Questõesde UECE sobre Meio Ambiente na Geografia

1
1
1
Foram encontradas 47 questões
6bc2512e-75
UECE 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

“O sistema clima urbano – SCU visa compreender a organização climática peculiar da cidade e, como tal, é centrado essencialmente na atmosfera que, assim, é encarada como operador. Toda a ação ecológica natural e as associações aos fenômenos da urbanização constituem o conjunto complexo sobre o qual o operador age.”

Monteiro. C. A.F. Teoria e clima urbano.

Mendonça, F.; Monteiro, C. A. F. Clima Urbano. São Paulo.

Contexto. 2009.p.21.


As cidades têm sido cada vez mais um lugar onde a interação entre a sociedade e a natureza têm suscitado diversos tipos de conflito, com repercussões que levam à degradação ambiental de forma espacial e temporal.

Considerando a questão climática e a degradação ambiental nas áreas urbanas, é correto afirmar que

A
inundações, enchentes, poluição atmosférica e ilhas de calor são elementos de destaque nos climas urbanos. A gênese desses processos está ligada a aspectos termodinâmicos, físicoquímicos e hidrometeóricos: contudo, esta análise climatológica não favorece o estudo das problemáticas socioambientais urbanas.
B
a preocupação com a problemática da qualidade ambiental nas áreas urbanas e os primeiros estudos relacionados ao clima urbano no Brasil tiveram início entre os anos 1950 e 1960, com a intensificação do processo de urbanização.
C
se tem observado, nos últimos 50 anos, que o estado de equilíbrio e estabilidade na atmosfera urbana estão se consolidando em função do dinâmico e coerente crescimento do espaço urbano, sobretudo nas áreas densamente urbanizadas. 
D
é possível concluir, a partir de uma análise ecológica do sistema urbano, que não há como estabelecer uma relação de interação entre o clima e elementos bióticos e socioculturais responsáveis pela qualidade de vida da população.
ffedb7b0-58
UECE 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

A erosão costeira no estado do Ceará é um fenômeno preocupante que tem afetado algumas áreas ao longo do tempo, como se observa nos municípios de Caucaia e Fortaleza. Este processo tem provocando diversos prejuízos ambientais e socioeconômicos. Dentre as causas desse fenômeno encontram-se

A
a redução do turismo e o excesso de chuvas nas áreas oceânicas.
B
a redução da temperatura dos oceanos e o trânsito de embarcações pesqueiras na zona costeira. 
C
o excesso de sedimentos arenosos e os processos de progradação.
D
a construção de barragens e a retirada de areia para atividades antrópicas.
e4749e40-0b
UECE 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Nas áreas mais densamente urbanizadas, é comum a ocorrência de um fenômeno complexo conhecido como ilha de calor, que ocorre, dentre outros fatores, pela absorção do calor, por mais tempo, dos materiais utilizados pela construção civil, além da contribuição da circulação de carros, ônibus e caminhões.

Considerando a relação entre a cidade, o clima urbano, as ilhas de calor e a vegetação nas áreas urbanas, analise as seguintes afirmações:

I. De maneira geral, a vegetação pode melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas, porque absorve o CO2 e o devolve para a atmosfera.
II. As cidades podem ser consideradas lugares de efetiva interação entre o homem e a natureza, pela concentração da população socialmente estruturada e pela forma como o espaço é produzido.
III. As ilhas de calor apresentam características particulares atreladas ao momento e à intensidade de sua ocorrência, por isso podem variar de acordo com cada cidade.
IV. As temperaturas do ar nas áreas urbanas são mais elevadas em consequência da alta absorção do calor do Sol.

Está correto somente o que se afirmar em 

A
I, II e III.
B
I, III e IV.
C
I, II e IV.
D
II, III e IV.
6d454383-ff
UECE 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

As mudanças climáticas no planeta Terra podem ser causadas por fenômenos naturais que provocam alterações em diversas escalas e tempos geológicos e por impactos ocasionados pela ação humana, que também têm alterado o clima no planeta. Numere as definições dos fenômenos climáticos que causam impacto na sociedade, abaixo apresentadas, de acordo com a seguinte indicação:


1. Chuva ácida;
2. Aquecimento global;
3. Efeito estufa;
4. Ilha de calor.


( ) Consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre nas partículas de gases de água em suspensão na atmosfera, evitando que a maior parte desse calor se perca no espaço exterior.

( ) Resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com áreas vizinhas.

( ) Trata-se do aumento da temperatura do planeta em decorrência do desequilíbrio da composição atmosférica causado pela emissão de certos gases que têm capacidade de absorver calor, provocando aumento do nível do mar e causando prejuízo na produtividade agrícola, entre outros impactos socioambientais.

( ) É um fenômeno provocado pela elevação anormal dos níveis de acidez da atmosfera, em consequência do lançamento de poluentes produzidos, sobretudo por atividades urbanoindustriais.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
2, 3, 4, 1.
B
1, 4, 2, 3.
C
2, 3, 1, 4.
D
3, 4, 2, 1.
d4131099-02
UECE 2018 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Considerando a relação entre urbanização e clima urbano, assinale a afirmação verdadeira.

A
O fenômeno conhecido como inversão térmica, nas grandes cidades, costuma acontecer no verão, quando uma camada de ar frio rompe e dissipa as ilhas de calor geradas pelo trânsito e pela verticalização das construções.
B
Ao contrário dos mitos difundidos pela mídia, a supressão da vegetação não tem papel importante para o maior ou menor aquecimento em áreas urbanas densamente construídas.
C
As condições climáticas existentes nas grandes cidades não são diferentes das áreas rurais circunvizinhas, em especial porque os ventos de superfície dissipam as ilhas de calor urbanas para amplos perímetros das regiões metropolitanas.
D
O relevo, o uso e a ocupação do solo, e os condicionantes ambientais urbanos são fundamentais para caracterizar diferenças térmicas existentes no interior de uma cidade.
de13ad9f-b8
UECE 2013 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Em se tratando do meio ambiente e da conservação e/ou degradação dos recursos naturais, é verdadeiro afirmar-se que

A
conservação e preservação são termos sinônimos e presumem a não utilização dos recursos naturais disponíveis em uma região.
B
a degradação da biodiversidade e dos demais recursos naturais renováveis, em ambientes semiáridos e subúmidos secos, conduz à expansão da desertificação.
C
o domínio das caatingas é muito pouco utilizado como fonte produtora de energia e não integra a matriz energética da região semiárida.
D
os enclaves úmidos de florestas ombrófilas do domínio morfoclimático das caatingas são bem preservados e têm muito baixa utilização agrícola.
de10ce9b-b8
UECE 2013 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Com referência às ações erosivas na superfície da Terra, assinale a afirmação correta.

A
As ações erosivas pluviais são mais eficazes, em função da alta densidade da cobertura vegetal e da existência de relevos com baixas declividades.
B
Nos climas secos ou semiáridos, há ação predominante do intemperismo químico que decompõe os minerais constituintes das rochas.
C
Nos climas úmidos, a evolução da superfície terrestre decorre da primazia do intemperismo físico e do baixo entalhe dos vales pela rede de drenagem.
D
Nas ações fluviais, quanto maiores forem o volume da água e a velocidade do escoamento, maior será a capacidade dos rios de escavar os seus vales.
de0420f7-b8
UECE 2013 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Aquecimento global

Ao processo de aumento do nível do mar, motivado por diminuição das áreas cobertas por geleiras, em face das fases de aquecimento global, dá-se a denominação de

A
transgressão marinha.
B
eustatismo negativo.
C
glaciação.
D
tectonismo.
65752089-b9
UECE 2016 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Mudanças climáticas

Os impactos das mudanças climáticas podem ser devastadores para o homem. No Brasil, os efeitos desse processo global podem provocar

A

uma redução de 4 a 8 °C na temperatura média da região Norte.

B
no Nordeste, uma tendência à aridização, com redução das chuvas no semiárido.
C
um aumento generalizado das precipitações, em todo o País, seguido da queda das temperaturas médias.
D
um recuo da linha de costa no Nordeste, na ordem de mais de 250 m, expondo partes da plataforma continental.
656930da-b9
UECE 2016 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Atente ao trecho da música Sobradinho, de Sá e Guarabira: “O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar”.
Sá e Guarabira. Sobradinho.
Os barramentos são obras importantes para geração de energia, armazenamento de água e transposição hidráulica de bacias. Contudo, são obras de engenharia com impactos ambientais e sociais significativos. Dentre os impactos dessas obras na Bacia do São Francisco, está a

A
inundação da cidade antiga de Jaguaribara pelas águas do Açude Castanhão.
B
perda de parte das terras dos municípios de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Remanso, em virtude da construção da Barragem de Sobradinho.
C
reprodução demasiada de várias espécies de peixe e o consequente aumento destes nos reservatórios e na região estuarina do São Francisco.
D
diminuição da vazão do rio, que afetou as terras indígenas de Paquiçamba.
e6be8dd4-b9
UECE 2015 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Os movimentos de massa são um importante agente do meio físico, responsável pelo processo de evolução das vertentes e, consequentemente, da superfície como um todo. Considerando esses movimentos, analise as afirmações abaixo.

I. Solifluxão corresponde aos movimentos coletivos do regolito quando este se encontra saturado de água. Ocorre quando a presença de uma camada impermeável do regolito impede a penetração da água, provocando a concentração e saturando a camada sobrejacente.

II. Creep e escoamento difuso são os principais processos que explicam a convexidade das encostas. O reflexo do rastejamento é observado na curvatura de árvores, postes inclinados e pequenos terraços ao longo das encostas.

III. Corrida de lama ou mudflow são formas rápidas de escoamento de fluidos viscosos, com ou sem uma superfície definida de movimentação. De caráter hidrodinâmico, são ocasionadas pela perda de atrito interno, em virtude da destruição da estrutura, em presença de excesso de água.

Está correto o que se afirma em

A
I e II apenas.
B
I e III apenas.
C
II e III apenas.
D
I, II e III.
ca246a6b-b8
UECE 2014 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

As chuvas intensas provocam alagamentos naturais que podem ser habituais e até mesmo previsíveis, de acordo com os respectivos regimes hidrometeorológicos de cada lugar. Contudo, esses fenômenos transformam-se em desastres com graves impactos quando

A
atingem áreas urbanas e provocam sérias consequências ambientais, sociais, politicas e econômicas.
B
provocam apenas consequências ambientais nas áreas afetadas por deslizamentos.
C
atingem apenas grandes áreas no oceano, provocando tempestades e prejudicando a atividade pesqueira.
D
ocorrem apenas nas áreas urbanas onde há encostas que podem sofrer solifluxão.
86818ab5-c6
UECE 2013 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura ‒ Plano ABC ‒ é um dos planos setoriais do Governo Federal que têm, dentre as suas ações e programas,

A
a recuperação de pastagens degradadas e a integração entre lavoura, pecuária e floresta.
B
o sistema de plantio direto e a redução das áreas de floresta para aumentar a produção de grãos.
C
o aumento das florestas plantadas e a redução gradativa das áreas de soja na região Centro-Oeste.
D
a adaptação às mudanças climáticas, reduzindo as áreas de floresta e aumentando as áreas de cana-de-açúcar para fabricação de etanol.
866e675c-c6
UECE 2013 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Sobre o problema de degradação do meio ambiente, pode-se afirmar corretamente que

A
a degradação dos vegetais não tende a interferir no ciclo hidrológico.
B
as perdas de matéria orgânica nos solos ocorrem, principalmente, nos horizontes subsuperficiais em contato com a rocha matriz.
C
a capacidade de reserva de água no solo, ou disponibilidade hídrica, independe da vegetação.
D
com o desmatamento, há aceleração do escoamento superficial e remoção dos horizontes superficiais dos solos.
fef81bc0-b9
UECE 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Leia atentamente o seguinte texto:


“As marcas de pneus na terra cor de sangue são profundas e recentes. Tainaky Tenetehar desce da moto para conferir. “De hoje de manhã”, diz ele com a segurança de rastreador veterano sintonizado com quaisquer sinais de movimento humano nessas fronteiras sem lei. Pelo binóculo, ele sonda a savana queimada na morraria bruxuleante que segue até uma crista coroada de árvores ao longe. Nessa que é uma das fronteiras mais disputadas do Brasil – em que o solo desmatado empurra a floresta de crescimento antigo e terrenos privados adentram as fronteiras de terras indígenas –, as marcas de pneus só podem ter um significado”.

Fonte: National Geographic Brasil, 19 de set. de 2018.

Disponível em httpshttps://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura


Considerando o excerto acima, é correto dizer que

A
garimpeiros, fazendeiros e madeireiros avançam floresta amazônica adentro, em ritmo sustentável, junto aos povos indígenas urbanizados.
B
na fronteira mais disputada do Brasil, o avanço do garimpo, da exploração ilegal da madeira, da grilagem de terras e das queimadas ameaça a existência de povos indígenas isolados.
C
o projeto de desenvolvimento econômico atual da região em questão visa impedir o estabelecimento de novas áreas de garimpo e de exploração da madeira.
D
as marcas dos pneus significam o avanço do extrativismo e da exploração mineral sustentáveis, em comunhão e harmonia com os povos da floresta.
fefc3988-b9
UECE 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir a respeito da importância dos oceanos e de sua poluição global, por resíduos sólidos, em função do destino inadequado dos resíduos provenientes das diferentes sociedades ao redor do mundo.


( ) A expansão de um novo estilo de vida da sociedade de consumo foi celebrada nos EUA durante as décadas de 1940, 1950 e 1960 e foi fortemente baseada no consumo do plástico descartável, isto é, objetos para serem consumidos uma única vez e depois descartados.

( ) A maior parte do lixo oceânico não vem dos navios, mas é descartada em terra e nas margens dos rios no continente, principalmente na Ásia. Não está claro quanto tempo leva para esse plástico se desintegrar por completo em suas moléculas constituintes. As estimativas variam de 450 anos a um tempo indefinido.

( ) As sociedades urbano-industriais de consumo em massa fizeram com que o consumo de plástico se estabilizasse nas últimas décadas do séc. XX e impediram sua destinação inadequada nos oceanos, fato que se comprova pela diminuição das micropartículas encontradas nos mares atualmente.

( ) A questão do plástico nos mares não é tão complexa quanto a das mudanças climáticas globais, pois ninguém nega a existência de excesso de lixo nos oceanos, por ser um fato visível. Não se trata de um problema para o qual não há solução, uma vez que se trata de como recolher o lixo e dar um destino adequado a ele.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A
F, V, F, V.
B
F, F, V, F.
C
V, F, V, F.
D
V, V, F, V.
fee67a4d-b9
UECE 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

“A degradação de recursos naturais incorre em perda das características desejáveis dos recursos. A perda de produtividade na produção de mercadorias, tais como madeira e carne bovina, representa uma forma óbvia de degradação, assim como declínios em indicadores de produção em potencial, tais como a fertilidade do solo e o volume de madeira. No contexto da Amazônia, a forma mais importante de degradação é a perda da renda em potencial dos serviços ambientais, tais como a manutenção de biodiversidade (FEARNSIDE, 1999), a ciclagem de água (FEARNSIDE, 2004) e o armazenamento de carbono (FEARNSIDE; BARBOSA, 2003). ”

Fearnside, P.M. 2009. Degradação dos recursos naturais na Amazônia brasileira: Implicações para o uso de sistemas agroflorestais. In: R. Porro (ed.) Alternativa Agroflorestal na Amazônia em Transformação. World Agroforestry Centre (ICRAF) & EMBRAPA Amazônia Oriental, Belém, Pará.


Considerando a temática do trecho acima, que trata da degradação ambiental no contexto da Amazônia brasileira, atente para as seguintes afirmações:

I. Os sistemas agroflorestais (SAFs) são importantes para pequenos agricultores, por serem formas de produção mais sustentáveis e ambientalmente menos danosas do que a pastagem na região.

II. O desmatamento é a forma mais óbvia de degradação na Amazônia; além do desmatamento, há degradação significativa através de fogos de superfície, especialmente em anos de El Niño.

III. A exploração de madeireira, além de causar degradação direta da floresta por remoção de biomassa, também aumenta a vulnerabilidade da floresta a incêndios.


É correto o que se afirma em

A
II e III apenas.
B
I e II apenas.
C
I, II e III.
D
I e III apenas.
fee279e1-b9
UECE 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

O conceito de desertificação está associado à degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, que ocorrem como a síntese das variações climáticas, ao longo do tempo e das atividades humanas relacionadas aos processos de uso e ocupação. Sobre esse processo, no Ceará, é correto afirmar que

A
do ponto de vista socioeconômico e ambiental, não ocorreram migrações de populações para os centros urbanos.
B
dentre suas causas estão fatores como o uso intensivo do solo na agricultura e o extrativismo de madeira.
C
sinais evidentes de erosão laminar, sulcos e voçorocas são indicadores de recuperação espontânea de áreas em processo de desertificação.
D
dentre os municípios cearenses que apresentam áreas com avançado processo de desertificação estão Jaguaribe, Jaguaretama e Aratuba.
fed0dd4b-b9
UECE 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

“O conjunto de ações produzidas pelas atividades humanas ao explorar os recursos hídricos para expandir o desenvolvimento econômico e fazer frente às demandas industriais e agrícolas e a expansão e crescimento da população e das áreas urbanas foi se tornando complexo ao longo da história da humanidade. ”

Tundisi, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos. Rima. 2005. p. 35.


Considerando as formas de uso dos solos e o desmatamento, é correto afirmar que, dentre os impactos nos recursos hídricos e ecossistemas aquáticos, encontra(m)-se

A
o aumento da poluição atmosférica e das queimadas.
B
a diminuição do material em suspensão nos cursos fluviais.
C
a diminuição da turbidez e aumento da poluição dos recursos hídricos.
D
mudanças na drenagem e redução da recarga dos aquíferos subterrâneos.
6bb16bca-b9
UECE 2014 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia

“É evidente que o Conservacionismo numa área subdesenvolvida e dotada de elevadas taxas demográficas encontra obstáculos, às vezes, intransponíveis. O próprio grau de dependência funcional, de que são possuidores os constituintes da biosfera, representa empecilho imediato.”

SOUZA, Marcos José Nogueira de. Subsídios para uma Política Conservacionista dos Recursos Naturais Renováveis do Ceará. p. 81. Terra Livre 5. O Espaço em questão. AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros. Ed. Marco Zero. 1988.


Considerando o excerto, assinale a única alternativa que apresenta elementos para uma política de conservação da natureza.

A

Construção de açudes e adutoras como suporte às atividades industriais e agroindustriais.

B

Monitoramento de efluentes, exploração dos solos argilosos e abertura de novas áreas de pastagem.

C

Retirada da vegetação ciliar no bioma da caatinga e construção de barragens subterrâneas.

D

Manejo dos solos, proteção das áreas de nascentes e controle do desmatamento.