Questõessobre Meio Ambiente na Geografia

1
1
Foram encontradas 530 questões
264c1e4e-7a
ENEM 2022 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Os anos 1960 e início dos 1970 foram anos de muitas dificuldades para os povos africanos habitantes, principalmente, das áreas que bordejam o deserto do Saara — Sahel — devido ao período de acentuada seca que se abateu sobre a região. Não descartando as implicações de ordem natural daquele fenômeno, deve-se observar que o aumento de seres humanos e suas manadas passou a pressionar muito fortemente o frágil ecossistema local e regional, o que resultou na considerável expansão anual do deserto sobre aquelas regiões.


MENDONÇA, F. A. Geografia e meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1994 (adaptado).



O problema socioambiental apresentado emergiu como resultado da interação entre 

A
relevo e extração mineral.
B
bioma e atividade turística.
C
paisagem e ocupação territorial.
D
preservação e mercado consumidor.
E
migração e desenvolvimento industrial.
25f3b0da-7a
ENEM 2022 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano



No infográfico, a interferência antrópica nos elementos da natureza é marcada pela

A
elevação da temperatura na área industrial.
B
alteração na modelagem do terreno florestal.
C
concentração de ar poluído em aterro sanitário.
D
impermeabilização do solo em local pouco povoado.
E
preservação da vegetação intocada no espaço arborizado.
26404b30-7a
ENEM 2022 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

A agropecuária é uma das atividades humanas que causam maior impacto sobre o ambiente natural, alterando o equilíbrio ecológico e diminuindo a biodiversidade nos biomas. Dos seis biomas encontrados em território nacional, o que mais sofre pressão dessa atividade é o Pampa, que tem 71% da sua área ocupada com estabelecimentos agropecuários.


Disponível em: http://saladeimprensa.ibge.gov.br. Acesso em: 7 nov. 2014.



Um impacto ambiental que vem se processando no Sul do Brasil em função dos excessos praticados pela atividade econômica descrita é a

A
uniformização da cobertura vegetal.
B
arenização dos solos regionais.
C
alteração da incidência solar.
D
eutrofização dos cursos de água.
E
ampliação das queimadas controladas.
6246e4b6-7a
ENEM 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a) 

    As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. Em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais depois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos, nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.


PALHETA, J. M. et al. Conflitos pelo uso do território naAmazônia mineral. Mercator, n. 16, 2017.
A
escassez de incentivo cultural.
B
rompimento de vínculos locais.
C
carência de investimento financeiro.
D
estabelecimento de práticas agroecológicas.
E
enriquecimento das comunidades autóctones.
6bc2512e-75
UECE 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

“O sistema clima urbano – SCU visa compreender a organização climática peculiar da cidade e, como tal, é centrado essencialmente na atmosfera que, assim, é encarada como operador. Toda a ação ecológica natural e as associações aos fenômenos da urbanização constituem o conjunto complexo sobre o qual o operador age.”

Monteiro. C. A.F. Teoria e clima urbano.

Mendonça, F.; Monteiro, C. A. F. Clima Urbano. São Paulo.

Contexto. 2009.p.21.


As cidades têm sido cada vez mais um lugar onde a interação entre a sociedade e a natureza têm suscitado diversos tipos de conflito, com repercussões que levam à degradação ambiental de forma espacial e temporal.

Considerando a questão climática e a degradação ambiental nas áreas urbanas, é correto afirmar que

A
inundações, enchentes, poluição atmosférica e ilhas de calor são elementos de destaque nos climas urbanos. A gênese desses processos está ligada a aspectos termodinâmicos, físicoquímicos e hidrometeóricos: contudo, esta análise climatológica não favorece o estudo das problemáticas socioambientais urbanas.
B
a preocupação com a problemática da qualidade ambiental nas áreas urbanas e os primeiros estudos relacionados ao clima urbano no Brasil tiveram início entre os anos 1950 e 1960, com a intensificação do processo de urbanização.
C
se tem observado, nos últimos 50 anos, que o estado de equilíbrio e estabilidade na atmosfera urbana estão se consolidando em função do dinâmico e coerente crescimento do espaço urbano, sobretudo nas áreas densamente urbanizadas. 
D
é possível concluir, a partir de uma análise ecológica do sistema urbano, que não há como estabelecer uma relação de interação entre o clima e elementos bióticos e socioculturais responsáveis pela qualidade de vida da população.
d8b84e59-73
USP 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Eventos climáticos extremos marcaram este ano com vários exemplos no mundo, atingindo populações inteiras, tanto em ambientes rurais como urbanos. Dentre esses eventos, pode-se destacar as inundações na Alemanha no mês de julho, com regiões acometidas por fortes chuvas. 


Área urbana de Schuld, Oeste da Alemanha, antes (à esquerda) e depois (à direita) da inundação de julho/2021. Disponível em https://www.dw.com/.


Um dos motivos que podem ser relacionados ao evento de inundação da área destacada é: 

A
O fato de o rio meandrante desviar da área urbana instalada nas suas margens, pois o vale estreito é periodicamente inundado, em especial nos eventos climáticos extremos, que submergem os morros na cidade. 
B

A extensão do assentamento urbano que não respeitou os limites do canal fluvial, acabando por aterrá-lo, o que levou à inundação diante de um evento climático extremo, já que os rios não podem ser encobertos.

C
A área urbana, que se encontra em um fundo de vale plano onde há a presença de um canal de rio meandrante, o qual pode ter suas águas periodicamente extravasadas para a planície de inundação. 
D
O insucesso da prevenção da inundação por meio da retificação do rio, pois se esperava que, mesmo com volumes excessivos de chuvas, as águas do canal fluvial não poderiam ser extravasadas para as margens. 
E
Como a área urbana se encontra em um fundo de vale rugoso, existe maior facilidade para o assentamento, porém com o risco de o rio entrelaçado desviar seu curso único, causando inundações laterais. 
a06b18b8-67
UFPR 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

No clima dos grandes centros urbanos, os enormes edifícios, as vastas áreas impermeabilizadas, o asfaltamento de ruas e avenidas e a redução das áreas verdes ocasionam a elevação das médias térmicas de tal modo que a área central é mais quente que as áreas mais afastadas, como as periferias urbanas e as áreas rurais vizinhas. A denominação atribuída a esse fenômeno é:

A
inversão térmica.
B
efeito estufa.
C
domo de calor.
D
smog.
E
ilha de calor.
acc20f2a-57
ENEM 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Geografia Cultural

    Foram esses cientistas Xavante que esclareceram os mistérios da germinação de cada uma das sementes. Eles tinham o conhecimento para quebrar a dormência. O fogo era fundamental para muitas; para outras, o caminho para despertar passava pelo sistema digestivo dos animais silvestres. “Essa planta nasce depois que fazemos a caçada com fogo, diziam eles, esta outra quando a anta caga a semente, aquela precisa ser comida pelo lobo”. Aliando os conhecimentos dos cientistas da aldeia e da cidade, essa área do Cerrado foi recuperada totalmente.

PAPPIANI, A. Tecnologias indígenas: esplendor e captura.
Disponível em: https://outraspalavras.net.
Acesso em: 10 out. 2019 (adaptado).

No texto, a relação socioespacial dos indígenas evidencia a importância do(a)

A
prática agrícola para a logística nacional.
B
cultivo de hortaliças para o consumo urbano.
C
saber tradicional para a conservação ambiental.
D
criação de gado para o aprimoramento genético.
E
reflorestamento comercial para a produção orgânica.
ac7f05cf-57
ENEM 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

TEXTO I

    Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

TEXTO II

Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. E mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.

KALEDZI, I.; SOUZA, G. Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):

A
Exercício pleno da cidadania.
B
Divisão internacional do trabalho.
C
Gestão empresarial do toyotismo.
D
Concepção sustentável da economia.
E
Protecionismo alfandegário dos Estados.
ac81aeda-57
ENEM 2021 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Energia

    Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.

UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos
Recursos Hídricos. Água para um mundo sustentável. Unesco, 2015.

Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)

A
distribuição equitativa do abastecimento.
B
monitoramento do fornecimento urbano.
C
racionamento da capacidade fluvial
D
revitalização gradativa de solos.
E
geração de produtos recicláveis.
ffedb7b0-58
UECE 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

A erosão costeira no estado do Ceará é um fenômeno preocupante que tem afetado algumas áreas ao longo do tempo, como se observa nos municípios de Caucaia e Fortaleza. Este processo tem provocando diversos prejuízos ambientais e socioeconômicos. Dentre as causas desse fenômeno encontram-se

A
a redução do turismo e o excesso de chuvas nas áreas oceânicas.
B
a redução da temperatura dos oceanos e o trânsito de embarcações pesqueiras na zona costeira. 
C
o excesso de sedimentos arenosos e os processos de progradação.
D
a construção de barragens e a retirada de areia para atividades antrópicas.
30b4ac5e-57
ENEM 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

    Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.

UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento
dos Recursos Hídricos. Água para um mundo sustentável. Unesco, 2015.

Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)

A
distribuição equitativa do abastecimento.
B
monitoramento do fornecimento urbano.
C
racionamento da capacidade fluvial.
D
revitalização gradativa de solos.
E
geração de produtos recicláveis.
30b14f30-57
ENEM 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):

TEXTO I

    Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).



TEXTO II

    Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. É mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.

KALEDZI, I.; SOUZA, G. Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado). 
A
Exercício pleno da cidadania.
B
Divisão internacional do trabalho.
C
Gestão empresarial do toyotismo.
D
Concepção sustentável da economia.
E
Protecionismo alfandegário dos Estados.
e4749e40-0b
UECE 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Nas áreas mais densamente urbanizadas, é comum a ocorrência de um fenômeno complexo conhecido como ilha de calor, que ocorre, dentre outros fatores, pela absorção do calor, por mais tempo, dos materiais utilizados pela construção civil, além da contribuição da circulação de carros, ônibus e caminhões.

Considerando a relação entre a cidade, o clima urbano, as ilhas de calor e a vegetação nas áreas urbanas, analise as seguintes afirmações:

I. De maneira geral, a vegetação pode melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas, porque absorve o CO2 e o devolve para a atmosfera.
II. As cidades podem ser consideradas lugares de efetiva interação entre o homem e a natureza, pela concentração da população socialmente estruturada e pela forma como o espaço é produzido.
III. As ilhas de calor apresentam características particulares atreladas ao momento e à intensidade de sua ocorrência, por isso podem variar de acordo com cada cidade.
IV. As temperaturas do ar nas áreas urbanas são mais elevadas em consequência da alta absorção do calor do Sol.

Está correto somente o que se afirmar em 

A
I, II e III.
B
I, III e IV.
C
I, II e IV.
D
II, III e IV.
b3724062-06
SÃO CAMILO 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

O vinhoto também é conhecido pelos nomes vinhaça, tiborna ou restilo. Trata-se de um resíduo produzido após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol. É um resíduo poluidor, cuja geração tem sido aumentada na esteira do avanço do uso do etanol como combustível. Todavia, é possível seu reaproveitamento e minimização dos impactos ambientais.

(www.novacana.com. Adaptado.)

No Brasil, como principal forma de reaproveitamento e minimização dos impactos ambientais do vinhoto, esse resíduo tem sido usado em maior escala como

A
alimento para a criação de rebanhos.
B
matéria-prima na produção de destilados.
C
fonte de energia para geração elétrica.
D
adubo orgânico em canaviais.
E
reagente contra eutrofização de corpos d’água.
79061737-06
SÃO CAMILO 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Analise a figura.


(www.ecoeficientes.com.br)

Considerando conhecimentos sobre a questão ambiental, a utilização da técnica representada permite

A
degradar os resíduos inorgânicos.
B
substituir unidades de aterros sanitários.
C
garantir o manejo sustentável dos recursos naturais.
D
ampliar a pegada ecológica dos indivíduos.
E
reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
7902dcbe-06
SÃO CAMILO 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Uma pesquisadora francesa foi detida pela Polícia Federal ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com 39 sapos mortos na bagagem, sem autorização do Ibama. Os animais estavam acondicionados em recipientes plásticos, alguns em formol, outros em lâminas de resina para estudos de estrutura microscópica, composição e função dos tecidos vivos. Laudo concluído pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo identificou 11 espécies de anfíbios em meio ao material encontrado.

(www.ibama.gov.br, 26.09.2016. Adaptado.)

A ação praticada pela pesquisadora caracteriza a

A
biopirataria, com a apropriação ilegal de plantas, animais ou material genético de um outro país.
B
biotecnologia, com o estudo, o desenvolvimento e a aplicação de soluções técnicas aos organismos vivos.
C
biogenética, com a extração da fauna e da flora de um país em busca de futura dependência genética.
D
biogênese, com o uso de matérias-primas naturais em produtos sem registro ou autorização internacional.
E
biossegurança, com o armazenamento de recursos genéticos para salvaguardar espécies animais ou vegetais.
d152e82d-04
FGV 2020 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Examine o gráfico conceitual, que representa a evolução diária de um dado fenômeno.



(www.epa.gov. Adaptado.)

Considerando as variáveis e seus comportamentos no gráfico, pode-se afirmar que

A
o fenômeno avaliado corresponde à ilha de calor, sendo as áreas urbanas indicadas pela cor vermelha e as áreas rurais pela cor verde.
B
se trata do fenômeno da inversão térmica, com as linhas vermelha e verde indicando, respectivamente, as camadas baixa e alta da atmosfera.
C
o fenômeno tratado representa o efeito estufa, com as linhas vermelha e verde indicando, respectivamente, sua presença e sua ausência no globo.
D
se trata do padrão esperado para a brisa marítima, com as linhas vermelha e verde indicando o que ocorre, respectivamente, com as superfícies do continente e do mar.
E
o fenômeno observado expressa a atuação do El Niño, sendo os ventos contra-alísios indicados pela cor vermelha e os ventos alísios, pela cor verde.
23d62666-04
CEDERJ 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Aquecimento global

“Cientistas preveem uma temporada ‘acima do normal’ de furacões no Atlântico em 2021.

NOVA YORK — Cientistas americanos previram que 2021 pode ter entre 13 e 20 tempestades, de seis a dez furacões sendo que três a cinco grandes, de categoria 3 ou superior, no Atlântico. (...) O anúncio deste ano vem depois de uma temporada recorde de 2020 com 30 tempestades que foram batizadas (o que acontece quando elas são impactantes).”

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/meio-ambiente/cientistas-
preveem-uma-temporada-acima-do-normal-de-furacoes-no-atlantico-
em-2021-1-25027320

A intensificação do aquecimento global e a consequente elevação do nível médio dos oceanos estão associadas ao aumento da ocorrência de tempestades e furacões de alto potencial destrutivo.

Uma ação antrópica que pode agravar os danos causados pelas tempestades é

A
a redução das emissões industriais de gases-estufa.
B
a preservação de parques e áreas verdes.
C
a ocupação de áreas costeiras vulneráveis.
D
a recuperação de superfícies permeáveis.
9c1dcd03-04
Unimontes - MG 2018 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Aquecimento global

Observe a figura.



Disponível em:<http://teskedyrlan.blogspot.com/>. Acesso em: 20 out. 2018.

A charge acima faz referência a uma possível consequência

A
da inversão térmica.
B
do desmatamento.
C
da chuva ácida.
D
do aquecimento global.