação ambiental, para mitigar a dependência de processos ecológicos.

Gabarito comentado

Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima tem como tema os impactos ambientais das atividades agropecuárias e das ações de madeireiras e mineradoras, que nos últimos anos, tem conseguindo uma grande expansão em sua capacidade produtiva aqui no Brasil.

Na questão, é solicitado para o candidato que assinale a alternativa que indique uma solução ou uma medida que assegure a manutenção dos ecossistemas naturais brasileiros e de sua biodiversidade biológica.
Explicado o que a questão pede, vamos então fazer a análise das alternativas abaixo:

Letra A - Correta, pois pensar em manutenção dos ecossistemas, implica em adotar medidas de preservação e cuidado com as espécies vegetais desses ambientes. Nesse sentido, podem ser implantadas de áreas de preservação permanentes (APP), corredores ecológicos, que são práticas que mantém a vegetação e sua biodiversidade intactas e protegidas de qualquer ação antrópica ou atividade econômica predatória.
Letra B - Incorreta, pois falar em aperfeiçoamento da legislação ambiental, implica em alterar leis e códigos florestais que dizem respeito as leis gerais sobre a ocupação e exploração de vegetações nativas. Como a realidade presente aponta que essas atividades predatórias estão em expansão em sua capacidade produtiva, as leis seriam alteradas para manter a produtividade dessas atividades econômicas, o que levaria a uma maior devastação de biomas e ecossistemas brasileiros.

Letra C - Incorreta, pois reflorestar significa replantar espécies nativas após a sua derrubada para o desenvolvimento de atividades econômicas. Como estamos falando de manutenção de espécies vegetais, precisamos pensar em práticas que mantenham a vegetação intacta e sem qualquer tipo de exploração predatória, prática que não corresponde ao reflorestamento.

Letra D - Incorreta, pois práticas e ensinamentos de educação ambiental deveriam ser aplicados a quem promove o desmatamento e a destruição desses ecossistemas, como grandes madeireiros, poderosos latifundiários e empresários desses ramos produtivos. Além disso, as comunidades tradicionais são reconhecidas por suas práticas sustentáveis nos ecossistemas e pelas suas relações de pertencimento com a natureza.

Letra E - Incorreta, pois independente dos avanços tecnológicos seja no manejo, nas ações de monitoramento, fiscalização e preservação de ecossistemas, pensar em uma mitigação (diminuição) da dependência de processos ecológicos é inviável, pois o homem, em suas ações predatórias, é capaz de alterar ciclos como o da água, o de carbono, que são alguns dos processos fundamentais para o equilíbrio da natureza.

Gabarito do Professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo