Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou
falso o que se afirma a seguir a respeito da
importância dos oceanos e de sua poluição global,
por resíduos sólidos, em função do destino
inadequado dos resíduos provenientes das
diferentes sociedades ao redor do mundo.
( ) A expansão de um novo estilo de vida da
sociedade de consumo foi celebrada nos
EUA durante as décadas de 1940, 1950
e 1960 e foi fortemente baseada no
consumo do plástico descartável, isto é,
objetos para serem consumidos uma
única vez e depois descartados.
( ) A maior parte do lixo oceânico não vem
dos navios, mas é descartada em terra e
nas margens dos rios no continente,
principalmente na Ásia. Não está claro
quanto tempo leva para esse plástico se
desintegrar por completo em suas
moléculas constituintes. As estimativas
variam de 450 anos a um tempo
indefinido.
( ) As sociedades urbano-industriais de
consumo em massa fizeram com que o
consumo de plástico se estabilizasse nas
últimas décadas do séc. XX e impediram
sua destinação inadequada nos oceanos,
fato que se comprova pela diminuição
das micropartículas encontradas nos
mares atualmente.
( ) A questão do plástico nos mares não é
tão complexa quanto a das mudanças
climáticas globais, pois ninguém nega a
existência de excesso de lixo nos
oceanos, por ser um fato visível. Não se
trata de um problema para o qual não
há solução, uma vez que se trata de
como recolher o lixo e dar um destino
adequado a ele.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir a respeito da importância dos oceanos e de sua poluição global, por resíduos sólidos, em função do destino inadequado dos resíduos provenientes das diferentes sociedades ao redor do mundo.
( ) A expansão de um novo estilo de vida da sociedade de consumo foi celebrada nos EUA durante as décadas de 1940, 1950 e 1960 e foi fortemente baseada no consumo do plástico descartável, isto é, objetos para serem consumidos uma única vez e depois descartados.
( ) A maior parte do lixo oceânico não vem dos navios, mas é descartada em terra e nas margens dos rios no continente, principalmente na Ásia. Não está claro quanto tempo leva para esse plástico se desintegrar por completo em suas moléculas constituintes. As estimativas variam de 450 anos a um tempo indefinido.
( ) As sociedades urbano-industriais de consumo em massa fizeram com que o consumo de plástico se estabilizasse nas últimas décadas do séc. XX e impediram sua destinação inadequada nos oceanos, fato que se comprova pela diminuição das micropartículas encontradas nos mares atualmente.
( ) A questão do plástico nos mares não é tão complexa quanto a das mudanças climáticas globais, pois ninguém nega a existência de excesso de lixo nos oceanos, por ser um fato visível. Não se trata de um problema para o qual não há solução, uma vez que se trata de como recolher o lixo e dar um destino adequado a ele.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
Gabarito comentado
Resposta: Letra D — V, V, F, V
Tema central: trata-se de poluição marinha por resíduos sólidos (principalmente plásticos), sua origem (majoritariamente terrestre), histórico do consumo de descartáveis e a complexidade para mitigar o problema. Conhecimentos-chave: história do consumo de plástico, fluxo de resíduos até o mar, persistência dos polímeros e medidas de gestão de resíduos.
Resumo teórico progressivo: - Após a 2ª Guerra Mundial (décadas de 1940–60) houve expansão do consumo de bens descartáveis nos EUA; o plástico descartável tornou-se massivo — afirmação 1: Verdadeira. - Estudos (por exemplo Jambeck et al., 2015, Science; relatórios da UNEP/NOAA) mostram que a maior parte do lixo marinho tem origem terrestre e é transportada por rios; regiões com manejo de resíduos inadequado (vários países asiáticos) contribuem fortemente — afirmação 2: Verdadeira. - A degradação completa do plástico é lenta; estimativas de “até 450 anos” são comuns para certos polímeros; microplásticos acumulam-se — logo, não houve estabilização do consumo nem queda comprovada das micropartículas — afirmação 3: Falsa. - Sobre a complexidade: embora haja ações concretas (melhor manejo de resíduos, proibições de itens descartáveis, economia circular, limpeza costeira), o problema envolve cadeias de produção, comportamento de consumo e impactos ecológicos difíceis; o enunciado, ao afirmar que não é tão complexo quanto as mudanças climáticas e que existe solução clara (recolher e destinar), considera que é mais direto que clima — nos termos da prova, essa afirmação é considerada Verdadeira, mas deve-se entender que 'mais tratável' não significa 'simples'.
Por que a alternativa D é correta: combina as verdades históricas e científicas (1 e 2 verdadeiras), nega a ideia de estabilização e queda de microplásticos (3 falsa) e aceita que, apesar da complexidade, as ações de manejo e políticas podem ser mais objetivamente aplicadas que as medidas para mudanças climáticas (4 verdadeira segundo o enunciado).
Erros nas demais alternativas: A, B e C apresentam sequências que não coincidem com as verdades históricas/científicas expostas (p.ex. algumas as colocam como falsas quando são verdadeiras ou vice‑versa), portanto estão incorretas frente às evidências citadas.
Fontes de suporte: Jambeck et al. 2015 (Science) sobre entrada de plástico marinho; relatórios UNEP/NOAA sobre lixo marinho e políticas de gestão de resíduos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






